conecte-se conosco


Cuiabá

Retomado pela gestão Emanuel Pinheiro, Programa AMOR beneficia mais de 10 mil pessoas na zona rural de Cuiabá

Publicado

Retomado e ampliado na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, o Programa Assistência Médica e Odontológica Rural – AMOR consolidou-se em 2024 como uma das principais iniciativas de saúde para comunidades da zona rural e terapêuticas de Cuiabá. Entre janeiro e outubro, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas pelos atendimentos oferecidos pelas equipes móveis.

Com duas unidades móveis totalmente equipadas, o programa conta com equipes formadas por profissionais especializados: médico generalista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agente administrativo e motorista. Os serviços incluem consultas médicas e de enfermagem, exames laboratoriais, aplicação de vacinas, oferta de medicamentos básicos, atendimentos de pré-natal, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientações de saúde e outros cuidados essenciais.

As duas equipes do Programa AMOR atendem regularmente 22 comunidades, percorrendo longas distâncias para garantir acesso à saúde. A equipe 1 realizou 8.630 atendimentos, incluindo visitas a uma comunidade localizada a 162 km de Cuiabá, a mais distante da capital. Já a equipe 2 registrou 8.278 atendimentos, alcançando comunidades até 116 km de distância.

Para a coordenadora do programa, Janie Costa, o AMOR é um exemplo de como a saúde pode chegar a todos os cantos do município. O Programa AMOR é muito mais do que assistência à saúde: é um gesto de cuidado e dignidade para comunidades que, muitas vezes, estão fora da rota dos serviços de saúde convencionais. Não medimos esforços para levar atendimento de qualidade a quem mais precisa. Ver o impacto que essas ações têm na vida das pessoas é o que nos motiva a continuar e aprimorar esse trabalho. Estamos promovendo inclusão e garantindo o direito básico à saúde para milhares de cidadãos”, afirmou.

Com resultados significativos em 2024, o Programa AMOR reafirma seu compromisso de ser uma ponte entre a saúde pública e comunidades mais afastadas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população rural de Cuiabá.

 

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Em Cuiabá, Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração destaca inovação e modernização

Publicado

A abertura do Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração: Inovação, Modernização e Eficiência em Destaque aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), em Cuiabá, com a presença de secretários municipais de Administração de nove capitais e representantes de municípios convidados. A cerimônia contou com apresentações artísticas do grupo Siriri Elétrico, destacando as tradições cuiabanas do Siriri e Cururu. O evento está sendo realizado no Hotel Deville e segue até amanhã. Esta é a terceira edição do FONAC realizada em Cuiabá. Coincidentemente, uma das edições, a 69ª, ocorreu em 2018, no início da gestão de Emanuel Pinheiro, enquanto agora, no encerramento de seu segundo mandato, Cuiabá sedia a 83ª edição do Fórum. A outra ocasião foi a 57ª edição, em 2012.

Entre os temas em discussão durante o evento está a definição da capital que sediará a próxima edição, prevista para abril de 2025, além de estratégias de trabalho para o próximo ano.

O secretário de Governo, Júnior Leite, representou o prefeito Emanuel Pinheiro, que cumpre agenda em Brasília. Ele apresentou as principais ações da gestão e seus resultados para a sociedade, destacando a importância do FONAC.“A relevância de sediar um evento como este está principalmente na troca de experiências entre os secretários. Temos aqui representantes de todo o Brasil, de diversas capitais e municípios convidados, onde compartilhamos ações e realizações, como a entrega do maior hospital do estado, o HMC, construído e entregue pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, além dos mais de 28 mil títulos de regularização fundiária que garantiram dignidade e segurança ao cidadão cuiabano. Também destacamos dois viadutos construídos com recursos próprios da Prefeitura, algo inédito nos 300 anos de Cuiabá, rompendo a dependência histórica de verbas federais e estaduais”, afirmou.

Júnior Leite enfatizou que o prefeito Emanuel Pinheiro quebrou paradigmas ao investir na mobilidade urbana da cidade. Ele também destacou iniciativas como a distribuição de uniformes escolares, a climatização de 100% das escolas municipais e a valorização dos servidores públicos por meio da aprovação de leis que atualizaram os planos de carreira de quase todas as categorias.“O prefeito Emanuel Pinheiro tem como lema cuidar de gente, e isso está diretamente conectado ao propósito do FONAC, que valoriza a experiência humana e o papel dos servidores públicos. Durante os oito anos de gestão, quase todas as categorias foram beneficiadas, demonstrando o compromisso com o funcionalismo público. Receber o FONAC pela terceira vez em Cuiabá reafirma o protagonismo da cidade na troca de experiências e no fortalecimento da administração pública no Brasil”, concluiu.

O presidente do FONAC, André Barbosa, secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, reforçou a importância da união e continuidade do Fórum, especialmente em um momento de transição política para muitos municípios.“O FONAC em Cuiabá é uma oportunidade de troca de experiências em um período desafiador para a administração pública. Aqui definiremos estratégias e a programação para 2025, assegurando que o Fórum continue forte e unido”, afirmou.

Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá e anfitriã do evento, deu as boas-vindas aos participantes e destacou as transformações vividas pela capital nos últimos anos.“Nos últimos oito anos, vivenciamos uma verdadeira revolução em Cuiabá. Este Fórum é uma oportunidade de compartilhar essas conquistas, trocar experiências e levar ideias inovadoras para nossas cidades. Nossa gestão deixa um legado que será lembrado como um marco na história de Cuiabá”, declarou.

A subsecretária de Planejamento e Gestão de Vitória (ES), Magna Rocha, também elogiou a oportunidade de compartilhar projetos inovadores, como o Laboratório Urbano Vivo, um dos destaques da programação.

O FONAC, realizado a cada quatro meses em diferentes capitais brasileiras, promove debates qualificados e o desenvolvimento de políticas públicas sólidas e representativas.

Programação do período vespertino (12/12):

  • Painel: A Inovação na Gestão Pública
    • Case 1: Uso da inteligência artificial nas licitações públicas – Katherine Schreiner, secretária de Licitações de Florianópolis (SC).
    • Case 2: Compras públicas sustentáveis e ODS – Marcela Arruda, secretária de Gestão de São Paulo (SP).
    • Case 3: Estratégias para o equilíbrio atuarial do sistema previdenciário de Cuiabá – Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá (MT).
    • Case 4: Criação do Laboratório Urbano Vivo – Magna Rocha, subsecretária de Vitória (ES).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá entrega certificados profissionalizantes para assistidos no Distrito da Guia

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, realizou, nesta quinta-feira (12), a entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes do Programa Qualifica Juventude. A iniciativa beneficiou 18 alunos da Unidade de Acolhimento para Adultos do Distrito da Guia, que participaram das capacitações em Qualidade no Atendimento ao Cliente e Empreendedorismo Digital.

O Qualifica Juventude, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, busca reduzir os índices de desemprego no município e promover a independência financeira da população. “A gestão Emanuel Pinheiro trabalha para que todos tenham oportunidades de se qualificar e se inserir no mercado de trabalho. Esses cursos são fundamentais para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam recomeçar e conquistar uma profissão”, destacou o secretário Francisco Vuolo.

A parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac-MT) foi essencial para o sucesso do programa em 2023. Diversos cursos foram realizados em mais de 10 bairros da capital, qualificando jovens de 15 a 29 anos para o mercado de trabalho.

A Unidade de Acolhimento para Adultos do Distrito da Guia, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, é um espaço destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com capacidade para atender até 50 pessoas, o local recebe encaminhamentos do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro POP).

De acordo com a coordenadora do Qualifica Juventude, Karoline Moraes, a iniciativa de levar os cursos para a unidade surgiu a partir da demanda dos profissionais do local. “Essas pessoas estão em busca de transformação, de uma oportunidade para mudar de vida. Elas são inteligentes, determinadas e só precisavam de conhecimento e incentivo para reingressar no mercado de trabalho”, afirmou.

O carioca Herrolflin Souza, um dos beneficiados pela unidade e participante com 100% de aproveitamento nos cursos, compartilhou sua experiência: “Essa oportunidade nos dá ânimo e nos faz acreditar que é possível melhorar de vida, ter uma profissão. Agradeço à Prefeitura de Cuiabá e aos instrutores pelo esforço, paciência e por acreditarem no nosso potencial”, disse emocionado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana