conecte-se conosco


Sorriso

Prefeito se reúne com Eugênio Rudy, novo titular da PJC

Publicado

De acordo com Rudy, na próxima semana, deve chegar ao Município a delegada que ficará à frente do núcleo de atendimento às vítimas de violência doméstica. Para Sorriso, virá ainda mais um delegado, completando assim as três vagas de delegados da PJC para o Município. Os novos profissionais substituem os delegados José Getúlio Daniel, Márcio Portela e Artur Almeida, transferidos para outros municípios do Estado.

“Assim que todos os delegados já estiverem aqui, faremos uma reunião do GGI para podermos conhecer os novos integrantes da PJC, compartilhar nossas demandas e buscar, de forma integrada, soluções práticas e efetivas no combate à violência, e, principalmente, no reforço da sensação de segurança em Sorriso, cidade composta por famílias trabalhadoras, empreendedoras e pacíficas”, destacou Ari.

A recepção ao novo delegado também contou com a presença dos secretários municipais José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil – Semsep) e Claudio Oliveira (Desenvolvimento Econômico). Na oportunidade, prefeito e secretários também falaram sobre a obra da nova delegacia, viabilizada por meio da parceria entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual (MPE). 

Nova delegacia

O projeto arquitetônico que foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria da Cidade (Semcid), conta com três módulos. No total, serão 1.150 m² que abrigarão os serviços ordinários e especializados de investigação policial. A primeira etapa já está concluída e a obra está sendo continuada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em que uma empresa assumiu, perante o Ministério Público do Estado (MPE), a obrigação de concluir o empreendimento.

Na primeira etapa da obra foram investidos R$ 1.261.321,27, sendo que parte deste montante foi viabilizada por meio de uma compensação ambiental, em que cerca de R$ 900 mil foram destinados para a obra da delegacia e investimentos em saúde. Já em recursos próprios municiais, foi investido o montante de 357.639,52.  A expectativa é que, em 2023, o novo prédio já esteja em funcionamento.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Palestras apresentam benefícios do aleitamento materno e cuid…

Publicado

Ampliando as ações da campanha “Agosto Dourado” mês dedicado à promoção e discussão dos benefícios da amamentação, teve início nesta quarta-feira, dia 10, a série de palestras para gestantes e lactantes, no Centro de Eventos Ari José Riedi, no Auditório Magessi, das 13h30 às 16 horas.

No dia 11 de agosto (quinta-feira), das 15 às 16 horas, a conversa é no CRAS São José; no dia 12 (sexta-feira), pela manhã das 9 às 11 horas a oficina e no CRAS São Domingos e à tarde das 15 às 16 horas o encontro é no CRAS São Domingos/Praça CEU. E, para encerrar no dia 13 (sábado), também das 15 às 16 horas, o evento será no Parque Ecológico Claudino Frâncio.

Para desenvolver ações de incentivo à amamentação no município, uma grande equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), formada pela Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES) e profissionais das Unidades Básicas de Saúde; uniu esforços à estudantes universitários. A equipe multidisciplinar é formada por nutricionista, fisioterapeuta, odontólogos, enfermeiras, educador físico, psicóloga, médico e fonoaudióloga.

A auxiliar de enfermagem, Nilci Marli Rhoden Wolff, está na terceira gestação, mesmo com toda essa experiência declara que as palestras são de suma importância. “Sempre tem algo novo para aprender tanto para nós como para repassar às futuras mamães, quando o assunto é cuidados; quer seja com a gestação, ou com o recém-nascido. Além de aprender a lidar com o bebê e tudo que envolve esse universo, outro tema tratado são as mudanças do corpo e como enfrentar essa nova realidade”, observa.

A coordenadora do programa de Atenção Primária, Melissa Siqueira do Carmo Vilela, explica que para o desenvolvimento de um bebê saudável o pré-natal é fundamental. Essa oficina, conforme a coordenadora, foi criada visando levar conhecimento às gestantes e oportunizar aos profissionais de saúde a orienta-las. “Estamos no mês alusivo ao aleitamento materno, o Agosto Dourado, quando se desenvolvem ações de incentivo à amamentação, aproveitamos essas atividades e incorporamos conteúdos voltados à maternidade e ao bebê; tais como a importância do pré-natal, dos exames, as intercorrências durante a gestação, a importância da vacinação, do acompanhamento odontológico e orientações após o nascimento do bebê. Essa oficina foi criada para levar orientação às gestantes”, reforça.

O clínico geral e especialista em Medicina de Família, lotado no PSF São José, Jean Roberto Ordakowski, disse que toda orientação repassada nas palestras são de grande valia para as gestantes, principalmente para se sentirem seguras nesse período. “A gravidez é algo muito esperado pelas mulheres, mas também gera muitas dúvidas e mudanças no corpo. O objetivo desse trabalho, conjunto, é passar às gestantes segurança, desde as consultas, exames, atendimento de enfermagem, odontólogos e técnicos para avalizar que durante os 9 meses fique tudo bem, tanto com a gestante como com o bebê. Hoje estamos repassando essa segurança para uma gravidez tranquila e um parto maravilhoso”, destaca.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Prefeitura promove formação continuada para motoristas do tra…

Publicado

Vinte o oito profissionais que atuam nas sete linhas do transporte coletivo estão recebendo o treinamento, divididos em duas turmas. Gerson Cândido Ribeiro,  coordenador do transporte  ressalta que o manuseio, segurança por meio de monitoramento e orientações sobre o trânsito estão entre os temas trabalhados por instrutores vindos de Cuiabá.

O treinamento acontece hoje (11), nos períodos matutino e vespertino, com parte teórica – no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (CEMFOR), e prática – na garagem da Secretaria Municipal de Transportes. 

“Sorriso apresenta um crescimento acelerado e com isso, um aumento expressivo da frota de veículos, o que gera a necessidade de ofertarmos formação continuada às equipes, oferecendo mais segurança e um serviço de qualidade aos munícipes que utilizam o transporte coletivo”, diz a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana