Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Várzea Grande

Prefeitura de Várzea Grande garante assistência a idosos de abrigo interditado

Publicado

Os cinco idosos acolhidos pela Assistência Social são três mulheres, incluindo uma idosa de 102 anos, e dois homens

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, está garantindo a assistência necessária aos 17 idosos que estavam em um abrigo interditado na última sexta-feira (07), após fiscalização da Vigilância Sanitária, Conselho Municipal do Idoso, secretaria de Assistência Social e Guarda Municipal. A interdição ocorreu após denúncias que se confirmaram em diversas irregularidades estruturais e de funcionamento constatadas no local.

Dos 17 idosos, 11 retornaram para suas famílias e continuarão recebendo acompanhamento das equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Outros cinco foram acolhidos pela estrutura municipal e passam por exames médicos para avaliação de sua condição de saúde. Apenas uma idosa permanece no abrigo interditado, e seu caso está sendo avaliado pelo Conselho do Idoso e pelo Creas.

Os cinco idosos acolhidos pela Assistência Social são três mulheres, incluindo uma idosa de 102 anos, e dois homens. As mulheres estão temporariamente abrigadas na unidade voltada às mulheres vítimas de violência, enquanto os homens foram encaminhados para o abrigo masculino. Após os exames, os dois homens e a idosa de 102 anos serão transferidos ainda esta semana para o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, instituição conveniada com a prefeitura. As outras duas idosas serão encaminhadas posteriormente conforme abertura de novas vagas.

A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, destacou a importância de lares de acolhimento possuírem estrutura adequada e autorização dos órgãos competentes para funcionar. “Os idosos precisam estar em um ambiente seguro, com profissionais qualificados e condições adequadas de habitação e assistência. Esse abrigo funcionava de maneira irregular, colocando em risco a integridade e o bem-estar dos idosos”, afirmou.

Durante a fiscalização no abrigo interditado, foram identificadas diversas falhas estruturais e sanitárias, como goteiras, degraus que dificultavam a mobilidade dos idosos, piscina sem grade de proteção, insuficiência de profissionais para os cuidados necessários, quartos sem climatização e a falta de luzes de emergência.

Os responsáveis pelo local tiveram um prazo de cinco dias para contatar as famílias dos idosos e providenciar sua transferência para outro abrigo. Nos casos em que as famílias não foram localizadas, a Assistência Social assumiu a responsabilidade de garantir um local adequado para a acolhida dos idosos, garantindo seus direitos e sua segurança.

“Nosso compromisso é assegurar que esses idosos tenham um atendimento digno e adequado. Continuamos acompanhando cada caso para garantir que todos recebam o cuidado necessário”, reforçou a secretária Cristina Saito.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Com grande procura, Várzea Grande prorroga inscrições do Casamento Abençoado

Publicado

A cerimônia coletiva está prevista para ocorrer no dia 7 de dezembro, em Cuiabá, reunindo casais de diversos municípios mato-grossenses

Os casais apaixonados ganham um novo prazo para selarem a união civil, por meio do Casamento Abençoado 2025. Diante da grande procura, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social prorroga por mais quatro dias as inscrições.

Com isso, os casais podem procurar os cinco pontos de atendimento estabelecidos pela prefeitura até o dia 14 de novembro.

Os interessados podem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e nos Centros de Referência de Assistência Sotial (CRAS) dos bairros Santa Maria, Cristo Rei, São Matheus e Jardim Glória.

Para participar, é necessário atender a alguns requisitos: ter idade mínima de 16 anos, estar inscrito no CadÚnico possuir renda familiar de até três salários mínimos e apresentar a documentação completa como: certidão de nascimento, documentos pessoais, comprovante de residência e dados de duas testemunhas.

No caso de menores de idade, é obrigatória a presença dos pais.

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que o grande número de inscrições demonstra o quanto o projeto representa para as famílias várzea-grandenses.

O Casamento Abençoado é uma oportunidade de celebrar o amor com dignidade e segurança jurídica.

“Muitas famílias aguardam por esse momento especial e o papel da Assistência Social é justamente garantir que o direito à cidadania chegue a todos. Por isso, prorrogamos o prazo para que nenhum casal fique de fora dessa linda celebração”, afirmou Cristina Saito.

A cerimônia coletiva está prevista para ocorrer no dia 7 de dezembro, em Cuiabá, reunindo casais de diversos municípios mato-grossenses.

O Casamento Abençoado é uma iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), do governo do Estado, e apoiado pela Prefeitura de Várzea Grande, caminha para a reta final das inscrições, que seguem abertas até o dia 10 de novembro.

O projeto, que todos os anos transforma o sonho de centenas de casais em realidade, tem como objetivo promover a inclusão social, a cidadania e o fortalecimento das famílias, oferecendo uma cerimônia gratuita, com toda a estrutura necessária para a oficialização do matrimônio.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

GM continua com patrulhas e orientações contra o uso de linha de pipa cortante

Publicado

“Várzea Grande não permite e não admite o uso de linha cortante. Não estamos proibindo as pessoas de soltarem pipas, estamos querendo que todos se divirtam e com segurança”

A Guarda Municipal de Várzea Grande, realizou neste fim de semana, rondas em diversos bairros do Município e intensificou a operação Céu Azul, que visa orientar e combater o uso de linhas de pipas que contenham material cortante cerol ou linha chilena.

Os principais bairros visitados com rondas preventivas foram: Chapéu do Sol, Cristo Rei, Marajoara, Cidade de Deus, Mapim, Jardim Glória, São Simão, entre outros. “Estamos fazendo o possível para coibir o uso deste material que causou uma grande tragédia recente em nosso Município. Várzea Grande não permite e não admite o uso de linha cortante. Não estamos proibindo as pessoas de soltarem pipas, estamos querendo que todos se divirtam e com segurança”, disse o comandante da Guarda Municipal, inspetor Juliano Lemos.

Neste fim de semana não houve prisões e não foram encontrados os materiais proibidos. “Já existem leis proibindo o uso. Parece brincadeira usar este material, porém, é algo sério e perigoso, por isso vamos coibir o uso”, pontua Lemos.

TRÊS HOMENS JÁ FORAM PRESOS EM VG – Três homens, com idades de 20, 26 e 29 anos, foram presos após serem flagrados soltando pipas com linha chilena, no bairro Parque Paiaguás no último dia 2 de novembro. Ainda conforme a Guarda Municipal, no momento da ocorrência a rua estava bastante movimentada, com a presença de crianças, ciclistas e pedestres, o que aumentava o risco de acidentes causados pelo uso do material cortante.

O MENINO DAVI – Davi Almeida Franco, de 9 anos, foi vítima de um acidente ao andar de bicicleta e ser atingido por uma linha de cerol, na região do pescoço. A fatalidade ocorreu no grande Cristo Rei. O menino infelizmente não resistiu e faleceu. Ele é filho da servidora do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), Ângela Maria.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana