conecte-se conosco


Região Oeste

Prefeito quer explorar áreas indígenas em MT

Publicado

G1 MT

O prefeito de Sapezal, a 473 km de Cuiabá, Valcir Casagrande (PSC), defende a exploração de terras indígenas na região do município para o turismo e agricultura. O chefe do Executivo foi entrevistado no quadro Papo das 6h, do Bom Dia MT, nesta quarta-feira (19).

“Estamos trabalhando, entramos em contato com a Funai para legalizar essa situação. Se acontece um acidente lá dentro, por exemplo, quem vai socorrer? Deve haver toda uma estrutura para trabalhar com o turismo”, explicou

Para iniciar a exploração, segundo o prefeito, um projeto está sendo desenvolvido e deve ser apresentado.

“Sou a favor dessa exploração, porque os índios também precisam viver não podem depender só do governo. Para isso, porém, é preciso um projeto bem-feito, porque a prefeitura não pode chegar e tentar explorar na marra”, completou.

De acordo com o prefeito, o município já recebeu uma visita de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) para tratar sobre o assunto.

“Temos que tratar com cautela, estamos fazendo esse projeto em contato com a Funai, que já fez uma visita na semana passada”, disse.

Ainda segundo o prefeito, o município é parceiro dos índios no projeto para a exploração da área.

“Nossos índios são muito tranquilos para mexer com eles. Estão bem a frente do tempo. Eles têm advogado e sabem o que querem. É muito fácil de trabalhar com eles. Já tem plantação nas aldeias e não querem deixar. Sou a favor que eles plantem, as aldeias não têm mais pesca, caça. É preciso ter a própria sobrevivência e não viver de migalhas que os outros dão”, declarou.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Vereadores surtam e agridem funcionários da prefeitura de Rosário Oeste, gerando choque e repúdio

Publicado

por

Episódio de violência revela comportamento inaceitável e exige ação das autoridades para garantir justiça e segurança

Uma cena chocante de agressão e assédio por parte de vereadores abalou a cidade de Rosário Oeste na manhã de ontem. Durante uma licitação, dois vereadores – João, conhecido como Tito da Forquilha, e Ademir Figueiredo – protagonizaram atos de extrema violência, incluindo agressões físicas e verbais contra funcionários da prefeitura e uma jornalista que cobria o evento, Ana Cosme, de registro 0003116/MT.

Infelizmente, esses vereadores já haviam se envolvido em episódios de violência no passado, tendo agredido funcionários de obras, motoristas de ônibus escolares e mulheres.

Durante a licitação em questão, eles usaram todas as formas possíveis para atrapalhar a administração pública, incluindo intimidação e agressão física.

A jornalista Ana Cosme, que estava fazendo seu trabalho, foi alvo de um ataque direto, sofrendo humilhações e sendo ameaçada. Ela passou mal e precisou ser encaminhada ao hospital municipal devido às agressões dos vereadores. Ana faz tratamento para ansiedade e é hipertensa, o que agravou ainda mais a situação.

No Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros diz:

Art. 9° – É dever do jornalista:

– Divulgar todos os fatos que sejam de interesse público;

– Lutar pela liberdade de pensamento e expressão;

– Defender o livre exercício da profissão;

– Valorizar, honrar e dignificar a profissão;

– Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem;

Deste modo a Jornalista Ana Cosme, estava no pleno direito do seu exercício como Jornalista.

Além disso, outras vítimas, como a chefe de governo Ângela (Tetê) e Cristina, uma prestadora de serviço do município, também foram agredidas pelos vereadores. Testemunhas relatam que um dos vereadores chegou a avançar em uma das vítimas.

As vítimas procuraram imediatamente a polícia local para registrar boletins de ocorrência e denunciar os acontecimentos. É essencial que as autoridades competentes tomem medidas cabíveis para garantir justiça e segurança diante desses atos inaceitáveis.

A população de Rosário Oeste está indignada com o ocorrido e exige que os vereadores envolvidos sejam responsabilizados por suas ações. É necessário que a comunidade se una em repúdio a qualquer forma de violência e assédio, especialmente quando perpetrados por autoridades que deveriam representar os interesses da cidade e de seus cidadãos.

É preciso que sejam tomadas medidas rigorosas para coibir esse comportamento inaceitável e garantir a segurança de todos os envolvidos.

A violência e o assédio promovidos pelos vereadores em Rosário Oeste são totalmente inaceitáveis e merecem o repúdio de toda a sociedade. É lamentável que pessoas que foram eleitas para servir à população se comportem dessa forma.

É preciso que medidas rigorosas sejam tomadas para garantir que esses atos não se repitam e que os responsáveis sejam punidos. A justiça deve ser feita e as autoridades devem se empenhar em proteger os direitos humanos e a integridade física e emocional de todos os cidadãos.

A imprensa também tem um papel importante a desempenhar, denunciando esses comportamentos e trazendo à luz as violações de direitos que ocorrem na sociedade. É preciso que a sociedade como um todo se una em torno do respeito e da dignidade, construindo uma cidade mais justa e igualitária para todos.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Região Oeste

Polícia Militar atua fortemente no combate ao roubo de gado na Região Oeste

Publicado

por

PMMT
6° CR
17° BPM
2ª CIA PM ARAPUTANGA
NPM DE RESERVA DO CABAÇAL

Data: 20/05/2021
Local: Fazenda LC Joaquim Tobias – Reserva do Cabaçal
Hora: 13h00min

Natureza: Roubo/Sequestro e cárcere privado/quadrilha ou bando armado
Suspeitos conduzidos: Homem de 28 anos

Narrativa: A polícia militar de Reserva do Cabaçal recebeu informações de terceiros que havia um caminhão parado na rodovia MT 175 que liga o município de Reserva do Cabaçal à Itanorte, precisamente próximo à fazenda LC Joaquim Tobias, que os ocupantes do veículo estavam dispensando animais de rebanho (gado) na via e quando viram a aproximação de outros veículos, um dos ocupantes evadiu-se para a mata.
Diante de tal informação, a guarnição policial deslocou-se ao local para averiguar a situação, pois se presumia tratar de furto/ roubo de gado. Ao aproximar do veículo parado, um dos ocupantes evadiu-se para a mata, porém o suspeito E. M. permaneceu no local e foi submetido a abordagem.
Foi solicitado apoio policial e a guarnição de Salto Do Céu se fez presente. Durante a entrevista policial, o suspeito confessou que participou da conduta delituosa, em que ele e mais 03 (três) suspeitos invadiram a fazenda anunciando o roubo, amarrando as vítimas e subtraindo os animais do rebanho para 02 (dois) caminhões, sendo um deles uma Mercedes-Benz L1113 placa JYD7969 cor branca.
Sendo assim, lhe foi dado voz de prisão pelo crime de roubo e cárcere privado. Por conseguinte, ambas as guarnições fizeram buscas nas imediações e, ao chegar à fazenda LC Joaquim Tobias, foi possível visualizar as vítimas amarradas.
Após a varredura no local, em diálogo com as vítimas, disseram que aproximadamente às 06h30min foram surpreendidas pelos 04 (quatro) agentes criminosos portando armas de fogo e anunciando o roubo; que levaram os gados nos dois caminhões; que um dos suspeitos estava no local até ver a chegada da polícia e evadir-se pelos fundos.
Foi irradiado às demais unidades para fazer o cerco policial com objetivo de interceptar o outro caminhão, porém até a confecção deste boletim nada foi encontrado. Os animais que estavam no caminhão quebrado ficaram soltos na estrada, bem como o caminhão permaneceu no local, pois não há meios disponíveis de fazer sua remoção.
Insta ressaltar que o suspeito E. M. afirma que foi contratado para este delito por um homem conhecido como boiadeiro e que ele estava participando do crime, conduzindo um veículo Pajero de cor preta. Diante de todo o exposto, o suspeito foi conduzido para o Quartel da 2ª Companhia da PM de Araputanga para confecção deste boletim de ocorrência.

GuPM Reserva do Cabaçal
GuPM Salto do Céu

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana