Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Parceria entre Governo e Assembleia acelera obras e inaugurações no Oeste de Mato Grosso

Publicado

O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) participou, nos dias 24 e 25 de outubro, de uma extensa agenda de inaugurações e vistorias de obras públicas que simbolizam um novo ciclo de desenvolvimento para o Oeste de Mato Grosso.

Acompanhando a comitiva do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virginia Mendes e do chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o parlamentar destacou o resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa, que vem garantindo investimentos históricos em infraestrutura, logística, esporte e habitação.

Também participaram das agendas os deputados estaduais Beto Dois a Um (União Brasil), Carlos Avalone (PSDB) e Chico Guarnieri (PRD), além dos secretários de Estado Alan Porto (Educação), Allan Kardec (Ciência e Tecnologia), Coronel Roveri (Segurança Pública), Dr. Leonardo (Representação em Brasília) e Marcelo Oliveira (Infraestrutura), reforçando o trabalho integrado entre os poderes e as diferentes áreas do Executivo.

“Estamos acompanhando de perto e cobrando a execução de obras que são sonhos antigos das nossas comunidades. Cada asfalto, cada escola, cada quadra e cada casa popular entregue representa um passo firme na melhoria da qualidade de vida da nossa gente e no desenvolvimento econômico do Oeste de Mato Grosso”, afirmou Moretto.

Agenda – As atividades começaram em Cáceres, com a reinauguração do Aeroporto Municipal Nelson Martins Dantas, obra considerada estratégica para o fortalecimento da aviação regional e o escoamento da produção local.

Ainda no município, foi inaugurada a Pista de Atletismo Aristides Junqueira Neto, no Centro Regional de Desenvolvimento Esportivo da Unemat. A estrutura é a primeira pista sintética da região Oeste e a segunda do estado com certificação Classe 2 da World Athletics, permitindo sediar competições nacionais e internacionais. O investimento ultrapassa R$ 14 milhões.

Também foram entregues a reforma e ampliação do Ginásio Poliesportivo Didi Profeta do Amaral e a tão aguardada Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Cáceres – obra esperada há cerca de 30 anos e retomada em 2019, com investimento estadual de R$ 51,3 milhões.

A comitiva vistoriou ainda a construção da Orla Turística de Cáceres e seguiu para Curvelândia, onde o deputado Moretto acompanhou as obras de recuperação asfáltica da Avenida Rio Branco e a entrega de moradias do programa SER Família Habitação.

Em Mirassol D’Oeste, as ações incluíram a entrega da rotatória de acesso na MT-250 e o lançamento da duplicação de 10 km da MT-175, rodovia que liga o município a São José dos Quatro Marcos. Também foram vistoriadas 50 casas populares e assinados convênios para a construção de uma nova escola estadual e de uma unidade do Corpo de Bombeiros.

Em São José dos Quatro Marcos, foi anunciada a construção da quadra poliesportiva da Escola Estadual Miguel Barbosa, beneficiando estudantes e a comunidade escolar. A agenda encerrou o dia com a visita à Exposição Agropecuária de Mirassol D’Oeste (Expossol 2025), reforçando o papel do agronegócio na economia regional.

No sábado (25), as inaugurações seguiram em Glória D’Oeste, com a entrega da recuperação de 25 km da MT-339, trecho que liga o município a São José dos Quatro Marcos. A obra é essencial para o escoamento da produção agrícola e melhoria da mobilidade.

A agenda foi concluída em Porto Esperidião, com a pavimentação de 15 km da MT-265, finalizando a ligação até a Comunidade Santa Rita, uma reivindicação antiga dos moradores.

As ações realizadas reforçam o comprometimento conjunto entre o Poder Executivo e o Legislativo Estadual para promover o desenvolvimento equilibrado das regiões de Mato Grosso.

“Seguiremos trabalhando incansavelmente para trazer ainda mais investimentos e recursos para nossa região. O Oeste de Mato Grosso vive um momento histórico, e é motivo de orgulho poder contribuir para esse avanço”, destacou o deputado Valmir Moretto.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Assembleia discute mudança em lei para melhorar acolhimento de mulheres vítimas da violência

Publicado

Tramita na Assembleia Legislativa (ALMT) o projeto de lei nº 1658/2025 que pode transformar a vida de milhares de mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. A proposta, de autoria da deputada Marildes Ferreira (PSB), prevê a implantação de casas de acolhimento temporário que vão receber e dar a assistência necessária para que as vítimas rompam o ciclo de violência e recomecem a vida com segurança e apoio.

“Serão espaços de proteção integral, com moradia provisória, alimentação, apoio psicológico, social e jurídico – inclusive com encaminhamento para programas de emprego renda e moradia definitiva. Essas casas vão ser um refúgio de dignidade, escuta e de reconstrução de vidas”, explica Marildes.

A iniciativa propõe uma alteração na Lei nº 12.025, que instituiu várias ações de combate ao feminicídio. Conforme o novo texto, a implantação das casas caberá ao Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania. Elas estarão vinculadas à rede estadual de enfrentamento ao feminicídio e a gestão poderá ser feita diretamente pelo Estado ou pelos municípios e entidades parceiras.

“Não é uma ação pontual. Queremos garantir uma Política Pública capaz de libertar Mato Grosso da lamentável condição de estado campeão em feminicídios”, ressalta a parlamentar.

Ao justificar a medida, Marildes apresentou dados oficiais mostrando que só no ano passado 47 mulheres foram assassinadas por companheiros ou ex-companheiros, deixando 89 crianças órfãs em Mato Grosso. “83% desses feminicídios ocorreram dentro da própria casa da vítima. Se houvesse um local para abrigar estas mulheres com dignidade, muitas teriam buscado ajuda e poderiam estar vivas hoje”, avalia.

O projeto da deputada também determina a criação de um cadastro estadual de casas de acolhimento integrado ao Observatório Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Com isso, o estado passará a contar com um sistema transparente de acompanhamento, monitoramento e articulação com todos os municípios.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Comissão de Segurança aprova medidas de proteção a mulheres e pessoas com TEA

Publicado

A Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, nesta terça-feira (11), a 5ª reunião ordinária de 2025, na qual deliberou sobre 21 projetos de lei com pareceres favoráveis dos relatores. Todas as proposições foram aprovadas e seguem agora para apreciação no Plenário.

Entre as proposições aprovadas está o projeto de lei nº 1406/2025, de autoria do deputado Paulo Araújo (PP), que dispõe sobre a padronização e utilização de códigos específicos pela Polícia Militar do Estado do Mato Grosso, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para identificação e priorização de ocorrências de violência contra a mulher.

Outra proposta aprovada foi o projeto de lei 452/2025, de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), que institui o protocolo de ação imediata para localização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente crianças, em caso de desaparecimento no Estado de Mato Grosso.

Durante a reunião deputado Wilson Santos (PSD) cobrou, de forma virtual, durante reunião da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a realização de audiência pública para debater o uso de câmeras corporais nos uniformes da Polícia Militar.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Em resposta, o presidente da comissão, deputado Elizeu Nascimento (PL), afirmou que a comissão manteve contato anteriormente para tratar do tema, mas a audiência não foi realizada por falta de retorno do parlamentar. Nascimento destacou que o espaço permanece aberto para que Wilson Santos proponha a discussão no primeiro semestre de 2026, reforçando que a comissão tem se mostrado receptiva a debater o uso das câmeras corporais como instrumento de transparência e segurança nas ações policiais.

O deputado Chico Guarnieri (PRD) destacou a importância de promover o debate sobre a segurança pública em Mato Grosso e defendeu que a discussão seja realizada ainda neste ano ou, no mais tardar, no início do próximo. Segundo o parlamentar, o tema é fundamental para o fortalecimento das ações voltadas à proteção da população e ao aprimoramento das políticas de segurança no estado.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana