conecte-se conosco


Cuiabá

Prédio onde soldados eram treinados para a guerra virou biblioteca pública em MT

Publicado

Por Elias Neto, TV Centro América

O prédio onde funciona a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, no Centro de Cuiabá, foi uma unidade militar que treinava combatentes para guerra. Fundada em 26 de março de 1912, passou por duas sedes até ocupar o prédio do Palácio da Instrução, em 1975.

O prédio tem o estilo neoclássico está preservado e abriga uma das maiores bibliotecas de Mato Grosso.

A biblioteca guarda cerca de 80 mil livros entre acervo geral e acervo do estado, e também alguns livros específicos com temas afro, indígenas e uma sala com obras literárias raras.

“Um local que antes abrigava uma unidade militar, e suas armas, hoje dá lugar a outro tipo de arma, talvez a mais poderosa de todas elas – os livros. Muitas décadas se passaram para que fosse feita essa transição, mas em todas elas havia algo em comum, a imponência do prédio chamado Palácio da Instrução”, são palavras do professor mestre Fernando José Ribeiro dos Santos, ex-superintendente de Educação e Cultura do estado.

Eliane Maria Moreira, gerente da biblioteca pública estadual, disse que a importância da biblioteca pública é manter a comunidade informada, contribuir para que as pessoas tenham o gosto e o prazer na prática da leitura.

A historiadora Fabíola Arruda de Souza contou que a instituição tem grande importância para o público em geral e que várias pessoas frequentam o lugar. “A biblioteca é um verdadeiro tesouro, guardiã da memória de vários trabalhos e autores da história. Tudo isso é muito importante para Mato Grosso e as pessoas vem aqui pesquisar, conhecer e estudar” disse.

A construção do prédio favorece a temperatura do local. Construído em um tempo que nem se falava em ar-condicionado, as portas imensas, janelas grandes e paredes de 70 centímetros de largura, que garantem uma temperatura mais amena e proporciona conforto e tranquilidade para o público que usufrui do espaço.

Biblioteca tem acervo de mais de 80 mil livros — Foto: Divulgação/ Secretaria de Cultura de MTNo projeto inicial do imóvel, o lugar também serviu como escola. Abrigou duas instituições públicas de ensino da capital. O local funcionou como a Escola Normal Pedro Celestino e a Escola Modelo Barão de Melgaço, e temporariamente a Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller.

O professor Gabriel Novis Neves conta que vários governadores do estado queriam que o prédio fosse um marco para a educação. O governador Joaquim Costa Marques construiu o prédio e chamou de Palácio da Instrução. Ele disse que acha correto o nome. “Educação é em casa e instrução é na escola”, afirmou.

De acordo com a gerente da biblioteca, a instituição, além de receber a população, como um trabalho de inclusão social, as portas também são abertas inclusive para os moradores de rua. Existe uma equipe multidisciplinar que leva cultura e informação para outros lugares fora do ambiente da biblioteca.

A biblioteca tem projetos itinerantes, onde uma equipe viaja para outros lugares no estado. Existem programas do governo que fazem renovação e preservação dos acervos. Além dos livros físicos, o lugar tem laboratório de informática e livros em braile para deficientes visuais, como a Bíblia Sagrada.

Este ano a neta de Estevão de Mendonça doou para o acervo da biblioteca um livro escrito pelo avô que é homenageado com o nome da biblioteca. O livro tem 100 anos e foi publicado em 1919. Além do livro, foi doado para a biblioteca documentos raríssimos.

“Diz o geógrafo Peshel, citado por João Ribeiro, que foi o ouro, ou a ilusão do ouro, que povoou quase toda a América. Tal conceito aplica-se rigorosamente às origens da cidade de Cuiabá”, trecho do livro.

Estevão de Mendonça nasceu em 1869, em Santo Antônio da Barra, distrito de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá. Foi advogado, historiador, sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e da Academia Mato Grossense de Letras. Estevão morreu em 1949.

A biblioteca é considerada patrimônio da cultura mato-grossense. O espaço funciona também para manifestações culturais e tem programação de contação de história, cursos, oficinas.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Final do futsal nos Jogos Estudantis Cuiabanos é marcada por rivalidade e público recorde

Publicado

Com arquibancadas lotadas e clima de grande decisão, as finais do futsal no 48º Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) agitaram o ginásio Verdinho, no CPA I. As partidas foram marcadas por emoção, rivalidade intensa e revelação de talentos, reunindo um público superior a 2.500 pessoas, o maior já registrado na história da competição.

O futsal foi a modalidade com maior número de inscritos nesta edição: dos 2.080 atletas participantes, 900 competiram nas categorias masculina e feminina. As finais foram disputadas com intensidade, já que os campeões representarão Cuiabá nos Jogos Estaduais.

O duelo na categoria 15 a 17 anos feminino foi protagonizado entre a Escola Estdual Clênia R. de Souza e a Escola Estadual Governador José Fragelli (Arena), que terminou empatado em 4×4 no tempo normal. Nos pênaltis, a equipe da Arena levou a melhor por 2×1. A técnica Diana Araújo se emocionou ao relembrar a trajetória da equipe. “Quando assumi, o futsal era motivo de chacota. Em cinco meses, levamos o time ao vice-campeonato. Prometi que este ano seríamos campeãs, e cumprimos. Treinamos sem ginásio, com mini trave, e superamos todas as dificuldades”, contou.

Na final masculina da mesma faixa etária, a rivalidade entre a Escola Estadual Padre Ernesto e o Colégio Isaac Newton (CIN) ficou evidente. Com dois gols do venezuelano Beiker Jose Rodriguez Rincones e um de Carlos Eduardo, o Padre Ernesto venceu por 3×1. “Sou estrangeiro, venho da Venezuela. Vim para cá com o sonho de jogar futebol, estudar e construir uma nova vida. Essa vitória foi um sonho realizado para mim. Consegui fazer dois gols no jogo, e quero agradecer de coração a toda a torcida por nos apoiar aqui hoje”, disse Beiker, emocionado.

O técnico Gabriel Magalhães, da Padre Ernesto, exaltou a superação da equipe diante das adversidades. “Desde pequeno vejo a rivalidade entre escolas públicas e particulares. É difícil competir com escolas como o CIN, Maxi e Fato, que treinam praticamente todos os dias. Já nós enfrentamos problemas com documentação, falta de chuteiras, caneleiras, meiões. Essa gurizada muitas vezes não tem nada disso. Mas tem garra e amor ao jogo. Hoje fizemos história e vamos fazer de novo, agora no estadual”, afirmou.

A final da categoria feminina B, entre o Colégio Ibero Americano e o Colégio Coração de Jesus, foi adiada para segunda-feira (24), no ginásio Dom Aquino, com horário ainda a ser definido. O adiamento ocorreu devido a uma confusão entre torcidas do Padre Ernesto e do CIN, do lado de fora do ginásio. A Polícia Militar agiu rapidamente e garantiu a segurança, permitindo a continuidade do evento.

Na categoria masculina, de 12 a 14 anos, o Colégio Isaac Newton conquistou a vitória sobre o Colégio Maxi por 8×1, garantindo o título com uma forte atuação da equipe.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves destacou o recorde de público e agradeceu a atuação das forças de segurança. Segundo ele, todo trabalho foi realizado prevendo o grande evento. “Tivemos mais de 2.500 pessoas presentes, um marco nos Jogos Estudantis. Agradeço à Polícia Militar, à Secretaria Municipal de Segurança, em especial à coronel Francyanne, e ao coronel Fernando, comandante-geral da PM. Também agradeço ao prefeito Abilio, os servidores da secretaria e a federação de futsal e de desporto escolar e a todas as secretarias envolvidas. A estrutura de emergência com ambulância e equipe de pronto atendimento também esteve presente, como em todos os nossos eventos. Essa final foi grandiosa, e nos próximos anos, os JECs serão ainda melhores”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Museus, Aquário e Feira Viva estarão abertos no feriado de Corpus Christi

Publicado

Os principais atrativos turísticos de Cuiabá, localizados na Orla do Porto, como o Aquário Municipal Justino Malheiros, o Museu do Rio “Hid Alfredo Scaff” e a Feira Viva Cuiabá, funcionarão normalmente durante o feriado de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira (19). O horário de atendimento segue das 9h às 18h.

O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha também estará aberto excepcionalmente neste feriado, com visitação das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço.

A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico convida a população a aproveitar o dia de fé e reflexão para também celebrar a vida, a cultura e o turismo cuiabano.

“É um dia de fé, mas também de celebrar a vida, a cultura e de descobrir o melhor do nosso turismo. Visitem nossos museus, o aquário, tragam a família e aproveitem. Cada visita é uma oportunidade de viajar no tempo e, ao mesmo tempo, apreciar a riqueza da cultura cuiabana”, afirmou Fernando Medeiros, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Além disso, os parques municipais continuam sendo uma ótima opção gratuita de lazer para quem deseja aproveitar o feriado ao ar livre. O Parque Tia Nair, localizado na Avenida Érico Preza (bairro Jardim Itália), funciona das 5h às 22h, todos os dias da semana. Já o Parque das Águas, no Centro Político Administrativo (com acesso pelo bairro Paiaguás e pela Avenida Dr. Hélio Ribeiro), está aberto das 5h às 23h diariamente.

Museu do Morro da Caixa D’Água Velha

O museu preserva um acervo relevante sobre o sistema de abastecimento de água da cidade, com peças históricas, fotografias das antigas bicas e elementos que revelam a evolução da caixa d’água em Cuiabá. Atualmente, o espaço abriga a exposição “Saúde Mental, Arte e Liberdade”, da artista Cida Silva.

Enfermeira aposentada, Cida Silva começou a pintar inspirada pelo cotidiano vivenciado durante sua trajetória profissional na área da saúde mental. Além das experiências reais, que incluem cenas, comportamentos e sentimentos dos pacientes, a exposição destaca esculturas que homenageiam personalidades simbólicas da capital, como o poeta Manoel de Barros, o lendário ambulante Zé Bolo Flô e a irreverente Maria Taquara.

Feira Viva Mulher

A Feira Viva Mulher acontece de terça a domingo, das 9h às 18h, no Museu do Rio, em parceria com as Secretarias Municipais da Mulher e de Cultura. O evento reúne 52 expositoras, com uma diversidade de produtos em artesanato, gastronomia, moda e cosméticos, todos desenvolvidos por mulheres empreendedoras de Cuiabá. Além da feira, a programação inclui oficinas e palestras gratuitas voltadas às mulheres da capital. Com atividades que promovem formação, cultura, arte e empreendedorismo, o evento segue até o dia 29 de junho, com inscrições abertas. Mulheres interessadas em participar podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/qZWtCKwp28QEed346.

A Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico disponibiliza o contato de WhatsApp (65) 9202-9495) para esclarecimento de dúvidas.

Aquário Municipal

Desde que foi estabelecida a gratuidade para visitação, por determinação do prefeito Abilio Brunini, mais de 200 mil pessoas já visitaram o Aquário Municipal. O espaço abriga mais de 600 peixes, distribuídos em aproximadamente 22 espécies, organizadas em três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Museu do Rio

No Museu do Rio, os visitantes têm acesso a exposições fotográficas que retratam a história de Cuiabá. O prédio histórico também é a porta de entrada do Aquário Municipal. Além das exposições, é possível conhecer a feira e saborear receitas tradicionais no restaurante Regionalíssimo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana