conecte-se conosco


Mato Grosso

Sábado (31): Mato Grosso registra 490.313 casos e 12.773 óbitos por Covid-19

Publicado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (31.07), 490.313 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 12.773 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 671 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 490.313 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.696 estão em isolamento domiciliar e 465.327 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 450 internações em UTIs públicas e 280 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 81,97% para UTIs adulto e em 32% para enfermarias adultos.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (99.696), Rondonópolis (34.842), Várzea Grande (32.805), Sinop (23.540), Sorriso (17.156), Tangará da Serra (16.812), Lucas do Rio Verde (14.609), Primavera do Leste (12.990), Cáceres (10.685) e Barra do Garças (9.976).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 376.852 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 516 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na sexta-feira (30.07), o Governo Federal confirmou o total de 19.880.273 casos da Covid-19 no Brasil e 555.460 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 19.839.369 casos da Covid-19 no Brasil e 554.497 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste sábado (31.07).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Seduc realiza formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos

Publicado


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lança, a partir da próxima quarta-feira (29.09), mais uma etapa da formação continuada de 2021 para os profissionais da educação. Em formato online, o curso atenderá os profissionais que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas especificidades: EJA Urbana, Educação para Migrantes, Educação em Prisões, Educação Socioeducativa, Exames Certificadores e Programa Mais MT Muxirum.

Atualmente, o Estado oferece a Educação de Jovens e Adultos em 182 unidades escolares urbanas, com mais de 39 mil estudantes matriculados. Por ser um Estado de longa extensão territorial, diverso em realidades e identidades regionais, o ensino dos jovens e adultos também se desdobra nas suas especificidades como escolas de campo, especiais, quilombola e indígenas.

Com uma carga horária de 40 horas, a formação será realizada no período de 29 de setembro a 18 de dezembro. O objetivo é orientar os docentes em relação à articulação prático-teórica, que auxiliará no cotidiano do ensino.

Dividido em 12 módulos, o curso permitirá ainda que cada especificidade aprofunde em questões interdisciplinares que promovem a interação e troca de experiências entre os profissionais da educação pertinentes à realidade mato-grossense.  Os vídeos apresentarão vivências aplicadas em sala de aula como o uso de metodologias ativas e também os relatos de estudantes egressos.

Disponíveis em formato de vídeoaula, o primeiro tema “Elementos fundamentais da história da EJA no Brasil e em Mato Grosso: lutas, conquistas, institucionalização – enfrentamentos e avanços” já está liberado pela plataforma. Os interessados devem acessar a plataforma COS – SEDUC/MT.

Passo a passo para cadastrar na plataforma moodle da COS – SEDUC/MT

1ª  Etapa – Acessar o link:  http://ead.seduc.mt.gov.br/login/index.php      

2ª  Etapa – Clicar na opção criar uma conta (preencher todos os campos e conferir as informações antes de confirmar) 

Caso tenha dificuldade de acessar:  http://cos.seduc.mt.gov.br/-/16932359-confira-um-passo-a-passo-do-primeiro-acesso-na-plataforma-de-cursos-da-cos   

3ª  Etapa – Verificar a caixa de entrada, lixeira e spam do e-mail cadastrado, confirmando o cadastro.  

4ª Etapa – Clicar na imagem referente a Formação “A Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso, Desafios e Concepções para o sucesso das práticas pedagógicas”.  

5ª Etapa –  Inserir a chave de inscrição EJA    

6ª  Etapa – Preencher o formulário contendo os dados pessoais (dentro da Plataforma). 

OBS:  Atenção nas letras maiúsculas contidas na chave de inscrição.

Para outras informações, entrar em contato pelo e-mail: [email protected]    

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil apreende quase cinco toneladas de maconha transportadas em meio a uma carga de tutano

Publicado


A Polícia Civil, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). apreendeu na manhã desta terça-feira (28.09), aproximadamente cinco toneladas de maconha que eram transportadas na câmara fria de uma carreta, junto a uma carga de tutano. A ação contou com apoio Delegacia Regional de Rondonópolis, Delegacia de Alto Taquari e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

O motorista que fazia o transporte da carga foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa.

As diligências iniciaram após a equipe da GCCO receber informações de que um grupo criminoso estava se organizando para transportar grande quantidade de produtos ilícitos, entre entorpecentes e armas de fogo, oriundos do estado de Mato Grosso do Sul.

Segundo investigações, os criminosos utilizariam rotas alternativas para tentar escapar da fiscalização policial. Com base nos levantamentos preliminares, os policiais passaram a monitorar um veículo (cavalo e carreta) utilizado pelo grupo criminoso e conseguiram fazer a abordagem na chegada à cidade de Alto Taquari.

Em buscas no semirreboque foi encontrada a carga de aproximadamente cinco toneladas de maconha, que estava escondida em meio a uma carga de 10 toneladas de tutano (avaliada em R$ 30 mil). Questionado, o motorista confessou que buscou a carga de tutano em Cuiabá, com a intenção de esconder os entorpecentes na câmara fria, colocando lacre e tendo nota fiscal em caso de possível abordagem. 

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Alto Taquari, onde após ser interrogado, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa.

Segundo o delegado titular da GCCO, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a droga seria distribuída para diversas cidades do estado. “Foi necessária uma abordagem rápida, antes que o entorpecente fosse distribuído. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos no crime”, disse o delegado.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana