conecte-se conosco


Sorriso

Prefeitura entrega revitalização da Avenida Curitiba

Publicado

LED na Curitiba

Quem olha pro alto também percebe uma Curitiba bem mais resplandecente. O canteiro central da avenida, no trecho compreendido entre a Avenida Mário Raiter, no Bairro Bom Jesus, e a Rua Tucunaré, no Jardim Amazônia, recebeu 252 postes de 7 metros, que sustentam 504 luminárias de LED com potência de 100 watts e cabeamento subterrâneo.

Curitiba até o Mário Raiter

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destacou a função essencial da Curitiba na interligação da região central do Município com o Residencial Mário Raiter, por meio de seu prolongamento e da construção de um viaduto. “É uma avenida extremamente importante, uma de nossas vias pioneiras, que passou pelo processo de revitalização, assim como a Praça da Juventude, que hoje conta com toda a estrutura esportiva renovada, e, na próxima semana, vamos entregar o Centro Histórico-Cultural, a nossa Casa do Artesão e do Pioneiro, o que vai favorecer ainda mais a vinda das famílias a este ponto”, destacou o gestor, reforçando ainda que a assinatura de convênios de fomento à cultura deve potencializar as ações de lazer e entretenimento em todo o Município.

Economia com mão-de-obra própria

Ao todo, o investimento em materiais foi superior a R$ 1 milhão. Vale lembrar que a mão-de-obra para todos os serviços, desde o elétrico, de recuperação asfáltica e de pintura foi própria, o que resultou em economia aos cofres públicos, como apontado pelo vereador Celso Kozak, uma das autoridades presentes à entrega oficial da benfeitoria. “É uma avenida importante para o Município, e a nova iluminação certamente trará mais segurança a toda a região”, também destacou o edil.

LED por toda a cidade

“Ouvimos coisas boas de viajantes, que elogiam Sorriso e, espero que toda nossa cidade seja iluminada com LED”, solicitou outro vereador presente ao evento, Zé da Pantanal. O desejo do parlamentar já está no planejamento do Município e quem deu um exemplo do trabalho que vem sendo feito foi a internauta Elisângela Nunes, que, virtualmente, durante a transmissão, informou que a rua da sua casa, a Santa Bárbara, no Jardim Primavera, também é iluminada com LED.

Por meio do “Sorriso Iluminado”, assim como a Curitiba,  e a Santa Bárbara, outros pontos também estão tendo a iluminação completamente revigorada. De 2020 até agora, a Prefeitura já efetuou a troca de mais de 7 mil lâmpadas antigas por novas luminárias de LED, o que corresponde a quase 40% do parque de iluminação pública, que hoje beira as 18,5 mil unidades.  

O trabalho começou na Avenida São Francisco, no Bairro São Domingos, e vem gradativamente se espalhando por vários pontos de Sorriso, incluindo aí os distritos. Mais que trocar lâmpadas antigas pela nova tecnologia em LED, a Prefeitura também segue ampliando e reforçando pontos de iluminação pública.

Reforço da iluminação pública

Já passou pela Avenida Brasil, ali no trecho próximo ao Hospital 13 de Maio? E na Tancredo Neves, na região próxima à Unic? Pois é, nestes dois pontos, do centro em direção à Zona Oeste do Município, estão sendo implantados superpostes no canteiro central das vias. Cada uma destas avenidas passa a contar com 45 superpostes de 12 metros, com três luminárias de LED cada um.

A tecnologia LED, que garante mais luminosidade, mais conforto visual, mais economia e muito, muito mais segurança, também vai ser realidade na Imigrantes. A via, que já conta com iluminação em superpostes em seu trecho central, vai continuar a contar com essa infraestrutura nos trechos entre a região do Parque Ecológico Claudino Francio e a Avenida Brasil, e da Avenida Natalino João Brescansin até a Avenida Claudino Francio, na região do Jardim Aurora.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Sorriso divulga vencedores da Etapa regional do 17º FETRAN

Publicado

Apoiada pela Prefeitura e sob a coordenação da secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio do departamento de Cultura, realizou-se, de 16 a 18 de agosto, a etapa Teles Pires do FETRAN Mato Grosso – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito.

Nove peças de Sorriso e do distrito de Boa Esperança participaram do evento nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil.

O mistério da rua Boa Esperança, conquistou o primeiro lugar na categoria infantil e se classificou para a etapa estadual, em Cuiabá. A obra representou o polo cultural do distrito de Boa Esperança, além da classificação a peça conquistou os prêmios de atriz revelação, atriz destaque, direção destaque, maquiagem destaque. A direção ficou a cargo do Prof. Natanael Oliveira.

O espetáculo Ana faixa, a rainha foi vencedor na categoria infanto-juvenil e irá defender a região, na capital, no período de 17 a 21 de outubro. A peça também teve a direção do Prof. Natanael Oliveira do polo de Boa Esperança e recebeu as seguintes premiações: cenário destaque, direção destaque, figurino destaque, ator destaque e destaque maquiagem.

Acelera nave, peça da categoria juvenil, encenada pelo grupo de teatro THESPIS, do Departamento de Cultura Sorriso, ganhou diversos prêmios além da primeira colocação que a leva aos palcos do Fetran, em Cuiabá. A direção é do Prof. Ney Miguins. A peça conquistou, ainda, os prêmios: melhor cenário, melhor diretor, melhor texto, melhor maquiagem, melhor iluminação, melhor sonoplastia, ator e atriz destaque, ator e atriz revelação.

A secretária de Educação e Cultura, Lucia Drechsler, ressalta que as peças apresentadas são de alto nível técnico e carregadas de emoção. “Independente da colocação e premiação todos os grupos fizeram um trabalho de grande importância. Dentro do possível as peças serão levadas às escolas, pois o objetivo do Fetran é diminuir os acidentes de trânsito, através da conscientização de pedestres, ciclistas ou motoristas de moto carro ou caminhão. É importante lembrar que quem faz o trânsito somos todos nós”, observa.

Fetran – O festival é uma promoção pela Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN/MT), com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) e também com as prefeituras das cidades que sediam o evento.

O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população, em especial crianças, adolescentes e jovens sobre seus direitos e deveres enquanto usuários das vias terrestres, com a finalidade de formar cidadãos comprometidos com a segurança no trânsito e o bom convívio social, por meio das artes cênicas, fomentando a produção cultural e artística no ambiente escolar e a sensibilização dos indivíduos quanto a responsabilidade de todos na construção de um trânsito seguro.

Para participar do Fetran as peças precisam, necessariamente, abordar questões ligadas ao trânsito e os melhores nas categorias Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil vão para a final.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Guarda Municipal dá início ao período de orientação aos motor…

Publicado

E onde as lombadas estão instaladas? Então, a regra é clara: com lombada eletrônica, ou sem lombada eletrônica, os limites de velocidades devem ser seguidos em todas as avenidas, ruas e travessas. No entanto, em cinco pontos específicos, é preciso redobrar a atenção. As lombadas eletrônicas foram instaladas nos seguintes locais: na Avenida Los Angeles, na Avenida Tancredo Neves, na Avenida Brasil, na Avenida Perimetral Sudoeste e na Avenida Blumenau.

O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura reforçou, ainda durante a emissão da ordem de serviço para instalação das lombadas, que o intuito dos equipamentos não é multar, mas sim, educar os condutores para respeitar os limites de velocidade. Mais que verificar quem passar acima do limite estabelecido e devidamente informado nestas vias, os  “controladores de velocidade ostensivos fixos” (este é o nome certinho dos equipamentos) também têm sistema de gestão de dados que permite a elaboração de estatísticas e câmeras que, além de registrar as placas de veículos , podem ainda  gravar ocorrências em sua área de alcance.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana