Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Rondonópolis fica entre as cidades com maior geração de empregos

Publicado

A cidade de Rondonópolis ficou em terceiro lugar na geração de novos postos de trabalho no ano de 2024, no ranking estadual, com 2.235 novas vagas de emprego. Disparada no primeiro lugar, está Cuiabá, que gerou um montante de 6.793 novos empregos, seguida de Várzea Grande, com 3.293. Estas foram as cidades que mais registraram expansão nas contratações do mercado no estado. O que essas cidades possuem em comum foi o crescimento na mão de obra no setor de serviços.

Em menor escala, mas com destaque relevante na geração de empregos, estão as cidades de Sinop, com 1.764 novas vagas criadas, seguida de Lucas do Rio Verde, 1.228, e de Primavera do Leste, com 906. Sendo que Sinop registrou maior crescimento de emprego no setor industrial, enquanto Lucas e Primavera seguiram a tendência de expansão das cidades maiores, com alta no setor de serviços.

A variação da geração de vagas em 2024 na comparação com o ano anterior, no estado, mesmo com a forte alta nos serviços, não superou os números do ano anterior: foram 25.758, ante 39.236 vagas criadas em 2023 no mercado de trabalho mato-grossense. O setor de serviços se manteve no estado na liderança das contratações, seguido do comércio e da indústria. A construção civil registrou queda na contratação e a agropecuária fechou no vermelho, com 863 vagas fechadas no setor.

Mercado local
As vagas geradas em 2024, em Rondonópolis, foram no setor de serviços, 917; construção: 609; comércio: 411, a agropecuária: 168; e por fim a indústria com 130 novos postos de trabalho.

Os dados são do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do ano de 2024, divulgados no final deste mês de janeiro.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rondonópolis

Município aumenta de 8 para 29 os pólos de projetos sociais com práticas esportivas e de lazer

Publicado

Estimulando hábitos saudáveis e a melhoria da qualidade de vida, a Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer, aumentou de 08 para 29 os pólos de projetos sociais com oferta de práticas esportivas e de lazer para a população local, entre os anos de 2024 e 2025.

Com o aumento de pólos existentes, o Município conseguiu ampliar de três para cerca de 15 modalidades esportivas ou de lazer ofertadas, como natação, vôlei, atletismo, muay-thai, basquete, jiu-jitsu, judô, futsal, futebol de campo, badminton, fit dance, zumba, entre outros.

Ao todo, são mais de 2 mil alunos atendidos atualmente nas diferentes ações e modalidades em todas as regiões da cidade. As atividades vêm sendo ofertadas gratuitamente e desenvolvidas junto à sociedade em escolas públicas, ginásios e centros esportivos, beneficiando tanto crianças quanto adultos.

O secretário-adjunto municipal de Esportes e Lazer, Marcos Paulo da Silva, destaca que a gestão do prefeito Cláudio Ferreira tem como prioridade levar qualidade de vida, inclusão e oportunidades para toda a população, sendo o esporte é uma ferramenta poderosa nesse sentido, já que forma cidadãos, promove saúde, disciplina e convivência social.

“Nosso trabalho, por meio da Secretaria Adjunta de Esportes, é ampliar o acesso às modalidades esportivas, garantindo que crianças, jovens e adultos de diferentes bairros possam participar de projetos gratuitos, bem estruturados e com acompanhamento técnico. É um investimento que retorna em forma de cidadania e bem-estar para a comunidade”, avalia.

As modalidades esportivas incluem até natação e atividades como xadrez e cubo mágico. Foto – Mauricio Renner

Para os estudantes, as práticas esportivas são ofertadas no contraturno escolar. Além de atender pessoas com deficiência, o Município passou a oferecer até aulas de xadrez e cubo mágico para alunos da rede municipal de ensino. E, para 2026, devem ser ofertadas ainda as práticas de pickleball e beach tennis.

Uma motivação a mais para seguir com esses projetos são os impactos gerados nas comunidades. “Os resultados têm sido muito positivos. Temos visto o esporte transformar realidades, afastando jovens da vulnerabilidade social e fortalecendo os laços comunitários”, reforçou o secretário.

Além do aspecto esportivo, Marcos Paulo analisa que esses projetos despertam valores como respeito, trabalho em equipe e superação. “Muitas famílias relatam melhorias no comportamento e no rendimento escolar das crianças, e isso mostra que estamos no caminho certo”, repassou.

Secretário-adjunto municipal de Esportes e Lazer, Marcos Paulo: “Nosso trabalho é ampliar o acesso às modalidades esportivas”. Imagem: Rafael Michiles

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Servidores aprendem elaborar pareceres jurídicos com apoio de inteligência artificial

Publicado

Servidores da Prefeitura de Rondonópolis participam, no Rio de Janeiro, de um curso de Elaboração de Pareceres Jurídicos com Apoio de Inteligência Artificial, promovido pelo grupo Capacitação em Licitações e Acórdãos do Tribunal de Contas da União, empresa reconhecida nacionalmente por sua atuação em formação especializada na área pública.

A capacitação tem como objetivo aprimorar a atuação dos assessores jurídicos, incorporando ferramentas modernas de inteligência artificial para otimizar análises, qualificar manifestações jurídicas e fortalecer a segurança técnica das decisões adotadas em todas as modalidades de licitação da Prefeitura.

Os servidores participantes integram a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoas e Inovação, que vem ampliando os investimentos em modernização dos processos internos e capacitação contínua dos profissionais da área jurídica.

O secretário de Administração, Gestão de Pessoas e Inovação, Luciano Rodrigues, destaca a relevância do curso. “A qualificação dos nossos assessores jurídicos é fundamental para garantir mais segurança, precisão e eficiência aos processos administrativos. A inteligência artificial vem como uma ferramenta estratégica, capaz de aprimorar análises e agilizar o fluxo de decisões. A participação da equipe nesse curso, oferecido por uma instituição especializada como o Grupo CLG, reforça nosso compromisso com inovação e melhoria dos serviços públicos.”

A atual gestão municipal tem adotado novas tecnologias, fortalecido a capacidade técnica interna e avançado para oferecer um serviço público mais moderno, eficiente e transparente.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana