conecte-se conosco


Política MT

“Querem fragilizar um juiz que colocou criminosos na prisão”

Publicado

MidiaNews

O ex-chefe do Ministério Público Estadual, procurador de Justiça Paulo Prado, avaliou que o vazamento de conversas entre o ex-juiz federal Sérgio Moro e o procurador da República, Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, é uma forma de “fragilizar” a imagem do atual ministro da Justiça.

Nesta semana, reportagens com mensagens trocadas entre Moro e Dallagnol foram publicados pelo site “The Intercept Brasil”. Conforme o site, Moro teria orientado as investigações da Lava Jato em Curitiba, sugerido que o procurador trocasse a ordem de fases da operação, além de ter dado conselhos e pistas informais de investigação. Tudo isso por meio de mensagens trocadas por meio do aplicativo Telegram.

Para Prado, a prisão dos alvos da Lava Jato foram realizadas mediante provas e endossadas pelos Tribunais de Justiça. No entanto, o vazamento das conversas neste momento político, quando Moro ocupa o cargo de ministro da Justiça e propôs o Pacote Anticrime, seria uma tentativa de descredibilizá-lo e até levar ao seus afastamento do cargo.

“Temos que tomar cuidado, porque que no período em que se está discutindo aprovação da [reforma] da Previdência e o Projeto de Lei Anticrime, querem fragilizar a figura de um juiz que em tão pouco tempo colocou tantos criminosos atrás das grades. Quem garante que esses diálogos não estão sendo montados, que foi realmente isso, se estão contextualizados de maneira correta?”, indagou o procurador de Justiça.

“Precisamos ter muita cautela no momento em que o Brasil e o povo brasileiro quer que o Projeto Anticrime seja aprovado, quer que muitas medidas saiam do papel. Um ministro forte pode, de uma hora para outra, ter até pedido de afastamento. Tudo isso precisa ser muito bem pensado”, completou.

O procurador de Justiça afirmou, ainda, que as conversas entre juiz, procuradores e outras partes do processo são vistas com naturalidade no meio jurídico, principalmente quando se deseja “pegar criminosos”.

Diálogos

Entre os alvos da Lava Jato está o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva – condenado a 8 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro – e o ex-deputado federal José Dirceu condenado a 23 anos.

“Acontece principalmente quando queremos pegar criminoso, principalmente quando a gente quer que o povo brasileiro se livre de corruptos. É normal. O diálogo é algo que existe entre as pessoas. Se conversa com delegado, com advogado, com os réus”.

“O que temos que reconhecer é que 142 criminosos corruptos, que surrupiaram o dinheiro público, estão processados. Que R$ 1 bilhão, que deveria ir para a Educação e para hospitais que estão depauperados, foram recuperados, e inúmeras delações foram realizadas com criminosos confessando seus crimes e entregando outros criminosos”, completou.

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Assembleia aprova “Programa de Alimentação Balanceada” para escolas de MT

Publicado

Foto: Karen Malagoli

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 77/2019 que cria o Programa de Alimentação Balanceada em escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e médio do Estado de Mato Grosso.

Desenvolvido pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), a instalação do programa tem por finalidade a promoção da alimentação saudável, obedecendo a padrões de qualidade nutricional e de vida indispensáveis à saúde dos alunos do estado. “Criamos o projeto para impedir que essas crianças e adolescentes se alimentem de uma maneira não saudável, cresçam e venham a adquirir alguma doença crônica por essa má alimentação na infância. Apesar das mudanças, esse substitutivo ainda prevê orientações, campanhas e abordagens para propiciar, não só uma alimentação balanceada, mas a prática de alguma atividade física”, disse.

Com essa aprovação, as instituições escolares devem promover mecanismos efetivos à promoção da alimentação saudável junto à comunidade escolar, alunos, famílias, professores, funcionários da escola, proprietários e funcionários de cantinas escolares. Além de promover a disseminação de informações multifatoriais sobre o consumo consciente de alimentos e hábitos de vida saudáveis para o combate a obesidade, diabetes, hipertensão.

A proposição também prevê a capacitação dos responsáveis dos aspectos higiênico-sanitários relevantes para o exercício do comércio de alimentos de acordo com os regulamentos da Secretaria Estadual da Saúde.

O texto é um substitutivo à proposição que proibia a venda de doces, refrigerantes, salgados fritos e outros alimentos industrializados que colaborassem para o desenvolvimento de da obesidade, diabetes e hipertensão em cantinas de instituições de ensino do estado.

Agora, o projeto aguarda sanção ou veto do governador Mauro Mendes (União).

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Professor Allan destina emenda para reforma do ginásio poliesportivo em Santo Antônio de Leverger

Publicado

No ato de assinatura da ordem de serviço para a reforma do ginásio também foram entregues uniformes de passeio para atletas das escolas do município

Foto: Ronaldo Mazza

O Professor Allan Kardec (PSB-MT) destinou emenda de R$ 350 mil para a reforma do Ginásio Municipal de Santo Antônio de Leverger. A ordem de serviço para a obra foi assinada na quarta-feira (22) pelo deputado e a prefeita Francieli Magalhães Vieira Pires no município. 

No ato de assinatura da ordem de serviço para a reforma do ginásio também foram entregues uniformes de passeio para atletas das escolas do município. A ação fez parte do calendário de entrega de obras do aniversário da cidade, comemorado dia 13 de junho.

Após a reforma, a praça esportiva terá nome de Ugo da Conceição Padilha, Padilhão, pai do deputado, falecido em 2020 por complicações de covid-19. O nome foi aprovado na terça-feira pelos vereadores da cidade.

Durante o lançamento, o deputado parabenizou a prefeita pela gestão e investimentos no município e todos os vereadores pelo apoio e aprovação para colocar o nome do ginásio. Ele lembrou do trabalho coletivo da prefeita e da secretária de Educação, Esporte e Lazer, Carol Lima, para a efetivação da obra. 

Emocionado, o deputado lembrou que no local não apenas teve aulas de educação física com seu pai, Ugo Padilha, como jogou bola com ele. “Tive o prazer de jogar ao seu lado nessa praça esportiva. Joguei com ele nos jogos de servidores que fizemos”, disse.

Durante 30 anos, Ugo Padilha foi professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Prefeita

A prefeita Francieli agradeceu aos vereadores e ao deputado que têm levado recursos ao município. “Vamos nos unir e dar as mãos para dar melhor ao nosso município. Tenho grata satisfação de andar de cabeça erguida graças à parceria e união. Estamos vivendo um momento diferente no município. Obrigado a todos os vereadores e ao deputado Allan por trazer recurso ao município”, afirmou.

Professor Allan também ressaltou a importância da reforma do ginásio. “Ela é importante para os desportistas da nossa cidade continuarem suas atividades da manutenção da qualidade de vida. E para nossos atletas se aprimorar a fim de melhorar o desempenho quando representarem Santo Antônio em competições”, avaliou.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana