conecte-se conosco


Cuiabá

Prédio onde soldados eram treinados para a guerra virou biblioteca pública em MT

Publicado

Por Elias Neto, TV Centro América

O prédio onde funciona a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, no Centro de Cuiabá, foi uma unidade militar que treinava combatentes para guerra. Fundada em 26 de março de 1912, passou por duas sedes até ocupar o prédio do Palácio da Instrução, em 1975.

O prédio tem o estilo neoclássico está preservado e abriga uma das maiores bibliotecas de Mato Grosso.

A biblioteca guarda cerca de 80 mil livros entre acervo geral e acervo do estado, e também alguns livros específicos com temas afro, indígenas e uma sala com obras literárias raras.

“Um local que antes abrigava uma unidade militar, e suas armas, hoje dá lugar a outro tipo de arma, talvez a mais poderosa de todas elas – os livros. Muitas décadas se passaram para que fosse feita essa transição, mas em todas elas havia algo em comum, a imponência do prédio chamado Palácio da Instrução”, são palavras do professor mestre Fernando José Ribeiro dos Santos, ex-superintendente de Educação e Cultura do estado.

Eliane Maria Moreira, gerente da biblioteca pública estadual, disse que a importância da biblioteca pública é manter a comunidade informada, contribuir para que as pessoas tenham o gosto e o prazer na prática da leitura.

A historiadora Fabíola Arruda de Souza contou que a instituição tem grande importância para o público em geral e que várias pessoas frequentam o lugar. “A biblioteca é um verdadeiro tesouro, guardiã da memória de vários trabalhos e autores da história. Tudo isso é muito importante para Mato Grosso e as pessoas vem aqui pesquisar, conhecer e estudar” disse.

A construção do prédio favorece a temperatura do local. Construído em um tempo que nem se falava em ar-condicionado, as portas imensas, janelas grandes e paredes de 70 centímetros de largura, que garantem uma temperatura mais amena e proporciona conforto e tranquilidade para o público que usufrui do espaço.

Biblioteca tem acervo de mais de 80 mil livros — Foto: Divulgação/ Secretaria de Cultura de MTNo projeto inicial do imóvel, o lugar também serviu como escola. Abrigou duas instituições públicas de ensino da capital. O local funcionou como a Escola Normal Pedro Celestino e a Escola Modelo Barão de Melgaço, e temporariamente a Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller.

O professor Gabriel Novis Neves conta que vários governadores do estado queriam que o prédio fosse um marco para a educação. O governador Joaquim Costa Marques construiu o prédio e chamou de Palácio da Instrução. Ele disse que acha correto o nome. “Educação é em casa e instrução é na escola”, afirmou.

De acordo com a gerente da biblioteca, a instituição, além de receber a população, como um trabalho de inclusão social, as portas também são abertas inclusive para os moradores de rua. Existe uma equipe multidisciplinar que leva cultura e informação para outros lugares fora do ambiente da biblioteca.

A biblioteca tem projetos itinerantes, onde uma equipe viaja para outros lugares no estado. Existem programas do governo que fazem renovação e preservação dos acervos. Além dos livros físicos, o lugar tem laboratório de informática e livros em braile para deficientes visuais, como a Bíblia Sagrada.

Este ano a neta de Estevão de Mendonça doou para o acervo da biblioteca um livro escrito pelo avô que é homenageado com o nome da biblioteca. O livro tem 100 anos e foi publicado em 1919. Além do livro, foi doado para a biblioteca documentos raríssimos.

“Diz o geógrafo Peshel, citado por João Ribeiro, que foi o ouro, ou a ilusão do ouro, que povoou quase toda a América. Tal conceito aplica-se rigorosamente às origens da cidade de Cuiabá”, trecho do livro.

Estevão de Mendonça nasceu em 1869, em Santo Antônio da Barra, distrito de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá. Foi advogado, historiador, sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e da Academia Mato Grossense de Letras. Estevão morreu em 1949.

A biblioteca é considerada patrimônio da cultura mato-grossense. O espaço funciona também para manifestações culturais e tem programação de contação de história, cursos, oficinas.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura envolve população e comunidade escolar na escolha das capas de materiais didáticos

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, sob a gestão do prefeito Abilio Brunini, lançou uma campanha interativa para envolver a população na escolha das capas dos materiais didáticos da rede pública de ensino para o ano letivo de 2025. A iniciativa busca aproximar a administração municipal dos cidadãos, promovendo uma ação conjunta em prol da educação e do orgulho pela cultura e fauna regionais.

Por meio dos canais oficiais da Prefeitura no Facebook (https://www.facebook.com/prefeituracba) e Instagram (https://www.instagram.com/cuiabaprefeitura/), os cuiabanos podem escolher as ilustrações que irão estampar os livros escolares dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Cada série do 1º ao 5º ano é representada por dois animais da fauna regional em situações lúdicas, com elementos que remetem à cultura local.

Para o 1º ano, a opção A é representada por um gato correndo alegremente e um cachorro andando de bicicleta é a opção B. Para o 2º ano, as figuras ilustrativas são de um jacaré com mochila e lupa (opção A) e uma onça-pintada em cima de um skate (opção B). Já para os alunos do 3º ano, os animais escolhidos foram a capivara pedalando uma bicicleta (opção A) e um gato jogando futebol (opção B). No 4º ano, o cidadão poderá votar ou no jacaré com mochila e bola de futebol (opção A) ou a arara voando com uma mochila (opção B). E para encerrar, as capas do 5º ano contam com as ilustrações de uma arara de skate (opção A) e um jacaré também em um skate (opção B).

A votação é simples e lúdica: os participantes podem acessar os canais oficiais e escolher entre as opções A e B de cada série escolar, selecionando o animal que mais representa o espírito da região e o vínculo com a biodiversidade local. Até a tarde de quinta-feira (23), cerca de 16 mil pessoas já participaram da campanha pelo Instagram, que reflete o engajamento da população com a causa educacional.

O prefeito Abilio Brunini ressaltou a importância da parceria entre o poder executivo municipal e a sociedade para construir uma educação pública de qualidade. “Esta ação representa a união de todos nós em uma mesma causa: oferecer um ensino de excelência às crianças da nossa cidade. A escolha das capas dos materiais didáticos é uma forma de envolver a comunidade e valorizar a identidade cultural da nossa capital. Convido cada cidadão a participar e fazer parte dessa construção coletiva”, destacou o prefeito.

“A campanha não só promove a interação entre a gestão pública e a população, mas também reforça o compromisso da Prefeitura com a educação, reconhecendo a importância de materiais didáticos que reflitam a realidade e os valores regionais”, concluiu Abilio.

#PraCegoVer

A imagem que ilustra essa notícia apresenta as ilustrações candidatas para as capas dos materiais didáticos da rede pública de ensino de Cuiabá para 2025. Cada série do 1º ao 5º ano é representada por dois animais da fauna regional em situações lúdicas, com elementos que remetem à cultura local e a educação.
As ilustrações possuem cores vibrantes e incluem paisagens locais como referência cultural. Logo mais abaixo, contém uma galeria com cada animal representado acima.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Nível do Rio Cuiabá apresenta oscilações no período chuvoso

Publicado

O nível do Rio Cuiabá está em 3 metros, conforme monitoramento da Defesa Civil de Cuiabá, realizado na manhã desta quinta-feira (23). A medição apresentada na régua indica que o nível é considerado normal.

O diretor da Defesa Civil, Ozeias Souza, destacou a variação diária nos níveis do rio é ocasionada pelas oscilações do período chuvoso. Ele enfatizou que até 4,99 metros o nível é considerado normal. De 5,00 a 8,49 metros, o rio se encontra na faixa de atenção e, a partir de 8,50 metros, o estado é de alerta.

“Na terça-feira, dia 21, o nível do rio atingiu quase 5 metros. Ontem, dia 22, estava 3,80 e hoje (23), está em 3 metros. O estado de alerta é atingido somente se o nível ultrapassar 8,49 metros. No entanto, para chegar ao estado de alerta, é necessário haver chuvas intensas na cabeceira do Rio Cuiabá”, explicou o diretor.

A Defesa Civil realiza o monitoramento do Rio Cuiabá devido ao risco de alagamentos em áreas próximas a córregos, especialmente no bairro Jardim dos Ipês, onde o rio pode ficar represado. Caso o nível do rio ultrapasse 8,49 metros, o risco de inundação aumenta, pois a água não consegue escoar adequadamente.

“Se ultrapassar os 8,49 metros, áreas próximas aos córregos representam perigo, já que a água não consegue escoar para o rio. A região do Rio Coxipó no bairro Jardim dos Ipês, é propensa. Temos previsões de chuva e, por isso, estamos monitorando diariamente o Rio Cuiabá. Tudo é muito imprevisível. Hoje, o nível é considerado normal. Precisamos ficar vigilantes, mas sem alarmar a Baixada Cuiabana”, destacou o diretor.

Parâmetros físicos e hidrográficos da Bacia do Rio Cuiabá

Cota Normal – Até 4.99 metros

Cota de Atenção – 5,00 a 8.49 metros

Cota de Alerta – 8,50 metros

Cota de Emergência – 9,50 metros

Cota de Calamidade – 11,00 Metros

#PraCegoVer

A foto desta notícia mostra diretor da Defesa Civil, Ozeias Souza usando colete laranja da Defesa Civil. Ele monitora a régua de medição do Rio Cuiabá, que mostra o nível de 3 metros. Na galeria de imagens abaixo, há 3 fotos mostrando a régua de medição à beira do rio.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana