conecte-se conosco


Política MT

Novo fará processo seletivo para lançar candidato na Capital

Publicado

CAMILA RIBEIRO - MidiaNews

Criado em 2015 e com mais de 40 mil filiações no País, o Partido Novo se prepara para lançar candidatos a prefeito e vereador nas eleições do próximo ano, incluindo Cuiabá, onde a sigla já tem número suficiente de filiados “ativos”.

O curioso é que, para concorrer ao Palácio Alencastro ou a Câmara de Vereadores da Capital, os membros do partido serão submetidos a uma espécie de processo seletivo, com inscrições abertas a partir do próximo mês.

O processo passa pela realização de provas e entrevistas, de modo a encontrar um candidato que, de fato, se encaixe no perfil do Novo e que defenda, especialmente, o liberalismo econômico.

“O Novo é um partido liberal, que defende ‘mais cidadão e um pouco menos de Estado’. Defendemos a ideia de deixar o cidadão mais livre, somos a favor da privatização, por exemplo, e estamos à procura de bons candidatos a prefeito e vereador. E, com todos os interessados, vamos fazer uma espécie de processo seletivo”, disse o presidente do partido em Cuiabá, Sérgio Antunes.

“As entrevistas começam por volta do mês de agosto ou setembro, vai ter uma provinha e, aí, vamos ver se aquela pessoa entende dos valores da sigla, ver o que ele pensa sobre determinadas coisas, tudo isso para manter a coerência dentro do partido”, acrescentou o dirigente.

Antunes explicou que aqueles que querem se submeter ao processo não precisam estar filiados à sigla neste primeiro momento, até porque, no decorrer do processo a pessoa pode desistir ou perceber que seus ideias não batem aos da sigla.

As entrevistas, segundo ele, serão realizadas por membros do partido que não são de Mato Grosso, como forma de evitar qualquer tipo de apadrinhamento.

Um pretenso candidato à Prefeitura de Cuiabá, por exemplo, pode ser entrevistado pelo líder do Novo, o empresário João Amoedo, sendo o quinto colocado na disputa presidencial do ano passado.

“O partido em Mato Grosso já tem 750 filiados. É um partido que tem muitas regras e é bom que seja assim. O fato de ter regras o torna algo mais ‘fechado’ e é mais fácil para manter sempre uma coerência”, disse Antunes.

Mensalidade e disputa  

Sérgio Antunes explicou ainda que, todos os municípios com mais de 150 filiados ativos podem lançar candidatos a prefeito e vereador.

O termo ativo significa que, além de filiado, o integrante da sigla deve estar em dia com sua mensalidade. O pagamento mensal de R$ 29 é obrigatório já que o Novo não usa recursos do Fundo Partidário.

“Às vezes, alguns cuidados parecem até antidemocráticos, mas é preciso esse número mínimo de 150 filiados, porque não usamos recursos públicos. Precisamos desse número mínimo para poder financiar o mínimo de um diretório e tambem para que o candidato tenha densidade”, defendeu Antunes.

“O cara não pode ser candidato dele mesmo, ainda que seja numa cidade pequena. Nos locais onde há 150 pessoas filiadas ativas, poderá realizar o processo e ter candidatos”, disse.

“Estado protetor”

Sérgio Antunes disse, ainda, que o modelo de política feito pelo Novo é de “quem tem visão de futuro” e defende um Estado menos atrapalhador.

“O caminho do Novo sempre vai ser buscar o que tem mais liberdade, uma regra mais geral, mais simplificada, que deixa o cidadão trabalhar de uma forma mais tranquila. Temos que deixar o cidadão fazer as escolhas dele”, afirmou.

“O Estado hoje é muito protetor. É demais, parece uma babá, um pai que não deixa o filho caminhar. As ideias no Novo são mais nesses princípios: mais cidadão e menos Estado interferindo em nossa vida”, completou.

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Assembleia aprova “Programa de Alimentação Balanceada” para escolas de MT

Publicado

Foto: Karen Malagoli

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 77/2019 que cria o Programa de Alimentação Balanceada em escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e médio do Estado de Mato Grosso.

Desenvolvido pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), a instalação do programa tem por finalidade a promoção da alimentação saudável, obedecendo a padrões de qualidade nutricional e de vida indispensáveis à saúde dos alunos do estado. “Criamos o projeto para impedir que essas crianças e adolescentes se alimentem de uma maneira não saudável, cresçam e venham a adquirir alguma doença crônica por essa má alimentação na infância. Apesar das mudanças, esse substitutivo ainda prevê orientações, campanhas e abordagens para propiciar, não só uma alimentação balanceada, mas a prática de alguma atividade física”, disse.

Com essa aprovação, as instituições escolares devem promover mecanismos efetivos à promoção da alimentação saudável junto à comunidade escolar, alunos, famílias, professores, funcionários da escola, proprietários e funcionários de cantinas escolares. Além de promover a disseminação de informações multifatoriais sobre o consumo consciente de alimentos e hábitos de vida saudáveis para o combate a obesidade, diabetes, hipertensão.

A proposição também prevê a capacitação dos responsáveis dos aspectos higiênico-sanitários relevantes para o exercício do comércio de alimentos de acordo com os regulamentos da Secretaria Estadual da Saúde.

O texto é um substitutivo à proposição que proibia a venda de doces, refrigerantes, salgados fritos e outros alimentos industrializados que colaborassem para o desenvolvimento de da obesidade, diabetes e hipertensão em cantinas de instituições de ensino do estado.

Agora, o projeto aguarda sanção ou veto do governador Mauro Mendes (União).

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Professor Allan destina emenda para reforma do ginásio poliesportivo em Santo Antônio de Leverger

Publicado

No ato de assinatura da ordem de serviço para a reforma do ginásio também foram entregues uniformes de passeio para atletas das escolas do município

Foto: Ronaldo Mazza

O Professor Allan Kardec (PSB-MT) destinou emenda de R$ 350 mil para a reforma do Ginásio Municipal de Santo Antônio de Leverger. A ordem de serviço para a obra foi assinada na quarta-feira (22) pelo deputado e a prefeita Francieli Magalhães Vieira Pires no município. 

No ato de assinatura da ordem de serviço para a reforma do ginásio também foram entregues uniformes de passeio para atletas das escolas do município. A ação fez parte do calendário de entrega de obras do aniversário da cidade, comemorado dia 13 de junho.

Após a reforma, a praça esportiva terá nome de Ugo da Conceição Padilha, Padilhão, pai do deputado, falecido em 2020 por complicações de covid-19. O nome foi aprovado na terça-feira pelos vereadores da cidade.

Durante o lançamento, o deputado parabenizou a prefeita pela gestão e investimentos no município e todos os vereadores pelo apoio e aprovação para colocar o nome do ginásio. Ele lembrou do trabalho coletivo da prefeita e da secretária de Educação, Esporte e Lazer, Carol Lima, para a efetivação da obra. 

Emocionado, o deputado lembrou que no local não apenas teve aulas de educação física com seu pai, Ugo Padilha, como jogou bola com ele. “Tive o prazer de jogar ao seu lado nessa praça esportiva. Joguei com ele nos jogos de servidores que fizemos”, disse.

Durante 30 anos, Ugo Padilha foi professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Prefeita

A prefeita Francieli agradeceu aos vereadores e ao deputado que têm levado recursos ao município. “Vamos nos unir e dar as mãos para dar melhor ao nosso município. Tenho grata satisfação de andar de cabeça erguida graças à parceria e união. Estamos vivendo um momento diferente no município. Obrigado a todos os vereadores e ao deputado Allan por trazer recurso ao município”, afirmou.

Professor Allan também ressaltou a importância da reforma do ginásio. “Ela é importante para os desportistas da nossa cidade continuarem suas atividades da manutenção da qualidade de vida. E para nossos atletas se aprimorar a fim de melhorar o desempenho quando representarem Santo Antônio em competições”, avaliou.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana