conecte-se conosco


Lucas do Rio Verde

Programação do 4º Festeco inicia com apresentações

Publicado

A abertura oficial do 4º Festival Escolar de Teatro Ecológico (Festeco) aconteceu nessa terça-feira (26), na Câmara Municipal, com peças teatrais.

O evento conta com a participação de 17 escolas de Lucas do Rio Verde, sendo municipais, estaduais e particulares.

O Festeco é uma iniciativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do Município, em parceria com as Secretarias de Cultura e Turismo e Agricultura e Meio Ambiente, com coordenação da Produtora Focus Filmes.

Miguel da Silva Patat, 11 anos, aluno do 6º ano da Escola Municipal Fredolino Vieira Barros, da agrovila de Groslândia, encenou na peça chamada “Lixo Zero” – mesmo nome do tema trabalhado na edição deste ano do Festeco.

“Uma experiência única, que a gente pode conhecer as pessoas. Você pode tirar a sua vergonha pra conversar. E fora que é conscientizar sobre a importância de separar o lixo de forma correta para a preservação do meio ambiente”, revelou.

As escolas seguem participando do Festeco para prestigiar as apresentações dos colegas. Nesta quarta-feira (27), haverá mais peças teatrais, que estão sendo avaliadas por uma equipe de jurados. O Festival encerra na noite do dia 27, às 19h, com uma premiação para os alunos, na Câmara Municipal.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lucas do Rio Verde

Centro de Convivência e Abrigo para idosos Vitório Piccini inicia as atividades em Lucas

Publicado

Construído e doado pela Família Piccini para o Município de Lucas do Rio Verde, o Centro de Convivência e Abrigo para idosos Vitório Piccini entrou em funcionamento nesta quarta-feira (18), com aporte financeiro do município. Na ocasião, houve a recepção e acolhimento de idosos que residirão definitivamente no espaço.

Os idosos foram recebidos pelo prefeito Miguel Vaz, o vice-prefeito Joci Piccini, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro. Também participaram representantes do conselho municipal ligado ao direito do idoso, promotoria pública, o juíz do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde, Fundação La Salle que passa a administrar o Centro de Convivência e Abrigo para idosos Vitório Piccini, coordenadores da unidade e Sicredi.

O prefeito ressaltou a importância do início das atividades do abrigo, que conta com todo o aparato necessário para atender os idosos. “Um dia importante quando iniciamos as atividades de acolhimento para idosos. Era uma necessidade, uma demanda e conseguimos, através de parceria com a iniciativa privada, que construiu esse prédio e fizemos uma parceria importante com a Fundação La Salle, para a prestação desse serviço de acolhimento e de cuidado com os idosos. Para nós é uma grande satisfação poder oferecer esse serviço, poder cuidar bem dos idosos, principalmente aqueles que não têm ninguém por eles”, destacou o prefeito.

O vice-prefeito e empresário, Joci Piccini, participou da recepção e se mostrou realizado com a casa em funcionamento. “Hoje estamos realizando mais um sonho, entregar a casa às pessoas que precisam, fazendo aquilo que a gente prometeu no passado, junto com o poder público, junto com a Fundação La Salle, trazendo aqui um alento para os idosos”, disse Piccini.

A casa passará a receber outros idosos a partir de avaliação da assistência social juntamente com uma equipe de profissionais. O local conta com profissionais da saúde, como técnicas de enfermagem, psicóloga, assistente social, um nutricionista e demais trabalhadores.

“É um momento muito importante e a partir de agora é avaliar cada caso que chegar, tendo em vista que a prioridade são pessoas que têm vulnerabilidade social”, destacou a Secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

“A Fundação La Salle já tem longa experiência nessa área e seguramente vai ser um momento que as pessoas vão se reencontrar com expectativa nova de vida. Principalmente quando estiverem no ambiente onde podem conversar, falar, se divertir, descansar sem ficar preocupados com o dia de amanhã. Então parabéns à Prefeitura de Lucas, parabéns à Fundação La Salle, da qual eu faço parte, por essa parceria que ajuda as pessoas”, finalizou o reitor da Faculdade La Salle, Irmão Marcos Corbelini.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Projeto “Vacina em Casa” da UBS Primaveras é premiado na 20ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”

Publicado

A saúde pública de Lucas do Rio Verde foi uma das premiadas na 20ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, realizada de 15 a 18 de junho, em Belo Horizonte (MG). O evento faz parte da programação do XXXVIII Congresso do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

O município participou da mostra com três experiências exitosas e o projeto “Vacina em Casa – Diminuindo a Taxa de Abandono Vacinal em uma UBS em Lucas do Rio Verde – MT” venceu na Categoria Webdoc.

O projeto foi realizado pela equipe da unidade básica de saúde Jardim Primaveras, coordenado pela enfermeira Rafaela Martins. A proposta consiste na busca ativa dos pacientes em situação de abandono vacinal.

“O trabalho envolveu toda a equipe. Fizemos o levantamento das crianças com vacinas em atraso e saímos visitando as famílias e vacinando. A ideia inicial era imunizar apenas as crianças, mas aproveitamos e vacinamos todos. O resultado foi excelente, conseguimos zerar a taxa de abandono”, explicou a enfermeira.

A Mostra Nacional contou com mais de sete mil experiências inscritas e o envolvimento de 1.625 municípios. Foram 790 trabalhos apresentados e apenas 70 premiados. De Mato Grosso, apenas Lucas do Rio Verde e Sorriso, em categorias diferentes.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

A seleção dos três projetos para o evento nacional foi realizada em março deste ano, durante a Mostra Estadual de Experiências Exitosas. Lucas do Rio Verde foi destaque com a apresentação de cinco trabalhos.

A secretária municipal de Saúde Fernanda Heldt Ventura ressaltou o empenho e a sensibilidade das equipes. Segundo ela, são experiências que deram certo no município e que podem ser replicadas em todo o Brasil.

“É uma equipe que vai além, que se dedica, que faz muito mais do que é proposto, por isso, somos referência. A premiação é o resultado do trabalho, mostra que a saúde de Lucas do Rio Verde está no caminho certo. Só tenho a agradecer a essa equipe tão valorosa”!

Os outros dois projetos luverdenses selecionados para a Mostra Nacional são a “A Geotecnologia como solução tecnológica no trabalho da Vigilância Ambiental”, de autoria da supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann e “A resposta rápida da Vigilância Ambiental no surgimento do escorpião-amarelo em Lucas do Rio Verde”, da coordenadora Simone Caetano.

O prefeito Miguel Vaz também agradeceu e parabenizou as equipes pelo trabalho. Segundo ele, independente da premiação, todos são vencedores e o resultado é a saúde e o bem-estar da população.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“É dessa forma que vamos construindo uma saúde de qualidade e acessível a todos na nossa cidade de oportunidades. Parabéns aos servidores, são vocês que fazem a saúde de Lucas do Rio Verde referência em Mato Grosso e destaque no Brasil”.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana