Região Oeste
Prefeito quer explorar áreas indígenas em MT
Publicado
19 de junho de 2019, 11:25
O prefeito de Sapezal, a 473 km de Cuiabá, Valcir Casagrande (PSC), defende a exploração de terras indígenas na região do município para o turismo e agricultura. O chefe do Executivo foi entrevistado no quadro Papo das 6h, do Bom Dia MT, nesta quarta-feira (19).
“Estamos trabalhando, entramos em contato com a Funai para legalizar essa situação. Se acontece um acidente lá dentro, por exemplo, quem vai socorrer? Deve haver toda uma estrutura para trabalhar com o turismo”, explicou
Para iniciar a exploração, segundo o prefeito, um projeto está sendo desenvolvido e deve ser apresentado.
“Sou a favor dessa exploração, porque os índios também precisam viver não podem depender só do governo. Para isso, porém, é preciso um projeto bem-feito, porque a prefeitura não pode chegar e tentar explorar na marra”, completou.
De acordo com o prefeito, o município já recebeu uma visita de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) para tratar sobre o assunto.
“Temos que tratar com cautela, estamos fazendo esse projeto em contato com a Funai, que já fez uma visita na semana passada”, disse.
Ainda segundo o prefeito, o município é parceiro dos índios no projeto para a exploração da área.
“Nossos índios são muito tranquilos para mexer com eles. Estão bem a frente do tempo. Eles têm advogado e sabem o que querem. É muito fácil de trabalhar com eles. Já tem plantação nas aldeias e não querem deixar. Sou a favor que eles plantem, as aldeias não têm mais pesca, caça. É preciso ter a própria sobrevivência e não viver de migalhas que os outros dão”, declarou.

Região Oeste
Adolescente de 17 anos é assassinado com tiro na cabeça
Publicado
30 de março de 2020, 12:10
Um adolescente identificado pelas iniciais B.V.S.B., de 17 anos, morreu neste domingo (30) após ser baleado na cabeça, em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km de Cuiabá).
De acordo com o boletim de ocorrência, o crime ocorreu por volta das 21h30 na casa onde a vítima morava, na região central da cidade.
O pai do rapaz contou que o filho havia tido uma discussão com um jovem e que acreditava que ele seria o autor do homicídio.
O menor chegou a ser socorrido e encaminhado para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Segundo a PM, na casa onde ocorreu o crime, os policiais encontraram uma bicicleta e ao lado de uma poça de sangue estava um boné e várias pontas de cigarro, que seriam da vítima.
Até o momento nenhum suspeito foi preso. O caso é investigado pela Polícia Civil da cidade.
Região Oeste
Agressores de mulheres participam de rodas de conversa em MT
Publicado
25 de junho de 2019, 11:43
Há três anos, a Comarca de Comodoro, a 644 km a oeste de Cuiabá, desenvolve um trabalho inovador com os homens acusados de praticar violência doméstica contra as companheiras, o que tem contribuído para a pacificação social da comunidade. Ao analisar o pedido de medida protetiva, o juiz titular da Primeira Vara, Marcelo Sousa Melo Bento de Resende, inclui uma nova condição para o agressor não ser preso: frequentar semanalmente, por dois meses, o programa “Maria da Penha”.
A iniciativa consiste em um grupo reflexivo, que se reúne para conversar mais a fundo sobre o que pode ter motivado as agressões. “Nesses encontros, ao longo de dois meses, são realizadas rodas de conversa, com psicólogo, assistente social e voluntários da área religiosa, como pastores. Um ouve a fala do outro. Percebe-se, em muitos casos, a base de uma formação machista e também muitos casos de alcoolismo. Há excesso do consumo de bebida alcoólica e o município consegue encaminhar alguns desses agressores para tratamento”, explicou o magistrado.
O grupo reflexivo teve início em 29 de abril de 2016. A cada três meses, o juiz Marcelo Resende faz uma audiência de justificação. “A psicóloga informa aqueles que não compareceram e explico que os chamei para dar um aviso: ou participam do projeto ou não terão uma segunda audiência, pois irão para a prisão. Nesses três anos nunca precisei pedir a prisão de nenhum”, destaca.
Ao todo, a iniciativa contabiliza 101 atendimentos em Comodoro, sem contar os municípios de Nova Lacerda e Campos de Júlio, que também possuem grupos reflexivos.
Outro reflexo positivo do projeto é uma melhor efetividade da Patrulha Maria da Penha, que garante a efetividade do cumprimento e fiscalização das medidas protetivas. “Como os agressores vão às reuniões, conseguimos identificar os mais agressivos, aqueles com sentimento de vingança ou rejeição. Esses nomes são encaminhados para a Polícia Militar para que seja feita a patrulha. Atualmente, são seis casos assim, dentre os quais de uma idosa de 70 anos vítima de agressão dos três filhos alcoólatras. Derivou do grupo reflexivo a Patrulha Maria da Penha de maior qualidade”, observa o juiz.
Conforme o magistrado, em Comodoro o grupo já está amplamente divulgado e até mesmo agressores que moram na zona rural participam da iniciativa, mesmo que quinzenalmente, num total de quatro encontros.
“O mais interessante é que a psicóloga fala que muitos agradecem e pedem curso também para as vítimas”, complementa o magistrado.
Segundo a psicóloga Andréia Regina Piovezan Rocha, nas reuniões, realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), participam de 12 a 15 pessoas. O grupo reflexivo se reúne toda sexta-feira, das 10h às 12.
“No começo, vão chateados. Quando percebem que é um espaço que têm para refletir, falar sobre a situação que levou até a medida protetiva, vão vendo que não é um lugar que vai punir, então vão fazendo adesão ao grupo. E é muito bacana, completou três anos e já atendemos mais de 100 agressores”, explica.
Andréia destaca que os grupos reflexivos trazem resultados muito positivos.
“Levo um tema gerador e só faço a medição. Eles mesmos vão dando as sugestões e fazendo a reflexão. Um dá uma solução para o outro e chegam a conclusões sobre aquela situação. Também explicamos a Lei Maria da Penha de forma que entendam. Vão se familiarizando com a situação e terminam até querendo permanecer no grupo depois. Há uma mudança de comportamento muito significativa. Houve um avanço considerável e foi muito importante essa iniciativa do doutor Marcelo. Gosto muito desse trabalho e já conseguimos ver o resultado”, finaliza a psicóloga.

Raissa Barbosa pretende criar projeto de lei contra a psicofobia

Justiça nega pedido de segredo de ação que fã move contra Anitta e Netflix

Xuxa quer que Pedro Bial dirija seu documentário no Globoplay

Aos 83 anos, Jô Soares é vacinado contra a Covid-19

‘BBB 21’: Lumena volta a criticar Juliette: “Quis fazer o coletivo de otário”
Política MT


Empresas que descumprirem medidas de enfrentamento à pandemia poderão ser cassadas em MT
O Projeto de lei nº 146/2021 estabelece cassação da inscrição estadual de empresas que descumprirem as medidas sanitárias de enfrentamento...


AL Social recolhe doações para promover novo Bazar Solidário
Foto: Karen Malagoli Foto: Karen Malagoli A Assembleia Social está convidando a população para um novo ciclo de solidariedade, com...


Faissal tenta barrar aumento de 14% nas contas de energia
Foto: Carol Coutinho / Assessoria de Gabinete O deputado estadual Faissal Calil (PV) foi até a sede da Agência Nacional...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Membro da cúpula de uma organização criminosa procurado pela Justiça é preso em Rondonópolis
Assessoria | Polícia Civil-MT Um foragido da Justiça e membro da cúpula de uma organização criminosa, foi preso na noite...


Homem investigado por homicídio ocorrido no bairro São Matheus tem prisão cumprida
Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP) cumpriu nesta sexta-feira (26) a...


Homem investigado por importunação sexual durante entrevista de empregado é preso em Cuiabá
Assessoria | Polícia Civil-MT A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DDM) de Cuiabá, efetuou...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento21 de fevereiro de 2021, 19:50
Atriz do seriado ‘Pé na Cova’, Niana Machado morre aos 82 anos
-
Policial21 de fevereiro de 2021, 10:46
Cuiabano foragido de MT por arrombamento e ataques a agência bancárias é preso na Guiana Francesa
-
Entretenimento22 de fevereiro de 2021, 11:03
‘BBB 21’: Karol diz que já levou garrafada na cara
-
Mato Grosso21 de fevereiro de 2021, 10:21
Governo finaliza manutenção emergencial e veículos pesados voltam a trafegar pela MT-322
-
Mato Grosso22 de fevereiro de 2021, 09:29
Novas escolas militares de MT homenageiam policiais que prestaram serviços relevantes à sociedade
-
Entretenimento22 de fevereiro de 2021, 11:03
BBB 21: “Temo pelo que pode acontecer quando sair”, diz Anitta sobre Karol Conká
-
Política Nacional22 de fevereiro de 2021, 21:17
Ministro do STF quer responsabilizar empresas por falas na internet
-
Entretenimento21 de fevereiro de 2021, 07:18
Anitta tatua as partes íntimas e vídeo viraliza; assista