conecte-se conosco


Cuiabá

Procon faz mutirão de atendimento e conciliação na Semana da Mulher

Publicado

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Municipal de Cuiabá) participará da “Semana da Mulher” com um mutirão de atendimento, conciliação e fiscalização. O evento ocorrerá na quarta-feira (12), das 14h às 18h, na Praça Alencastro, em frente à sede da Prefeitura de Cuiabá.

Durante o mutirão, os consumidores poderão registrar denúncias relacionadas à venda de produtos vencidos em supermercados, divergências em contas de água, luz, telefonia, instituições financeiras e de ensino. A iniciativa busca agilizar a resolução de conflitos de consumo, ampliar o acesso à informação e reforçar a proteção aos direitos dos consumidores.

Segundo o secretário adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Alexandre César Lucas, ao receber a reclamação, o Procon Cuiabá busca inicialmente uma solução imediata por meio de contato direto com as empresas. Caso não haja resolução, será aberto um processo com prazo de resposta de 10 dias.

“Se a reclamação não for resolvida no prazo, será realizada uma tentativa de conciliação direta. Neste mutirão, reforçamos o compromisso do Procon Municipal de Cuiabá em garantir atendimento rápido, soluções eficazes e a defesa dos direitos do consumidor”, destacou Alexandre Lucas.

As denúncias registradas serão analisadas pelos fiscais, que abrirão uma ordem de serviço para investigação. Além disso, a fiscalização terá um caráter orientativo e pedagógico, esclarecendo as regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e os direitos dos cidadãos.

Ranking de reclamações no Procon Municipal de Cuiabá

Nos meses de janeiro e fevereiro, o Procon Municipal de Cuiabá registrou 788 reclamações via ProConsumidor e mais de 10 mil atendimentos por meio do telefone e WhatsApp (65) 3632-6400. As principais reclamações envolvem contas de água e luz, telefonia e instituições financeiras.

Confira o ranking de denúncias:

1. Energia elétrica com reclamações de aumento na fatura; troca de titularidade e termo de ocorrência em inspeção (multas aplicadas em casos de irregularidades, como o famoso “gato”).

2. Companhia de água com reclamações de aumento na fatura, troca de titularidade, cobrança de taxa de lixo, irregularidades em cobranças e multas.

3. Empresas de telefonia com reclamações de aumento no valor do plano contratado, cobrança de seguros ou taxas desconhecidas, faturas de serviços não contratados.

4. Instituições financeiras com reclamações de juros abusivos, taxas em cartões de crédito, cobrança de seguros não contratados e superendividamento, quando o consumidor não consegue arcar com suas dívidas devido à falta de margem financeira para cobrir suas necessidades básicas.

#PraCegoVer

A imagem mostra a Praça Alencastro, vista do alto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Aniversário de Cuiabá terá foco em limpeza e tapa-buraco, afirma prefeito

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou uma força-tarefa inédita para a semana do aniversário de 306 anos da capital mato-grossense. Em coletiva na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na manhã desta quarta-feira (19), Brunini afirmou que o Executivo irá intensivar ações de mutirão de limpeza e revitalização das áreas públicas.

A ação contará com a participação de todos os secretários municipais, suas equipes e se estenderá até o dia 8 de abril, dia do aniversário da capital mato-grossense.

A ação vai ao encontro do decreto de calamidade financeira na conscientização contra a dengue e a chikungunya, além de promover ações de educação.

Segundo Abilio, a prioridade será deixar Cuiabá mais bonita e organizada para seus moradores. “O que eu estou falando para todos os nossos secretários é que a gente não vai fazer festa. O aniversário da cidade nós vamos fazer um grande mutirão de limpeza. No dia 8 de abril, nós estaremos todos os secretários, toda a equipe nas ruas limpando, cortando mato, tapando buracos e fazendo as obras necessárias”, afirmou Brunini.

Ele ressaltou que os trabalhos já começaram e que, a partir do dia 1º de abril, serão intensificados. “Desde agora, a gente já está com mutirão em atividade, e nós vamos colocar no dia 1º, 2º, até o dia 8 de abril, para termos o melhor presente: uma cidade limpa, bonita e sem buracos”.

Brunini enfatizou que a gestão não gastará dinheiro com festas no aniversário de Cuiabá, mas concentrará esforços na saúde, educação, infraestrutura e limpeza urbana. “Esse é o nosso foco. Não vamos gastar dinheiro com festa, com nenhum tipo de atividade comemorativa. Todos os nossos esforços serão para melhorar a saúde, melhorar a educação, tapar os buracos e limpar nossa cidade. Não vamos priorizar apenas um bairro, vamos limpar toda a cidade”.

O mutirão será promovido diariamente, com a atuação de diversas equipes em diferentes pontos da capital. A expectativa da prefeitura é que, com o engajamento da população, para enfrentar a crise de arboviroses também limpem suas propriedades para conter o aumento de casos de dengue e chikungunya.

#PraCegoVer

A foto mostra o prefeito Abilio, de camisa cinza, em coletiva de imprensa na Assembleia Legislativa, rodeado por câmeras, microfones e repórteres.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Ilde Taques cobra punição rigorosa e destaca atuação de profissionais que descobriram a farsa

Publicado

19/03/2025
Ilde Taques cobra punição rigorosa e destaca atuação de profissionais que descobriram a farsa

Da Assessoria – Vereador Ilde Taques

O vereador Ilde Taques (PSB) apresentou, nesta terça-feira (18.03), uma moção de aplausos à equipe médica e aos colaboradores do Hospital e Maternidade Santa Helena, em Cuiabá. O parlamentar destacou a atuação diligente dos profissionais, que identificaram inconsistências na versão apresentada por Nataly Hellen Martins, acusada pela morte da adolescente Emelly Beatriz de Azevedo Sena para roubar o bebê da jovem. Ele também destacou a atuação da polícia no caso e cobrou uma punição rigorosa aos culpados pelo crime. A moção foi aprovada pelos parlamentares.
O caso começou a ser elucidado graças à atuação da equipe que atuava no hospital na última quinta-feira (13.03). Isso porque, após assassinar Emelly, Nataly procurou a unidade para registrar a criança, alegando ter dado à luz em casa.&nbsp
“Eles demonstraram excepcional competência e comprometimento ao desconfiar da veracidade da versão apresentada. Essa atitude foi crucial para a descoberta de um crime brutal contra a vida de Emelly Sena, contribuindo de forma decisiva para a resolução do caso”, pontuou o vereador.
Ilde salientou que, mesmo em um cenário de grande tensão em uma unidade de saúde, os profissionais se mostraram completamente dedicados à população.&nbsp
“O profissionalismo e o senso de responsabilidade dos médicos, enfermeiros e toda a equipe envolvida são dignos de reconhecimento e devem ser destacados como exemplo de compromisso com a saúde e a segurança da população”.
Emilly desapareceu na última quarta-feira (12.03), após sair de casa, no bairro São Mateus, em Várzea Grande. Grávida, a jovem foi atraída pela promessa de doação de roupas e fraldas. De acordo com a Polícia, a jovem teve a criança arrancada de seu ventre quando estava viva, mas acabou assassinada. O corpo foi abandonado em uma cova rasa.
No dia seguinte, Nataly procurou o Hospital Santa Helena, em Cuiabá, alegando ter tido a criança em casa. Os médicos desconfiaram da história e, após realizarem alguns exames que descartaram a gravidez, acionaram a Polícia, que desvendou o crime. Em depoimento, Nataly confessou o assassinato.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana