Menu

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sorriso

Saúde e Educação encerram campanha de vacinação nas escolas com mais de 3400 doses aplicadas

Publicado

Campanha “Vacinação nas Escolas” buscou elevar índices de vacinação e reforçar a prevenção no Município

Uma campanha estratégica de imunização coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação chegou ao fim em Sorriso, alcançando um resultado expressivo. Realizada ao longo de mais de quatro meses, entre 20 de junho e 24 de outubro, a iniciativa “Vacinação nas Escolas” cumpriu a sua missão de visitar todas as 37 unidades escolares da rede municipal, incluindo CEMEIS e escolas, resultando na aplicação de notáveis 3.470 doses de vacinas.

Com o tema motivador “Em matéria de vacina, Sorriso é nota 10!”, uma campanha integrada no Programa Saúde na Escola (PSE), e que se concentra em transformar as unidades de ensino em pontos de acesso facilitado à saúde preventiva, combatendo a queda nas taxas de cobertura vacinal, especialmente entre o público infantil.

O principal diferencial da estratégia foi a desburocratização e a proximidade, levando o serviço de saúde diretamente ao cotidiano das famílias.

Kátia Dal Prá, coordenadora da Central de Imunização, enfatizou o impacto direto da ação na rotina dos pais trabalhadores, um dos grupos mais beneficiados pela logística. “Esta ação se destaca pela facilidade para os pais, principalmente os que trabalham, garantindo a tranquilidade de saber que o cartão vacinal de seus filhos está atualizado sem grandes deslocamentos ou perdas de horas de trabalho.”

A secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, reforça que o Programa Saúde na Escola atua como um elo fundamental na saúde dos estudantes e da comunidade.

“O Programa Saúde na Escola é uma ponte crucial entre a saúde e a educação. Ao levar os imunizantes até o ambiente escolar, não estamos apenas facilitando o acesso, mas também contribuindo de forma garantida para o cumprimento do calendário vacinal completo”, frisa.

Embora a campanha tenha sido impulsionada pela necessidade de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, a equipe de saúde aprovou a mobilização nas escolas para fazer uma verificação minuciosa e uma atualização completa do Calendário Nacional de Imunização.

Dal Prá sublinhou que a abordagem foi total durante a campanha. “A mobilização não se limitou apenas às campanhas específicas, como a gripe. Aproveitamos o acesso facilitado para atualizar todo o calendário vacinal. Para o sucesso da iniciativa, contamos com a colaboração dos pais que enviaram na mochila dos filhos a documentação necessária para que as equipes pudessem verificar e garantir que nenhuma criança fique desprotegida contra outras doenças imunopreveníveis.”

O foco do PSE é a realização de ações educativas e de conscientização sobre a importância da vacinação, além de identificar e reduzir o número de não vacinados, visto que o público infantil é considerado o mais vulnerável a internações e complicações graves causadas por diversas doenças.

O secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, destacou o encerramento da campanha com os números consolidados, atestando o sucesso da iniciativa em toda a rede municipal de saúde e educação.

” Concluímos com sucesso as vacinações nas escolas. Em um esforço logístico inédito, foram visitadas 37 unidades escolares e aplicadas 3.470 doses de vacinas. O balanço final reforça que a parceria entre Educação e Saúde tem sido um modelo eficaz para ampliar as coberturas vacinais e garantir a proteção coletiva, consolidando Sorriso como referência em ações de saúde preventivas também no ambiente escolar”, sintetizou o gestor da Saúde.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Semas promove mutirões para atualizar o cadastro único

Publicado

Famílias também podem retirar a folha-resumo, indispensável para a disponibilização do vale material escolar do ano que vem

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoverá dois mutirões para atualização do Cadastro Único. Neste sábado (15 de novembro), feriado da Proclamação da República, uma equipe da Assistência Social estará de plantão no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vitória Régia, das 13h às 17h.

No dia 29 de novembro, o último sábado de novembro, a equipe estará a postos no CRAS Praça CEU, das 13h às 17h. “É indispensável que sejam levados os documentos de todas as pessoas da mesma casa, como o CPF ou título de eleitor, documento com foto (identidade ou CNH) e um comprovante de endereço”, lista a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel.

Nesta oportunidade, as famílias poderão retirar a folha-resumo, documento indispensável para a disponibilização do vale material escolar para o próximo ano letivo.

Está com alguma dúvida? O telefone do Cadastro Único mudou. Anote o 66 99272 8279, salve e acione a equipe pelo Whats App. Quer falar por ligação telefônica? Então é só discar 3545 4790, o telefone da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e pedir para transferir a ligação.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Enfermeiras passam por aprimoramento na aplicação da vacina BCG em recém-nascidos

Publicado

Capacitação busca ampliar a oferta de imunização ainda na maternidade

Com o objetivo de garantir que todos os recém-nascidos recebam suas primeiras vacinas ainda na maternidade, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Regional, está promovendo uma capacitação voltada à aplicação da vacina BCG, destinada aos enfermeiras que atuam na unidade.

A formação, conta com duas turmas e acontece de forma teórica, abordando os protocolos de segurança, conservação da vacina e técnica de aplicação, além da prática, fase em que os profissionais realizam os procedimentos sob supervisão direta, conforme a disponibilidade de recém-nascidos internados na maternidade.

Kátia Dal Prá, coordenadora da Central de Imunização, destaca que a iniciativa busca fortalecer a oferta da imunização dentro do próprio hospital.

“Nosso objetivo é que todo bebê que nasce no Hospital Regional já saia protegido, com as vacinas de BCG e hepatite B aplicadas ainda na maternidade. Como a BCG é uma vacina de via intradérmica, requer um cuidado técnico especial, por isso estamos realizando essa capacitação com os profissionais que farão as aplicações”, destacou Kátia.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Vanio Jordani, ressaltou que a ação integra o compromisso da gestão em promover o acesso universal à imunização e a qualificação constante dos profissionais da rede.

“A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para proteger vidas desde o nascimento. Capacitar os enfermeiros garante segurança no procedimento e reforça o cuidado com as nossas crianças, que já começam a vida com a proteção necessária”, afirmou o secretário.

Dal Prá ressalta que a capacitação seguirá conforme a rotina de nascimentos no hospital, reforçando o compromisso do Município em ampliar a cobertura vacinal e garantir a segurança na aplicação e a excelência nos cuidados prestados na primeira infância.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana