conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito e governador anunciam expansão do HMC e aquisição de materiais cirúrgicos

Publicado

Na tarde desta sexta-feira (10), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, acompanhado do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, realizou uma série de visitas técnicas a locais estratégicos da capital. Entre os destinos esteve o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), a maior unidade hospitalar do Estado e referência em ortopedia. O objetivo das visitas foi avaliar as condições físicas, estruturais e operacionais de três das principais instituições públicas de Cuiabá.

Durante a inspeção no HMC, o governador anunciou a realização da compra emergencial das OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), com o objetivo de garantir que os pacientes internados na unidade sejam operados o quanto antes. A medida busca desafogar o hospital, que atualmente enfrenta um quadro de superlotação e longas filas de espera para a realização de cirurgias, devido à falta de recursos para a aquisição dos materiais cirúrgicos necessários.

O prefeito anunciou ainda um importante projeto, a expansão do hospital por meio da incorporação do antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o antigo PS. “O HMC é uma obra importante. Temos um projeto de expandi-lo, trazendo o antigo Pronto-Socorro para complementar as operações do hospital. Esse é um passo muito significativo para a saúde pública de Cuiabá e para todo o Estado de Mato Grosso”, declarou Brunini.

Durante a vistoria, Abilio mencionou que a antiga administração frequentemente atribuía problemas do HMC à falta de repasses do Governo do Estado. No entanto, segundo Abilio essa narrativa desconsiderava questões de má gestão e corrupção. Abilio constatou ainda que a situação do hospital é realmente preocupante. “Podemos verificar que a maioria dos setores do hospital estão lotados com pacientes que aguardam por cirurgias simples, porque as empresas contratadas pela antiga gestão não conseguem realizar nem mesmo as cirugias de menor custo”, pontuou Brunini.

“A antiga gestão colocava a culpa no governo do Estado, dizendo que não enviava recursos, enquanto o hospital atendia pacientes de todo o Mato Grosso. Mas o governador estava certo em não investir numa administração tão corrupta e duvidosa. Agora, estamos trabalhando para mudar essa realidade, com responsabilidade e transparência”, afirmou.

Ao verificar a situação dos pacientes que aguardam na unidade por uma cirurgia, o governador anunciou que irá disponibilizar os recursos necessários para a compra emergencial das OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), que são materiais e insumos indispensáveis para a realização dos procedimentos cirúrgicos. “Estamos comprometidos em resolver esse problema o mais rápido possível. Sabemos que as OPMEs são essenciais para a realização das cirurgias, e não podemos permitir que pacientes aguardem indefinidamente e paguem pela incompetência da gestão passada”, garantiu Mendes.

A expansão do HMC é vista como uma iniciativa essencial para atender à crescente demanda por serviços de saúde na capital e no Estado, oferecendo melhores condições para pacientes e profissionais. O projeto ainda será detalhado e deve contar com o apoio do Governo do Estado. Durante a visita, Mendes destacou a entrega de quatro novos hospitais estaduais, que devem contribuir significativamente para a saúde pública da capital e ajudar a desafogar o HMC.

“Essas unidades vão ampliar a oferta de atendimento e redistribuir a demanda, garantindo um sistema de saúde mais equilibrado e eficiente para toda a população. Estamos comprometidos em ajudar a transformar o HMC em um complexo de saúde ainda mais eficiente, porque sabemos que a população merece um atendimento de qualidade e humanizado”, concluiu Mendes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Secretário de Inclusão e Acessibilidade foca em parcerias e escuta ativa

Publicado

O secretário de Inclusão e Acessibilidade de Cuiabá, Andrico Xavier, teve uma semana marcada por intensos encontros com representantes de entidades e órgãos ligados às pessoas com deficiência (PCDs). O objetivo das reuniões foi aproximar a prefeitura dessas organizações, fortalecer parcerias e alinhar ações que promovam inclusão e acessibilidade no município.

Entre os compromissos, Andrico esteve com integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Cuiabá), Casa Inclusiva, Casa Helena, Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, Associação amigos dos deficientes (AMDE). Ele ouviu atentamente as demandas e desafios enfrentados por pessoas com deficiência e seus familiares, reforçando a necessidade de uma visão abrangente para enfrentar as dificuldades.

“Estamos de portas abertas para dialogar, firmar convênios, buscar recursos tanto na iniciativa privada quanto junto a lideranças políticas em todos os níveis. Nosso compromisso é garantir que as pessoas com deficiência sejam protagonistas das políticas públicas que impactam suas vidas”, afirmou o secretário.

A diretora presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Eliete Jandres de Morais, elogiou a iniciativa de aproximação já no início da gestão do prefeito Abilio Brunini (PL). “Esse primeiro momento é essencial. O secretário Andrico já demonstrou grande sensibilidade ao visitar as instituições, ouvir nossas demandas e se comprometer a trabalhar em conjunto. Isso nos dá esperança de que ações efetivas serão realizadas para melhorar a vida das pessoas com deficiência”, destacou.

A iniciativa de Andrico Xavier demonstra um compromisso direto com a construção de políticas públicas que dialoguem com as reais necessidades da população PCD de Cuiabá. A semana foi marcada com encontros com representantes da Câmara Municipal de Cuiabá e a expectativa é que as parcerias fortalecidas ao longo das próximas semanas resultem em avanços concretos na inclusão e acessibilidade no município.

#PraCegoVer

Na imagem o secretário Andrico Xavier está ao lado dos representantes da APAE Cuaibá em demostração de apoio e diálogo. A imagem foi retratada no interior da associação que funciona desde 1967.

Na galeria de imagens, há uma série de fotos posadas em associações e entidades representativas das pessoas com deficiência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Empreendedores comemoram alto fluxo de visitantes no Museu do Rio

Publicado

Empreendedores do Museu do Rio Cuiabá celebram o aumento do fluxo de turistas no bairro Porto e sugerem investimentos em manutenção e melhorias das atrações para garantir a preservação e o crescimento sustentável da região.

O Museu do Rio, que é a porta de entrada do Aquário Municipal, atualmente recebe 4 mil visitantes por dia após o prefeito Abilio Brunini determinar gratuidade na entrada. Os turistas também têm acesso a exposições fotográficas que retratam a história de Cuiabá, ao artesanato local e à culinária tradicional no restaurante Regionalíssimo, em um espaço seguro, saudável e gratuito.

O proprietário do Regionalíssimo, Jean Biancardini, demonstrou entusiasmo com a retomada da movimentação de turistas e visitantes na capital.

“Antes, aqui era o Porto, era tradição, mas se tornou uma situação difícil. Com a inauguração do aquário, o público melhorou muito. Estou satisfeito com esse movimento. Trabalhamos aqui de terça a domingo, somente com almoço por enquanto. Se revitalizarem o Porto e melhorarem os negócios, podemos pensar em abrir à noite”, disse Jean.

A idosa Edith Nunes de Amaral, de 87 anos, se emocionou com as exposições fotográficas ao relembrar o falecido esposo, Agostinho de Jesus. Ela contou que, antes da construção do Museu do Rio Cuiabá, o local funcionava como o Mercado do Peixe, onde Agostinho trabalhava para sustentar a família.

“Ele vivia de vender peixes aqui. É a primeira vez que faço essa visita. Agostinho trabalhou tanto neste mercado, vendendo peixe para sustentar nossos quatro filhos. Ele carregava o carrinho de mão cheio de peixes e vendia de porta em porta”, lembrou dona Edith.

Já a artesã Kátia Lysenko relatou que recebe um público maior nos finais de semana, com as vendas de artesanatos produzidos pela Associação Homens e Mulheres de Fibra e pela Associação Artesanato em Cerâmica de São Gonçalo Beira Rio.

“As pessoas se encantam com o nosso artesanato, e aqui é um bom local. Espero que não abandonem o espaço, que tragam mais empreendimentos e cultura. Sugiro a criação de um espaço cultural com danças e culinária”, propôs Kátia.

A força tarefa para retorno de visitantes ao Museu do Rio liderada pela Secretaria Municipal de Turismo envolveu a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Polícia Militar do Mato Grosso (PMMT), a Secretaria de Cultura, a Secretaria de Ordem Pública e a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) em um esforço integrado da Prefeitura para manter o espaço seguro e saudável.

#PraCegoVer

O proprietário do restaurante Regionalíssimo, Jean Biancardini, mostra a culinária cuiabana, uma travessa com prato típico. Ele está sorrindo, usa camisa branca e tem cabelo grisalho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana