conecte-se conosco


Mato Grosso

PM recupera quatro caminhonetes roubadas; juntas somam mais de R$ 500 mil

Publicado

A Polícia Militar recuperou nas últimas 72 horas quatro caminhonetes roubadas avaliadas em mais de R$ 500 mil, além de quatro motocicletas e dois carros de passeio. Essas ações levaram 10 suspeitos à prisão, entre os quais dois adolescentes. Do total, cinco deles em flagrante delito.

As apreensões aconteceram durante rondas ostensivas do policiamento de rotina executado por unidades da PMMT na Grande Cuiabá e de cidades do interior do Estado. Além dos veículos, em alguns dessas ocorrências foram apreendidos produtos como celulares e televisores, também roubados das casas de onde levaram os carros ou decorrentes do emprego do veículo para praticar outros roubos.

Na madrugada de segunda-feira(02.07), policiais do 24º Batalhão de Cuiabá prenderam dois homens, um de 20 e outro de 25 anos, e com eles apreenderam a caminhonete L200 Triton, de cor prata, tomada em assalto horas antes no bairro Chácara dos Pinheiros. O veículo trafegava em alta velocidade no viaduto da BR-364 no sentido Rondonópolis. Os policiais decidiram acompanhá-lo e conseguiram fazer o cerco e prender os ocupantes. No carro estava um revólver usado no roubo e o celular do proprietário da caminhonete.

No início da noite do dia 30 de junho, policiais do Grupo de Apoio (GAP) do 3º Batalhão prenderam dois suspeitos, um dele de 17 anos, e recuperaram uma caminhonete Amarok prata que havia sido roubada minutos antes na cidade de Rosário Oeste. A equipe do 3º BPM fazia rondas pelo Jardim Vitória quando ouviu pelo rádio da viatura informações sobre o roubo e a possibilidade de os ladrões estarem vindo para Cuiabá. A guarnição interceptou o carro na rodovia MT-010(da Guia). Além do revólver (calibre 38), no carro foram aprendidos um televisor, jogo de facas e garrafa de vinho roubados juntamente com a caminhonete.

No mesmo dia, pouco antes, em Nobres, policiais da 1ª Companhia de Nobres recuperaram uma caminhonete Toyota Hilux, de cor prata, abandonada em uma área rural. Roubada horas antes, também em Nobres, dentro do veículo ainda estavam os produtos levados da casa: dois televisores, um vídeo game Xbox, um notebook e um tablet. Nesse caso não houve prisão de suspeitos.

No início da noite de domingo (01.07), em Guarantã do Norte, policiais da 2ª Companhia prenderam um homem e com ele recuperaram uma caminhonete Fiat Strada, de cor branca. Nesse caso a ação teve a ajuda de populares que mantiveram o autor do furto detido até a chegada dos policiais. Os dois veículos de passeio, um Ford Fiesta, de cor branca, e um Prisma, de cor preta, foram recuperados em Cuiabá por policiais do GaP do 3º e do 24º batalhões nos bairros Centro América e Jardim Industriário I, respectivamente.

O Fiesta havia sido roubado no dia 18 de junho, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, e já estava com a placa e o chassi adulterado. Dois suspeitos foram presos com o carro. No segundo caso não houve prisões, o Prisma estava abandonado. Já as motocicletas, de diferentes modelos, foram recuperadas em Cuiabá (bairros Vela Vista, Dr Fábio), em Pontes e Lacerda (roubada em Juara), e em Feliz Natal.

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

“Não podemos aceitar que empresas de fora, ou brasileiras, desrespeitem nosso Código Florestal”, cobra governador

Publicado

O governador Mauro Mendes defendeu que as empresas estrangeiras e brasileiras respeitem o Código Florestal e não adotem iniciativas que imponham restrições aos produtores rurais, a exemplo da moratória da soja e da carne.

A defesa ocorreu durante evento promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), no âmbito da 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28.

A moratória restringe a compra de soja e carne de produtores mato-grossenses, que abriram áreas legalmente a partir de 2008. Algumas empresas exportadoras tem adotado a prática por pressão de países da Europa, que é concorrente do Brasil na produção de alimentos.

“Não podemos aceitar que algumas empresas mundiais, até mesmo brasileiras, estabeleçam regras e normas que desrespeitem as leis brasileiras, o Código Florestal brasileiro, que é um dos mais requintados, sofisticados, robustos e restritivos mecanismos de proteção ao meio ambiente de nosso país”, pontuou.

Mauro explicou que a absoluta maioria dos produtores de Mato Grosso age na legalidade, abrindo áreas apenas dentro do perímetro permitido. No caso das áreas na Amazônia, por exemplo, o produtor só pode usar 20% da sua propriedade e precisa manter os 80% restantes inteiramente preservados.

“Há empresas que não estão respeitando isso e tentam estabelecer regras muito mais restritivas do que aquilo que está na lei. Muitas consequências dramáticas já estão acontecendo, com produtores vivendo a incerteza da venda daquilo que produzem. E mais consequências poderão acontecer se essas empresas não respeitarem o Código Florestal brasileiro e os marcos estabelecidos pela nossa legislação”, afirmou, endereçando a fala ao presidente da Câmara, Arthur Lira, para que possa travar esse debate no Congresso Nacional.

Também participaram do evento: Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi, embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil; deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; senador Veneziano Vital do Rêgo, vice-presidente do Senado Federal; Sidney Leon Romeiro, embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos; Osmar Chohfi, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Helder Barbalho, governador do Pará; César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso; Paulo Araújo, deputado estadual; e Silvio Rangel, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador alinha PPA para atender 100% dos Objetivos Sustentáveis da ONU

Publicado

Mato Grosso passa a ter seu plano plurianual (PPA) para os anos de 2024 a 2027, alinhado em 100% aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O governador Mauro Mendes assinou o decreto instituindo a Política Estadual de Promoção da Agenda 2030 em Mato Grosso, nesta sexta-feira (08.12), durante o Painel Novos Arranjos Institucionais e o Papel dos Consórcios Interestaduais, na COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O PPA atual já havia implementado 85% dos objetivos sustentáveis, e agora com a nova política passa a estar 100% alinhado às metas da ONU.

“Já havíamos iniciado a implementação há algum tempo e a própria ONU reconheceu nossa iniciativa. Fizemos alguns ajustes, por meio do decreto, e agora Mato Grosso contempla 100% dos ODS da ONU. Vamos trabalhar para atender aos 17 objetivos e implementar as ações em nosso Estado nos próximos anos”, destacou Mauro Mendes.

O governador explicou que para atender de forma afetiva às metas da organização, o trabalho será articulado junto aos municípios e setores produtivos.

“Essa agenda é importante para o Estado e para a imagem ambiental de Mato Grosso, no Brasil e no mundo, e o envolvimento dos municípios e do setor produtivo é primordial para que as ações tenham a abrangência necessária”, afirmou ele.

Com o decreto, o Estado atende aos 17 objetivos e 169 metas da ONU, com ações voltadas à segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades, erradicação da pobreza, igualdade de gênero, energia, água, saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos ecossistemas, crescimento econômico inclusivo e solidário, infraestrutura e industrialização responsável e governança participativa.

Para o cumprimento das metas serão aprimoradas as políticas públicas existentes, com capacitação de servidores, integração com outros poderes, órgãos e sociedade, além de elaboração de diagnósticos e planos de ação.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana