conecte-se conosco


Cuiabá

Reunião setorial vai discutir Plano de Mobilidade Urbana de Cuiabá

Publicado

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realiza no próximo dia 2 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 16h, no auditório da Prefietura de Cuiabá, reuniões setoriais com lideranças comunitárias para tratar sobre o Plano de Mobilidade Urbana da capital. O convite para participação do evento se estenderá também para mais de 30 entidades públicas e privadas. Nesta fase, os participantes poderão contribuir com ideias e sugestões que serão avaliadas. O Plano ainda está em fase de diagnóstico preliminar e está sendo elaborado pelo Consórcio Cuiabá em Movimento’, formado pelas empresas EGL Engenharia LTDA e GPO Sistran LTDA. 

O  diagnóstico abarca o trânsito, transporte público, sistema viário, infraestrutura, segurança no trânsito, acessibilidade e outros.  Nesta quarta-feira (13), os membros da comissão técnica que acompanha a elaboração do texto se reunirão para formalizar o encontro. 
“A  reunião de hoje foi muito importante para definir os próximos passos do nosso Plano de Mobilidade Urbana. Iremos contar com a participação social mais propositiva porque já fizemos o diagnóstico e vamos encaminhá-los para as mais de 30 entidades tanto para públicas e privadas, representantes das comunidades, Fecomércio, UFMT, Sinfra, Prefeitura de Várzea Grande,  que será muito importante, essa interação entre as entidades  e com Várzea Grande que é o município vizinho. Esperamos que todos tragam suas propostas para que sejam analisadas. É  um momento histórico no planejamento estratégico, tendo em vista que o Plano Metropolitano está sendo elaborado pelo Estado, assim como o Plano Diretor de Cuiabá, aguardamos que  todas essas entidades tragam as suas sugestões para que os envolvidos nesse Plano de Mobilidade analisem as propostas”, disse o diretor de Transporte da Semob, Nicolau Budib. 
Conforme a Lei 12.587/2012, o Plano de Mobilidade deve conter diagnósticos para o transporte público coletivo, circulação de carros e pedestres, acessibilidade para pessoas com deficiência e integração do transporte público com o privado, ciclovia/ciclofaixa, entre outros. O município que não tiver esse diagnóstico poderá deixar, por exemplo, de receber recursos federais para mobilidade urbana.
 
A Lei sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana nº 12.587/12 (art.24), exige o conteúdo mínimo:
 
Os serviços de transporte público coletivo;
 
A circulação viária;

As infraestruturas do sistema de mobilidade urbana;

A acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade;

A integração dos modos de transporte público e destes com os privados e os não motorizados;

A operação e o disciplinamento do transporte de carga na infraestrutura viária;

Os polos geradores de viagens;

As áreas de estacionamentos públicos e privados, gratuitos ou onerosos;

As áreas e horários de acesso e circulação restrita ou controlada;

Os mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana;

A sistemática de avaliação, revisão e atualização periódica do Plano de Mobilidade Urbana em prazo não superior a dez anos.

Confira na íntegra LEI Nº 12.587, DE 3 DE JANEIRO DE 2012.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor e ASG

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá publica, nesta quinta-feira (11), os editais de convocação de 13 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado Emergencial para os cargos de Professor Pedagogo, Professor de História e Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG).

Os convocados devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação nesta sexta-feira (12), às 14h, conforme especificado nos Editais, para apresentação de documentos e atribuição.  

Os candidatos convocados que não comparecerem no dia e horário previstos ou não entregarem toda a documentação exigida serão eliminados, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, será convocado o classificado na sequência.

Os documentos que devem ser apresentados e entregues (originais e/ou cópias), de acordo com os Editais são: RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista, Conta Corrente no Banco do Brasil (caso houver), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso, acompanhado do Histórico Escolar (do Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

Os candidatos aprovados atuarão em unidades educacionais da rede pública municipal de ensino em substituição de servidores efetivos, a fim de atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

Os editais de convocação se referem ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, Nº 002/2022/GS/SME, publicado na Gazeta Municipal Suplementar 329, de 25/02/2022.

O certame foi realizado este ano, por meio de avaliação de títulos, de forma emergencial, para preencher 665 vagas nas funções de Instrutor de Libras, Intérprete de Libras, Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnico em Nutrição Escolar (TNE), Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG), Professor de Ensino Fundamental, Professor com Especialização em Atendimento Educacional Especializado e/ou Educação Especial.

Em 20 convocações a Secretaria Municipal de Educação já chamou 622 candidatos aprovados.

Confira anexo os Editais de Convocação.

Serviço

Convocação Processo Seletivo Simplificado Emergencial – Edital nº 002/2022

Dia: sexta-feira (12)

Hora: 14h

Cargos: Professor Pedagogo, Professor de História e Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Secretaria de Saúde promove ações de combate à violência contra a mulher e de prevenção a saúde do homem

Publicado

Conscientização e prevenção. Esses são os pilares que regem as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante todo esse mês, em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que tem como enfoque no combate à violência contra a mulher, e também ao trabalho de prevenção à saúde do homem e paternidade. 

Uma das recomendações dentro da gestão Emanuel Pinheiro é promover o engajamento masculino no que tange ao acompanhamento do pré-natal de suas parceiras, desenvolvimento da criança e realização de exames de rotina, como de hepatites, diabetes, sífilis, prática integrativas e outros procedimentos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com base nas diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde. 

Além disso, em comemoração ao aniversário de 16 anos, da Lei Maria da Penha, nº 11.340/2016, celebrado no último domingo (7), a SMS irá oportunizar atividades dialogadas na rede pública de saúde, trazendo à tona a reflexão sobre o papel, importância e empoderamento do público feminino na sociedade cuiabana. 

A responsável técnica da Política Municipal de Saúde do Homem, Márcia Rocha, afirmou que o intuito da Prefeitura de Cuiabá é divulgar de forma eficiente e maciça a oferta de serviços disponibilizados pelo Município. “Queremos trabalhar com a família, trazendo eles até as unidades de saúde, tanto os homens, quanto as mulheres, buscando esse estreitamento de laços e cuidados preventivos, contribuindo para diminuição dos casos de violência e ampliando a cobertura do acolhimento aos munícipes, mudando a história de vida de todos eles”, declarou. 

Nesta segunda-feira (11), ocorre uma palestra voltada aos servidores do sexo masculino, no auditório da Pasta, com a presença do juiz da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, Jamilson Haddad Campos. No mesmo local, na terça-feira (23), será a vez das colaboradoras mulheres e tem como convidada especial, a defensora pública, Rosana de Barros.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana