Policial
Polícia Civil fortalece investigações contra organizações e prende 121 criminosos
Publicado
4 de julho de 2018, 13:15
A Gerência de Combate ao Crime Organizado da Polícia Judiciária Civil prendeu 121 criminosos em trabalhos investigativos de crimes de média e alta complexidade, ocorridos no primeiro semestre de 2018. Os casos tiveram repercussão em Mato Grosso, como a sequência de ataques a agentes penitenciários praticados entre os dias 22 a 24 de março, que culminou na operação Segregare, nesta terça-feira (02.07).
As operações desenvolvidas nos primeiros seis meses e começo de julho resultaram na desarticulação de organizações criminosas de roubos a bancos, ataques a órgãos e agentes públicos, defensivos agrícolas, furtos com arrombamentos de agências bancárias, tráfico de drogas e extorsão mediante sequestro.
Em coletiva de imprensa, na sede da Polícia Civil, o secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia, falou da atuação firme e técnica desenvolvida pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). “Aqui no Estado de Mato Grosso investimos contra as organizações criminosas. Temos um enfrentamento firme, especializado e muito técnico. E isso logicamente incomoda porque temos hoje uma força integrada, uma atuação permanente com o Sistema Penitenciário da Sejudh, Polícia Militar, Polícia Civil e Politec. Todos esses órgãos estão atuando em conjunto e prendendo pessoas que tentam burlar as leis”, afirmou.
![]() |
Os números de prisões de 2018 já ultrapassaram todo o ano de 2017, quando 89 criminosos foram presos e dobraram o ano de 2016, que terminou com 56 prisões efetuadas pelas equipes de delegados, escrivães e investigadores da unidade especializada.
As investigações são resultantes do emprego de inteligência, monitoramento e troca de informações permanentes entre as Polícias (Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal), Sistema Penitenciário da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), núcleos de inteligências das delegacias do interior, Diretoria de Inteligência da PJC, Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e demais agências de inteligência, seja em território estadual ou nacional.
“Focamos no trabalho de inteligência, com o fortalecimento do nosso núcleo de inteligência e buscamos fazer ações constantes visando desarticulação de organizações criminosas. O trabalho integrado com outras instituições também foi fundamental para o sucesso das investigações”, observou o delegado titular do GCCO, Diogo Santana Souza.
Um dos trabalhos qualificados que tiveram intensa atuação foram as investigações contra organizações criminosas, cujas lideranças presas em unidades penitenciárias de Mato Grosso arregimentam criminosos de fora das grades para prática de crimes diversos, em que muitos causaram temor e pânico na sociedade, como os chamados “Salves” compartilhados via redes sociais. A maior parte dos envolvidos foi identificada e presa.
Operações 2018
![]() |
Na repressão às facções criminosas tiveram destaque à operação 10º Mandamento, iniciada pela Polícia Civil da Regional de Barra do Garças, que teve a parceria do GCCO, culminando na prisão 37 criminosos no dia 14 de março. A operação cumpriu 51 ordens judiciais (38 mandados de prisão e 13 buscas) em cidades de Mato Grosso, Goiás e Paraná. Veja mais. As Operações Panóptico 2, 3 e 4, para coleta de informações de integrantes de organizações criminosas, nas três edições realizadas neste ano, sete pessoas foram presas em flagrantes e apreendido vasto material, como celulares e documentos, que estão ajudando a materializar inquéritos policiais. Veja mais.
Na lista estão ainda à operação Regressus (25/04/18) – esquema de fraudes em processos de progressão de regime de presos; operação Camaleão (04/05/18) – furtos a agências bancárias mediante arrombamento de paredes e cofres; e a operação Segregare (03/07/2018) – em resposta aos ataques praticados contra três casas de agentes penitenciários e à sede do sindicato da categoria-, além de várias outras ações pontuais como incursões e monitoramentos que resultaram em prisões em Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Rosário Oeste, Arenápolis, Poxoréu, Nobres, Porto Velho (RO), Campuã (MS), Belo Horizonte (MS) e Sonora (MS), desenvolvidas com apoio das Polícias Civil e Militar da localidade.
Todo o esforço policial resultou também na recuperação de mais de 8 mil litros de defensivos agrícolas, R$ 28.458,00, 1 pistola calibre 40, 1 revólver 38, 1 fuzil, mais de 100 munições (12 do calibre 38, 62 calibre 9mm, 30 calibre 40), dois coletes balísticos, 3 veículos, drogas, celulares e outros.
![]() |
Operação Segregare
As investigações da operação Segregare iniciaram em março deste ano, após tiros efetuados na noite do dia 22 de março na casa de um agente penitenciário, no bairro Nova Conquista, em Cuiabá. No dia seguinte, às 6h de 23 de março, disparos foram feitos contra a sede do Sindicato dos Agentes Penitenciários. Novos disparos em duas casas de agentes ocorreram na madrugada do dia 24 de março, sendo um por volta de 01h30, na região de chácara do bairro Sucuri, Capital, e às 02h30 em uma residência no bairro Vila Arthur, em Várzea Grande.
A operação cumpriu mandados de prisão contra nove suspeitos, mandantes e executores, envolvidos nas ações criminosas. Foram 7 mandados de prisão preventiva, 2 mandados de prisão temporária e 4 mandados de busca e apreensão, no trabalho coordenado pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), com apoio investigativo do Núcleo de Inteligência da Diretoria Metropolitana e Inteligência do Sistema Penitenciário da Sejudh, e apoio operacional da Polícia Federal, Diretoria de Inteligência, Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), das Delegacias da Polícia Civil de Lucas do Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Tangará da Serra, Água Boa, Gerência de Operações Especiais (GOE) e Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer).
Imagens de explosivos, armas e mensagens encontradas em um celular apreendido com os presos, durante revistas realizadas pelo Sistema Penitenciário nas celas, indicam que eles também planejaram e executaram a ação criminosa contra a Sesp, em que parte do muro da secretaria foi explodido no dia 18 de abril.
O delegado Diogo Santana destacou que a intenção dos criminosos era matar agentes prisionais. “Pela análise das conversas feitas por aplicativos de celular, observamos que antes dos atentados eles se reuniam para combinar os detalhes, dizendo realmente que o objetivo era ceifar a vida dos agentes penitenciários. Após os ataques eles novamente se reuniam para cobrar os resultados pretendidos. Os mandantes cobravam aos executores a respeito dos resultados (porque não mataram)”, revelou.
![]() |
Os alvos da operação são cinco mandantes apontados como lideranças de alto escalão de uma facção criminosa. Foram eles que ordenaram os ataques praticados por membros de menor escalão, que estão do lado de fora da cadeia. Quatro dos líderes estão presos em estabelecimentos prisionais do Estado. São eles: João Luiz Baranoski (Lobo (PCE)), Ciclenio Lourenço de Araújo (Timpa (PCE)), Joabe Pereira Marcondes (G3 (Àgua Boa)) e Gabriel Antônio Rosa (Tangará da Serra).
O quinto, Paulo César da Silva (Petróleo), é um dos principais chefes da facção que foi solto recentemente. Ele foi preso na cidade de Sorriso, na sexta-feira (29.06), na cidade de Sorriso e transferido sábado (30.06) para Cuiabá.
Os demais alvos são: Benedito Diogo da Silva (PCE), Welliton Oliveira Marques, Eduardo da Silva Gonçalves e Telmo de Oliveira Barboza.
Segundo a investigação, os criminosos criaram um grupo no aplicativo Whatsapp denominado “Vamos para cima”, para planejar os ataques entre as pessoas ligadas direta e indiretamente a ação criminosa. “O grupo era para discutir os detalhes de como seriam realizados os ataques. Nesse grupo era eleito o executor, quem seria o indivíduo que iria ao local executar o crime, qual arma e veículos utilizados, qual residência seria atacada. Eles faziam levantamento prévio da residência com fotografia da casa e do agente”, explicou.
![]() |


Policial
Policiais civis prendem em flagrante autor de roubo e estupro contra jovem em Várzea Grande
Publicado
10 de dezembro de 2023, 11:46
Uma equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande prendeu em flagrante, na noite deste sábado (09.12), um homem de 31 anos pelo crime de roubo seguido de estupro. Os crimes ocorreram na região do bairro Cristo Rei.
A vítima contou que estava chegava em sua residência, no início da manhã de sábado, quando foi abordada por um homem que pediu água. A jovem passou a água pelo buraco do muro, contudo, o criminoso voltou e pediu um balde alegando que precisava colocar água no radiador do veículo. Quando a vítima abriu o portão, o suspeito a agarrou pelo pescoço dizendo que era um assalto e mandou entrar na residência. Armado com uma faca e ameaçando a vítima, o criminoso abusou sexualmente da jovem, roubou seu aparelho celular e carteira com documentos e fugiu trancando o portão da casa.
Com as informações prestadas pela vítima, a equipe da Derf de Várzea Grande iniciou as diligências para identificar o suspeito e conseguiu chegar ao veículo utilizado por ele, um modelo GM Celta prata.
O suspeito foi localizado pelos policiais da Derf no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. Durante a abordagem , ele entregou a faca utilizada para ameaçar a vítima e o celular roubado que estavam em sua posse no momento da prisão. O suspeito foi encaminhado à delegacia especializada e reconhecido formalmente pela vítima.
Em interrogatório, ele confessou os crimes e disse que após roubar e abusar da vítima, seguiu para seu trabalho, uma oficina mecânica no bairro Parque Cuiabá. Depois foi em uma loja onde comprou roupas e por volta das 19h seguiu para um jogo de futebol.
O criminoso foi autuado em flagrante pelos crimes de roubo majorado e estupro consumado. A autoridade policial representou ao Poder Judiciário pela conversão do flagrante em prisão preventiva.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Policial
Operação Família Quebrada cumpre 19 mandados contra traficantes em Paranaíta
Publicado
9 de dezembro de 2023, 15:46
Deflagrada pela Delegacia da Polícia Civil de Paranaíta, neste sábado (09.12), a Operação Família Quebrada cumpriu 19 ordens judiciais contra investigados pelo crime de tráfico de drogas no município.
Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. Os investigados são reincidentes e ligados a uma organização criminosa. Um dos presos exercia a função de disciplina da facção.
Durante as buscas foram apreendidas porções de maconha e pasta base de cocaína, dinheiro em espécie, um simulacro de arma de fogo do tipo metralhadora e aparelhos celulares.
Duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico. Todos os presos na operação foram encaminhados à unidade prisional de Alta Floresta.
“A Polícia Civil reforça seu compromisso em combater a criminalidade organizada e o inquérito policial instaurado contra todos os envolvidos presos nesta operação está em fase final de conclusão”, pontuou a delegada Paula Meira Barbosa.
Participaram da Operação Família Quebrada 50 policiais civis das unidades da Polícia Civil na Regional de Alta Floresta.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Milei diz que ajuste fiscal é única alternativa para a economia

Governo apresenta cultura pantaneira, etnoturismo e observação de onça em evento nacional

Polícia Militar participa da ação Natal Feliz para moradores de Várzea Grande

Vídeo: Kirchner é vaiada e faz gesto obsceno a apoiadores de Milei

‘Nenhum governo recebeu pior herança’, diz Milei em seu 1º discurso
Política MT


Caminhada, neste domingo (10), pede fim da violência contra as mulheres
Dez de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos e o último da campanha nacional “21 Dias de Ativismo”,...


ALMT debate em audiência pública a Proposta de Lei Orçamentaria de 2024
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, realizou audiência pública, nesta quinta-feira...


Projeto que altera o Código Estadual do Meio Ambiente é discutido em audiência pública
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), realizou audiência pública...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Policiais civis prendem em flagrante autor de roubo e estupro contra jovem em Várzea Grande
Uma equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande prendeu em flagrante, na noite deste sábado (09.12),...


Operação Família Quebrada cumpre 19 mandados contra traficantes em Paranaíta
Deflagrada pela Delegacia da Polícia Civil de Paranaíta, neste sábado (09.12), a Operação Família Quebrada cumpriu 19 ordens judiciais contra...


Criminoso procurado no Pará é localizado pela Polícia Civil em Lucas do Rio Verde
Uma ação conjunta da Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado e Delegacia...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso5 de dezembro de 2023, 20:15
Mais uma vez o jornalista Otávio Alves tem reconhecimento pelos serviços prestados ao Mato Grosso
-
Policial6 de dezembro de 2023, 18:45
Polícia Civil prende mais um criminoso envolvido em homicídio ocorrido no fim de semana em Cáceres
-
Policial7 de dezembro de 2023, 18:15
Operação Contrafluxo. FICCO-MT Desmantela Grupo que Tentou Enviar uma Tonelada de Cocaína ao Sudeste
-
Policial7 de dezembro de 2023, 18:15
Polícia Civil prende em flagrante autor de tentativa de homicídio no norte de MT
-
Esportes7 de dezembro de 2023, 01:45
Cuiabá goleia o Athletico-PR e termina o Brasileirão na 12ª posição
-
Política Nacional4 de dezembro de 2023, 19:15
Alckmin projeta crescimento de 12% com reforma tributária
-
Policial7 de dezembro de 2023, 07:15
Operação Contrafluxo cumpre 26 mandados contra grupo criminoso que tentou enviar uma tonelada de cocaína ao Sudeste
-
Esportes7 de dezembro de 2023, 01:45
Corinthians bate o Coritiba por 2 a 0 e encerra sua participação no Brasileirão na 13ª colocação