conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeito, sensibilizado, atende mães e determina novas medidas para reorganização da demanda escolar

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou nesta quinta-feira (16) que serão revistas as questões relacionadas ao redimensionamento das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Professora Maria Dimpina Lobo Duarte, Ranulpho Paes de Barros e Darcy Ribeiro, a fim de que os estudantes e suas famílias não sejam prejudicados.

Emanuel Pinheiro recebeu no final da manhã de terça-feira (14) um grupo de mães representando as famílias dos estudantes das três unidades educacionais, as últimas a passarem pelo processo, na rede pública municipal de Cuiabá.

“Como gestor fiquei sensibilizado e lisonjeado pelo pedido das mães que querem que seus filhos continuem sendo atendidos pela rede municipal, pelo ótimo trabalho pedagógico e com as crianças com deficiência realizado nas unidades. Diante desse apelo, como temos um prazo limite para fazer o redimensionamento até 2027, atendendo as famílias e para que os estudantes não sejam prejudicados, determinei à Secretaria Municipal de Educação, que reveja esse processo”, salientou o prefeito Emanuel Pinheiro.

As propostas do Município, respeitando as peculiaridades de cada uma das três unidades, envolvem a gestão compartilhada ou a transferência de forma gradativa, no prazo legal determinado, das séries finais do Ensino Fundamental (6 ao 9 Ano), para a rede estadual.

Glaucia Colonesi, mãe de dois estudantes atendidos na rede pública municipal de educação, um deles na ECIMC Profª Maria Dimpina Lobo Duarte disse que o trabalho desenvolvido pelas escolas Municipais é referência. “As escolas públicas do Município são referência no ensino, no atendimento e acolhimento das crianças. Quero que meu filho permaneça na Maria Dimpina porque a unidade oferece um ensino diferenciado, assim como outras escolas da rede. A Maria Dimpina tem uma ótima estrutura física e, sempre desenvolveu atividades no contraturno e campanhas de combate ao bullying. Além disso a escola é bem localizada com acesso ao transporte coletivo, o que facilita para os pais”, disse ela.

Sasenazy Soares Rocha Daufenbach, promotora de Justiça, mãe de um estudante da EMEB Ranulpho Paes de Barros lembrou o provérbio africano que diz que para educar uma criança, é preciso uma aldeia inteira. “Enquanto mãe, assim como outras mães e pais dessa unidade educacional entendemos a necessidade do redimensionamento, que aconteça de forma gradual. Hoje a unidade, além de uma equipe gestora, tem profissionais engajados no processo educacional, comprometidos com os estudantes”, disse ela.

Redimensionamento

O Redimensionamento acontece em regime de colaboração entre Estado e Municípios e, como uma política de Estado, sendo previsto em leis federais, estaduais e municipais da educação pública.

De acordo com o Redimensionamento, os municípios são responsáveis pela Educação Infantil e o Ensino Fundamental dos anos iniciais (dos 1º aos 5º Anos), e o Estado pelo Ensino Fundamental, séries finais (dos 6° aos 9° Anos).

Esse processo está vinculado à otimização dos recursos e qualidade do ensino ofertado assim como a ampliação do atendimento, por parte do Município, à Educação Infantil, para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, Pré-Escola (faixa etária dos 4 e 5 anos) e do 1º ao 5º Ano.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Clássicos de Natal e MPB integram repertório dos corais Simininas e da UFMT neste domingo (10), Lançamenro do Natal da Gente será às 19h

Publicado

A Prefeitura Municipal de Cuiabá convida a população para o lançamento oficial da Cantata de Natal, que integra o projeto Natal da Gente 2023, neste domingo (10), a partir das 19h, no Parque das Águas. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, totalmente gratuita, tem o objetivo de preservar o espírito natalino, levando alegria para as crianças quanto para os adultos. Um momento emocionante para com apresentações musicais dos Corais da Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT e do programa Siminina. A abertura do Natal da Gente será realizada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e peça primeira=dama, Márcia Pinheiro.

No palco, o Núcleo Coral UFMT vai trazer cerca de 60 vozes, acompanhado de banda composta por músicos convidados. Haverá ainda, a participação do Coral do projeto “Siminina”, que vai fazer a abertura. Além de músicas natalinas, serão apresentadas músicas brasileiras e internacionais.

A maestra do Núcleo Coral UFMT, Dorit Kolling, diz que o repertório foi preparado com muito carinho e dedicação para a apresentação. “Vamos apresentar grandes clássicos de natal, que o público em sua maioria reconhece, como “White Christmas”, “Anoiteceu”, além de canções francesas como “Glória”, e latina como – Adeste Fidelis”, adiantou.

Neste domingo, após a apresentação dos corais, o público poderá conferir um encantador show de neve, com a participação especial de um dos casais mais adorados da Disney, Mickey e Minnie. Esses personagens encantadores serão os responsáveis por receber o Papai Noel, momento que será registrado em fotos, trazendo muita alegria, dança e animação tanto para as crianças quanto para os adultos. Uma carreta com 15 metros, cuidadosamente adornada estará à disposição para contemplação.

PROGRAMAÇÃO

A programação do ‘Natal da Gente 2023’, em parceria com a UFMT, Energisa, O Boticário, Águas Cuiabá e Assembleia Legislativa de Mato Grosso, proporcionará encantamento às populações das regiões Sul, Oeste, Norte e Leste de Cuiabá. Após o lançamento oficial em 10 de dezembro, as atividades se estenderão até o dia 20.

Uma carreta decorada com 15 metros de comprimento percorrerá dez bairros, levando a magia festiva a todos os cantos da capital cuiabana, com muita alegria, entretenimento e cultura para os moradores.

A região Sul terá sua programação na Praça Cultura do Pedra 90 na segunda-feira, 11 de dezembro. Em seguida, no dia 12, terça-feira, a Avenida Espigão/Tijucal será iluminada com as luzes do Natal da Gente 2023.

A região Oeste será contemplada com a programação na Praça Cultural do Parque Cuiabá no dia 13, seguida pelo Campo do Areão/Santa Isabel em 14 de dezembro. A programação ocorrerá sempre das 19h às 22h.

No bairro do Distrito do Coxipó, região Norte da capital, a carreta trará muita música, alegria e diversão para os moradores. Entre os dias 16 e 17, as festividades ocorrerão no campo de futebol do bairro Jardim União e no campo de futebol do bairro Três Barras.

Os moradores do CPA I também receberão a visita do Papai Noel na praça próxima ao Terminal, em 18 de dezembro, a partir das 19h. Na terça-feira, 19 de dezembro, a carreta estará no bairro Campo Velho.

E, para encerrar com chave de ouro, no dia 20, quarta-feira, a ação do Natal da Gente 2023 acontecerá no Parque Tia Nair. Contamos com a presença de todos para celebrarmos juntos essa época especial do ano.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Família que cultivou árvores em praça por três décadas agradece prefeitura após revitalização: “mudou o visual do bairro”

Publicado

Roberto Silveira lembra com nitidez o dia em que o seu pai mandou que ele entrasse na Belina e saíssem do bairro onde moravam com destino ao Horto Florestal, em Cuiabá. Com apenas 12 anos de idade em 1992, ele jamais se esqueceria do dia que o pai encheu o carro de mudas de árvores como oiti e ipê com o único objetivo: arborizar o terreno em frente a sua casa.

O local se transformou na praça Valdir Pereira Donato, cuja inauguração foi realizda nesta quinta-feira (07) pela gestão Emanuel Pinheiro, no bairro Cohab São Gonçalo. Falecido em 1999, Miguel Silveira, pai de Roberto, é um dos primeiros moradores do bairro. O filho lembra com carinho do pai e agradece o trabalho feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

“Achei essencial, estão de parabéns o pessoal da prefeitura, estava precisando mesmo, o bairro estava precisando disso”, afirmou Roberto. “Todo mundo está gostando, mudou o visual do bairro”, completou.

O espaço elogiado por Roberto havia se tornado um problema para a comunidade, porque era usado como depósito de lixo e de entulho. Graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e a Prefeitura as obras foram iniciadas e o problema foi resolvido.

No ato da inauguração, o vice-prefeito, José Roberto Stopa lembrou que nenhuma gestão anterior, entregou tantas praças e obras em benefício dos quase 700 mil habitantes do município. Na sequência Stopa falou da importância da parceria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP) para a realização de tamanha infraestrutura.

“Queremos agradecer a atenção das promotoras de justiça, Maria Fernanda Correa da Costa e Ana Luiza Peterlini, que têm sido grandes parceiras de Cuiabá, dentro do MP”, reconheceu o vice ao anunciar que por meio dessa parceria, mais cinco praças serão construídas na Capital, no início de 2024.

Ao final, Stopa pediu aos moradores para ajudar a preservar o local. Acrescentou que tudo foi feito com muito respeito e carinho para eles se reunirem, interagirem e se socializarem. “O lugar que antes servia de depósito para lixo e moradia de animais peçonhentos, hoje se tornou inclusivo seguro e agradável para todos. Então vamos cuidar dele”, solicitou Stopa.

Segundo o presidente do bairro Cohab São Gonçalo, Marcelo Cuiabano, o prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário Stopa atenderam a um pedido da comunidade com a inauguração da praça.

“A gente fica muito feliz porque está saindo do papel o que a gente esperava, vai ser a porta de entrada do bairro, um ambiente legal, que antes servia como depósito de lixo e de materiais de construções”, afirmou Cuiabano.

O morador da comunidade e conselheiro tutelar Valdir Donato é filho de Valdir Pereira Donato, que dá nome à praça. A exemplo de Roberto, o líder comunitário faz parte de uma segunda geração de moradores que viu, após a chegada dos pioneiros, o bairro crescer durante a Gestão Humanizada da prefeitura.

Praça Valdir Pereira Donato

“Nossa família se mudou para o bairro em 1993, são 30 anos morando no mesmo lugar. Meu pai deixou um legado bonito. Agradecemos ao prefeito e demais pessoas que deram o nome dele à praça. Ficamos muito felizes com o reconhecimento”, declarou Valdir.

O nome da praça foi aprovado pela Lei 6721 de 8 de novembro de 2021, sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O projeto de lei foi apresentado pelo vereador Chico 2000.

Valdir Pereira Donato mudou-se com sua família para o bairro em 1982, sendo um dos precursores da região. Viveu no local por 35 anos, onde teve vizinhos com os quais fez grandes amizades, contribuindo com essa comunidade desde sua chegada. O senhor Valdir faleceu no dia 09 de agosto de 2017 aos 79 anos, deixando esposa, filhos e netos.

Além de moradores e lideranças comunitárias, participaram do evento: o secretário adjunto da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, Anderson Matos; secretário adjunto de planejamento e projetos, Raufrides Macedo e o presidente do bairro, Marcelo Cuiabano.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana