conecte-se conosco


Lucas do Rio Verde

Oficina de história sobre museus virtuais é realizada pela Unemat/UAB de Lucas do Rio Verde

Publicado

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) promoveu para alunos e professores do curso de História uma oficina de ensino para discutir “A utilização de Museus Virtuais no Ensino de História”. O encontro foi realizado no último domingo (31), no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Lucas do Rio Verde e teve por objetivo apresentar as ferramentas digitais existentes e gratuitas para uso nas aulas.

A professora de História Moderna, Lygia Meneses, veio da cidade de Cáceres especialmente para ministrar a oficina. A ideia era oferecer aos alunos um conteúdo na prática sobre os museus virtuais, que tiveram aumento na demanda durante a pandemia, e conseguiram atender o público utilizando ferramentas específicas.

“As visitas virtuais aumentaram nesses dois anos e ampliaram as possibilidades para as pessoas que tinham a curiosidade em conhecer. Ainda existe um preconceito de que estudar história é chato, mas com as novas tecnologias podemos oferecer às pessoas um outro olhar”, explicou Lygia.

O encontro teve a participação de 20 pessoas, entre professores e alunos do curso de história. Para a professora-orientadora de tecnologia da Escola Municipal Menino Deus, Dayse Andrade, a oficina foi um momento de aprendizagem muito importante, onde foi possível entender que o modo de ensinar precisa ser aprimorado.

“O ensino de história deve ser realizado de maneira que inclua as novas metodologias e que faça uso da tecnologia, um recurso que abre espaço para novas formas de abordar os processos históricos. Entre os recursos que podem ser utilizados estão os museus virtuais, que permitem uma análise dos acontecimentos históricos mediante uma relação com o patrimônio cultural. O uso de fotos e de documentos digitalizados também é um recurso muito importante como forma de tornar as aulas mais modernas. A utilização desses recursos é fundamental porque dinamiza a aula, traz interesse e auxilia no processo de aprendizagem”, relatou a professora Dayse.

Para a coordenadora do polo da UAB, Juliana Gonçalves, o encontro foi muito proveitoso. “Estamos voltando a ter atividades presenciais no polo e é uma alegria muito grande ver alunos e professores reunidos em um domingo de manhã adquirindo conhecimento.”

O curso de História é oferecido na modalidade a distância pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e conta com atividades presenciais no polo, como provas, seminários e oficinas. 

Mais informações sobre os cursos disponíveis no polo UAB Lucas do Rio Verde podem ser obtidas via e-mail [email protected] ou ainda pelos telefones (65) 3548-2426 e 3548 2327. Contato também pelo Whatsapp com a coordenadora do polo Juliana Gonçalves: (65) 99911-8214.
 

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
publicidade

Lucas do Rio Verde

Cultura abre vagas para o Projeto Bate Lata

Publicado

Com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes na bio sustentabilidade e promover a inclusão sociocultural, a produção musical e a confecção de instrumentos percussivos através de materiais recicláveis, a Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde informa que estão abertas vagas para o Projeto Bate Lata.

O projeto é voltado para crianças e adolescentes de 8 aos 16 anos. As aulas serão realizadas nas terças e quintas-feiras, na Biblioteca Container, no bairro Jaime Seiti Fujii.

Para o professor de bateria e percussão, Josué Santos, as atividades culturais para os jovens são importantes para o desenvolvimento e construção da cidadania.

“O foco principal é tirar essas crianças da rua, muitas vezes sem outras ocupações, e aproximá-los do mundo musical, desenvolvendo inteligência linguística, musical, corporal e pessoal, conscientizando-os desde a infância que os materiais recicláveis aparentemente sem uso, podem se transformar em música e arte”, explicou Josué.

As inscrições estão sendo realizadas na Biblioteca Container do Fujii. No ato da inscrição, os pais e responsáveis devem levar os seguintes documentos:

• Preenchimento de ficha cadastral no local
• Cópia dos documentos pessoais do aluno
• Cópia do comprovante de residência atualizado
• Comprovante de escolaridade do aluno (ano atual)
• Cópia dos documentos do responsável

A Biblioteca Container funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e fica localizada na Rua Lucir Pedrassani, no bairro Jaime Seiti Fujii. Dúvidas podem ser sanadas no local ou através do telefone (65) 3548-2549.
 

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Gestão Municipal inicia troca de lâmpadas convencionais por luminárias de LED em vias públicas

Publicado

Com a proposta de melhorar a iluminação pública, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, iniciou a substituição das lâmpadas por luminárias de LED em postes da cidade. A ação começou pela avenida Hortênsias, no Bandeirantes, e vai atender todas as regiões do município.

A substituição das lâmpadas é resultado do convênio firmado entre a Administração Municipal e o Governo do Estado, no valor de R$ 8,4 milhões, que garante aproximadamente 14 mil pontos de luz novos para a cidade.
 
Nesta primeira etapa, em caráter de teste, foram instaladas 20 lâmpadas. Com isso, feito o registro das instalações, um relatório foi emitido pela equipe municipal e enviado ao Estado. Os procedimentos necessários para retirar novas lâmpadas e dar sequência ao trabalho.

A proposta da Secretaria é realizar as substituições de maneira simultânea em todos os 4 setores de Lucas do Rio Verde.

“Os benefícios são grandes, desde melhoria na claridade da via, na segurança pública, no conforto do cidadão e a economia que será gerada”, destaca o secretário de Infraestrutura e Obras, eng. Alexandre Orbolato.

Os serviços de substituição serão feitos pelas empresas contratadas pela Prefeitura, por meio de processo licitatório, para realizar melhoria da iluminação, que darão sequência ainda aos atendimentos às demandas de troca de lâmpadas queimadas seguem normalmente.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana