conecte-se conosco


Policial

Oito motoristas são presos durante blitz na madrugada deste sábado

Publicado

Gazeta Digital

Oito motoristas foram presos durante blitz da Operação Lei Seca realizada na avenida Tenente Coronel Duarte, nas proximidades do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Dom Aquino,  na madrugada deste sábado (8), em Cuiabá.

A operação, realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em parceria  com Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Setor de Operações Especiais (SOE) e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá,  teve início às 3h e terminou às 5h30.

PMMT

Operação Lei Seca blitz Cuiabá

No total foram emitidos 55 Autos de Infração de Trânsito (ATIs) e realizados 127  testes de alcoolemia.

Dezoito motoristas foram autuados por recusarem a realizar o teste do bafômetro, que permita certificar influência de álcool.

Os agentes de trânsito recolheram ainda 15 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs), documento de porte obrigatório, pelo cometimento de infrações.

Além disso, foram recolhidas 23 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) Ao todo foram removidos 34 veículos, sendo 26 carros e 8 motos.

Esta é a 17ª edição da operação realizada em Cuiabá neste ano.

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Empresa terceirizada que é investigada pela Polícia Federal tem contratos com prefeitutas e órgãos federais

Publicado

por

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) firmou um contrato de R$ 328 milhões com a Esplanada Serviços Terceirizados Ltda, empresa que é alvo de investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) por suspeitas de fraude em licitações federais.

O contrato prevê a contratação de 1.216 funcionários terceirizados para atender 12 ministérios, com duração inicial de três anos, podendo ser prorrogado por até dez anos. O certame é considerado um dos maiores do setor nos últimos anos.

Em nota oficial, o MGI afirmou que a empresa não possui sanções administrativas e que toda a documentação foi analisada rigorosamente antes da homologação. A pasta declarou que acompanhará a execução do contrato junto aos órgãos de controle.

A Esplanada Serviços Terceirizados e outras empresas do setor, como a R7 Facilities, foram alvo da Operação Dissímulo em fevereiro deste ano, que apura supostas fraudes em licitações públicas para simular concorrência e garantir contratos milionários.

O proprietário da Esplanada nega qualquer envolvimento com o grupo investigado e afirma que não houve “conluio” nos processos licitatórios.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Criação do Plano de Integridade da Polícia Civil de MT segue para etapa final

Publicado

Avançando na criação do Plano de Integridade da Polícia Civil de Mato Grosso, o Comitê de Integridade se reuniu, nesta segunda-feira (28.4), na sede da Diretoria Geral, em Cuiabá, para finalizar a construção das ações que serão propostas como estratégia de “compliance” institucional.

Estão sendo avaliadas, pela equipe do Comitê, as questões relacionadas aos riscos e vulnerabilidades quanto à ética e moral da Polícia Civil para a elaboração do Plano de Integridade, que estabelecerá quais serão os mecanismos adotados quanto as medidas preventivas e corretivas.

A elaboração do plano de integridade tem como objetivo prevenir, detectar, responsabilizar e remediar práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta, bem como a busca pela mudança de cultura.

Como estratégia de “compliance”, o trabalho visa implementar procedimentos de práticas éticas e cumprir os objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso, que tem como meta garantir que a administração pública estadual mantenha seu propósito de entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente.

Após finalização o Plano de Integridade será apresentado à Diretoria Geral da Polícia Civil para apreciação e aprovação da proposta.

Comitê de Integridade

A Portaria nº 2025.10.317, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 26 de fevereiro de 2025, institui o Comitê de Integridade para atuar na estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade no âmbito da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, em conformidade da Lei nº 10.691/2018 – Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso.

O Comitê de Integridade coordenará os trabalhos relacionados ao gerenciamento de riscos para a integridade, realização de orientação e treinamento dos servidores com relação aos temas do Programa de Integridade, além de promover outras ações relacionadas à implementação do programa institucional.

A proposta do Plano de Integridade da Polícia Civil será submetida à aprovação da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Integridade e Compliance

Entre as estratégias já implementadas pelo grupo de trabalho, instituído pela Diretoria Geral da Polícia Civil, foi incluída na grade curricular da Academia de Polícia (Acadepol) a disciplina de Integridade e Compliance, buscando a difusão de procedimentos de práticas éticas para cumprimento dos objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso.

Com 20 horas/aula, a disciplina foi instituída por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do dia 03 de dezembro de 2024 e abordará assuntos como Código de Ética, Visão, Missão e Valores da Polícia Civil de Mato Grosso; a Lei Complementar nº 407 (Estatuto da Polícia Civil de Mato Grosso), além de outras resoluções e leis ligadas às atividades da instituição policial.

Programa

O Programa de Integridade Pública de Mato Grosso foi lançado em julho de 2023, e todos os órgãos e entidades do Executivo já aderiram. Ele tem como principal objetivo fazer com que a administração pública estadual não se desvie de seu propósito, que é entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente. O programa congrega uma série de medidas institucionais que visam à prevenção, detecção, responsabilização e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana