conecte-se conosco


Mato Grosso

Primeira nota fiscal eletrônica de energia elétrica é emitida em Mato Grosso

Publicado

A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) autorizou, nesta quinta-feira (02.06), a emissão da primeira Nota Fiscal Eletrônica de Energia Elétrica (NF3e) no estado. A NF3e é um modelo nacional emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, que substitui a emissão em papel da Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica (modelo 6).

O uso da NF3e passou a ser obrigatório em Mato Grosso, a partir do dia 1º de junho de 2022. Esse tipo de nota fiscal abrange as operações relativas à energia elétrica com incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Portanto, deve ser emitida pela empresa permissionária de energia elétrica.

De acordo com a Sefaz, a implementação da nota fiscal eletrônica para energia elétrica é uma tendência adotada pelos fiscos estaduais, para facilitar e agilizar o processo de emissão do documento fiscal. O seu uso beneficia toda a sociedade, pois incentiva a utilização de novas tecnologias e gera um impacto positivo no meio ambiente com a redução do consumo de papel.

Além disso, com a NF3e, o Fisco consegue acompanhar a emissão da nota fiscal em tempo real, o que traz melhoria para o processo de controle fiscal e permite o intercâmbio e o compartilhamento de informações entre as secretarias de Fazenda.

Por ser assinada digitalmente, a NF3e simplifica as obrigações acessórias para os contribuintes e possibilita o gerenciamento eletrônico dos documentos. Dentre os benefícios, está, ainda, a facilitação e simplificação da escrituração fiscal e contábil do documento.

A Nota Fiscal Eletrônica de Energia Elétrica foi instituída por meio do Ajuste Sinief 1/19, publicado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em abril de 2019. O novo modelo já foi implantado em alguns estados como Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A previsão é de que o uso passe a ser obrigatório nos demais estados até 1º de setembro de 2022. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Nova Santa Helena é o município com melhor classificação de qualidade da informação contábil e fiscal em Mato Grosso

Publicado

por

Nova Santa Helena lidera o ranking dos municípios de Mato Grosso na classificação que mede a qualidade das informações contábeis e fiscais das administrações públicas, elaborado pelo Tesouro Nacional e divulgado anualmente. A gestão atual, foi a única do Estado a atingir nota acima de 86, deixando em evidência a boa administração, liderada pelo prefeito Paulinho Botonili(PSD ).

“Para mim, é o reconhecimento do trabalho que estamos realizando, juntamente com toda a equipe que administra Nova Santa Helena. Todos estamos empenhados para realizar a melhor gestão para toda a população e, estar a frende nessa classificação, mostra que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito Botonili.

A lista dos 10 melhores classificados é composta por: Marcelândia, em segundo lugar com 85.75 pontos; Santa Carmem, em terceiro com 85.65 pontos; Itanhangá(85.50), Itaúba (84.78), Cuiabá (84.66), Nova Canaã do Norte (84.10), Carlinda (83.26), Conquista D’Oeste (82.94) e Brasnorte, fechando a 10 posição com 82.58 pontos.

Nova Santa Helena, além de ocupar a primeira posição na classificação dos municípios de Mato Grosso, na eficiência das informações passadas para a população, vem se destacando no desenvolvimento econômico e social. A atual administração vem buscando investimentos para todos os setores, em especial Saúde, Educação e Social, proporcionando melhor qualidade de vida para todos os moradores.

O município vem se destacando entre os melhores do Estado, através de uma gestão eficiente e voltada para atender as demandas da população. Além de investir em obras que irão garantir o progresso e a caminhada da cidade para o futuro. Sempre com muita responsabilidade, a gestão do prefeito Paulinho Botonili, trabalha junto com toda a população e recebe o apoio dos vereadores para construir uma Nova Santa Helena cada vez melhor.

Em tempo – O ranking Tesouro Nacional Transparente, é elaborado pelo Siconfi, ferramenta destinada ao recebimento de informações contábeis, financeiras e de estatísticas fiscais. A intenção do ranking é buscar maior qualidade e eficiência das informações das administração, auxiliando os moradores na fiscalização da utilização dos recursos públicos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governador Mauro Mendes entrega nova sede do 24º Batalhão da PM nesta quarta-feira (29)

Publicado

O governador Mauro Mendes, o secretário (de Segurança Pública) Alexandre Bustamante e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, inauguram na manhã desta quarta-feira (29.06), às 10h, a nova sede do 24º Batalhão da PMMT, no bairro Distrito Industrial, em Cuiabá.

O prédio, que abrigará a nova sede do Batalhão da PM, é uma aquisição do Governo do Estado com investimento no valor de R$ 3,766 milhões, possui área total de 3.600 m², dos quais 516,85 m² de área construída no pavimento térreo e 485,90 m² no pavimento superior.

A nova sede trará o espaço adequado para o efetivo de mais de 100 policiais militares, que atuam na unidade, responsáveis pela segurança de 55 bairros da região e na cobertura de cerca de 60 km² de zona rural da Capital. 

Além da nova unidade, os PMs que atuam no 24º BPM também estão presentes em duas companhias de segurança – nos bairros Pedra 90 e São João Del Rei.

O nome do novo prédio do 24º Batalhão da PM é uma homenagem póstuma ao major Thiago Martins de Souza, falecido em abril de 2021, em decorrência da covid-19. Na solenidade, os familiares do policial militar estarão presentes e serão homenageados pelo governador e pelo comandante-geral da instituição.

Serviço

Entrega da nova sede do 24º Batalhão da PM

Data: 29/06 (quarta-feira)

Hora: 10h

Local: Rua D, nº 960, bairro Distrito Industrial, Cuiabá-MT 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana