Mundo
ONU fala que há ‘tentativa deliberada de estrangular operação’ em Gaza
Publicado
17 de novembro de 2023, 12:45

O comissário-geral da agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA, na sigla em inglês), Philippe Lazzarini, afirmou nesta quinta-feira (16), em coletiva de imprensa em Genebra, na Suíça, que acredita que “há uma tentativa deliberada de estrangular e paralisar as operações” da agência na Faixa de Gaza.
Em sua fala, Lazzarini voltou a pedir pela entrada de combustível no enclave. Sem combustível, Gaza está sem comunicação , os hospitais estão parando, falta água potável e a UNRWA não consegue distribuir ajuda humanitária.
Desde o início da guerra entre Israel e Hamas, Gaza vive o que Lazzarini define como “seis semanas de total desrespeito pelo direito humanitário internacional”. De acordo com estimativas da ONU, mais de 70% da população do enclave se deslocou de suas casas em busca de locais mais seguros – segundo o comissário-geral da UNRWA, este é o maior deslocamento de palestinos desde 1948.
Os abrigos da ONU, que acolhem mais de 800 mil pessoas, vivem superlotação, e a agência afirma que não consegue mais ajudar a todas essas pessoas por conta da falta de combustível.
“É um êxodo sob nossa vigilância. Um rio de pessoas sendo forçadas a fugir de suas casas. O enclave encolheu agora pela metade”, afirma Lazzarini. “Foi pedido às pessoas que se deslocassem do norte para o sul, mas, na realidade, um terço dos colegas [da UNRWA] mortos foram mortos no sul. Então, o sul não é seguro. Mesmo os complexos da ONU não são seguros. 60 deles foram atingidos”, completa.
O comissário-geral da UNRWA afirma que, em alguns abrigos, “há apenas um banheiro disponível para 700 pessoas”. Até o momento, 103 mortes de funcionários da ONU foram confirmadas em Gaza. “Este é o número que conseguimos confirmar. A realidade é que podemos ter mais pessoas mortas. E me preocupo que alguns deles ainda estejam sob os escombros”, diz Lazzarini.
“Até ontem, 70% da população do sul não tinha acesso a água potável. E a partir de hoje temos esgoto bruto começando a fluir nas ruas. É evidente que, se a questão do combustível não for abordada, corremos o risco de ter de suspender toda a operação humanitária”, alerta ele.
A entrada de combustível em Gaza tem sido negada por Israel, que afirma que o item seria desviado para o Hamas, que poderia se beneficiar disso na guerra. Lazzarini rebateu essa possibilidade, afirmando que “a UNRWA não permite que ajuda seja desviada”.
“Em primeiro lugar, somos uma agência que implementa diretamente os seus programas. Não temos nenhum intermediário. Em segundo lugar, sempre que trabalhamos com fornecedores, estes são sistematicamente verificados relativamente a uma lista de sanções. Em terceiro lugar, todos os nomes do nosso pessoal são comunicados anualmente ao país anfitrião e, quando se trata do território palestiniano ocupado, também ao Estado ocupante, nomeadamente Israel”, diz.
“Acredito que é escandaloso que as agências humanitárias sejam reduzidas a mendigar combustível e depois disso forçadas a decidir quem iremos ajudar ou não, quando se tem uma população tão grande numa situação que salva vidas”, completa.
Fonte: Internacional


Mundo
Autoridade palestina quer paz e solução política duradoura
Publicado
8 de dezembro de 2023, 13:15
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, disse nesta sexta-feira (8) que é necessário haver uma conferência para a paz internacional a fim de terminar a guerra com Israel e encontrar uma solução política duradoura, após o estabelecimento do estado da Palestina.
Em entrevista à Reuters, Abbas afirmou que o conflito entre Israel e o Hamas alcançou um ponto alarmante e que são necessárias garantias internacionais para terminar a guerra. Abbas acrescentou que continua favorável a negociações para terminar a ocupação.
“Estou com a resistência pacífica. Sou a favor de negociações baseadas numa conferência de paz internacional, que levaria a uma solução protegida por nações poderosas, e a estabelecer um Estado palestino soberano na Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental”.
Fonte: EBC Internacional
Mundo
Palestina não descarta papel do Hamas no futuro de Gaza; Israel rebate
Publicado
8 de dezembro de 2023, 12:15

O primeiro-ministro palestino, Mohammed Shtayyeh, disse que a Autoridade Nacional Palestina (ANP) poderia participar de um “novo mecanismo, em conjunto com a comunidade internacional” em prol do futuro de Gaza, mas não excluiu a participação do grupo fundamentalista islâmico Hamas.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8) pela agência Bloomberg, citando um alto funcionário palestino, após o premiê conversar com a administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a crise no Oriente Médio.
“Antes do 7 de outubro, o Hamas era uma coisa, agora é outra. Se estiverem dispostos a chegar a um acordo e a aceitar a plataforma política da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), será possível falar sobre isso. Os palestinos não devem estar divididos”, afirmou ele.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rebateu a declaração. “Não haverá Hamas, vamos eliminá-lo. O simples fato de a Autoridade Nacional Palestina o propor apenas reforça a minha visão política: não é a solução”, escreveu ele nas redes sociais.
Situação em Gaza
Nesta sexta-feira, em publicação nas redes sociais, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês) alertou que a situação no território palestino está “à beira do colapso”.
“Em Gaza estamos chegando a um ponto sem retorno, onde o flagrante desprezo pelo direito humanitário internacional fere a nossa consciência coletiva”, diz o texto.
De acordo com a Unrwa, “o fim dos combates é imperativo se quisermos evitar a dizimação de Gaza e conter as consequências desta crise”.
O diretor da agência da ONU, Thomas White, falou de uma “ordem civil que está em colapso – as ruas parecem um caos, especialmente depois de escurecer -, alguns comboios humanitários foram saqueados e veículos da ONU apedrejados”. “A sociedade está à beira do colapso total”, concluiu.
Fonte: Internacional

90 jovens realizam o último Juramento à Bandeira de 2023

Autoridade palestina quer paz e solução política duradoura

Considerado modelo, Renascer de Sorriso recebe visita de equipe de Campos de Júlio

Prefeitura realiza leilão de bens móveis no próximo dia 18

Após um mês da morte de Luana Andrade, o noivo faz declaração: ‘Te amo para sempre’
Política MT


Caminhada, neste domingo (10), pede fim da violência contra as mulheres
Dez de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o último da campanha nacional “21 Dias de Ativismo”,...


ALMT debate em audiência pública a Proposta de Lei Orçamentaria de 2024
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, realizou audiência pública, nesta quinta-feira...


Projeto que altera o Código Estadual do Meio Ambiente é discutido em audiência pública
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), realizou audiência pública...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Homem se passa por policial e rouba vítima, mas é preso em flagrante pela Polícia Civil
A Delegacia de Nova Xavantina prendeu na manhã de quinta-feira (07.12) um homem que se passou por policial e roubou...


Polícia Civil encerra curso de combate aos crimes ambientais e deflagra Operação Arco de Madeira
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Gerência de Operações Especiais e da Academia...


Operação Carreta cumpre 13 mandados contra responsáveis por matar dois adolescentes que foram queimados vivos
A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (08.12), em Nova Olímpia, a Operação Carreta para cumprir 13 mandados judiciais contra os...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso5 de dezembro de 2023, 20:15
Mais uma vez o jornalista Otávio Alves tem reconhecimento pelos serviços prestados ao Mato Grosso
-
Mato Grosso2 de dezembro de 2023, 21:24
Esclarecimento: Prefeita Luzia Decreta Calamidade Pública em Apenas Uma Localidade por Conta de Uma Ponte que Caiu
-
Policial1 de dezembro de 2023, 16:45
Polícia Civil divulga resultado final do processo de remoções internas dos delegados de polícia
-
Economia1 de dezembro de 2023, 18:15
Petrobras reduz em 6% preço médio de querosene de aviação
-
Policial1 de dezembro de 2023, 17:15
Homem foragido da Justiça é preso pela Polícia Civil em Porto Esperidião
-
Entretenimento1 de dezembro de 2023, 16:45
Bárbara Evans tem alta do hospital com os gêmeos e exibe cliques: ‘Indo para casa’
-
Economia1 de dezembro de 2023, 16:45
Petrobras recebe autorização para mudar estatuto social
-
Policial1 de dezembro de 2023, 18:15
Condenado pela Justiça de MT por latrocínio é preso no Estado do Tocantins