Policial
Polícia Civil fortalece investigações contra organizações e prende 121 criminosos
Publicado
4 de julho de 2018, 13:15
A Gerência de Combate ao Crime Organizado da Polícia Judiciária Civil prendeu 121 criminosos em trabalhos investigativos de crimes de média e alta complexidade, ocorridos no primeiro semestre de 2018. Os casos tiveram repercussão em Mato Grosso, como a sequência de ataques a agentes penitenciários praticados entre os dias 22 a 24 de março, que culminou na operação Segregare, nesta terça-feira (02.07).
As operações desenvolvidas nos primeiros seis meses e começo de julho resultaram na desarticulação de organizações criminosas de roubos a bancos, ataques a órgãos e agentes públicos, defensivos agrícolas, furtos com arrombamentos de agências bancárias, tráfico de drogas e extorsão mediante sequestro.
Em coletiva de imprensa, na sede da Polícia Civil, o secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia, falou da atuação firme e técnica desenvolvida pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). “Aqui no Estado de Mato Grosso investimos contra as organizações criminosas. Temos um enfrentamento firme, especializado e muito técnico. E isso logicamente incomoda porque temos hoje uma força integrada, uma atuação permanente com o Sistema Penitenciário da Sejudh, Polícia Militar, Polícia Civil e Politec. Todos esses órgãos estão atuando em conjunto e prendendo pessoas que tentam burlar as leis”, afirmou.
![]() |
Os números de prisões de 2018 já ultrapassaram todo o ano de 2017, quando 89 criminosos foram presos e dobraram o ano de 2016, que terminou com 56 prisões efetuadas pelas equipes de delegados, escrivães e investigadores da unidade especializada.
As investigações são resultantes do emprego de inteligência, monitoramento e troca de informações permanentes entre as Polícias (Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal), Sistema Penitenciário da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), núcleos de inteligências das delegacias do interior, Diretoria de Inteligência da PJC, Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e demais agências de inteligência, seja em território estadual ou nacional.
“Focamos no trabalho de inteligência, com o fortalecimento do nosso núcleo de inteligência e buscamos fazer ações constantes visando desarticulação de organizações criminosas. O trabalho integrado com outras instituições também foi fundamental para o sucesso das investigações”, observou o delegado titular do GCCO, Diogo Santana Souza.
Um dos trabalhos qualificados que tiveram intensa atuação foram as investigações contra organizações criminosas, cujas lideranças presas em unidades penitenciárias de Mato Grosso arregimentam criminosos de fora das grades para prática de crimes diversos, em que muitos causaram temor e pânico na sociedade, como os chamados “Salves” compartilhados via redes sociais. A maior parte dos envolvidos foi identificada e presa.
Operações 2018
![]() |
Na repressão às facções criminosas tiveram destaque à operação 10º Mandamento, iniciada pela Polícia Civil da Regional de Barra do Garças, que teve a parceria do GCCO, culminando na prisão 37 criminosos no dia 14 de março. A operação cumpriu 51 ordens judiciais (38 mandados de prisão e 13 buscas) em cidades de Mato Grosso, Goiás e Paraná. Veja mais. As Operações Panóptico 2, 3 e 4, para coleta de informações de integrantes de organizações criminosas, nas três edições realizadas neste ano, sete pessoas foram presas em flagrantes e apreendido vasto material, como celulares e documentos, que estão ajudando a materializar inquéritos policiais. Veja mais.
Na lista estão ainda à operação Regressus (25/04/18) – esquema de fraudes em processos de progressão de regime de presos; operação Camaleão (04/05/18) – furtos a agências bancárias mediante arrombamento de paredes e cofres; e a operação Segregare (03/07/2018) – em resposta aos ataques praticados contra três casas de agentes penitenciários e à sede do sindicato da categoria-, além de várias outras ações pontuais como incursões e monitoramentos que resultaram em prisões em Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Rosário Oeste, Arenápolis, Poxoréu, Nobres, Porto Velho (RO), Campuã (MS), Belo Horizonte (MS) e Sonora (MS), desenvolvidas com apoio das Polícias Civil e Militar da localidade.
Todo o esforço policial resultou também na recuperação de mais de 8 mil litros de defensivos agrícolas, R$ 28.458,00, 1 pistola calibre 40, 1 revólver 38, 1 fuzil, mais de 100 munições (12 do calibre 38, 62 calibre 9mm, 30 calibre 40), dois coletes balísticos, 3 veículos, drogas, celulares e outros.
![]() |
Operação Segregare
As investigações da operação Segregare iniciaram em março deste ano, após tiros efetuados na noite do dia 22 de março na casa de um agente penitenciário, no bairro Nova Conquista, em Cuiabá. No dia seguinte, às 6h de 23 de março, disparos foram feitos contra a sede do Sindicato dos Agentes Penitenciários. Novos disparos em duas casas de agentes ocorreram na madrugada do dia 24 de março, sendo um por volta de 01h30, na região de chácara do bairro Sucuri, Capital, e às 02h30 em uma residência no bairro Vila Arthur, em Várzea Grande.
A operação cumpriu mandados de prisão contra nove suspeitos, mandantes e executores, envolvidos nas ações criminosas. Foram 7 mandados de prisão preventiva, 2 mandados de prisão temporária e 4 mandados de busca e apreensão, no trabalho coordenado pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), com apoio investigativo do Núcleo de Inteligência da Diretoria Metropolitana e Inteligência do Sistema Penitenciário da Sejudh, e apoio operacional da Polícia Federal, Diretoria de Inteligência, Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), das Delegacias da Polícia Civil de Lucas do Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Tangará da Serra, Água Boa, Gerência de Operações Especiais (GOE) e Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer).
Imagens de explosivos, armas e mensagens encontradas em um celular apreendido com os presos, durante revistas realizadas pelo Sistema Penitenciário nas celas, indicam que eles também planejaram e executaram a ação criminosa contra a Sesp, em que parte do muro da secretaria foi explodido no dia 18 de abril.
O delegado Diogo Santana destacou que a intenção dos criminosos era matar agentes prisionais. “Pela análise das conversas feitas por aplicativos de celular, observamos que antes dos atentados eles se reuniam para combinar os detalhes, dizendo realmente que o objetivo era ceifar a vida dos agentes penitenciários. Após os ataques eles novamente se reuniam para cobrar os resultados pretendidos. Os mandantes cobravam aos executores a respeito dos resultados (porque não mataram)”, revelou.
![]() |
Os alvos da operação são cinco mandantes apontados como lideranças de alto escalão de uma facção criminosa. Foram eles que ordenaram os ataques praticados por membros de menor escalão, que estão do lado de fora da cadeia. Quatro dos líderes estão presos em estabelecimentos prisionais do Estado. São eles: João Luiz Baranoski (Lobo (PCE)), Ciclenio Lourenço de Araújo (Timpa (PCE)), Joabe Pereira Marcondes (G3 (Àgua Boa)) e Gabriel Antônio Rosa (Tangará da Serra).
O quinto, Paulo César da Silva (Petróleo), é um dos principais chefes da facção que foi solto recentemente. Ele foi preso na cidade de Sorriso, na sexta-feira (29.06), na cidade de Sorriso e transferido sábado (30.06) para Cuiabá.
Os demais alvos são: Benedito Diogo da Silva (PCE), Welliton Oliveira Marques, Eduardo da Silva Gonçalves e Telmo de Oliveira Barboza.
Segundo a investigação, os criminosos criaram um grupo no aplicativo Whatsapp denominado “Vamos para cima”, para planejar os ataques entre as pessoas ligadas direta e indiretamente a ação criminosa. “O grupo era para discutir os detalhes de como seriam realizados os ataques. Nesse grupo era eleito o executor, quem seria o indivíduo que iria ao local executar o crime, qual arma e veículos utilizados, qual residência seria atacada. Eles faziam levantamento prévio da residência com fotografia da casa e do agente”, explicou.
![]() |


Policial
Dupla criminosa que agiu em roubos a transeuntes em VG é presa em flagrante com celulares e documentos das vítimas
Publicado
28 de junho de 2022, 20:05
Dois irmãos, de 30 e 36 anos, apontados em diversos roubos cometidos com violência, foram presos em flagrante nesta terça-feira (28) pela equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande. A equipe da Derf realizou diversas diligências para identificar e localizar a dupla criminosa e conseguiu prender os irmãos no Distrito de Bonsucesso.
Com eles foram apreendidos o veículo HB20 utilizado para cometer o roubo registrado na segunda-feira (27), no bairro Jardim Costa Verde, e os celulares e documentos levados das vítimas. Os criminosos ainda usaram cartões das vítimas para fazer compras, efetuando os pagamentos com a tecnologia por aproximação.
Roubos
Duas vítimas estavam sentadas na calçada de uma residência do bairro Costa Verde, quando a dupla se aproximou com o HB20 e desceu, anunciando o roubo, na tarde de segunda-feira.
Os dois criminosos, munidos cada um com uma arma de fogo, ordenaram que as vítimas entregassem seus pertences e ainda as ameaçaram de morte. Durante o roubo, um dos suspeitos desferiu um tapa no rosto de uma das vítimas e a dupla fugiu levando dois aparelhos celulares, uma jaqueta e carteiras com documentos pessoais e bancários.
Após cometer o roubo, os criminosos utilizaram os cartões das vítimas em estabelecimentos comerciais, um deles no bairro 24 de Dezembro, pagando as compras pelo sistema de aproximação.
Prisões
Os dois irmãos foram localizados no Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande. Além dos celulares levados no roubo desta segunda-feira, na residência da dupla foram localizados outros aparelhos, ambos modelos Iphone e roubados em Cuiabá. Com um dos criminosos foi apreendido um chapéu camuflado que ele usava durante um dos roubos. E o outro usava a camisa de um time, a mesma em que ele aparece nas imagens de um supermercado onde usou o cartões das vítimas.
“A dupla estava aterrorizando a cidade, com a prática de roubos contra transeuntes, executando
os crimes com o mesmo modus operandis – além da grave ameaça, eles eram extremamente violentos com as vítimas, ao ponto de agredi-las fisicamente, desferindo socos nos rostos das vítimas”, explicou a delegada Elaine Fernandes.
A suspeita da equipe da Derf de Várzea Grande é de que os dois criminosos também atuam na receptação de produtos de crime. Os dois Iphones encontrados foram roubados na Capital, um no início de junho, no bairro Pico do Amor, e outro no mês de novembro do ano passado, no Bosque da Saúde.
“Os dois não possuem apenas o parentesco, evidenciando também, um vínculo muito forte para a prática contumaz de roubos. Além dos roubos apontados, há outras ocorrências, em trâmite na Derf nas quais se constam o mesmo modus operandis”, pontuou a delegada titular da Derf.
Um dos presos em flagrante tem condenação por roubo e o outro registro criminal por furto.
Roubo a transeuntes
A Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande recebeu o registro de outra ocorrência, em que a vítima reconheceu a dupla criminosa como os autores do roubo ocorrido no dia 11 de junho, também no bairro Costa Verde.
A vítima voltava do serviço de bicicleta, quando foi interceptada pela dupla , que partiram pra cima ordenando que entregasse seu celular uma corrente de ouro. Um dos irmãos ainda colocou a mão na cintura simulando que estaria armado. Um deles desferiu socos contra o rosto da vítima antes de fugir levando o aparelho Iphone avaliado em R$ 4 mil e a corrente de ouro.
“O comprometimento e competência das equipes de investigadores que se empenharam nas diligências foram fundamentais para chegar a essa prisão em flagrante, de extrema importância, haja vista que se tratam de criminosos contumazes”, finalizou a delegada.
Fonte: PJC MT
Policial
Armas de fogo são apreendidas em investigação sobre crimes de violência doméstica e suspeito detido
Publicado
28 de junho de 2022, 19:40
Duas armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Civil nesta terça-feira (28), em Lucas do Rio Verde, durante cumprimento de mandado judicial em uma investigação sobre crime de violência doméstica. O dono das pistolas, de 35 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal e posse irregular de arma de fogo.
A equipe do Núcleo de Atendimento à Criança, Mulher e Idoso deu cumprimento ao mandado judicial que determinou a busca das armas em endereços do suspeito e a suspensão do porte das duas armas de fogo, calibre 9mm.
A vítima procurou a Polícia Civil e solicitou medidas protetivas de urgência. Durante checagem de informações, as policiais do Núcleo da Mulher constataram que o suspeito possuía registro de duas armas de fogo. O delegado Eugênio Rudy representou à Justiça pela apreensão e suspensão do porte.
O suspeito é investigado pelos crimes de ameaça, injúria e perseguição contra a ex-mulher.
Fonte: PJC MT

Senado aprova MP que aumenta garantias para setor agro captar recursos

Senado aprova ampliação de instituições participantes do Pronatec

Tiago Barbosa celebra oportunidade de viver Milton Nascimento no palco

Câmara dos Deputados aprova Plano Nacional do Esporte

Anitta ainda não sabe em quem irá votar: ‘Quero estudar os candidatos’
Política MT


Assembleia aprova “Programa de Alimentação Balanceada” para escolas de MT
Foto: Karen Malagoli A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 77/2019...


Professor Allan destina emenda para reforma do ginásio poliesportivo em Santo Antônio de Leverger
No ato de assinatura da ordem de serviço para a reforma do ginásio também foram entregues uniformes de passeio para...


Deputado cobra resposta do governo sobre retorno de servidores da Empaer
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT O deputado estadual Valdir Barranco (PT) usou a tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa de...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Dupla criminosa que agiu em roubos a transeuntes em VG é presa em flagrante com celulares e documentos das vítimas
Dois irmãos, de 30 e 36 anos, apontados em diversos roubos cometidos com violência, foram presos em flagrante nesta terça-feira...


Armas de fogo são apreendidas em investigação sobre crimes de violência doméstica e suspeito detido
Duas armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Civil nesta terça-feira (28), em Lucas do Rio Verde, durante cumprimento de...


Polícia Civil destrói duas toneladas de drogas na segunda incineração do ano em Cuiabá
Aproximadamente duas toneladas de entorpecentes foram incinerados pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE),...
Mais Lidas da Semana
-
Política Nacional22 de junho de 2022, 22:05
Senado aprova PDL que libera gasto com pessoal de organizações sociais
-
Política MT22 de junho de 2022, 16:05
Escolas recebem aparelhos de ar-condicionado através de emenda do deputado João Batista
-
Policial23 de junho de 2022, 15:35
Polícia Civil recupera em VG camionete furtada no bairro Santa Cruz em Cuiabá
-
Política MT22 de junho de 2022, 09:50
Assembleia aprova PL que cria política de estímulo à prática profissional de jogos eletrônicos
-
Política Nacional22 de junho de 2022, 14:20
Congresso aprova uso de avião agrícola no combate a incêndio florestal
-
Esportes23 de junho de 2022, 08:30
Goiás e Atlético empatam sem gols
-
Política Nacional23 de junho de 2022, 14:50
Senado quer ampliar programas sociais em troca da desoneração do ICMS
-
Política MT23 de junho de 2022, 11:36
Deputado cobra resposta do governo sobre retorno de servidores da Empaer