conecte-se conosco


Mato Grosso

Obras paradas em MT consumiram R$ 3,3 bilhões dos cofres públicos e não foram entregues à população

Publicado

Por Marina Martins, TV Centro América

nte, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) criou uma comissão especial para fazer um diagnóstico das obras públicas paralisadas. A meta é identificar e apontar soluções para o problema.

Juntas, as mais de 800 obras somam R$ 6 bilhões.

Os deputados têm o prazo de 180 dias, contados a partir do dia 22 de maio, data da publicação, para realizar os trabalhos.

A Secretaria de Infraestrutura deve retomar neste mês 114 obras paradas que já tinham recursos.

As obras remanescentes da Copa do Mundo de 2014 estão em tratativas para a retomada. A Sinfra, junto com a Secretaria de Educação, está trabalhando em 200 projetos de reforma de escolas com recursos do Fethab (Fundo Estadual do Transporte e Habitação). A Sinfra também defende que as empresas que abandonam obras não participem mais de licitações públicas.

Desde o mês de maio, a Sinfra deu também as ordens de serviço para empresas que são responsáveis pelos serviços de conservação e manutenção de rodovias. Elas vão atuar nas nove regiões do estado. A intenção é realizar melhorias em todas essas regiões até o fim do ano, claro, nos trechos prioritários, com mais problemas.

Uma força-tarefa de conselheiros e auditores do TCE investiga 296 execuções que nunca foram concluídas.

Entre elas estão a revitalização do Córrego Oito de Abril, com implantação do coletor tronco. A empresa Engeglobal, responsável pela obra, pediu recuperação judicial e justificou que “projetos deficientes, inconsistentes e mal elaborados” foram os responsáveis pelos atrasos. Esse problema de gestão, a incapacidade de executar uma obra do início ao fim, reflete diretamente na vida dos cidadãos e gera prejuízo para quem mora, trabalha ou passa pela região.

A empresa Engeglobal também assumiu a reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon e dos dois Centros Oficiais de Treinamento – da UFMT e do Pari. Nenhuma foi concluída até hoje.

Além de impedir que empresas que abandonem obras participem de novas licitações, a Secretaria de Controle Externo do TCE acredita que é preciso haver uma outra mudança na atuação legislativa.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Menina desabafa com médicos e revela estupros do pai em MT

Publicado

por

Uma adolescente de 13 anos está acusando o próprio pai de estupro. A denúncia foi feita após ela desabafar com uma equipe médica durante consulta realizada na manhã de quarta-feira (13), em Cáceres (230 quilômetros de Cuiabá). 

Segundo informações, a mãe levou a filha para uma consulta no Posto Saúde da Família na zona rural de Cáceres depois que ela começou apresentar um comportamento diferente. 

Segundo a genitora, a menina estava triste e chorando bastante.

Durante o atendimento, a menor acabou confessando ao médico que vinha sofrendo crimes sexuais cometidos pelo pai. Ela relatou que os abusos ocorriam quando a mãe ainda era casada com ele.

O agressor dizia que a filha era bonita e que desejava ter relação sexual com ela. em um dos casos, tocou sua genitália e seu corpo, praticando o crime sexual. 

Diante dos fatos, Polícia Militar foi acionada até o posto e encaminhou a vítima e a mãe até a delegacia junto com uma equipe do Conselho Tutelar, que vai acompanha o caso junto a Polícia Civil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Traficantes são assassinados em residência em MT

Publicado

por

Um casal de traficante, de 23 e 24 anos, foi encontrado morto em uma residência no bairro Ribeirão Bonito, na cidade de Ribeirão Cascalheira ( a 734 km de Cuiabá). O caso aconteceu na quarta-feira (13).

Reprod

casal

As vítimas foram identificadas como Karina Fernandes Andrade e Alex Messias da Silva. Conforme o boletim de ocorrência, os agentes da Polícia Militar foram  informados de que no local havia ocorrido um duplo homicídio.

Ao chegarem no local, os agentes encontraram o casal já sem vida. Não foi informado a forma como as foram assassinadas. Ambos têm passagens criminais por tráfico de drogas.

Na casa foram encontradas dois tabletes de maconha, um de pasta base de cocaína além de um simulacro de arma de fogo. Uma equipe médica foi até o local e constatou o óbito das vítimas.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) para exame de necropsia. Nenhum suspeito de ter cometido o crime foi localizado até o momento e o caso está sendo investigado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana