conecte-se conosco


Cuiabá

Qualifica Cuiabá promove inclusão e gera oportunidade de emprego para mais 400 alunos

Publicado

“Fiz o curso de operador de empilhadeira e fui o primeiro aluno surdo. Não foi uma tarefa fácil, mas eu aprendi”,  relatou o aluno Jonnes Souza, durante a cerimônia de entrega de mais de 400 certificados da terceira edição do Qualifica Cuiabá, um dos pilares do programa Pra Frente Cuiabá, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira (1º), no polo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Distrito Industrial.

Idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro, o Qualifica Cuiabá conta ainda com apoio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Mulher. O programa já atendeu mais de 5.760 pessoas, em cinco anos, e tem como objetivo chegar a 10 mil qualificados até o final de 2024. 

Apenas no primeiro semestre de 2022, o Qualifica Cuiabá já entregou mais de 1.800 certificados de qualificação em cursos de diferentes áreas ofertados pelo SENAI. “Esse é um momento muito importante, hoje foram mais de 400 pessoas qualificadas em diversas áreas, que geram a oportunidade de emprego e renda para os alunos certificados. Então, esse é um trabalho muito importante realizado pela gestão Emanuel Pinheiro juntamente com o SENAI, uma parceria que deu certo para que possamos ajudar e cuidar dessas pessoas que buscam se qualificar”, destaca a primeira-dama.

“São cursos de qualificação em áreas profissionalizantes que vão ao encontro de uma demanda do mercado de trabalho aqui da região e que, graças ao programa Qualifica em parceria com o SENAI, a gente oferta cursos em que a partir do momento que se entrega o certificado, se abre as portas para que o máximo de pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho”, acrescenta o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

O gerente do SENAI Distrito, Weslley Teixeira, explica que na unidade são ofertados mais de dez cursos profissionalizantes que contemplam áreas como operador de empilhadeira, eletricista industrial, soldador e assistente administrativo, que podem atender as demandas ofertadas por empresas instaladas no Distrito Industrial.

“Essa parceria deu muito certo porque a baixada cuiabana necessita de capacitação. Grandes empresas aqui do polo industrial precisam de mão de obra qualificada para melhorar a produção, para ter o melhor engajamento dos trabalhadores dentro da própria empresa e também para fomentar a economia. Então, fizemos dentro do Qualifica os cursos focados na demanda das indústrias locais, por isso, temos um sucesso de empregabilidade. É por isso que essa parceria é de extrema importância e tem dado super certo”, pontua o gerente.

Para o aluno Jonnes Souza, que é deficiente auditivo, o Qualifica Cuiabá além de gerar oportunidade de emprego, também é uma ferramenta de inclusão social.  “Fiz o curso de operador de empilhadeira do Senai e fui o primeiro aluno surdo, não foi uma tarefa fácil. Mas, o professor sempre foi muito paciente comigo e meus colegas compartilhavam as coisas comigo. Eu sentia que seria na prática mesmo que aprenderia. Foi difícil, mas eu aprendi. Quando chegamos na parte prática senti um pouco de medo no início, mas eu aprendi. Foi muito bom, fui o primeiro surdo. A divulgação desse projeto é muito importante para que mais pessoas surdas possam aprender e ter oportunidade de conseguir um bom emprego”, disse o aluno durante seu discurso com tradução simultânea de uma interprete.

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Tradicional festa de São Benedito começa nesta quinta-feira (30) e conta com a parceria da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

A celebração da tradicional festa de São Benedito será realizada a partir desta quinta-feira (30), na igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Realizada há 300 anos, desde a construção da igreja, a festa de São Benedito é uma das maiores celebraões religiosas do Centro-Oeste. Neste ano, o evento ocorrerá até o dia 3 de julho. A expectativa é reunir mais de 40 mil pessoas durante os quatro dias de evento, por meio da realização das missas, rezas de terços, o tradicional chá com bolo e a procissão.

“Como cuiabano e prefeito dessa capital lendária, tenho a honra de pelo quinto ano consecutivo, ser parceiro desta belíssima celebração, ao nosso segundo padroeiro que é São Benedito. Temos que manter viva essa tradição religiosa, porque a fé Cristã é uma característica do nosso povo e a festa de São Benedito, que é a maior do Centro Oeste, é apontada por meio de pesquisa como o movimento da cultura que mais simboliza a cara do povo cuiabano”, declara o prefeito.  

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, também destacou sobre a parceria e importância da celebração de São Benedito para a cultura cuiabana. “A população cuiabana tem muita fé e a festa de São Benedito faz parte da cultura Cuiabá, tendo um grande apelo popular diante dessa tradição. Por isso, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer faz questão de mais uma vez ser parceira desta celebração”, reforça o secretário.

O rei e a rainha da festa, William Campos e Ayrds Pivetta, afirmaram que, neste ano, um dos objetivos da festividade é angariar recursos para recuperação do santuário, tendo em vista, sua antiguidade. “Estamos esperando uma festa grandiosa de 300 anos. Queremos com isso, ajudar na reforma do prédio”, disseram. 

Confira a programação:

30/06 – 1º dia do tríduo (verde)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

01/07 – 2º dia do tríduo (azul)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

02/07 – 3º dia do tríduo (verde)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

03/07 – Dia da grande festa (vermelho)

5h – Missa campal em ação de graças a Deus e honra ao glorioso São Benedito. Depois o tradicional chá com bolo.

11h às 13h30 – Almoço com gastronomia regional

17h – Grande procissão da festa de São Benedito pelas ruas de Cuiabá

18h30 – Jantar com gastronomia regional e apresentação cultural

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Semob capacita colaboradores da Águas Cuiabá sobre sinalização temporária de obras

Publicado

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) ministrou aos colaboradores da concessionária de água e esgoto da Capital, Águas Cuiabá, capacitação técnica sobre ‘sinalização temporária de obras’. A iniciativa visa evitar que ocorra má sinalização no trânsito evitando transtornos aos motoristas e pedestres. O curso foi realizado na semana passada, na sede da Águas Cuiabá.
 
“A capacitação sobre sinalização temporária em vias que estão ocorrendo obras de drenagem ou similar visa garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores. A iniciativa é uma parceria entre a Semob e a Águas Cuiabá. Vamos capacitá-los sempre que necessário para que não ocorram transtornos”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego.
 
O curso foi ministrado pelos agentes Raimundo Ribeiro e Reginaldo Leonel. “Foram 60 pessoas capacitadas nessa primeira turma e teremos mais duas. É a primeira vez que a Semob capacita os servidores da concessionária de água e esgoto. Foram aplicados os métodos corretos de sinalização que constam no Manual Brasileiro de Sinalização, do Código de Trânsito Brasileiro (CBT)”, comentou o  agente Raimundo.  
 
 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana