conecte-se conosco


Rondonópolis

Rondonópolis terá Unidade Técnica Regional do MAPA

Publicado

O martelo está batido: Rondonópolis contará com a instalação da Unidade Técnica Regional da Agricultura (UTRA), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), vinculada a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso (SFA/MT).

A instalação desta unidade no município, que é uma das estrelas do agronegócio brasileiro, visa colocar o Mapa mais próximo dos produtores rurais da região, dando celeridade e eficiência para os processos.

A parceria firmada entre o município e o Mapa para instalação em Rondonópolis da UTRA que ofertará os serviços do Ministério, foi acertada durante reunião, na manhã desta sexta-feira (3), no Palácio da Cidadania, entre o prefeito José Carlos do Pátio, o vice-prefeito Aylon Arruda e o Superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso (SFA/MT), Maurício Munhoz.

Articulada pelo vice-prefeito Aylon junto ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a reunião na manhã desta sexta-feira com o Maurício Munhoz serviu para fechar os detalhes da parceria para oficializar a instalação da UTRA em Rondonópolis, que contará com a Embrapa Agrossilvipastoril.
“Fechamos a parceria e estamos estruturando para que até no início do próximo ano já possamos contar com a instalação desta agência da UTRA do Ministério da Agricultura em nosso município”, disse Pátio, ressaltando o trabalho feito pelo seu vice Aylon para viabilizar junto ao Ministro Fávaro a vinda da UTRA para o município.

“Agradecemo o Ministro Carlos Fávaro e ao prefeito Zé Carlos, por prontamente entrar nesta parceria, para que o município possa contar com esta estrutura do Mapa. Quem vai ganhar com isso é a nossa cidade, que é um grande polo do agronegócio, sendo o município do Estado que mais importa e mais exporta. Então, faz muito sentido o Mapa vir para cá e eu acredito que contribuirá muito, sendo um divisor de água”, avaliou Aylon.

A UTRA do Mapa em Rondonópolis deve ser instalada no prédio onde funciona a unidade avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no município, que também foi viabilizada por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.

Pela parceria firmada, o município deve ceder dois servidores para auxiliar no funcionamento da UTRA do Mapa em Rondonópolis. Segundo Munhoz, o presidente Luís Inácio Lula da Silva autorizou e o Mapa está realizando um concurso público para a contratação de novos servidores, sendo alguns deverão ser designados para a unidade de Rondonópolis.

“Com a oficialização pelo prefeito Zé Carlos do Pátio desta parceria, estamos confirmando a instalação no município desta unidade em Rondonópolis. O Mapa está realizando concurso público e o Ministro Fávaro já reservou a vinda para cá de alguns profissionais”, revelou Munhoz.

Segundo ele, a instalação desta unidade faz parte do propósito de ampliar a atuação do Mapa de forma descentralizada para aproximar o serviço técnico dos produtores rurais.

“Isto (instalação da Utra) facilitará a cadeia do agronegócio como um todo, ao pequeno produtor, a indústria de bebida, a indústria de ração, aos frigoríficos…A gente vai fazer a certificação aqui. Em vez de mandar para Cuiabá. A gente está descentralizando e isto vai contribuir para o desenvolvimento regional”, disse.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rondonópolis

Prefeitura paga antecipadamente salários de novembro

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis paga nessa quarta-feira (29), os salários referentes ao mês de novembro para todas as categorias do funcionalismo público municipal. Conforme informações repassadas pela Secretaria Municipal de Finanças, o valor depositado para a folha salarial deste mês, e consequentemente injetado na economia local, está totalizado em R$ 20.298.538,63.

Os funcionários que recebem pela Caixa Econômica Federal (CEF), já estão com os valores disponíveis para movimentações desde o começo da noite de hoje (29). Já aqueles que optaram em fazer portabilidade, os salários serão liberados ao longo desta quinta-feira (30).

Com o pagamento dentro do mês trabalhado, e mais do que isso, de forma adiantada, a gestão municipal demonstra seu compromisso com o servidor, além de promover o movimento financeiro do comércio, através do pagamento de contas e de novas aquisições nesse período de de fim de ano.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Projeto Sarauzim Cultural desperta o gosto pela leitura nas crianças

Publicado

O projeto “Sarauzim Cultural: Saberes e Sabores” realizado pelo Centro municipal de educação infantil (CMEI) Anterina Miranda de Moraes nos meses de Outubro e Novembro foi um sucesso. Com o objetivo de despertar nas crianças o gosto pela leitura, o projeto envolveu os pequenos em atividades lúdicas e divertidas, apresentando diferentes gêneros textuais.

As crianças tiveram a oportunidade de conhecer e explorar diversos gêneros literários, como poesias, parlendas, brincadeiras cantadas e adivinhas. Esses textos foram selecionados para que as crianças pudessem memorizá-los e brincar com as palavras, dando início a sua jornada de investigação sobre o sistema de escrita e as práticas sociais de leitura.

Segundo a diretora Patrícia Kenf, os diferentes gêneros literários foram utilizados como uma forma de incentivar as crianças a refletir e conhecer um novo mundo. “Os gêneros literários são uma forma de expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos, e as atividades desenvolvidas no projeto permitiram que as crianças observassem o funcionamento da escrita, como no sarau, onde puderam declamar poesias, poemas e participar de brincadeiras cantadas”, explicou.

A culminância do projeto foi marcada por uma exposição das atividades realizadas pelas crianças, além de apresentação artística. Durante o evento, houve recital de parlendas, apresentação musical e teatro, proporcionando um momento de encantamento e diversão para as famílias presentes.

Graciane Sorano, mãe da aluna Gabriela Cristina Sorano, do 4º agrupamento D, elogiou a culminância do projeto e destacou o capricho em cada detalhe. Ela também ressaltou o quanto sua filha se desenvolveu com as apresentações, demonstrando o impacto positivo do projeto na vida das crianças.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana