conecte-se conosco


Cuiabá

Prefeitura dá mais um passo para estruturação do projeto de PPP de requalificação urbana do Centro Histórico

Publicado


Divulgação

Clique para ampliar

A gestão Emanuel Pinheiro, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, dá mais um passo para a estruturação do projeto de parceria público-privada para requalificação urbana do Centro da Cidade de Cuiabá e revitalização do Mercado Municipal. Na próxima semana será realizada uma reunião para chancelar todos os relatórios apresentados pela comissão técnica e, a partir de então, ser encaminhado para o processo do certame licitatório, que deve ocorrer ainda neste semestre.

O projeto prevê a implantação do estacionamento automatizado valet, que será construído no Mercado Miguel Sutil, mais conhecido como Mercado Municipal, localizado na Avenida Isaac Póvoas, no Centro Histórico da Capital. Serão construídas 586 vagas para carros e 20 para motos, o estacionamento ficará no 4º pavimento e contará com sensores para identificação do status da vaga e software compra recarga de créditos; recarga de créditos através do parquímetro e fiscalização dos serviços através de OCR. Ao todo, o futuro Mercado Municipal terá quatro pavimentos, divididos por setores para um melhor ordenamento dos ambientes. 

No mês passado, a Prefeitura de Cuiabá publicou o projeto de lei de nº504/2021, que dispõe sobre a concessão e requalificação urbana da região da Capital, sobre o sistema de controle de vagas públicas de estacionamentos rotativos em ambientes públicos.  A lei trata especificamente da possibilidade de implementação de ações e revitalização de infraestrutura viária e a gestão do estacionamento rotativo que será terceirizado por meio de uma licitação de concessão. 

 “O projeto é do programa de parceria público-privada de requalificação do Centro Histórico de Cuiabá e é o desejo do prefeito Emanuel Pinheiro a revitalização do Mercado Miguel Sutil, mais conhecido como Mercado Municipal e requalificação urbana nas regiões das praças Alencastro e Ipiranga. Já fizemos o encaminhamento dos trâmites, audiências públicas. Foram apresentados os cenários para a reforma e ampliação do Mercado Municipal. A empresa terá obrigações para poder gerenciar esse estacionamento”, comentou o secretário de Agricultura, Francisco Vuolo. 

 “Existe um problema de falta de estacionamento histórico em Cuiabá. E desde que assumimos o compromisso com Cuiabá, sempre pautamos em acabar com esses problemas que pareciam sem solução. A população terá o mais moderno Mercado e estacionamento na região Central da cidade.  E melhorar isso, gera inúmeros benefícios, como a melhora do fluxo de veículos, satisfação dos clientes e vantagens financeiras a médio e longo prazo. Temos que elaborar um projeto bem mais moderno e preparar a Capital para o futuro. O investimento em novas tecnologias agilizará todos os processos operacionais, desde a chegada do usuário ao local até sua saída. Isso evita filas, seja em pagamentos, validação de bilhetes, dentre outros”, declarou o prefeito.

Conheça aqui o projeto do Novo Mercado Municipal 

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

HMC mobiliza equipes para acelerar cirurgias ortopédicas

Publicado

Para dar celeridade aos procedimentos cirúrgicos da ortopedia, a Prefeitura de Cuiabá e Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro Dr. Leony Palma de Carvalho e Hospital Municipal São Benedito, mobilizaram equipes das duas unidades hospitalares. Aproximadamente 20 procedimentos cirúrgicos da ortopedia foram realizados neste sábado (21). 

A mobilização envolveu em média 50 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e outros.  No decorrer da semana, novas cirurgias da ortopedia serão realizadas no HMC. A ação foi realizada no Hospital Municipal de Cuiabá, e abrange pacientes do Hospital Municipal São Benedito – HMSB e HMC. 

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro a celeridade nos procedimentos cirúrgicos foi designada para dar continuidade na assistência aos pacientes. “Minha gestão entende o momento vivenciado por estas famílias, diante do princípio de incêndio no Hospital Municipal São Benedito, havendo a necessidade de evacuação de todos os pacientes. Determinei a organização com urgência das cirurgias ortopédicas, pois não podemos deixar nossa população usuária do Sistema Único de Saúde desassistida”, pontuou. 

“Minha equipe está empenhada e graças a Deus nossos pacientes estão recebendo todos os cuidados necessários. Quanto as cirurgias neurocirúrgicas,  os agendamentos acontecem desde o dia 18 de maio”, lembrou o prefeito. 

Para a mobilização, o diretor-geral Paulo Rós, da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, explica que, o HMC adquiriu vários materiais médico-hospitalares para   acelerar os procedimentos cirúrgicos e desafogar o HMC.

“Com o aumento da demanda advinda do Hospital Municipal São Benedito, estamos trabalhando ainda mais, para que os pacientes não fiquem muito tempo aguardando uma cirurgia ortopédica. Com essa ação, quem ganha é a população”, destacou Rós.

A ação, para dar celeridade aos procedimentos cirúrgicos da ortopedia, iniciou às 07h e encerrou às 19 horas, neste sábado (21). Os pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos de prótese de quadril e  correção de fraturas dos ossos dos membros inferiores e superiores, com uso de diversas próteses, placas, parafusos e hastes intramedulares.

O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro Dr. Leony Palma de Carvalho – HMC é referência em ortopedia e traumatologia. A unidade atende pacientes da capital e todo o interior do Estado de Mato Grosso. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Sugestão de pauta: Estudantes de seis escolas participam da 7ª Edição da Semana da Transparência

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá retoma este mês a Semana da Transparência. Esta será a 7ª edição do evento, uma iniciativa da Controladoria Geral do Município em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.  As ações vão acontecer de 24 a 26, no Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, nos dois turnos, e contemplarão 60 estudantes do 4º e 5ª Anos e cinco  monitores. Instituída pela Lei Municipal nº 5.853, de 2014, o projeto atende estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino, com ações educativas abordando o tema “Controle Social e Cidadania”.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a importância do projeto. “A iniciativa auxilia, por meio de ações educativas, a formação ética e moral dos estudantes e promove a introdução pedagógica sobre funções dos Poderes estatais, despertando, nas novas gerações, a consciência de que o exercício da cidadania depende da participação de cada um nas decisões que afetam a coletividade; do reconhecimento dos direitos e deveres próprios da condição de cidadão; do controle social dos gastos públicos e da atuação ética e responsável perante a sociedade”, destacou a gestora.

A controladora-geral do município, Mariana Ribeiro, destacou que os cuidados com os pequenos é uma das principais bandeiras da Gestão Emanuel Pinheiro. “Mais que manter e fortalecer a transparência, queremos uma mudança de cultura, e nada mais coerente que iniciar pela educação, colocando isso para as nossas crianças, informando sobre o direito e o dever que cabe à todos os cidadãos de fiscalizar os atos públicos”, disse.

O projeto conta com outros parceiros, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Zoonoses de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) e, o Circo InTenda.

Participantes

Participam das ações da 7ª Semana da Transparência da Prefeitura de Cuiabá as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Profª. Elza Luiza Esteves, Profª. Maria Ambrósio Pommont, Profª. Glaucia Maria Borges Garcia, Clóvis Hugueney Neto, Prof. Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira e Juscelino José Reiners.

As ações da Semana da Transparência são realizadas no mês de aniversário da Lei de Acesso à Informação Pública. A norma regulamenta o direito constitucional do cidadão, de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou coletivo, conforme estabelece o art. 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal de 1988.

Este ano, a Lei de Acesso à Informação completa 10 anos.

Serviço: 

7ª Semana da Transparência da Prefeitura Municipal de Cuiabá

Data: 24 a 26/05

Local: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação

Público alvo: estudantes do 4º ao 5º Ano de quatro unidades da rede pública municipal de ensino

Calendário

Dia: terça-feira, 24/05

Hora: 07 às 10:30h

EMEB Profª Elza Luiza Esteves

Hora: 13h às 16:30h

EMEB Profª Maria Ambrósio Pommont

Dia: quarta-feira, 25/05

Hora: 7h às 10:30h

EMEB Gláucia Maria Borges Garcia

Hora: 13h às 16:30h

EMEB Clóvis Hugueney Neto

Dia: quinta-feira, 26/05

Hora: 7h às 10:30

EMEB Prof. Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira

Hora: 13h às 10:30h

EMEB Jescelino José Reiners

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana