Mundo
O que se sabe sobre desaparecimento de empresário brasileiro na Suíça
Publicado
17 de novembro de 2023, 08:45

Um empresário brasileiro, Márcio Rodrigues da Silva, de 44 anos, desapareceu durante uma viagem a negócios para a Suíça. Ele é de Itupeva, interior de São Paulo, e viajou ao país europeu no dia 7 de novembro.
Segundo a família, Márcio viajou para assinar uma documentação sobre um investimento realizado pela internet e precisava ser feito em Zurique, capital da Suíça. Ele atua no ramo de produtos terapêuticos.
O empresário desapareceu após ele avisar que iria se encontrar com um grupo de pessoas da empresa de Zurique.
De acordo com a esposa de Márcio, Ana Lúcia da Silva, o marido estava desconfiado e relatou à mulher achar que havia “caído numa cilada”. Ele enviou um áudio para ela e fotos do aeroporto no dia 8 de novembro, ao pousar.
“Seja o que Deus quiser, tá bom? Eu acho que nós caímos em uma cilada, tá bom? Muito grande. Eu vou torcer para que Deus me mantenha vivo. Eu vou falar uma coisa, amor, de coração: se acontecer alguma coisa comigo, saiba que te amo muito”, disse na mensagem obtida pela TV Tem.
Após o envio desta mensagem, Márcio não foi mais localizado.
Ana fez um boletim de ocorrência de pessoa desaparecida. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso foi enviado à Polícia Civil e que a investigação acontece junto da Interpol.
Até esta sexta-feira (17), não houve mais atualizações sobre o desaparecimento.
Fonte: Internacional


Mundo
Bolsonaro deve receber tratamento de chefe de Estado na posse de Milei
Publicado
10 de dezembro de 2023, 06:17

Em Buenos Aires desde quinta-feira (7), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) receberá tratamento de chefe de Estado neste domingo (10) durante a cerimônia de posse de Javier Milei como presidente da Argentina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não comparecerá ao evento e será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Neste domingo, Bolsonaro deve receber tratamento de chefe de Estado após ter sido pessoalmente convidado por Milei para participar da cerimônia de posse. Segundo a equipe do argentino informou à Folha de S. Paulo, Bolsonaro estará nas cerimônias fechadas no Congresso Nacional e na Casa Rosada.
Bolsonaro já se encontrou com Milei na sexta-feira (8), em reunião que contou também com a presença da ex-candidata à presidência e futura ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), do ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, e do presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto.
Depois do encontro, Bolsonaro disse à imprensa que a reunião com Milei foi uma “conversa entre amigos”, e que eles falaram sobre “muitas amenidades”. “A equipe dele [Milei] está sendo formada muito parecido como nós formamos a nossa no Brasil, e não dá nem para comparar com a equipe do turista que é o Lula”, disse Bolsonaro.
Além de se encontrar com Milei, Bolsonaro também se reuniu em Buenos Aires com o ex-presidente argentino Mauricio Macri e com o primeiro-ministro da Hungria, o ultradireitista Viktor Orbán. Nas redes sociais, Orbán chamou Bolsonaro de “bom amigo”.
Além de Bolsonaro
Uma espécie de caravana de cerca de 50 bolsonaristas (incluindo deputados, senadores e governadores) acompanha o ex-presidente na viagem, mas não deve ter espaço nas cerimônias oficiais já que, além de Bolsonaro, apenas seu filho Eduardo foi formalmente convidado para a posse de Milei.
Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e do Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também devem estar em Buenos Aires neste domingo.
Fonte: Internacional
Mundo
Javier Milei assume hoje a presidência da Argentina; veja detalhes
Publicado
10 de dezembro de 2023, 06:17

Javier Milei assume neste domingo (10) a presidência da Argentina depois de conquistar o apoio de 55% dos eleitores no pleito disputado em novembro. A cerimônia de posse acontece em Buenos Aires a partir das 11h no horário local (o mesmo de Brasília).
A primeira parada de Milei é no Congresso, onde prestará juramento, será empossado e receberá a faixa e o bastão presidenciais do atual presidente, Alberto Fernández. A vice-presidente Cristina Kirchner entregará os atributos à futura vice-presidente, Victoria Villarruel.
O primeiro discurso de Milei como presidente não deve ser feito dentro do Congresso, mas sim do lado de fora, onde espera que seus apoiadores estejam. Nas redes sociais, o ultralibertário convocou a população a ir à sua posse levando bandeiras da Argentina.
Depois de discursar na porta do Congresso, Milei seguirá para a Casa Rosada, sede do Executivo, onde cumprimentará as delegações estrangeiras. Apesar de fazer o trajeto escoltado, Milei pretende descer na Praça de Maio e cruzá-la a pé, rumo à Casa Rosada.
No final da tarde, por volta das 17h, os ministros de Milei devem tomar posse, cerimônia que será seguida por um culto inter-religioso na Catedral Metropolitana de Buenos Aires. À noite, haverá uma apresentação no Teatro Colón.
Brasil na posse de Milei
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá a Buenos Aires para a posse de Milei, e será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Depois de Milei atacar diretamente o presidente durante sua campanha e diante da presença de bolsonaristas no evento, Lula optou por não comparecer à cerimônia.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se encontrou com Milei na Argentina na sexta-feira (8), marcará presença na posse. Além dele, uma espécie de comitiva bolsonarista deve comparecer à cerimônia, incluindo 30 deputados federais, quatro deputados estaduais e cinco senadores.
Na lista, aparecem nomes como os do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Apesar da lista contar com cerca de 50 nomes, apenas Bolsonaro e seu filho Eduardo foram formalmente convidados por Milei – os demais não devem ter espaço garantido na cerimônia.
Governo de Milei
Milei assume o governo com discurso radical ligado à extrema direita e pautas ultraliberais. Dentre suas principais defesas, estão a dolarização da economia e a privatização de empresas estatais.
De acordo com o jornal argentino Clarín, logo na segunda-feira (11) Milei deve lançar um pacote econômico que contará com as seguintes medidas:
- Proibição ao Banco Central da Argentina de emitir moeda para financiar o Tesouro;
- Retirada gradual dos subsídios às tarifas entre janeiro e abril;
- Não haverá obras públicas, exceto aquelas com financiamento externo;
- Aumento de imposto sobre importações;
- Prorrogação do Orçamento de 2023 para congelar os gastos;
- Liberação de preços de combustíveis e planos de saúde;
- Suspensão de contribuições não reembolsáveis aos estados;
- Congelamento de benefícios orçamentários para empresas privadas;
- Os repasses para as universidades serão apenas pelos montantes e valores de 2023;
- Salários públicos ajustados à nova pauta orçamentária congelada;
- Transferência da dívida das Leliqs (títulos emitidos pelo BC argentino) para o Tesouro Nacional;
- As empresas públicas se tornarão sociedades anônimas para facilitar sua venda;
- Desvalorização do peso e fixação do dólar comercial em cerca de 600 pesos (somados impostos, valor ficaria entre 700 e 800 pesos).
Segundo o Clarín, as medidas não precisam do aval do Congresso. Na Câmara dos Deputados e no Senado, Milei deve enfrentar forte oposição , já que as duas Casas são compostas, em grande parte, por congressistas do Unión por la Patria, coalizão peronista do ministro da Economia e ex-candidato à presidência, Sergio Massa.
Embora o partido de Milei, La Libertad Avanza, tenha alcançado muitas cadeiras no Congresso, o número ainda está longe de representar a maior parte das casas legislativas. Na Câmara, o número de deputados saltou de três para 38, de um total de 257. No Senado, o número aumentou de zero para sete, de um total de 72.
Mesmo contabilizando os congressistas do Juntos por el Cambio, coligação da ex-candidata à presidência Patricia Bullrich, que apoiou Milei no segundo turno e assumirá como ministra da Segurança , o futuro presidente ainda não tem maioria no Senado e ultrapassa a metade na Câmara por apenas dois deputados. Coligações menores, como a Tercera Vía e a Izquierda, também se opõem a Milei.
Fonte: Internacional

Bolsonaro deve receber tratamento de chefe de Estado na posse de Milei

Javier Milei assume hoje a presidência da Argentina; veja detalhes

Produtos típicos de Minas Gerais agora estão disponíveis para compra online

Turismo Pet Friendly é uma realidade no Estado do Rio e uma tendência para todo o país

V Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo – Saúde e Bem-estar : setor turístico precisa se adaptar às pessoas com restrições alimentares
Política MT


Caminhada, neste domingo (10), pede fim da violência contra as mulheres
Dez de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o último da campanha nacional “21 Dias de Ativismo”,...


ALMT debate em audiência pública a Proposta de Lei Orçamentaria de 2024
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, realizou audiência pública, nesta quinta-feira...


Projeto que altera o Código Estadual do Meio Ambiente é discutido em audiência pública
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), realizou audiência pública...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Operação Família Quebrada cumpre 19 mandados contra traficantes em Paranaíta
Deflagrada pela Delegacia da Polícia Civil de Paranaíta, neste sábado (09.12), a Operação Família Quebrada cumpriu 19 ordens judiciais contra...


Criminoso procurado no Pará é localizado pela Polícia Civil em Lucas do Rio Verde
Uma ação conjunta da Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado e Delegacia...


Homem se passa por policial e rouba vítima, mas é preso em flagrante pela Polícia Civil
A Delegacia de Nova Xavantina prendeu na manhã de quinta-feira (07.12) um homem que se passou por policial e roubou...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso5 de dezembro de 2023, 20:15
Mais uma vez o jornalista Otávio Alves tem reconhecimento pelos serviços prestados ao Mato Grosso
-
Policial6 de dezembro de 2023, 18:45
Polícia Civil prende mais um criminoso envolvido em homicídio ocorrido no fim de semana em Cáceres
-
Política Nacional4 de dezembro de 2023, 19:15
Alckmin projeta crescimento de 12% com reforma tributária
-
Policial7 de dezembro de 2023, 07:15
Operação Contrafluxo cumpre 26 mandados contra grupo criminoso que tentou enviar uma tonelada de cocaína ao Sudeste
-
Política Nacional4 de dezembro de 2023, 15:45
Brasil e Alemanha assinam acordos em áreas como energia e inovação
-
Esportes7 de dezembro de 2023, 01:45
Cuiabá goleia o Athletico-PR e termina o Brasileirão na 12ª posição
-
Policial7 de dezembro de 2023, 17:46
Policiais civis prendem em flagrante homem que abusou sexualmente de adolescente em Tangará da Serra
-
Policial7 de dezembro de 2023, 18:15
Operação Contrafluxo. FICCO-MT Desmantela Grupo que Tentou Enviar uma Tonelada de Cocaína ao Sudeste