Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Prédio onde soldados eram treinados para a guerra virou biblioteca pública em MT

Publicado

Por Elias Neto, TV Centro América

O prédio onde funciona a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, no Centro de Cuiabá, foi uma unidade militar que treinava combatentes para guerra. Fundada em 26 de março de 1912, passou por duas sedes até ocupar o prédio do Palácio da Instrução, em 1975.

O prédio tem o estilo neoclássico está preservado e abriga uma das maiores bibliotecas de Mato Grosso.

A biblioteca guarda cerca de 80 mil livros entre acervo geral e acervo do estado, e também alguns livros específicos com temas afro, indígenas e uma sala com obras literárias raras.

“Um local que antes abrigava uma unidade militar, e suas armas, hoje dá lugar a outro tipo de arma, talvez a mais poderosa de todas elas – os livros. Muitas décadas se passaram para que fosse feita essa transição, mas em todas elas havia algo em comum, a imponência do prédio chamado Palácio da Instrução”, são palavras do professor mestre Fernando José Ribeiro dos Santos, ex-superintendente de Educação e Cultura do estado.

Eliane Maria Moreira, gerente da biblioteca pública estadual, disse que a importância da biblioteca pública é manter a comunidade informada, contribuir para que as pessoas tenham o gosto e o prazer na prática da leitura.

A historiadora Fabíola Arruda de Souza contou que a instituição tem grande importância para o público em geral e que várias pessoas frequentam o lugar. “A biblioteca é um verdadeiro tesouro, guardiã da memória de vários trabalhos e autores da história. Tudo isso é muito importante para Mato Grosso e as pessoas vem aqui pesquisar, conhecer e estudar” disse.

A construção do prédio favorece a temperatura do local. Construído em um tempo que nem se falava em ar-condicionado, as portas imensas, janelas grandes e paredes de 70 centímetros de largura, que garantem uma temperatura mais amena e proporciona conforto e tranquilidade para o público que usufrui do espaço.

Biblioteca tem acervo de mais de 80 mil livros — Foto: Divulgação/ Secretaria de Cultura de MTNo projeto inicial do imóvel, o lugar também serviu como escola. Abrigou duas instituições públicas de ensino da capital. O local funcionou como a Escola Normal Pedro Celestino e a Escola Modelo Barão de Melgaço, e temporariamente a Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller.

O professor Gabriel Novis Neves conta que vários governadores do estado queriam que o prédio fosse um marco para a educação. O governador Joaquim Costa Marques construiu o prédio e chamou de Palácio da Instrução. Ele disse que acha correto o nome. “Educação é em casa e instrução é na escola”, afirmou.

De acordo com a gerente da biblioteca, a instituição, além de receber a população, como um trabalho de inclusão social, as portas também são abertas inclusive para os moradores de rua. Existe uma equipe multidisciplinar que leva cultura e informação para outros lugares fora do ambiente da biblioteca.

A biblioteca tem projetos itinerantes, onde uma equipe viaja para outros lugares no estado. Existem programas do governo que fazem renovação e preservação dos acervos. Além dos livros físicos, o lugar tem laboratório de informática e livros em braile para deficientes visuais, como a Bíblia Sagrada.

Este ano a neta de Estevão de Mendonça doou para o acervo da biblioteca um livro escrito pelo avô que é homenageado com o nome da biblioteca. O livro tem 100 anos e foi publicado em 1919. Além do livro, foi doado para a biblioteca documentos raríssimos.

“Diz o geógrafo Peshel, citado por João Ribeiro, que foi o ouro, ou a ilusão do ouro, que povoou quase toda a América. Tal conceito aplica-se rigorosamente às origens da cidade de Cuiabá”, trecho do livro.

Estevão de Mendonça nasceu em 1869, em Santo Antônio da Barra, distrito de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá. Foi advogado, historiador, sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e da Academia Mato Grossense de Letras. Estevão morreu em 1949.

A biblioteca é considerada patrimônio da cultura mato-grossense. O espaço funciona também para manifestações culturais e tem programação de contação de história, cursos, oficinas.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Comissão da Câmara apresenta equipe gestora da Procuradoria Especial da Mulher

Publicado

Vinícius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá 
As expectativas estão grandes para a inauguração da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Câmara Municipal de Cuiabá. Na manhã desta segunda-feira (10), a Comissão dos Direitos da Mulher se reuniu e apresentou à população os membros da futura procuradoria da Casa de Leis. 
A Procuradoria Especial da Mulher será composta pela procuradora, vereadora Maria Avalone (PSDB); pela primeira-adjunta, vereadora Maysa Leão (Republicanos); pela segunda-adjunjta, vereadora Michelly Alencar (União Brasil) e pelo subprocurador,  procurador geral Eustáquio Neto. Além desses, uma equipe com membro jurídico, assistente social e psicóloga. 
Durante a apresentação, a presidente da comissão, vereadora Maria Avalone, destacou a importância da criação da PEM, que será oficialmente inaugurada em março de 2026, mês dedicada às mulheres. Para a parlamentar, o novo órgão será, sobretudo, um espaço de acolhimento e encaminhamento de casos de violência contra a mulher.
“É muito importante ter uma Procuradoria Especial instalada e já em funcionamento. É mais uma defesa, mais um mecanismo que temos para enfrentar essa violência que está aí. Aqui na Câmara, vamos poder acolher essas mulheres e encaminhar todos os casos, trabalhando junto com as demais instituições para mudar esse quadro”, afirmou Avalone.
A vereadora explicou que a equipe já iniciou os preparativos e que o espaço está sendo estruturado para garantir um atendimento eficiente e humanizado. “Nós já estamos trabalhando, mas agora estamos organizando o espaço para que no dia 8 de março possamos fazer a instalação e a inauguração oficial”, completou.
O procurador geral do legislativo e subprocurador da PEM, Eustáquio Neto, disse que sua função principal será fazer a interligação entre a Procuradoria e as instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, como o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Defensoria Pública, além de ONGs e entidades da sociedade civil.
“É uma alegria e uma honra poder fazer parte desse time. Como subprocurador, meu papel será coordenar essas ações jurídicas e auxiliar em tudo que for necessário para fortalecer o trabalho da Procuradoria. A Câmara é a casa da democracia, um espaço em que as pessoas se sentem próximas e representadas. Com a criação da Procuradoria Especial da Mulher, a Câmara dá um passo muito importante. Tenho certeza de que muitas mulheres serão poupadas e que, por meio da educação e das ações desenvolvidas, conseguiremos vencer esse mal que é a violência”, afirmou Neto.
A advogada Mariana Gusmão, que integra a equipe jurídica da PEM, explicou como será feito o atendimento e o acolhimento jurídico às mulheres que procurarem o órgão. Ela esclarece que o serviço vai funcionar como uma triagem inicial, identificando o tipo de violência ou necessidade enfrentada por cada mulher.
“Sempre que elas procurarem atendimento pelos nossos canais, será feita uma triagem por mim. Vou avaliar se se trata de um caso de violência patrimonial, psicológica ou física, se há uma emergência que exija acionar a polícia, ou se é uma questão de pensão, moradia ou auxílio aos filhos. Nós não representamos juridicamente a mulher vítima de violência, mas damos todo o suporte e encaminhamento necessário à Defensoria Pública, além de ajudar na redação de relatos, já que muitas vezes elas não conseguem verbalizar o que estão passando”, explicou.
Ela destacou ainda que a violência patrimonial e financeira é hoje reconhecida como uma forma grave de agressão e que a orientação jurídica é essencial para libertar mulheres de situações de dependência e controle. 
A equipe da Procuradoria Especial também irá contar com a assistência social de Márcia Ferreira da Paz, que explicou que o seu trabalho será voltado ao acolhimento e encaminhamento das mulheres que buscarem apoio no órgão. 
“Eu vou atuar na parte social, auxiliando e orientando as mulheres que chegarem até nós. O nosso papel é ter esse olhar sensível para entender qual a necessidade de cada uma, se é uma questão jurídica, de saúde ou familiar. Após isso, faremos o encaminhamento correto, sempre com acolhimento e acompanhamento, junto com toda a equipe da Procuradoria”, pontuou.
Outro suporte oferecido será o acompanhamento psicológico a mulheres que estejam em vulnerabilidade social. A psicóloga Adriana Ferraz apontou a importância do acolhimento psicossocial oferecido pela PEM. 
“O trabalho na área da psicologia é amparar e acolher essa mulher no quesito da saúde mental, fazendo com que ela entenda que pode e deve sair desse lugar de vítima. Com a criação da Procuradoria Especial, teremos um espaço físico para acolher e trabalhar psicologicamente essas mulheres, ajudando-as a se enxergarem como pessoas ativas, com valor e pertencimento na sociedade. Nosso papel é plantar essa semente, mostrando que elas podem conquistar o seu espaço e reconstruir suas vidas”, finalizou.
O encontro ainda contou a presença da vereadora e vice-presidente Baixinha Giraldelli (Solidariedade); o vereador e membro titular, Wilson Kero Kero (PMB); as representantes dos gabinetes das vereadoras Maysa Leão e Michelly Alencar; a secretária de Apoio à Cultura Rayana Arnuti; a coordenadora da Sala da Mulher, Maíra Scardelai e a secretária de Tecnologia e Informação, Hellen Medina.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Vereadora anuncia revitalização concluída em quadra poliesportiva

Publicado

Débora Inácio | Assessoria da vereadora Michelly Alencar 
A vereadora Michelly Alencar (União Brasil), juntamente com sua equipe de gabinete, e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, realizaram a entrega de mais uma quadra revitalizada, desta vez no bairro São João dos Lázaros, em Cuiabá.
A ação faz parte do compromisso da parlamentar em transformar os espaços públicos da capital e promover a integração das comunidades.
“Cada obra como essa é fruto de união e dedicação. É muito gratificante ver o envolvimento da comunidade e o empenho da nossa equipe, que desde cedo está aqui fazendo acontecer. O nosso propósito é esse: deixar a marca da transformação por onde passamos”, destacou Michelly.
O secretário Jefferson Neves também ressaltou a importância da parceria entre o poder público e a população.
“Essa é a 12ª quadra revitalizada nos últimos três meses, graças a esse trabalho conjunto. A parceria com a vereadora Michelly e o apoio dos moradores têm permitido grandes resultados com economia de recursos públicos. Com o valor de uma única obra tradicional, conseguimos revitalizar até dez espaços como esse”, explicou.
De acordo com o secretário, a meta é concluir 20 quadras revitalizadas até o final do ano, ampliando o projeto para outros bairros de Cuiabá em 2026.
” A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, reforça o agradecimento à vereadora Michelly Alencar e a todos os voluntários que têm contribuído para levar mais lazer, esporte e cidadania às comunidades cuiabanas”, finalizou o secretário Jefferson.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana