conecte-se conosco


Sorriso

NIF notifica terrenos baldios em oito bairros

Publicado

Lotes baldios estão localizados no Centro, Jardim Primavera, Residencial Colinas, Bela Vista, Jardim Itália, Novos Campos, Industrial 1 e 2

O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) notificou 20 lotes com sujeira e mato alto por meio do edital 008/2025, publicado na edição desta terça-feira (11 de março) do Diário Oficial da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O documento também pode ser acessado no site da Prefeitura, na aba do NIF.

Nesta nova lista, estão relacionados terrenos sujos flagrados no Centro, Jardim Primavera, Residencial Colinas, Bela Vista, Jardim Itália, Novos Campos, Industrial 1 e 2.

Como denunciar?

Para que a população possa denunciar terrenos sujos, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização.

O atendimento digital, que está em fase de consolidação, já garante a catalogação dos atendimentos, trazendo mais agilidade e eficiência ao trabalho.

Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil. Quem optar por uma ligação telefônica, é só acionar o 3545 4769, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Recebeu uma notificação? Como fazer?

A partir da publicação do edital, os proprietários têm 15 dias para providenciar a limpeza dos terrenos e apresentar defesa por escrito, com registro fotográfico que comprove que os imóveis estão devidamente livres de mato, entulho e/ou demais resíduos capazes de oferecer risco à saúde, bem-estar e segurança pública. O documento deve ser apresentado na sede do NIF.

E quem não apresentar defesa? Qual o valor da multa?

Na ausência de defesa prévia no prazo estipulado, o Município assume o encargo da limpeza mediante a cobrança de uma taxa administrativa, assim como a emissão de multa que varia de acordo com o tamanho da área e pode chegar a R$ 6.123,00, conforme dispõe a Lei Municipal 3.302/2022. A multa aumenta caso o terreno sofra algum tipo de queimada.

Qual o risco que um terrejo sujo representa?

Assim como o mosquito da dengue, estes terrenos sujos podem ter outros inquilinos também, como animais peçonhentos e insetos. Mais que um problema sanitário, a falta de limpeza dos lotes ainda atrapalha o trânsito, principalmente por dificultar a visão nas esquinas, encobrir placas de sinalização, e pode, inclusive, servir como esconderijo para criminosos.

Notificação por edital

A notificações via edital ocorrem somente depois de não ser possível localizar os proprietários de forma presencial e/ou por meio de Aviso de Recebimento (AR) pelos Correios, seja pela inexistência ou pela desatualização dos dados cadastrais dos proprietários dos imóveis autuados pelo NIF.

Para sanar esta situação, o proprietário pode atualizar os dados do imóvel no Departamento de Tributação. A atualização de dados pode ser feita de modo presencial, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no próprio departamento, que funciona no Paço Municipal. O processo também pode ser feito por e-mail, nos seguintes endereços: [email protected] ou [email protected]. É preciso que sejam disponibilizadas as seguintes informações: nome completo, CPF, endereço, numeração predial, CEP, telefone, e e-mail.

Também é possível acionar o Departamento de Tributação pelo Whats App, o 3545 4707. Quem preferir o atendimento telefônico, pode buscar pelo 3545 4757.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Médicos da rede municipal participam de treinamento com foco no suporte avançado de vida

Publicado

Suporte avançado de vida ou, simplesmente SAV, é um conjunto de técnicas e procedimentos médicos que visam estabilizar a condição clínica de um paciente em situação de emergência. E foi para tratar do suporte avançado de vida que médicos atuantes na rede pública participaram de um treinamento ministrado por uma das equipes do SAMU do Município.

“Essa discussão é extremamente importante; todo e qualquer profissional da saúde precisa se manter em constante aprendizado e saber atender uma situação extrema com agilidade e de forma adequada salva vidas”, frisa a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde (Semsa), a enfermeira Cátia Luciano.

Cátia destaca que o treinamento será em três módulos: ontem foi o primeiro grupo, nos dias 28 de março e 1.º de abril, novos grupos devem passar pela orientação.

“Tudo foi organizado e planejado de forma que todos os médicos que atuam nos PSFs possam participar em um dos momentos; escalonamos os módulos justamente para ofertar o momento a todos e não prejudicar o atendimento nas unidades”, explica a coordenadora.

Rede clínica

Hoje, o Município conta com 29 PSFs. Em todos eles é ofertado atendimento clínico, odontológico e de enfermagem. Além do atendimento no bom e velho postinho, Sorriso conta com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava em que diariamente, das 7 às 19 horas, cinco profissionais médicos atuam; das 19 à meia-noite são quatro médicos; e da meia-noite às 7 da manhã são três médicos de plantão.

Também no período noturno o Município também disponibiliza atendimento na Upinha do Santa Clara das 18 horas à meia-noite e na Upinha da Zona Leste das 18 horas às 6 da manhã do dia seguinte. No caso das duas Upinhas, além do trabalho realizado pelo médico responsável pelo espaço, há ainda o reforço clínico prestado via curso de medicina da Faculdade Atenas em dias específicos, quando alunos do curso, sob supervisão de médicos preceptores que incluem o quadro da Atenas, também estão à disposição da população.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Patrulha Mecanizada auxilia produtores da agricultura familiar no Assentamento Jonas Pinheiro

Publicado

O serviço faz parte das ações da Prefeitura de Sorriso para fortalecer a agricultura familiar

Na tarde desta terça-feira (18), a Patrulha Mecanizada da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar esteve no Assentamento Jonas Pinheiro para atender os produtores locais. O serviço, que faz parte das ações da Prefeitura de Sorriso para fortalecer a agricultura familiar, busca oferecer suporte técnico e estrutural para impulsionar a produção.

A iniciativa se soma a outras ações da Secretaria, como o atendimento técnico aos piscicultores, garantindo que os assentados tenham acesso a equipamentos e serviços essenciais para o preparo do solo, plantio e colheita. “Nosso objetivo é dar condições para que os pequenos produtores possam ampliar sua produtividade e garantir renda para suas famílias. A Patrulha Mecanizada é uma ferramenta fundamental para isso, pois permite que os agricultores tenham acesso a máquinas e equipamentos que facilitam o trabalho no campo”, destacou o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Lucas de Oliveira.

Ainda, de acordo com o secretário, o compromisso da gestão é valorização a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento do setor produtivo do município.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana