conecte-se conosco


Cuiabá

Primeira-dama lança 4ª edição do Qualifica Cuiabá com 1,8 mil vagas e mais de 40 cursos

Publicado

Com início previsto para o mês de agosto, a 4ª edição do Qualifica Cuiabá irá ofertar 1,8 mil vagas para mais de 40 cursos profissionalizantes. O programa foi lançado nesta segunda-feira (11) pela primeira-dama da Capital, Márcia Pinheiro, em solenidade que contou com a participação do gerente de Educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Marcos Vinicius Ribeiro, e da secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Para Márcia Pinheiro, a Prefeitura de Cuiabá está dando oportunidades de qualificação para as mulheres e jovens. “O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que a sua gestão fosse humanizada e é isso que nós estamos fazendo. Estamos atendendo aqueles que mais precisam. Estou muito feliz de ver que muitas pessoas aproveitaram essa chance e agora têm uma profissão”, comemorou Márcia.

Segundo o gerente do Senai, Marcos Vinicius Ribeiro, o Qualifica Cuiabá é uma ótima opção para as pessoas de baixa renda se capacitarem de forma eficiente. “Os cursos vão permitir que essas pessoas tenham uma profissão, tenham mais dignidade. Esse ano, catadores de recicláveis que atuam no aterro sanitário também serão contemplados com alguns cursos. Todos os nossos alunos recebem um certificado de conclusão”, explicou Marcos.

Já para Rita Silva, ex-aluna do Qualifica Cuiabá, muitas pessoas não teriam a chance de se capacitar, caso não existisse o programa. “Fiz o curso de retroescavadeira. Um curso que sempre tive vontade, mas por não ter condições financeiras não conseguia fazer. Quando fiquei sabendo que a Prefeitura e o Senai estavam oferecendo essa vaga, não perdi tempo e corri para me inscrever. Só tenho a agradecer à primeira-dama por nos dar a oportunidade de ter um trabalho digno e com ele sustentar os meus três filhos e minha casa. Estou muito feliz”, agradeceu Rita.

Na ocasião, a primeira-dama aproveitou para anunciar que em breve Cuiabá terá o Banco da Mulher, um programa específico de atendimento para a mulher. A ideia é que seja aberta uma linha de crédito que será destinado a atender esse público feminino.

Qualifica Cuiabá

Idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, o programa Qualifica Cuiabá já atendeu mais de 6.650 pessoas, em cinco anos, e tem como principal objetivo chegar a 10 mil pessoas qualificadas até o fim de 2024. Foi implantado na gestão em 2018. Com 40 cursos de diversas áreas como Gestão, Empreendedorismo, Construção Civil, Alimentação e Bebida, entre outros

O Qualifica Cuiabá é uma das principais políticas sociais da Prefeitura de Cuiabá e oportuniza a centenas de pessoas, a partir dos 16 anos, a profissionalização em cursos com grande abrangência no mercado de trabalho.  Os cursos são totalmente gratuitos.

Cursos que serão Ofertados:

Produção de hambúrguer artesanal; produção de pães naturais e integrais; técnicas de decoração de bolos; técnicas para produção de doces gourmets; confeiteiro; padeiro; salgadeiro; aplicador de revestimento argamassa; assentador de revestimentos cerâmicos; carpinteiro de estruturas de telhado; construtor de alvenaria; letricista de instalações prediais; instalador hidráulico; pintor de obras imobiliárias; eletricista industrial; almoxarife; designer gráfico editorial; instalador de reparador de redes de computadores; montador e reparador de computadores; operador de computador; web designer; costura de peças íntimas infantis juvenis; confeccionador de lingerie e moda praia; confeccionador de bolsas em tecido; costureiro industrial do vestuário e modelista.

Inscrições:

As inscrições quando abertas serão feitas exclusivamente nos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) dos bairros.

Além da primeira-dama Márcia Pinheiro e da Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, participaram do lançamento o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, a secretária da Mulher, Cely Almeida, a gerente do Senai Cuiabá, Ozara Guerreiro, o gerente do Senai Distrito Industrial, Wesley Rondon, o gerente de Educação do Senai, Marcos Ribeiro, gerente de projetos e parcerias de Mato Grosso do Senai, Joceli Nogueira, a Diretoria Administrativa do Fundo Municipal de Assistência Social, Angélica Martins e Benedito Paulo Arantes, o presidente da Femab, Walter Arruda, o vereador Sargento Vidal e a aluna Samila de Arruda.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Pais ou responsáveis deverão informar na solicitação de matricula o número do CPF da criança

Publicado

A partir deste ano será obrigatória a informação, no ato da solicitação de matrícula na rede pública municipal de educação, Matrícula Web, do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da criança. 

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, explica que a partir da informação do CPF, a Secretaria Municipal de Educação terá maior facilidade no planejamento do atendimento à demanda por vagas, de acordo com as regionais, nas unidades da rede pública municipal.

“Ano a ano estamos aperfeiçoando a Matrícula Web, a fim de que possamos atender com mais efetividade, a demanda da população. Criada na gestão Emanuel Pinheiro, a Matrícula Web vem se tornando uma ferramenta cada vez mais transparente, trazendo segurança e agilidade para os pais ou responsáveis.”, destaca.

De acordo com a secretária-adjunta, a mudança será publicada na Portaria que tratará da Matrícula Web 2022, para o ano letivo de 2023.

O que é o CPF

Desde o final de 2017, o CPF passou a ser incluído em todas as certidões de nascimento, casamento e óbito. Assim, os bebês já devem sair da maternidade com o número de CPF incluído no registro.

Entretanto, para quem não saiu da maternidade com o CPF na certidão de nascimento, o documento pode ser solicitado nas Agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou entidades conveniadas. Para solicitar o documento, os pais ou responsáveis devem apresentar, originais ou cópias autenticadas, dos seguintes documentos:  RG ou certidão de nascimento, título de eleitor para pessoas entre 18 e 69 anos, e documento de um dos pais ou do responsável legal, no caso de menor de idade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 na próxima segunda (15)

Publicado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 começa em Cuiabá na próxima segunda-feira (15). O público-alvo desta campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A previsão é de que a campanha seja realizada nas unidades básicas de saúde até dia 09 de setembro. O dia “D” ocorrerá no dia 20 de agosto de 2022 em todas as UBS, das 7h30 às 17h.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, o objetivo da campanha é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

“É de extrema importância que os pais levem seus filhos para fazerem a atualização da caderneta de vacinação, pois por causa da pandemia muitas crianças deixaram de ser imunizadas contra várias doenças. Não podemos correr o risco de ver o retorno de doenças que já estavam totalmente controladas porque as coberturas vacinais estão abaixo do esperado”, comentou o coordenador.

Todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha. São elas: BCG, Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Tetra viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

De segunda a sexta as salas de vacinação de todas as UBS estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, com exceção das UBS Grande Terceiro e Ana Poupina, que não possuem sala de vacinação. Nas UBS de hora estendida (Clínica da Família, Ilza Terezinha Picolli, Parque Ohara e Tijucal) as salas de vacinação funcionam das 7h às 20h, sem interrupção.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana