Tecnologia
Qual é mais seguro: Telegram ou WhatsApp?
Publicado
12 de junho de 2019, 12:53
O aplicativo Telegram, envolvido no vazamento das mensagens de procuradores da Lava Jato, é considerado por muitas pessoas uma alternativa mais segura ao seu principal concorrente. Não é possível saber, mas pode até ter sido esse pensamento que levou as autoridades a utilizarem o Telegram em detrimento do app mais popular do Brasil.
Essa decisão, porém, não tem muitos fundamentos na realidade. Especialmente quando o assunto é a privacidade de mensagens trocadas em conversas antigas, o WhatsApp é, hoje, muito mais seguro do que o Telegram.
Dois ângulos e dois modelos
Quando se fala em segurança de um aplicativo, há dois ângulos principais para serem analisados. O primeiro ângulo é a arquitetura ou desenho do software, que é a maneira como ele foi projetado para funcionar. Esse modelo define as funcionalidades que o aplicativo terá e, com isso, as concessões em termos de segurança. Deixar o programa mais seguro pode impossibilitar certas funções e conveniências.
O WhatsApp e o Telegram empregam dois modelos completamente distintos. O WhatsApp armazena todas as mensagens trocadas apenas em um telefone e não permite que outros aparelhos sejam ativados com o mesmo número. Por esse motivo, todas as mensagens do WhatsApp podem ser cifradas com a chave de segurança exclusiva do celular.
Ainda que o WhatsApp possa ser usado no computador com o “WhatsApp Web”, essa função não funciona se o smartphone estiver desligado ou sem conexão com a internet, porque toda a comunicação precisa ser intermediada pelo telefone onde o WhatsApp foi ativado.
Já o Telegram é um programa de troca de mensagens “em nuvem”. Com exceção dos “chats secretos”, o conteúdo das conversas é todo armazenado no servidor on-line do Telegram. Portanto, não há a mesma limitação do “WhatsApp Web”: qualquer aparelho pode ser ativado e terá acesso a todas as mensagens já trocadas no Telegram mesmo que o celular esteja sem conexão com a internet.
Em outras palavras, o Telegram é muito parecido com o Facebook Messenger ou com o Skype, mas muito diferente do WhatsApp.
A maneira mais fácil de ver as mensagens antigas de outra pessoa no WhatsApp é ativando uma sessão do WhatsApp Web. Isso requer acesso completo ao aparelho celular. O mesmo truque funciona no Telegram, mas não é o único: o acesso à linha de telefone é suficiente para ativar a conta e ver todas as mensagens. No WhatsApp, se você só tiver a linha, você ainda terá que conseguir acesso ao backup das mensagens da vítima — e pode ser que a vítima nem tenha feito esse backup.
O segundo ângulo da segurança é a qualidade do código. Não é possível saber a qualidade do código do WhatsApp, porque ele é proprietário — apenas o Facebook controla o código. O Telegram leva vantagem aqui: parte do código está disponível para qualquer pessoa analisar. Porém, o servidor do Telegram — que tem um papel mais importante que o do WhatsApp, já que ele armazena todas as mensagens — é de código fechado.
‘Teu passado te condena?’
A noção de que o Telegram é mais seguro do que o WhatsApp nasceu graças ao passado desastroso do aplicativo que hoje pertence ao Facebook.
No início, o WhatsApp não tinha quase nenhum recurso de segurança. Enquanto o Telegram avançava com criptografia de comunicação básica e chats secretos para impedir até grampos eletrônicos sofisticados, o WhatsApp podia ser grampeado em qualquer rede Wi-Fi com um programa simples.
No entanto, os aplicativos evoluíram por caminhos incomparáveis ao longo dos anos.
O WhatsApp fez escolhas que favoreceram pesadamente a privacidade das mensagens, reduzindo inclusive a capacidade dos administradores do app de controlar spam e fraudes. O Telegram, embora tivesse sido pioneiro nos chats secretos criptografados, preferiu a conveniência e manteve esses chats como uma opção a mais, não os adotando como canal regular para a troca de mensagens.
O WhatsApp se afastou dos recursos em “nuvem”, recorrendo ao armazenamento no telefone e mantendo seu código fechado sob o argumento de que o usuário não precisa confiar no WhatsApp ou no Facebook, porque o aplicativo não guarda as conversas.
A tecnologia de embaralhamento de mensagens do WhatsApp foi copiada do aplicativo Signal, considerado por muitos o melhor da categoria (e que deve ser o app de preferência para quem realmente quer privacidade nas comunicações).
O Telegram avançou para outras plataformas, permitindo seu uso em vários dispositivos e oferecendo armazenamento centralizado grátis para conversas. Isso facilita a migração e a conveniência, mas também expõe mais as conversas antigas no caso de uma invasão.
É um pouco injusto dizer que o WhatsApp é “mais seguro” do que o Telegram. O WhatsApp não é capaz de imitar as funcionalidades do Telegram, porque trabalha de uma maneira muito diferente e não temos acesso ao código fonte para atestar sua qualidade. Porém, é inegável que o modelo do WhatsApp favorece muito mais a privacidade das mensagens, obrigando invasores a se esforçarem mais para consegui-las.
Esse desafio extra pode ser determinante para barrar certos espiões, especialmente quando todo cuidado é pouco — como é o caso de autoridades e governantes.


Tecnologia
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
Publicado
21 de julho de 2023, 12:48

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia
Tecnologia
Google testa inteligência artificial para escrever notícias; entenda
Publicado
21 de julho de 2023, 12:48

O Google está atualmente desenvolvendo uma ferramenta de IA generativa, projetada para auxiliar jornalistas em seu trabalho. Denominada “Genesis”, a plataforma tem como objetivo absorver informações detalhadas sobre eventos recentes e produzir notícias.
Segundo uma reportagem do The New York Times, o Google fez uma apresentação da ferramenta Genesis para executivos de alguns dos principais jornais dos Estados Unidos, incluindo o próprio NYT, o The Washington Post e a News Corp, empresa detentora do The Wall Street Journal. A apresentação revelou detalhes sobre o funcionamento da ferramenta de IA generativa voltada para auxiliar jornalistas em suas atividades.
Representante do Google, Jean Crider afirmou que “estamos em estágios iniciais de ideias para fornecer ferramentas de IA que auxiliem os jornalistas em seus trabalhos”, enfatizando a intenção de estabelecer parcerias com editores de notícias no desenvolvimento da iniciativa.
De acordo com pessoas que estiveram presentes na apresentação, o Google tem a convicção de que a IA poderá atuar como uma assistente no trabalho de jornalistas, automatizando o processo de produção de notícias.
Contudo, nem todos ficaram completamente convencidos com a abordagem do Google. Alguns executivos, que preferiram manter o anonimato, revelaram ao New York Times que a proposta da IA desvaloriza os esforços dos profissionais da área em termos de apuração e produção de notícias.
Atualmente, alguns veículos de comunicação já estão empregando Inteligências Artificiais generativas para criar conteúdo, porém, as publicações de notícias têm sido cautelosas em sua adoção, principalmente devido a preocupações relacionadas à tendência da tecnologia de gerar informações factualmente incorretas.
Pesquisa feita por cientistas que atuam em Stanford e Berkeley revelou que os modelos de linguagem desenvolvidos pela OpenAI apresentaram alterações significativas em seu desempenho ao longo de alguns meses.
Os pesquisadores constataram que a precisão das respostas geradas pareceu diminuir com o passar do tempo, corroborando os relatos de usuários sobre as versões mais recentes do software apresentando uma aparente “queda de inteligência”. Usuários têm relatado há mais de um mês a percepção de uma queda na qualidade da plataforma.
O Google liberou semana passada o acesso ao Bard no Brasil . A ferramenta, que concorre diretamente com o ChatGPT, está disponível em 40 idiomas, incluindo o português brasileiro.
O Bard funciona de forma bastante similar ao ChatGPT, conseguindo responder perguntas, resumir textos, dar ideias sobre diversos assuntos, escrever e-mails e muito mais.
Fonte: Tecnologia

Kalil, Jayme e Assis anunciam emendas e empréstimos para água, terminal rodoviário e centro de abastecimento

Sessão especial homenageia personalidades de diversas áreas

Quem é Karina Milei, irmã do presidente, nomeada secretária-geral

Trump diz que não vai a julgamento por fraude nesta segunda-feira

Alta temporada do turismo deve movimentar R$ 155 bilhões no Brasil
Política MT


Sessão especial homenageia personalidades de diversas áreas
Na tarde de quinta-feira (7), a Assembleia Legislativa realizou sessão especial para homenagear pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do...


CST da Cultura vai realizar lives para sanar dúvidas sobre os editais da Lei Paulo Gustavo
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Câmara Setorial Temática (CST) da Cultura, proposta pelo deputado Beto...


Cidadãos de Rondonópolis são homenageados na semana do aniversário da cidade
Na semana em que Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) comemorou 70 anos, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)...
Cidades


Menino mente que foi sequestrado para ir brincar em praça do bairro
Um falso sequestro de um garoto de 12 anos foi esclarecido pela Polícia Civil de Nova Xavantina (645 km ao Leste...


Comunicador, novo vereador diz ser contra o extremismo
Eleitor vereador por Cuiabá com 2.996 votos, o comunicador Eduardo Magalhães (Republicanos) acredita que será necessário união entre os vereadores...


Mulher é estuprada ao chamar eletricista para fazer reparos em residência
Um eletricista foi acusado de ter estuprado uma mulher, de 21 anos, enquanto realizava reparos na parte elétrica de uma...
Nortão


Prefeitura de Sinop faz convênio de R$ 1,2 milhão para reeducandos continuarem trabalhando
A secretaria de Obras e Serviços Urbanos firmou convênio com o Conselho da Comunidade de Sinop de mais de um...


Mulher capota veículo em rodovia estadual no Nortão
Um acidente foi registrado, durante a tarde, na MT-140, rodovia que liga os municípios de Vera e Santa Carmem. A...


Vereadores definem integrantes de comissões permanentes em Sinop
Os vereadores realizaram, há pouco, a primeira sessão extraordinária e definiram, de maneira consensual, os integrantes das comissões permanentes. Na...
Policial


Polícia Civil divulga lotação de policiais que concluíram Curso Técnico-Profissional
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Diretoria do Interior, divulga os municípios para primeira lotação dos policiais...


Polícia Civil cumpre mandados contra golpistas que abordavam vítimas oferecendo ajuda em caixas eletrônicos
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, com apoio...


Policiais civis prendem em flagrante autor de roubo e estupro contra jovem em Várzea Grande
Uma equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande prendeu em flagrante, na noite deste sábado (09.12),...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso5 de dezembro de 2023, 20:15
Mais uma vez o jornalista Otávio Alves tem reconhecimento pelos serviços prestados ao Mato Grosso
-
Policial7 de dezembro de 2023, 18:15
Polícia Civil prende em flagrante autor de tentativa de homicídio no norte de MT
-
Policial6 de dezembro de 2023, 18:45
Polícia Civil prende mais um criminoso envolvido em homicídio ocorrido no fim de semana em Cáceres
-
Esportes7 de dezembro de 2023, 01:45
Cuiabá goleia o Athletico-PR e termina o Brasileirão na 12ª posição
-
Policial7 de dezembro de 2023, 18:15
Operação Contrafluxo. FICCO-MT Desmantela Grupo que Tentou Enviar uma Tonelada de Cocaína ao Sudeste
-
Esportes7 de dezembro de 2023, 01:45
Corinthians bate o Coritiba por 2 a 0 e encerra sua participação no Brasileirão na 13ª colocação
-
Política Nacional7 de dezembro de 2023, 15:15
Projeto viabiliza hemodiálise em doentes renais em trânsito
-
Esportes7 de dezembro de 2023, 00:45
Bahia goleia Atlético-MG e garante permanência na Série A