Cuiabá
Na TV, Abílio explora apoio das mulheres e denuncia Emanuel por perseguir servidores
Publicado
26 de novembro de 2020, 12:17
O candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Júnior (Podemos), abriu o programa eleitoral desta segunda-feira (23) falando de propostas para as mulheres e logo em seguida partiu para o ataque contra seu adversário, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que busca a reeleição e foi classificado como o “prefeito vergonha nacional” por ser o “símbolo da corrupção”.
Logo na abertura, a propaganda mostrou imagens da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, da candidata derrotada no primeiero turno, Gisela Simona (Pros), que se juntou a Abílio no segundo turno, e da vereadora eleita, Michelly Alencar (DEM). A estratégia foi desfazer a imagem de “machista” e um candidato sem propostas para as mulheres, que Abílio ficou conhecido no primeiro turno, inclusive, por causa de declarações feitas por Gisela Simona que o acusou de faltar com o respeito e ofendê-la apenas pelo fato de ser mulher.
Elas também abordaram o tema corrupção. “Todos sabem que a corrupção mata e temos que votar contra a corrupção”, disse Virgínia Mendes.
A propaganda de Abílio também acusou Emanuel Pinheiro de ser um prefeito que “persegue servidores públicos”, numa tentativa de derrubar por terra os argumentos do emedebista que se coloca como o candidato que valorizar o funcionalismo público e acusa Abílio de querer demitir 3 mil servidores, conforme ele mesmo chegou anunciar no primeiro turno.
Para desqualificar Pinheiro, a propaganda de Abílio usou trechos de um áudio gravado pela ex-vereadora de Várzea Grande, Miriam Pinheiro (MDB), acusada de coagir servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, para que votem no atual prefeito. A denúncia foi feita no último sábado (21) durante uma coletiva de imprensa virtual de Abílio e seu vice, Felipe Wellaton (Cidadania).
Mirian Pinheiro atuou como diretora na Secretaria de Saúde durante a gestão de Emanuel, mas se desligou do cargo para disputar as eleições deste ano, onde ficou como suplente.
Na propaganda, Abílio também denunciou Gilson Guimarães, Coordenador técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, de fazer o mesmo, ou seja, de também tentar intimidar servidores para que votem em Emanuel. Foram exibidos trechos de dois áudios, nos quais supostamente aparecem Miriam e Gilson conversando com servidores e orientando que façam campanha para Emanuel. “É para depois das 18 horas todos fazerem campanha. Cada um no seu bairro, sua região”, disse Miriam.
Já Gilson, falou sobre a existência de um grupo de WhatsApp de chefes de setores para unificarem as ações em torno da campanha do atual prefeito de Cuiabá.
Ao final, ainda foi exibida uma cena do vídeo no qual Pinheiro foi gravado guardando maços de dinheiro no bolso do paletó, quando era deputado estadual, divulgado em agosto de 2017, após a homologação do acordo de delação premiada do ex-governador Silval Barbosa pelo Supremo Tribunal Federal.


O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou nesta segunda-feira (25) a retomada das atividades escolares na rede pública municipal e privada, em sistema híbrido. A decisão consta no Decreto nº 8.315, que deve circular na edição da Gazeta Municipal de terça-feira (26). Com a publicação, as unidades educacionais devem, obrigatoriamente, apresentar à Prefeitura de Cuiabá um Plano Estratégico de Retomada Segura das Atividades.
O chefe do Executivo municipal explica que, na rede pública, a retomada deve ocorrer a partir do dia 8 de fevereiro, sendo fevereiro e março de forma remota e, em abril, na modalidade híbrida. Já para os estabelecimentos privados, no ensino fundamental e médio, o retorno pode acontecer, remotamente, no dia 1º de fevereiro e a partir de março com a adoção do sistema híbrido.
Tanto a rede pública quanto a privada devem observar o limite de 50% da capacidade total de cada sala de aula, bem como todas as medidas de biossegurança como, por exemplo, distanciamento entre as carteiras, disponibilidade de álcool 70% ou produto semelhante para higienização e uso de máscara, entre outras. Além disso, o aluno só poderá retornar mediante a assinatura, obrigatória, de um termo de autorização, por parte dos pais ou responsáveis.
“Nessa pandemia muitas angústias tem tomado conta da minha vida como gestor da Capital e como pai. Uma delas é a difícil decisão da retomada das aulas presenciais. De um lado, o colapso econômico de um dos setores que mais foi penalizado pela pandemia. Do outro, a necessidade de tomar decisões que resultem em um menor risco possível à população. Mas, é chegado o momento de implantar esse novo normal na rede de educação pública e privada”, comentou o prefeito.
No caso da Educação Infantil (de 0 a 5 anos e 11 meses), especificamente, o decreto autoriza o retorno 100% presencial, desde que seja também respeitada a limitação de 50% da capacidade de cada sala. Para o ensino técnico e profissionalizante e ensino superior, a determinação é de que, de 1º a 28 de fevereiro, as atividades ainda ocorram virtualmente e, a partir de 1º de março, no sistema híbrido.
O prefeito destacou que todas as medidas podem ser revistas, de acordo com o comportamento da pandemia da Covid-19, que segue sendo monitorado pela Prefeitura de Cuiabá. “Qualquer alteração que coloque em risco a saúde e vida das pessoas, especialmente das nossas crianças e profissionais da educação, essas medidas podem ser mudadas. Continuaremos acompanhando de perto e trabalhando para que esse novo normal aconteça com total segurança e responsabilidade”, pontuou Pinheiro.
Veja no anexo abeixo todas as medidas estabelecidas pelo Decreto nº 8.315
Cuiabá
Cuiabá recebe 6.630 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca
Publicado
25 de janeiro de 2021, 18:25
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, na tarde desta segunda-feira (25), um lote com 6630 doses da vacina Covishield, mais conhecida como vacina de Oxford/AstraZeneca, encaminhado pelo Ministério da Saúde via Secretaria de Estado de Saúde (SES). A entrega das doses ocorreu na Central de Rede de Frio do Estado e foi acompanhada pela coordenadora da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira.
De acordo com Valéria, esse novo lote de vacinas será direcionado para a continuidade da vacinação do grupo 1, composto pelos trabalhadores da saúde, de acordo com o que é preconizado pelo plano nacional de imunização contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.
Contudo, a vacina de Oxford/Astrazeneca somente será utilizada após o Município finalizar o estoque de 8.027 doses da CoronaVac. Até o domingo (24), 3.787 trabalhadores da saúde das redes pública e privada de Cuiabá já haviam recebido a primeira dose. Para concluir o processo de imunização contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) são necessárias duas doses, com intervalo de 14 a 28 dias.
No caso da vacina de Oxford/Astrazeneca, ela pode ser aplicada com um intervalo maior entre a primeira e a segunda dose, que pode chegar até 12 semanas, conforme os estudos apresentados até o momento.
Ao receber as doses da vacina da Secretaria de Estado de Saúde, as doses foram encaminhadas para a sede da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, onde funciona a Central de Rede de Frio do Município. De lá, as doses são transportadas diariamente para o Centro de Eventos do Pantanal, onde funciona o polo central de vacinação.

Mesmo com italianos torcendo contra, Dayane é finalista do ‘Grande Fratello’

Dólar sobe 0,6% em dia de feriado em São Paulo

Presidente da Eletrobras pede prioridade na privatização da empresa

Retomada das aulas é autorizada no sistema híbrido

Mundo perdeu 255 milhões de empregos na pandemia
Política MT


Xuxu Dal Molin cobra aquisição de patrulhas mecanizadas para recuperação de estradas de MT
Foto: Miro Ribeiro / Assessoria de Gabinete Durante audiência com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de...


Durante entrega de viaturas, presidente da ALMT destaca apoio do legislativo
Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo...


Max Russi faz apelo para que agentes comunitários e de endemias recebam vacina
Foto: Marcos Lopes O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), encaminhou documento ao Governo do estado e também...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Maquinário e 3 mil litros de óleo são apreendidos em área de desmatamento ilegal
Assessoria/Polícia Civil-MT Na última semana, a Delegacia de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá) em apoio a...


Suspeito de furtar conveniência de posto de combustíveis é preso em flagrante pela Polícia Civil
Assessoria/Polícia Civil-MT A Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (DERF) de Várzea Grande prendeu em flagrante na manhã desta segunda-feira...


Polícia Civil incinera 1,2 tonelada de entorpecente apreendidos em 2020
Assessoria/Polícia Civil-MT A Polícia Civil de Alto Taquari (479 km ao sul de Cuiabá) incinerou nesta segunda-feira (25.01) 1,2 tonelada...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso21 de janeiro de 2021, 11:54
Governador e secretários da Casa Civil e Fazenda recebem homenagem da Maçonaria
-
Economia22 de janeiro de 2021, 22:00
Nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
-
Mato Grosso19 de janeiro de 2021, 18:55
Comissão de secretários define critérios de distribuição das vacinas aos 141 municípios
-
Cidades22 de janeiro de 2021, 21:48
FNDE promove encontro virtual para apoiar novos gestores educacionais
-
Cidades19 de janeiro de 2021, 11:47
Mato Grosso inicia vacinação contra a Covid-19 e imuniza 10 trabalhadores da Saúde
-
Mato Grosso20 de janeiro de 2021, 12:15
Mais de 3 mil motoristas tiveram a CNH suspensa nos últimos dois anos
-
Policial22 de janeiro de 2021, 15:51
Homem que incendiou casa de ex-companheira é preso pela Polícia Civil em Sorriso
-
Policial21 de janeiro de 2021, 17:18
Envolvidos em roubo com restrição de liberdade da vítima são presos pela Polícia Civil no interior