conecte-se conosco


Cuiabá

Procuradores discutem projetos e fortalecem relação com o Judiciário

Publicado

O Procurador-Geral do Município, Luiz Antônio Araújo Júnior, liderou na tarde desta terça-feira (11) uma visita institucional ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquim, com objetivo a aproximar a Prefeitura de Cuiabá com o poder Judiciário.

Também compareceram o procurador-chefe de licitações e contratos, Daniel Barion, a procuradora chefe Bianca Zanardi, o procurador chefe de assuntos administrativos e legislativos, Hermano Leite, e o procurador Carlos Eduardo Lopes, que atua como corregedor geral.

“Estamos buscando uma parceria institucional com o Judiciário e os órgãos de controle externo para fornecer as informações necessárias e construir as pautas para o bom andamento. A gestão do prefeito Abilio Brunini prima pela transparência e legalidade dos seus atos visando uma relação harmônica com o Legislativo e Judiciário”, destacou o procurador-geral Luiz Antônio Araújo Júnior.

Durante o diálogo, o procurador-geral adjunto Rober Caio Martins Ribeiro defendeu a formação de duas comissões numa parceria do município com o poder Judiciário.

A primeira, para tratar de precatórios, que são dívidas públicas reconhecidas pelo poder Judiciário com sentença definitiva e irrecorrível, que por imposição da emenda constitucional 109/2021 deverão ser quitadas até dezembro de 2029.

A segunda, destinada a temas gerais, incluindo a composição para soluções de ações rescisórias de pequeno valor relacionada ao funcionalismo público.

Uma outra proposta sugerida pelo procurador fiscal Ricardo Alves foi a elaboração de uma lei municipal para transações tributárias, que seria originada a partir de um amplo debate com o Judiciário.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquim, elogiou a iniciativa dos procuradores municipais em construir uma relação transparente e de contribuição com o Judiciário.

“É uma satisfação recebê-los. É um momento ímpar porque estamos até iniciando a gestão aqui no Tribunal de Justiça. Estamos trabalhando para buscar a implantação de políticas públicas que dê mais celeridade aos processos. Trabalhar melhor com a informatização, incluindo a inteligência artificial. Fico felicíssimo em recebê-los e vamos caminhar juntos em novas empreitadas”, destacou Zuquim.

#PraCegoVer

A imagem ilustra um aperto de mão do Procurador-Geral do Município, Luiz Antônio Araújo Júnior, com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquim. Ambos estão sorrindo, vestidos com traje social e sentados próximos a uma mesa de madeira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Aniversário de Cuiabá terá foco em limpeza e tapa-buraco, afirma prefeito

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou uma força-tarefa inédita para a semana do aniversário de 306 anos da capital mato-grossense. Em coletiva na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na manhã desta quarta-feira (19), Brunini afirmou que o Executivo irá intensivar ações de mutirão de limpeza e revitalização das áreas públicas.

A ação contará com a participação de todos os secretários municipais, suas equipes e se estenderá até o dia 8 de abril, dia do aniversário da capital mato-grossense.

A ação vai ao encontro do decreto de calamidade financeira na conscientização contra a dengue e a chikungunya, além de promover ações de educação.

Segundo Abilio, a prioridade será deixar Cuiabá mais bonita e organizada para seus moradores. “O que eu estou falando para todos os nossos secretários é que a gente não vai fazer festa. O aniversário da cidade nós vamos fazer um grande mutirão de limpeza. No dia 8 de abril, nós estaremos todos os secretários, toda a equipe nas ruas limpando, cortando mato, tapando buracos e fazendo as obras necessárias”, afirmou Brunini.

Ele ressaltou que os trabalhos já começaram e que, a partir do dia 1º de abril, serão intensificados. “Desde agora, a gente já está com mutirão em atividade, e nós vamos colocar no dia 1º, 2º, até o dia 8 de abril, para termos o melhor presente: uma cidade limpa, bonita e sem buracos”.

Brunini enfatizou que a gestão não gastará dinheiro com festas no aniversário de Cuiabá, mas concentrará esforços na saúde, educação, infraestrutura e limpeza urbana. “Esse é o nosso foco. Não vamos gastar dinheiro com festa, com nenhum tipo de atividade comemorativa. Todos os nossos esforços serão para melhorar a saúde, melhorar a educação, tapar os buracos e limpar nossa cidade. Não vamos priorizar apenas um bairro, vamos limpar toda a cidade”.

O mutirão será promovido diariamente, com a atuação de diversas equipes em diferentes pontos da capital. A expectativa da prefeitura é que, com o engajamento da população, para enfrentar a crise de arboviroses também limpem suas propriedades para conter o aumento de casos de dengue e chikungunya.

#PraCegoVer

A foto mostra o prefeito Abilio, de camisa cinza, em coletiva de imprensa na Assembleia Legislativa, rodeado por câmeras, microfones e repórteres.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Ilde Taques cobra punição rigorosa e destaca atuação de profissionais que descobriram a farsa

Publicado

19/03/2025
Ilde Taques cobra punição rigorosa e destaca atuação de profissionais que descobriram a farsa

Da Assessoria – Vereador Ilde Taques

O vereador Ilde Taques (PSB) apresentou, nesta terça-feira (18.03), uma moção de aplausos à equipe médica e aos colaboradores do Hospital e Maternidade Santa Helena, em Cuiabá. O parlamentar destacou a atuação diligente dos profissionais, que identificaram inconsistências na versão apresentada por Nataly Hellen Martins, acusada pela morte da adolescente Emelly Beatriz de Azevedo Sena para roubar o bebê da jovem. Ele também destacou a atuação da polícia no caso e cobrou uma punição rigorosa aos culpados pelo crime. A moção foi aprovada pelos parlamentares.
O caso começou a ser elucidado graças à atuação da equipe que atuava no hospital na última quinta-feira (13.03). Isso porque, após assassinar Emelly, Nataly procurou a unidade para registrar a criança, alegando ter dado à luz em casa.&nbsp
“Eles demonstraram excepcional competência e comprometimento ao desconfiar da veracidade da versão apresentada. Essa atitude foi crucial para a descoberta de um crime brutal contra a vida de Emelly Sena, contribuindo de forma decisiva para a resolução do caso”, pontuou o vereador.
Ilde salientou que, mesmo em um cenário de grande tensão em uma unidade de saúde, os profissionais se mostraram completamente dedicados à população.&nbsp
“O profissionalismo e o senso de responsabilidade dos médicos, enfermeiros e toda a equipe envolvida são dignos de reconhecimento e devem ser destacados como exemplo de compromisso com a saúde e a segurança da população”.
Emilly desapareceu na última quarta-feira (12.03), após sair de casa, no bairro São Mateus, em Várzea Grande. Grávida, a jovem foi atraída pela promessa de doação de roupas e fraldas. De acordo com a Polícia, a jovem teve a criança arrancada de seu ventre quando estava viva, mas acabou assassinada. O corpo foi abandonado em uma cova rasa.
No dia seguinte, Nataly procurou o Hospital Santa Helena, em Cuiabá, alegando ter tido a criança em casa. Os médicos desconfiaram da história e, após realizarem alguns exames que descartaram a gravidez, acionaram a Polícia, que desvendou o crime. Em depoimento, Nataly confessou o assassinato.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana