conecte-se conosco


Sorriso

Prefeito de Sorriso se reúne com presidente da CNA e reforça a importância do setor agrícola da região

Publicado

Cumprindo uma agenda em Brasília, o prefeito Ari Lafin, esteve reunido, ontem, com o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, onde reforçou a importância do desenvolvimento agrícola de Sorriso, reconhecido como capital nacional do agronegócio e região, para o restante do país.

O ranking positivo que coloca Sorriso como a cidade que mais produz soja no mundo, além da diversidade de culturas, fez com que Ari reforçasse durante o encontro, o quanto a região norte do Estado é importante para o Brasil.

“O encontro foi muito produtivo. Explanamos sobre a importância que nossa região tem, em termos de desenvolvimento agrícola e deixamos as portas abertas do nosso município. Também, em nome do Sindicato Rural de Sorriso, através do presidente Tiago Stefanello, agradeço a confederação e o setor agrícola por tudo que tem feito em nosso município e pelo nosso Estado, quando falamos em desenvolvimento. O respeito ao agronegócio foi estabelecido nesta conversa com a CNA”, declarou Lafin, por meio da assessoria.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Sorrisense irá compor nova diretoria da Associação Turística do Portal do Agronegócio

Publicado

Associação é responsável pela implementação de políticas públicas para desenvolvimento do setor

A gerente hoteleira Verônica Guimarães irá representar Sorriso na nova diretoria da Associação Turística do Portal do Agronegócio, eleita nessa terça-feira (5), em Sinop, para o biênio 2024/2025. Verônica ocupará o cargo de conselheira fiscal, juntamente com Mauro Dall´agnol do município de Sinop.

Inserida nas quinze regiões turísticas mato-grossenses no Mapa do Turismo Brasileiro, a região do agronegócio é composta pelos municípios de Sorriso, Sinop, Tapurah, Cláudia, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Nova Ubiratã.

O Mapa do Turismo concentra municípios brasileiros com vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. A participação dos destinos no Mapa garante às regiões turísticas listadas prioridade no recebimento de recursos para o desenvolvimento do turismo em cada localidade.

Para o turismólogo Ricardo Henrique dos Santos, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), a escolha de Verônica Guimarães para o cargo representa um avanço significativo na elaboração de políticas públicas e no fomento do setor, em especial no turismo do agronegócio e no etnoturismo, ambos vistos como potenciais geradores de renda em Sorriso.

“Em Sorriso existem inúmeros lugares para se desbravar e conhecer. Temos três pesque-pague, dois parques municipais lindos e totalmente revitalizados, isso sem falar do Parque Estadual do Salto Magessi e dos rios Teles Pires e Lira. São lugares lindos capazes de proporcionar um contato inesquecível com a fauna e a flora”, avalia Santos.

O turismólogo cita ainda os exemplos de pelo menos sete propriedades que aderiram ao turismo rural e já recebem visitantes de todo estado. Segundo ele, cinco dessas propriedades estão no Assentamento Jonas Pinheiro, duas no Projeto Casulo e outras duas são fazendas de médio porte, sendo essas duas últimas certificadas para a prática do turismo rural.

“O turismo tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Diante disso, é muito importante termos alguém que conheça a região e possua capacidade técnica de contribuir com o processo de expansão e de valorização do setor”, emenda.

A secretária municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), Marisa de Fátima Netto, também classificou como positiva a escolha de Verônica Guimarães para o cargo de conselheira da associação.

“Por ser colaboradora de uma das maiores redes hoteleiras do país, a Verônica traz consigo um networking, a expertise de anos de prática que vem para somar como os esforços do Poder Público na promoção e fomento do setor turístico”, afirma a gestora.

“Estou imensamente feliz em poder contribuir com a Associação Turística do Portal do Agronegócio por entender que essa é uma oportunidade ímpar. Pretendo trabalhar focada em resultados, buscando visibilidade e mais recursos para o desenvolvimento do setor turístico que, apesar de sua potencialidade, ainda é pouco explorado em nossa região”, contextualiza Verônica.

CONFIRA A COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA

Presidente: Karina Ferreira Turatti – Sinop

Vice-presidente: Jose Luiz Franz – Nova Mutum

1º Secretário: Luciano Lobo – Lucas do Rio Verde

2º Secretário: Eliane Isernhagem – Porto dos Gaúchos

Conselheiro Fiscal: Mauro Dall´agnol – Sinop

Conselheira Fiscal: Verônica Guimarães – Sorriso

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Escolas Municipais aderem à Campanha Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher

Publicado

No período de novembro a dezembro, dedicado ao Combate à Violência Doméstica, as escolas municipais estão realizando atividades empenhadas em abordar a Campanha Laço Branco-Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres que integra as ações dos 21 dias de Ativismo. Os alunos protagonizaram ações simbólicas e impactantes de reflexão e mobilização da população masculina.

Os alunos da Escola Papa João Paulo II, com o apoio da Guarda Municipal, promoveram uma Parada de Trânsito, com distribuição de informativos, orientações e laços brancos, como forma de convite a caminhada que será realizada neste sábado, em Sorriso, promovida pela Rede Unificada de Proteção a Mulher, Idoso, Criança e Adolescente.

A Escola São Domingos e CMEB Sorriso também realizaram uma programação com os alunos, que contou com uma palestra com membros da OAB Sorriso que destacou o trabalho da entidade nos casos de violência no Município, bem como, orientações de como prevenir e lidar com situações que envolvam a violência doméstica. Ao final, todos receberam o laço branco, como convite para a caminhada deste sábado (09).

A Campanha Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e 21 dias de Ativismo, terá concentração a partir das 16 horas, na Praça da Juventude, e seguirá pelas ruas, como um ato de homenagem as quatro mulheres (mãe e três filhas), vítimas de feminicídio, no último dia 27 de novembro, crime que causou grande comoção em todo o país.

Segundo a coordenadora Aleximara Andraski, este evento é um lembrete de que a conscientização sobre a não-violência deve ser um elemento constante no currículo escolar, transcendendo um único dia de atividade e tornando-se uma prática diária de educação e reflexão.

“Acredito que isso tem que ser discutido diariamente nas escolas, como uma poderosa ferramenta de conscientização. É importante trabalharmos desde cedo que a violência não é algo permissivo; infelizmente, muitas famílias vivem esse ciclo de violência enraizado e não podemos achar normal. Precisamos denunciar e educar a sociedade sobre o respeito ao próximo”, destacou.

A caminhada da campanha convoca a sociedade a ficar atenta aos sinais de violência para denunciar pelo disque 100, ou ligue 180. A ação ressalta a relevância de combate à violência contra a mulher – um problema tanto histórico quanto atual.

“Durante essa semana diversas ações foram realizadas nas unidades escolares municipais para conscientizar e convidar a comunidade escolar a participar da caminhada contra violência contra mulher neste sábado. Construir a cultura da paz e harmonia no ambiente escolar e estendendo essa conscientização por meio dos alunos às famílias, faz toda diferença para que possamos acabar com a violência contra mulher que atualmente se faz tão presente nos lares das crianças”, finalizou a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana