conecte-se conosco


Sorriso

Prefeitura vai ampliar abatedouro de aves em Sorriso

Publicado

A prefeitura de Sorriso abriu licitação para contratação da empresa que vai executar as obras de reforma e ampliação do abatedouro de aves localizado no assentamento Jonas Pinheiro Poranga. Conforme o edital do procedimento licitatório, os recursos estimados são de R$ 256 mil.

A área de reforma terá 288 metros quadrados. Já a ampliação terá área total de 12 metros quadrados. O prazo estipulado para conclusão da obra é de 120 dias, contado a partir da emissão da ordem de serviço. As propostas das empreiteiras interessadas em executar os serviços serão recebidas no dia 24 deste mês.

A prefeitura justifica a reforma e ampliação como forma de “proporcionar maior qualidade e segurança nos serviços públicos oferecidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente”.

Em março, conforme Só Notícias já informou, a prefeitura de Sorriso lançou o edital de licitação para compra de equipamentos para abatedouro, como sangrador manual, escaldador, depenadeira, calha de evisceração, carrinhos de resfriamento, mesa de corte, funil, grampeadeira, lavador de mãos e botas, esterilizadores, luvas de aço, atordoador, máquina de limpeza de moelas, cortador de aves, portal avental, mesa de gotejamento e máquina de gelo.

Só Notícias/Herbert de Souza

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Em Cuiabá, vice-prefeito de Sorriso articula avanços para a saúde municipal

Publicado

O vice-prefeito de Sorriso, Acácio Ambrosini, e o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Vânio Jordani, estão em Cuiabá cumprindo agenda voltada para a ampliação e qualificação dos serviços de saúde no município. A comitiva esteve na Secretaria de Estado de Saúde (SES), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e no Instituto Nefrológico de Sorriso (Inematt).

Entre os principais objetivos da visita está a busca por investimentos e parcerias que possam fortalecer o atendimento especializado no município. O médico nefrologista Vitor Carlos Souza Vieira, responsável pelo Inematt, participou das discussões sobre a oferta de tratamentos renais e melhorias na infraestrutura da unidade de Sorriso.

Durante a passagem pela Secretaria Estadual de Saúde, Ambrosini e Jordani apresentaram demandas do município, incluindo a necessidade de recursos para aquisição de novos equipamentos e a ampliação de programas de saúde preventiva. Já na Assembleia Legislativa, os representantes se reuniram com o deputado doutor João em busca de apoio parlamentar para acelerar projetos de saúde pública em Sorriso.

De acordo com o vice-prefeito, a saúde será uma prioridade da gestão, e o diálogo com o governo estadual é fundamental para garantir avanços concretos. “Estamos aqui para reforçar a importância de Sorriso no cenário estadual e cobrar investimentos que melhorem o atendimento à nossa população, especialmente nas áreas mais sensíveis, como o tratamento de doenças renais”, destacou Ambrosini.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Prefeitura de Sorriso incentiva apicultura e preservação ambiental com entrega de caixas de mel

Publicado

O resgate de enxames contribui para a preservação das abelhas

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), voltará a fazer a entrega de caixas de mel para produtores da agricultura familiar. A ação faz parte do programa VitaMel, que tem como objetivo fortalecer a atividade apícola no município e incentivar o consumo de mel.

As caixas, produzidas com madeira da espécie cedrinho e parafinadas com cera, oferecem maior durabilidade em comparação às caixas de madeira crua. A fabricação é realizada de forma sustentável no Horto Florestal, utilizando madeiras de reaproveitamento, o que reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental.

Segundo o secretário da Semasa, Lucas de Oliveira, o clima tropical predominante de Sorriso e as áreas de preservação ambiental favorecem o manejo e a produção de mel. “A apicultura tem impactado positivamente outros programas da prefeitura. Percebemos que, conforme expandimos a produção de mel, os resultados dos programas ‘Frutifica’ e ‘Horta Viva’ também melhoraram, já que as abelhas são fundamentais para a polinização de grande parte dos alimentos que consumimos”, destacou.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) reforçam a importância das abelhas para o meio ambiente: estima-se que 90% das plantações de flores silvestres dependem da polinização, assim como 75% dos alimentos e 35% das terras aráveis do mundo. Sem as abelhas, tanto a renovação das florestas quanto a produção mundial de frutas e grãos seriam prejudicadas.

Resgate de enxames contribui para a preservação das abelhas

O secretário explica que, com a chegada dos meses de dezembro a fevereiro, período em que as abelhas formam novos enxames, a Semasa intensificará o trabalho de resgate dessas colmeias. As equipes realizarão a implantação de núcleos apícolas em pontos estratégicos da cidade, garantindo que os enxames sejam transferidos de forma segura para produtores da agricultura familiar que já atuam com apicultura.

Além disso, casos de enxames em áreas residenciais são atendidos por uma equipe especializada do programa VitaMel, em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Essa ação conjunta garante a segurança da população e a preservação das abelhas, essenciais para o equilíbrio ambiental.

Na tarde de ontem (9), a equipe da Semasa esteve no Horto Florestal identificando locais onde os enxames já estão instalados, reforçando o compromisso com a proteção das abelhas e o desenvolvimento sustentável da apicultura no município.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana