Entretenimento
‘Pantanal’: piloto de verdade, Ari da primeira versão estará no remake
Publicado
18 de junho de 2022, 07:20

Luiz Henrique Rondon Santagostino, o Lilique, teve três contratos com a TV Manchete em 1990: transporte, produção e atuação. Sem nunca ter feito curso de interpretação, o homem criado na Fazenda Rio Negro, que pertencia ao seu avô e virou cenário da casa de Zé Leôncio (Cláudio Marzo/Marcos Palmeira) ontem e hoje, em “Pantanal”, foi convidado pelo diretor Jayme Monjardim a dar vida ao piloto Ari na primeira versão da novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Foi só por causa dele que o fenômeno da teledramaturgia aconteceu.
+ Entre no canal do iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!
— Eu fiz tudo na primeira “Pantanal”. Apresentei as melhores fazendas ao Jayme, tinha sete aviões envolvidos nessa missão da novela. Tudo o que ele precisava era comigo. Voei 1.300 horas em 11 meses, mais de cem por mês — contabiliza Lilique, lembrando que só Cristiana Oliveira (a primeira Juma) ele levou do interior à capital do Mato Grosso do Sul por 75 vezes: — Na época, a filhinha dela (Rafaella) tinha 2 aninhos. Eu encontrava a Krika chorando pelos cantos, de saudade. E me dispus a levá-la até Campo Grande para poder se comunicar com a menina. Ela ficava duas horas no rádio e saía toda satisfeita.
Em dezembro de 2020, Lilique reencontrou a atriz em Campo Grande, após três décadas sem contato.
+ Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram !
— Ela chorou de soluçar por uns cinco minutos, enquanto me abraçava. Fiquei até preocupado com tanta emoção, foi bonito perceber como ela é grata — conta, orgulhoso pelas amizades que construiu.
Carinho manuscrito
De Paulo Gorgulho, que interpretou o Zé Leôncio jovem na primeira fase da versão original e o Zé Lucas de Nada na segunda, Lilique guarda com carinho uma carta elogiosa, escrita a mão pelo ator.
— Ainda no segundo dia de Pantanal, ele bateu o olho nas minhas roupas, bombacha e faixa na cintura, e cismou que queria usá-las em cena de qualquer jeito. E assim foi, do início ao fim da novela. Teve uma gravação em que ele rolava pelado na areia com Ingra Lyberato (a Madeleine da primeira fase) e depois tinha que pegar um jacaré na unha. Eu capturei o bicho, limpei ele todinho e amarrei a boca com linha de nylon. Mesmo assim, Paulo morreu de medo de chegar perto e sugeriu que eu o dublasse nessa hora, já que éramos parecidos fisicamente. Eu falei: “Na cena com a Ingra você não quis minha ajuda, né?” (gargalhadas). Nunca mais o vi, tenho muita saudade… — desabafa por telefone o simpático senhor, que faz 80 anos em outubro: — Estou aposentado, mas voo todo dia, levando gente até o Pantanal. Aquilo é a minha vida.
As cenas em que Joventino (Marcos Winter) e Tadeu (Marcos Palmeira) pilotavam aviões monomotores, ele conta, eram reais:
— Eu decolava na direção e depois pulava para a parte de trás. Passava o ator para o assento do piloto e ficava escondido no banco para a câmera não me pegar. Marzo, que ficava no carona, suava até dentro das calças, de tanto medo. Já Winter adorava pilotar.
Acervo pessoal
As memórias não estão guardadas só na cabeça de Lilique: além da carta manuscrita por Gorgulho, o veterano guarda relíquias daquela época em forma de álbuns de fotos, recortes de jornais e revistas, quadros e um LP com a trilha sonora da novela, autografado por todo o elenco.
— Também tenho a sinopse original da novela, que Jayme me entregou assim que colocou os pés aqui em Campo Grande, recomendado por um amigo em comum do Rio. Ele estava aflito, sem saber para onde ir. Ficou hospedado num hotel da cidade durante dois dias e me ligava sem parar, ansiosíssimo. Quando o enfiei no avião e mostrei as locações no Pantanal, ele enlouqueceu.
Citado por Claudio Galvan, atual intérprete do papel que lhe foi confiado há 32 anos, em uma das cenas do remake, como uma forma de homenagem, Lilique confessa não acompanhar “Pantanal” com afinco, hoje em dia:
— Vejo uma cena ou outra. Encontrei Bruno Luperi e falei: “Você pode mandar helicóptero e até boeing pra cá, mas o que aconteceu em 1990 foi mágico, um momento iluminado por Deus, nunca vai se repetir. Nós quebramos barreiras.
Agora, Lilique aguarda ansioso pelas gravações finais da novela, em que se casarão Zé Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes), Tadeu (José Loreto) e Zefa (Paula Barbosa), e Marcelo (Lucas Leto) e Guta (Julia Dalavia) — se nada mudar em relação à trama original. Ele foi convidado para uma participação especial.
— Os casos de Covid no elenco adiaram as gravações, mas eu não vejo a hora de reencontrar meu amigo Marquinhos Palmeira! — vibra.




Nesta quarta-feira (29), o dançarino de brega-funk Jadson dos Santos Estevão, conhecido como Jadson Neiff morreu no Recife. Ele sofreu um acidente de moto na BR-232, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mara de Pernambuco. O artista de 22 anos, que fazia parte do grupo Os Neiffs, foi levado para o Hospital da Restauração, no Centro do Recife, mas não resistiu.
O grupo Os Neiffs era composto por jovens de comunidades no Recife que cantam e dançam brega-funk na periferia. O grupo é conhecido nas redes sociais e possui mais de 800 mil seguidores no Instagram. Jadson, por sua vez, tinha 1,5 milhão de seguidores.
Fonte: IG GENTE
Entretenimento
Após acidente, Rodrigo Mussi fica de cama por problema no estômago
Publicado
29 de junho de 2022, 15:10
Nesta quarta-feira (29), Rodrigo Mussi explicou para os seguidores porque estava sumidos das redes sociais. O gerente comercial disse que estava de cama por um problema no estômago.
“Não sumi, não. É que ontem fiquei muito doente, de cama mesmo, tive um problema enorme no estômago, mas já estou melhorzinho, melhorando”, disse ele no Instagram.
Em seguida, Rodrigo falou de alguns comentários que tem recebido: “Estou vendo o pessoal falar ‘que fase’. Mas está bom, que fase, mas estou voltando. Pode vir quaquer coisa, que vou tentar até o final”.
O ex-BBB se recupera de uma grave acidente de carro, que sofreu no final de março deste ano. Na ocasião, ele sofreu traumatismo crâniano e lesões na perna, por isso ficou internado na UTI e passou por cirurgias.
Fonte: IG GENTE

Polícia Civil desarticula esquema criminoso e prende funcionário de empresa em Lucas do Rio Verde

Estado inicia tratativas para implementar sistema de gestão completo para combate aos incêndios

ALMT aprova projeto de lei que determina contratação mínima de artistas locais com recursos destinados à cultura

Delegado Claudinei é o deputado que mais destina recursos para a Polícia Civil, aponta relatório da Sesp

Prefeito Emanuel Pinheiro faz alerta à população para doses de reforço da Covid-19
Política MT


ALMT aprova projeto de lei que determina contratação mínima de artistas locais com recursos destinados à cultura
A autora do projeto de lei é a deputada Janaina Riva (MDB). Foto: Marcos Lopes A Assembleia Legislativa aprovou, nesta...


Delegado Claudinei é o deputado que mais destina recursos para a Polícia Civil, aponta relatório da Sesp
Foto: Marcos Lopes A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) divulgou, na semana passada, um informe detalhado sobre os...


Projeto institui ensino gratuito da língua inglesa a profissionais de turismo de MT
Foto: Helder Faria O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou na última quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Polícia Civil desarticula esquema criminoso e prende funcionário de empresa em Lucas do Rio Verde
Um esquema criminoso articulado por funcionários de uma empresa de materiais de construção em Lucas do Rio Verde, região norte...


Suspeito de abuso sexual contra enteada é preso em Sorriso pela Polícia Civil
Um suspeito de cometer estupro contra a enteada teve a prisão cumprida pela Polícia Civil, nesta terça-feira (28), em Sorriso,...


Foragido de SP é localizado pela Polícia Civil em Primavera do Leste
A equipe da Delegacia de Roubos e Furtos de Primavera do leste prendeu nesta terça-feira (28) um foragido da Justiça...
Mais Lidas da Semana
-
Política Nacional22 de junho de 2022, 22:05
Senado aprova PDL que libera gasto com pessoal de organizações sociais
-
Política MT22 de junho de 2022, 16:05
Escolas recebem aparelhos de ar-condicionado através de emenda do deputado João Batista
-
Policial23 de junho de 2022, 15:35
Polícia Civil recupera em VG camionete furtada no bairro Santa Cruz em Cuiabá
-
Esportes23 de junho de 2022, 08:30
Goiás e Atlético empatam sem gols
-
Mato Grosso28 de junho de 2022, 12:37
Nova Santa Helena é o município com melhor classificação de qualidade da informação contábil e fiscal em Mato Grosso
-
Política Nacional23 de junho de 2022, 14:50
Senado quer ampliar programas sociais em troca da desoneração do ICMS
-
Policial25 de junho de 2022, 15:35
Agressor é preso novamente depois de sair da prisão, descumprir medida protetiva e ameaçar vítima
-
Política MT23 de junho de 2022, 11:36
Deputado cobra resposta do governo sobre retorno de servidores da Empaer