Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Roda de conversa marca o encerramento da Campanha Outubro Rosa em Sorriso

Publicado

Sorriso encerra oficialmente, nesta sexta-feira (31), a Campanha Outubro Rosa 2025. Uma Roda de Conversa, transmitida ao vivo pelo canal do CITS (Centro de Inovação em Telessaúde de Sorriso), marcará o encerramento de um mês inteiro dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero.

O bate-papo será conduzido pela experiente Enfermeira e Secretária-Adjunta de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, ao lado da Dra. Silvana Pfeifer. Juntas, elas vão abordar os aspectos médicos da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, enfatizando que o diagnóstico precoce continua sendo o fator mais determinante para a cura, com índices superiores a 95%.

Entre os destaques está a participação da servidora pública Solange Prestes, que compartilhará sua história de superação após vencer o câncer de mama em 2018.

“Queremos transformar esse encontro em um espaço de escuta empática, apoio emocional e fortalecimento da rede de suporte. Ninguém enfrenta o câncer sozinha e a família, os amigos e os profissionais de saúde fazem parte dessa caminhada”, destacou Ana Cláudia.

Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu uma ampla mobilização, com ações educativas, consultas, exames e atividades em horários especiais nas Unidades Básicas de Saúde. A campanha buscou lembrar que o autocuidado é um gesto de amor e de vida.

A Semsa reforça que, mesmo com o encerramento oficial da campanha, os serviços seguem disponíveis nas Unidades de Saúde, com: exames preventivos (Papanicolau e mamografia); acompanhamento médico contínuo e campanhas educativas permanentes voltadas ao bem-estar feminino.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Semas promove mutirões para atualizar o cadastro único

Publicado

Famílias também podem retirar a folha-resumo, indispensável para a disponibilização do vale material escolar do ano que vem

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoverá dois mutirões para atualização do Cadastro Único. Neste sábado (15 de novembro), feriado da Proclamação da República, uma equipe da Assistência Social estará de plantão no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vitória Régia, das 13h às 17h.

No dia 29 de novembro, o último sábado de novembro, a equipe estará a postos no CRAS Praça CEU, das 13h às 17h. “É indispensável que sejam levados os documentos de todas as pessoas da mesma casa, como o CPF ou título de eleitor, documento com foto (identidade ou CNH) e um comprovante de endereço”, lista a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel.

Nesta oportunidade, as famílias poderão retirar a folha-resumo, documento indispensável para a disponibilização do vale material escolar para o próximo ano letivo.

Está com alguma dúvida? O telefone do Cadastro Único mudou. Anote o 66 99272 8279, salve e acione a equipe pelo Whats App. Quer falar por ligação telefônica? Então é só discar 3545 4790, o telefone da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e pedir para transferir a ligação.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Enfermeiras passam por aprimoramento na aplicação da vacina BCG em recém-nascidos

Publicado

Capacitação busca ampliar a oferta de imunização ainda na maternidade

Com o objetivo de garantir que todos os recém-nascidos recebam suas primeiras vacinas ainda na maternidade, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Regional, está promovendo uma capacitação voltada à aplicação da vacina BCG, destinada aos enfermeiras que atuam na unidade.

A formação, conta com duas turmas e acontece de forma teórica, abordando os protocolos de segurança, conservação da vacina e técnica de aplicação, além da prática, fase em que os profissionais realizam os procedimentos sob supervisão direta, conforme a disponibilidade de recém-nascidos internados na maternidade.

Kátia Dal Prá, coordenadora da Central de Imunização, destaca que a iniciativa busca fortalecer a oferta da imunização dentro do próprio hospital.

“Nosso objetivo é que todo bebê que nasce no Hospital Regional já saia protegido, com as vacinas de BCG e hepatite B aplicadas ainda na maternidade. Como a BCG é uma vacina de via intradérmica, requer um cuidado técnico especial, por isso estamos realizando essa capacitação com os profissionais que farão as aplicações”, destacou Kátia.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Vanio Jordani, ressaltou que a ação integra o compromisso da gestão em promover o acesso universal à imunização e a qualificação constante dos profissionais da rede.

“A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para proteger vidas desde o nascimento. Capacitar os enfermeiros garante segurança no procedimento e reforça o cuidado com as nossas crianças, que já começam a vida com a proteção necessária”, afirmou o secretário.

Dal Prá ressalta que a capacitação seguirá conforme a rotina de nascimentos no hospital, reforçando o compromisso do Município em ampliar a cobertura vacinal e garantir a segurança na aplicação e a excelência nos cuidados prestados na primeira infância.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana