conecte-se conosco


Mato Grosso

Palestra com exposição de robótica reúne estudantes em escola de Guarantã do Norte

Publicado

Os 320 estudantes do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Guarantã, no município de Guarantã do Norte, participaram de uma palestra seguida de exposição de robótica educacional nesta sexta-feira (09). A iniciativa da coordenação da escola teve como objetivo apresentar o programa para os novos estudantes e atualizar os que já participam das aulas de robótica.

Segundo a coordenadora pedagógica, Anne Cunha, no ano passado ela acompanhou bem de perto o trabalho realizado na unidade e o resultado foi extremamente positivo. “Foi grande o desenvolvimento dos estudantes, sobretudo, em relação à capacidade de raciocínio lógico. Como a atividade é desenvolvida em equipe, desperta o protagonismo e o espírito de liderança, o estimula muito os estudantes”, comentou.

Na palestra, os assuntos abordados foram: lógica da programação, cultura maker, metodologia do programa, responsabilidades e funções a serem desempenhadas em grupos durante as aulas, além da realização da segunda edição do festival de robótica programado para este ano.

Os estudantes também tiveram contato com os protótipos expostos num estande montado no pátio da escola para a demonstração dos conjuntos tecnológicos, material pedagógico e protótipos de robôs.

Para o estudante Guilherme dos Santos da Silva, de 9 anos, as aulas de robótica são enriquecedoras. “A robótica eu gostei bastante, é um pouco diferente, os alunos se divertem mais, fazem grupos e esses grupos têm que se comunicar para resolver o problema, tem que prestar bastante atenção, coisas que a gente tem que ter na escola no dia a dia”, comentou. “A gente tinha que ter mais matérias assim; parabéns, eu só tenho que agradecer”, frisou.

Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o engajamento dos jovens mostra que o investimento de R$ 60 milhões em robótica educacional trouxe resultados significativos para a educação pública. “De 2022 a 2023, o programa em sala de aula impactou positivamente mais de 34 mil estudantes. Nossa meta para 2024 é ampliar de 102 para 204 escolas com robótica”.

As atividades da robótica educacional são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contemplam a metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a Cultura Maker – aprender fazendo, o que permite a interdisciplinaridade e uma aprendizagem mais significativa. O uso de kits de montagens e aplicativos despertam habilidades e reforçam o protagonismo dos estudantes.

A Robótica Educacional faz parte da política Tecnologia no Ambiente Escolar, que é uma das 30 políticas do Plano EducAção 10 Anos, cujo objetivo é colocar a educação pública de Mato Grosso entre as cinco melhores do país até 2032.

Capacitação

Professores inseridos no programa de robótica educacional também iniciaram capacitação e reciclagem para a aplicação do programa durante o ano letivo de 2024. Em toda a rede estadual, de 2022 a 2023, a Seduc já capacitou mais de 530 professores nas 102 escolas que aplicam a robótica educacional.

O projeto também conta com orientadores educacionais, especialistas em robótica, que acompanham os professores ao longo do ano letivo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Polícia Militar prende caminhoneiro por porte ilegal de arma de fogo

Publicado

A Polícia Militar prendeu um homem, de 48 anos, por porte ilegal de arma de fogo, nesta sexta-feira (14.2), na cidade de Matupá. O suspeito foi detido em flagrante com um revólver depois de efetuar disparos de arma de fogo durante uma discussão.

De acordo com o boletim de ocorrência, policiais da 2ª Cia de PM foram acionados via 190 com a denúncia de que um caminhoneiro estava fazendo disparos com arma de fogo em um ponto de descarga de produtos, na BR-163.

Os militares iniciaram diligências, com base nas características do veículo e do suspeito informados pelas testemunhas, e encontraram o homem próximo de um estacionamento de caminhões de uma empresa.

O suspeito foi abordado e, com ele, a PM encontrou um revólver de calibre .38 carregado com seis munições. Ainda em sua checagem, os policiais identificaram uma passagem criminal por homicídio, registrada em 2007.

Questionado sobre a denúncia, o caminhoneiro confirmou o fato e disse que estava discutindo com um fazendeiro, que recusou descarregar a carga de adubo que ele estava transportando.

O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido até a delegacia da cidade para demais providências e entregue à Polícia Judiciária Civil.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Homem é preso em flagrante pela Polícia Civil após invadir casa e tentar estuprar idosa

Publicado

Policiais civis da Delegacia de Guarantã do Norte prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (14.2), um homem, de 29 anos, que tentou estuprar uma idosa no município.

A vítima, de 67 anos, procurou a delegacia e contou que, na noite de quinta-feira, T.C.L. invadiu a casa dela, alterado, e a ameaçou com um facão, dizendo que queria beber no bar da mulher. A idosa relatou que trancou a casa e pediu para o suspeito sair da frente da residência, mas ele ameaçou que atearia fogo ao local.

O suspeito arrombou a porta da casa e bateu na cabeça da vítima. Em seguida, ele a puxou para dentro do bar e tentou manter relação sexual à força. A vítima chegou a implorar, mas o suspeito disse que ela “já estava na hora dela morrer, porque era velha demais”, e continuou com as ameaças. Ela relatou ainda que deu a bebida que o suspeito queria para que ele fosse embora. Em seguida, o homem feriu os cachorros da idosa com o facão e saiu de bicicleta.

Os investigadores realizaram diligências para localizar o suspeito, de acordo com as características informadas. Ele foi localizado em um quarto alugado de uma quitinete, no bairro Cidade Nova, nesta sexta-feira. O suspeito, que estava com as malas feitas e prestes a fugir da cidade, foi detido e encaminhado à delegacia.

Ele foi preso, autuado em flagrante pelos crimes de estupro tentado, lesão corporal dolosa e ameaça e, depois, encaminhado para audiência de custódia do Poder Judiciário.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana