conecte-se conosco


Mato Grosso

Procon-MT dá dicas para consumidores aproveitarem Carnaval com segurança

Publicado

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), elaborou orientações que devem ser observadas pelos consumidores para evitar ciladas no período do Carnaval.

A primeira dica é redobrar o cuidado com pagamentos ao utilizar cartões de crédito/débito ou fazer transações com PIX. “Para se proteger, os consumidores podem reduzir temporariamente os limites do cartão e, se possível, até desativar a função de pagamento por aproximação. Os cartões, documentos e aparelho de celular devem ser guardados em local seguro. Evite colocar no bolso de trás da calça, mochila ou bolsa para trás do corpo”, alerta a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos.

Segundo Márcia, um golpe comum no período de Carnaval é a troca do cartão. Por isso, ao realizar pagamentos, evite entregá-lo para outras pessoas inserirem na máquina. Caso necessite entregar o cartão para o fornecedor, ao receber de volta verifique se o cartão devolvido é realmente o seu.

Outra dica de segurança é checar atentamente as informações: ao fazer pagamento por PIX, confira o valor e os dados do destinatário e, ao pagar com cartão, observe se o valor digitado na maquininha confere com o valor da compra.

Se o visor do equipamento estiver avariado/quebrado e não seja possível identificar o valor digitado, cancele a aquisição. Não esqueça de solicitar o comprovante de pagamento da maquininha e de conferir se o valor está correto. Se algo estiver errado, o consumidor deve solicitar o estorno da operação imediatamente, recomenda o Procon.

Também é importante redobrar a atenção com o celular. Não apenas porque no Carnaval aumentam casos de roubo/extravio, mas também porque muitas pessoas realizam pagamentos e acessam suas contas bancárias pelo aplicativo baixado no aparelho. Para evitar contratempos, é importante ativar medidas que dificultem o acesso, como o bloqueio de tela inicial e a biometria facial ou digital.

O Procon aconselha que o consumidor cadastre seu aparelho no Celular Seguro BR, do Governo Federal, que é um aplicativo que permite bloquear a linha telefônica, caso seu celular seja roubado, furtado ou extraviado. O aplicativo está disponível para Androide e IOS e o cadastro é feito com a mesma conta utilizada no gov.br.

“Em caso de roubo do cartão ou do celular, é preciso, ainda, comunicar imediatamente o banco, solicitar o bloqueio do cartão e registrar um boletim de ocorrência”, alerta a secretária.

Veja outras orientações de cuidados que devem ser tomados no período de Carnaval:

  • Fantasias e produtos típicos: a compra de produtos como fantasias, espuma, spray, lantejoulas, paetês, serpentina, confetes, buzinas, tintas, pincéis, máscaras, entre outros, deve ser realizada em lojas especializadas. No momento das compras, verifique na embalagem se constam informações como idade indicada, origem do produto, quantidade, composição e prazo de validade. No caso de produtos importados, as informações da embalagem devem estar em língua portuguesa.
  • Produtos infantis: as embalagens devem conter informações, como faixa etária indicada, e composição, e possuir o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante que o produto foi testado e não representa risco à saúde e segurança. Evite adquirir produtos falsificados, pois podem colocar em risco a segurança dos pequenos.
  • Ingressos e abadás: para se prevenir de falsificações, adquira esses produtos apenas em locais oficiais de venda. Observe se o bilhete contém as informações sobre o local, horário e data do evento e se conferem com os que você solicitou. Redobre a atenção com os serviços inclusos (bebidas, comidas e seguro para emergências, imprevistos ou assistência médica no local da festa, por exemplo).
  • Alimentos e bebidas: observe as condições de higiene e armazenamento dos produtos. De preferência, compre em locais seguros e protegidos da poeira, umidade e altas temperaturas. Não se esqueça de conferir a data de validade e as condições da embalagem antes de consumir a mercadoria.
  • Atrasos/cancelamento de voo: a empresa aérea deve prestar informação clara e precisa aos consumidores sobre os horários de embarque e eventuais atrasos ou cancelamentos. Em caso de atraso ou cancelamento de voo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) garante que a partir de 1 hora, comunicação ao consumidor (internet, telefonemas, etc); a partir de 2 horas, alimentação (voucher, lanche, bebidas, entre outros); a partir de 4 horas, acomodação ou hospedagem, se for o caso, e transporte do aeroporto ao local de acomodação.
  • Viagem de ônibus: em caso de atraso de uma hora ou mais, o passageiro pode exigir a restituição do valor do bilhete ou pedir um serviço equivalente para o mesmo destino. Se o atraso ou a interrupção da viagem forem culpa da empresa de ônibus e ultrapassem 3 horas, o consumidor tem o direito de receber alimentação. Se a viagem não prosseguir no mesmo dia, a empresa deve fornecer hospedagem.
O Procon aconselha ainda que, caso ocorra algum contratempo nas viagens aéreas ou de ônibus, o consumidor guarde tickets e documentos que comprovem o problema para uma eventual reclamação.

Também é preciso tomar alguns cuidados com a bagagem, pois a quantidade de reclamações sobre extravio ou avaria tem aumentado nos órgãos de defesa do consumidor.

“Você pode fotografar ou filmar a mala e, ainda, a etiqueta de identificação da companhia aérea ou empresa de ônibus, com os dados sobre a bagagem despachada. Se possível, coloque uma fita colorida ou um objeto pessoal, como um chaveiro, por exemplo, para facilitar a identificação. Não se esqueça de usar lacre ou um cadeado para maior segurança”, alerta Márcia Santos.

Reclamações

Em caso de problemas, o consumidor pode procurar presencialmente o Procon em uma unidade de Ganha Tempo (Praça Ipiranga, CPA, Assembleia Legislativa) ou no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping.

Também é possível registrar uma reclamação, denúncia ou buscar orientação pelo atendimento pelo WhatsApp (65) 3613-2100 do Procon-MT ou pela plataforma de reclamação online Consumidor.gov.br .

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Polícia Civil desarticula segunda quadrilha que furtava fiações em fazendas da região de Sorriso

Publicado

A equipe do núcleo de investigações de crimes patrimoniais da Delegacia de Sorriso cumpriu, na sexta-feira (14.2), mandados de prisões preventivas de dois investigados por furtos em fazendas da região. Os criminosos foram localizados em Sinop e um terceiro envolvido foi detido em flagrante.

A investigação apurou que os dois criminosos agiam durante a madrugada, quando iam até as propriedades rurais e furtavam cabos de fiação e outros objetos dos locais.

O delegado Paulo Brambila destaca que esta é a segunda quadrilha envolvida no furto de furtos de cabos e que foi desmantelada pela Polícia Civil em Sorriso neste ano. “O primeiro grupo foi preso em Cuiabá, em janeiro deste ano”, apontou.

Após a decretação das prisões preventivas, a equipe da Polícia Civil seguiu para Sinop, onde moram os suspeitos.

Os policiais foram informados que a quadrilha teria cometido, um dia antes da prisão, na quinta-feira (13), outro crime de furto na cidade de Vera.

Ainda na sexta-feira, a equipe de investigação descobriu a empresa a quem os investigados vendiam os produtos furtados. Na empresa, os policiais localizaram os produtos furtados na cidade de Vera. Diante da situação de flagrante, o responsável pelo local foi preso e encaminhado para a Central de Flagrantes de Sinop.

De acordo com a investigação, a quadrilha é investigada pela prática de, pelo menos, 20 furtos em fazendas na região de Sorriso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Gefron e PRF recuperam caminhonete furtada em Cuiabá com apoio do Vigia Mais MT

Publicado

Uma caminhonete Toyota Hilux SW4 preta, furtada em Cuiabá, foi recuperada em Rondonópolis (a 216 km da capital), na manhã deste sábado (15.2), pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e por policiais rodoviários federais, com apoio do programa Vigia Mais MT.

O veículo havia sido furtado no dia 5 de fevereiro, no bairro Jardim Cuiabá. Após a comunicação do crime, o Centro de Operações do Gefron iniciou o monitoramento pelas câmeras de segurança do Vigia Mais MT.

Durante as buscas, os policiais identificaram uma caminhonete com as mesmas características trafegando por Rondonópolis. A informação foi repassada à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou a abordagem do veículo e do condutor.

Na revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado, mas a equipe constatou sinais de adulteração nos elementos identificadores da caminhonete, confirmando que se tratava do veículo furtado em Cuiabá.

O condutor relatou que levaria o automóvel até o Estado de Goiás. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Rondonópolis.

“Esta ação conjunta entre os policiais da PRF, Gefron e do programa Vigia Mais MT demonstra a importância da integração entre as forças de segurança para combater a criminalidade em Mato Grosso”, afirma o coordenador do Gefron, tenente coronel PM Manoel Bugalho.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana