conecte-se conosco


Sorriso

Prefeito e primeira-dama participam da posse da nova Mesa Diretora do TCE-MT

Publicado

Depois da solenidade de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas de Mato Grosso, os gestores de Sorriso defenderam os produtores da má aplicação da Moratória da Soja, junto ao Governo do Estado.

O prefeito Ari Lafin e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, participaram, nesta terça-feira (21 de novembro), da cerimônia de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). No evento, realizado no auditório da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec Senai), o conselheiro Sérgio Ricardo assumiu a presidência da 57.ª Mesa Diretora do TCE-MT para o biênio 2024/2025. Os conselheiros Guilherme Malouf e José Carlos Novelli assumiram, respectivamente, os cargos de vice-presidente e corregedor-geral.

“O TCE é uma instituição que, mais que fiscalizar, tem apoiado os municípios em prol de uma gestão de excelência, garantindo assim que, cada vez mais, os recursos públicos, fruto do trabalho de cada cidadão, sejam utilizados da melhor forma possível, devolvendo aos munícipes estes recursos por meio de atendimento em saúde, assistência social, educação, esporte, cultura, lazer, segurança e infraestrutura”, destacou o prefeito, desejando sucesso à nova equipe gestora.

Ainda na capital do Estado, o prefeito e a primeira-dama cumpriram agenda na sede da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), onde foram defender os produtores da Moratória da Soja, implantada para impedir a comercialização de soja de áreas de desmatamento na Amazônia. Para quem não é do ramo agrícola, a Moratória da Soja é um acordo entre os grandes compradores de soja, no Brasil, para não comprar soja produzida em área aberta de 2008 para cá. A medida objetiva o desmatamento zero, impedindo a produção de soja em áreas abertas sem autorização nas regiões de Cerrado.

Devido a má interpretação da Moratória da Soja, agricultores pedem apoio aos prefeitos, associações entidade representativas e ao Governo do Estado para que retirem incentivos fiscais dessas empresas e pedem reforço sobre essa situação. Diante desse cenário é que o prefeito, Ari Lafin, se une aos demais prefeitos e com representantes da Aprosoja, Famato e sindicatos rurais levando ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes esse impasse. “Desde que o desmatamento tenha sido legal, a Moratória da Soja permite a venda de produtos do bioma amazônico, mesmo que posterior a 2008. Esse é um ponto que defendemos também. Porém, as grandes empresas compradoras, não estão obedecendo tais normas, ou seja, não estão comprando produtos dos agricultores que abriram lavouras, dentro da legalidade, de 2008 para cá”, explica Ari.

Ari reitera que a comitiva pede o engajamento do Governador nesta causa para que interfira, junto a essas empresas, mostrando que dentro da legalidade o produtor precisa ser respeitado. “É esse o nosso principal objetivo. Mauro Mendes é muito sensível e, em todas as reuniões, ele enfatiza o respeito aos atos legais dos órgãos e autarquias como a Sema e Ibama e nós estamos aqui para fortalecer isso, mas infelizmente hoje os produtores, mesmo dentro da legalidade, não estão sendo respeitados”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Sorrisense irá compor nova diretoria da Associação Turística do Portal do Agronegócio

Publicado

Associação é responsável pela implementação de políticas públicas para desenvolvimento do setor

A gerente hoteleira Verônica Guimarães irá representar Sorriso na nova diretoria da Associação Turística do Portal do Agronegócio, eleita nessa terça-feira (5), em Sinop, para o biênio 2024/2025. Verônica ocupará o cargo de conselheira fiscal, juntamente com Mauro Dall´agnol do município de Sinop.

Inserida nas quinze regiões turísticas mato-grossenses no Mapa do Turismo Brasileiro, a região do agronegócio é composta pelos municípios de Sorriso, Sinop, Tapurah, Cláudia, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Nova Ubiratã.

O Mapa do Turismo concentra municípios brasileiros com vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. A participação dos destinos no Mapa garante às regiões turísticas listadas prioridade no recebimento de recursos para o desenvolvimento do turismo em cada localidade.

Para o turismólogo Ricardo Henrique dos Santos, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), a escolha de Verônica Guimarães para o cargo representa um avanço significativo na elaboração de políticas públicas e no fomento do setor, em especial no turismo do agronegócio e no etnoturismo, ambos vistos como potenciais geradores de renda em Sorriso.

“Em Sorriso existem inúmeros lugares para se desbravar e conhecer. Temos três pesque-pague, dois parques municipais lindos e totalmente revitalizados, isso sem falar do Parque Estadual do Salto Magessi e dos rios Teles Pires e Lira. São lugares lindos capazes de proporcionar um contato inesquecível com a fauna e a flora”, avalia Santos.

O turismólogo cita ainda os exemplos de pelo menos sete propriedades que aderiram ao turismo rural e já recebem visitantes de todo estado. Segundo ele, cinco dessas propriedades estão no Assentamento Jonas Pinheiro, duas no Projeto Casulo e outras duas são fazendas de médio porte, sendo essas duas últimas certificadas para a prática do turismo rural.

“O turismo tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Diante disso, é muito importante termos alguém que conheça a região e possua capacidade técnica de contribuir com o processo de expansão e de valorização do setor”, emenda.

A secretária municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), Marisa de Fátima Netto, também classificou como positiva a escolha de Verônica Guimarães para o cargo de conselheira da associação.

“Por ser colaboradora de uma das maiores redes hoteleiras do país, a Verônica traz consigo um networking, a expertise de anos de prática que vem para somar como os esforços do Poder Público na promoção e fomento do setor turístico”, afirma a gestora.

“Estou imensamente feliz em poder contribuir com a Associação Turística do Portal do Agronegócio por entender que essa é uma oportunidade ímpar. Pretendo trabalhar focada em resultados, buscando visibilidade e mais recursos para o desenvolvimento do setor turístico que, apesar de sua potencialidade, ainda é pouco explorado em nossa região”, contextualiza Verônica.

CONFIRA A COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA

Presidente: Karina Ferreira Turatti – Sinop

Vice-presidente: Jose Luiz Franz – Nova Mutum

1º Secretário: Luciano Lobo – Lucas do Rio Verde

2º Secretário: Eliane Isernhagem – Porto dos Gaúchos

Conselheiro Fiscal: Mauro Dall´agnol – Sinop

Conselheira Fiscal: Verônica Guimarães – Sorriso

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Escolas Municipais aderem à Campanha Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher

Publicado

No período de novembro a dezembro, dedicado ao Combate à Violência Doméstica, as escolas municipais estão realizando atividades empenhadas em abordar a Campanha Laço Branco-Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres que integra as ações dos 21 dias de Ativismo. Os alunos protagonizaram ações simbólicas e impactantes de reflexão e mobilização da população masculina.

Os alunos da Escola Papa João Paulo II, com o apoio da Guarda Municipal, promoveram uma Parada de Trânsito, com distribuição de informativos, orientações e laços brancos, como forma de convite a caminhada que será realizada neste sábado, em Sorriso, promovida pela Rede Unificada de Proteção a Mulher, Idoso, Criança e Adolescente.

A Escola São Domingos e CMEB Sorriso também realizaram uma programação com os alunos, que contou com uma palestra com membros da OAB Sorriso que destacou o trabalho da entidade nos casos de violência no Município, bem como, orientações de como prevenir e lidar com situações que envolvam a violência doméstica. Ao final, todos receberam o laço branco, como convite para a caminhada deste sábado (09).

A Campanha Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e 21 dias de Ativismo, terá concentração a partir das 16 horas, na Praça da Juventude, e seguirá pelas ruas, como um ato de homenagem as quatro mulheres (mãe e três filhas), vítimas de feminicídio, no último dia 27 de novembro, crime que causou grande comoção em todo o país.

Segundo a coordenadora Aleximara Andraski, este evento é um lembrete de que a conscientização sobre a não-violência deve ser um elemento constante no currículo escolar, transcendendo um único dia de atividade e tornando-se uma prática diária de educação e reflexão.

“Acredito que isso tem que ser discutido diariamente nas escolas, como uma poderosa ferramenta de conscientização. É importante trabalharmos desde cedo que a violência não é algo permissivo; infelizmente, muitas famílias vivem esse ciclo de violência enraizado e não podemos achar normal. Precisamos denunciar e educar a sociedade sobre o respeito ao próximo”, destacou.

A caminhada da campanha convoca a sociedade a ficar atenta aos sinais de violência para denunciar pelo disque 100, ou ligue 180. A ação ressalta a relevância de combate à violência contra a mulher – um problema tanto histórico quanto atual.

“Durante essa semana diversas ações foram realizadas nas unidades escolares municipais para conscientizar e convidar a comunidade escolar a participar da caminhada contra violência contra mulher neste sábado. Construir a cultura da paz e harmonia no ambiente escolar e estendendo essa conscientização por meio dos alunos às famílias, faz toda diferença para que possamos acabar com a violência contra mulher que atualmente se faz tão presente nos lares das crianças”, finalizou a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana