conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro abre oficialmente a programação da 54ª Expoagro

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizou neste sábado (02), a solenidade de abertura oficial da programação da 54ª Expoagro, que começa na próxima segunda-feira (04) e vai até o dia 10 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro – ACRIMAT.

O evento começou com uma cavalgada que reuniu as comitivas com cerca de 70 cavaleiros e amazonas, com participação da cavalaria da Polícia Militar de Mato Grosso. Os cavaleiros saíram do parque de exposições e passaram pela Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha). O controle do tráfego foi realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB). Por fim, as comitivas chegaram ao Palácio Alencastro, onde foram recebidos pelo prefeito e demais autoridades, com um café da manhã ao som do Corpo Musical da Polícia Militar.

Na ocasião, o Chefe do Executivo Municipal também assinou o Decreto que transfere simbolicamente o seu gabinete, entre os dias 4 e 8 de julho, para o local onde será realizada a feira agropecuária. “Após o período em que ficou suspensa a Expoagro, especialmente nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, recebemos de braços abertos esse grande evento festivo, de negócios e de oportunidades, que coloca Cuiabá na vitrine da economia do setor agropecuário, marcando a tradição de um Estado e uma capital do agronegócio que fomenta o seu desenvolvimento e demonstra a importância do fortalecimento do setor agropecuário. Por isso, celebramos a retomada da 54ª Expoagro e, em homenagem a essa importância, estamos transferindo simbolicamente o nosso gabinete para o Parque de Exposições Jonas Pinheiro e daremos expediente lá também, para mostrar não apenas o envolvimento, mas também o comprometimento da Prefeitura de Cuiabá com o setor agropecuário da nossa capital”, destaca o prefeito.

Após cinco anos desde o último evento, a Expoagro que é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, retorna ao público reunindo diversas atividades como exposições de ovinos e pequenos animais, fóruns das Cadeias Produtivas, debates, palestras e oficinas gratuitas, além de rodeios e shows com atrações nacionais. “Esse ano será muito diferente, porque sempre a programação é realizada em dois finais de semana. Mas, devido ao tempo hábil para organização, decidimos fazer seis dias de evento com três dias de shows gratuitos, isso nunca havia ocorrido. Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá entra com um apoio muito amplo, que vai nos ajudar a realizar um belíssimo evento, tenho certeza que vai ser um sucesso”, disse o presidente do Sindicato Rural, Celso Nogueira.

Para a edição deste ano, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, está montando um estande com mais de 3 mil m², que apresenta os pilares do programa Pra Frente Cuiabá, são eles: Agro da Gente, Sine da Gente, Cuiabanco, Imex e Qualifica Cuiabá. A estrutura abrigará ainda o gabinete do prefeito, que será transferido para o local durante os dias do evento.Também estará disponível uma exposição com os tratores e equipamentos que atuam na agricultura familiar, uma área de sustentabilidade com placas solares, um container com amostras sobre a ferrovia e, mais uma novidade, um painel de led com transmissão ao vivo dos rodeios e shows para o público. A ação conta ainda com participação efetiva das secretarias municipais de Turismo e Cultura, Esporte e Lazer.

“Sem dúvida, a 54ª Expoagro representa história, o maior evento ligado ao setor do agronegócio e, por isso, a Prefeitura não poderia, neste período pós-pandemia, ficar ausente desse evento e de forma muito nobre estamos promovendo a abertura de forma oficial. Além disso, preparamos o nosso estande que é uma integração de esforços de várias secretarias para fomentar o desenvolvimento da economia da nossa região, com o programa Pra Frente Cuiabá, integrando o Turismo e a Cultura. Teremos ainda a participação da Prefeitura no fórum de palestra, onde estaremos discutindo a logística de Cuiabá, o empreendedorismo e o projeto do programa de agronegócio de Cuiabá.  Então, nossa expectativa é muito positiva”, pontua o secretário Francisco Vuolo.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, mencionou ainda o investimento na realização das obras de requalificação do parque de exposições. “A Prefeitura de Cuiabá foi e sempre será parceira de um evento tão importante como esse para nossa economia, nossa cultura e para a população. Acrescento também que a gestão, em parceria com o Sindicato Rural, está fazendo a maior obra da história do parque de exposição, que é o Centro de Eventos Jonas Pinheiro. Através de uma emenda federal e uma contrapartida da Prefeitura de Cuiabá, estamos transformando aquele espaço no maior centro de eventos do Centro-Oeste”, reforça Stopa.

Também estiveram presentes o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, o diretor do Sindicato Rural, Allan Paulino, o deputado estadual, Carlos Avallone, entre outras autoridades.

Confira a programação completa:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor e ASG

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá publica, nesta quinta-feira (11), os editais de convocação de 13 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado Emergencial para os cargos de Professor Pedagogo, Professor de História e Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG).

Os convocados devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação nesta sexta-feira (12), às 14h, conforme especificado nos Editais, para apresentação de documentos e atribuição.  

Os candidatos convocados que não comparecerem no dia e horário previstos ou não entregarem toda a documentação exigida serão eliminados, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, será convocado o classificado na sequência.

Os documentos que devem ser apresentados e entregues (originais e/ou cópias), de acordo com os Editais são: RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista, Conta Corrente no Banco do Brasil (caso houver), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso, acompanhado do Histórico Escolar (do Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

Os candidatos aprovados atuarão em unidades educacionais da rede pública municipal de ensino em substituição de servidores efetivos, a fim de atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

Os editais de convocação se referem ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, Nº 002/2022/GS/SME, publicado na Gazeta Municipal Suplementar 329, de 25/02/2022.

O certame foi realizado este ano, por meio de avaliação de títulos, de forma emergencial, para preencher 665 vagas nas funções de Instrutor de Libras, Intérprete de Libras, Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnico em Nutrição Escolar (TNE), Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG), Professor de Ensino Fundamental, Professor com Especialização em Atendimento Educacional Especializado e/ou Educação Especial.

Em 20 convocações a Secretaria Municipal de Educação já chamou 622 candidatos aprovados.

Confira anexo os Editais de Convocação.

Serviço

Convocação Processo Seletivo Simplificado Emergencial – Edital nº 002/2022

Dia: sexta-feira (12)

Hora: 14h

Cargos: Professor Pedagogo, Professor de História e Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Secretaria de Saúde promove ações de combate à violência contra a mulher e de prevenção a saúde do homem

Publicado

Conscientização e prevenção. Esses são os pilares que regem as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante todo esse mês, em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que tem como enfoque no combate à violência contra a mulher, e também ao trabalho de prevenção à saúde do homem e paternidade. 

Uma das recomendações dentro da gestão Emanuel Pinheiro é promover o engajamento masculino no que tange ao acompanhamento do pré-natal de suas parceiras, desenvolvimento da criança e realização de exames de rotina, como de hepatites, diabetes, sífilis, prática integrativas e outros procedimentos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com base nas diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde. 

Além disso, em comemoração ao aniversário de 16 anos, da Lei Maria da Penha, nº 11.340/2016, celebrado no último domingo (7), a SMS irá oportunizar atividades dialogadas na rede pública de saúde, trazendo à tona a reflexão sobre o papel, importância e empoderamento do público feminino na sociedade cuiabana. 

A responsável técnica da Política Municipal de Saúde do Homem, Márcia Rocha, afirmou que o intuito da Prefeitura de Cuiabá é divulgar de forma eficiente e maciça a oferta de serviços disponibilizados pelo Município. “Queremos trabalhar com a família, trazendo eles até as unidades de saúde, tanto os homens, quanto as mulheres, buscando esse estreitamento de laços e cuidados preventivos, contribuindo para diminuição dos casos de violência e ampliando a cobertura do acolhimento aos munícipes, mudando a história de vida de todos eles”, declarou. 

Nesta segunda-feira (11), ocorre uma palestra voltada aos servidores do sexo masculino, no auditório da Pasta, com a presença do juiz da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, Jamilson Haddad Campos. No mesmo local, na terça-feira (23), será a vez das colaboradoras mulheres e tem como convidada especial, a defensora pública, Rosana de Barros.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana