conecte-se conosco


Várzea Grande

Saúde municipal oferta, pela primeira vez, exame inédito para gestantes de Várzea Grande

Publicado

A partir de agora, todos os sábados, será dia de avaliar as condições dos bebês e até mesmo saber o sexo da criança

Várzea Grande realizou, de forma inédita, uma ação para oferta de exames morfológicos, na rede municipal. A maternidade Dr. Francisco Lustosa, passa a realizar todos os sábados, o agendamento de mulheres, com idade gestacional de até 24 semanas.

Neste sábado, 10 gestantes foram chamadas para realizar o exame, e todas ficaram surpresas com a novidade, uma vez que esse procedimento não estava disponível pela rede SUS municipal, e as gestantes não só puderam ver as condições dos bebês, como saíram com a imagem fotografada. Elas também receberam kit enxoval, nas cores destinadas para meninos e meninas.

O ultrassom morfológico é um exame de ultrassom capaz de avaliar aspectos físicos do feto e permite identificar possíveis malformações e também descobrir o sexo da criança. Além disso, o ultrassom morfológico analisa o tamanho do feto, verifica os batimentos cardíacos e confirma a idade gestacional.

A prefeita Flávia Moretti (PL) acompanhou a nova prestação de serviço na rede pública municipal e pôde também, compartilhar da felicidade dos pais em ‘ver’ os filhos em situações engraçadas pelo monitor. “Estamos aqui na maternidade, com a doutora Gilda e a nossa secretária de Saúde, que preparou essa ação para as nossas gestantes e que estão na fase indicada para essa ultrassom morfológica. Essa parceria é inédita em Várzea Grande e estamos felizes com mais essa melhoria na prestação de serviço, no setor de saúde pública, em Várzea Grande”, comemorou.

A média responsável, Gilda Pacheco, destacou a importância em se fazer o ultrassom em todos os níveis aliados ao pré-natal. “A ultrassonografia morfológica está dentro dos protocolos e é essencial para o acompanhamento da gestante. Nós temos a morfológica de primeiro e segundo trimestre, e nesta ação aqui na maternidade Dr. Francisco Lustosa, vamos realizar a do segundo trimestre, que é essencial para o acompanhamento do pré-natal”, informou.

A especialista em medicina fetal destacou ainda a importância desse tipo de exame de imagem, pois o ultrassom capta mais do que apenas o rosto do feto, esse exame também serve para detectar uma série de doenças, como o lábio leporino, malformações no cérebro, rins, coração, pulmões e intestino. “Algumas alterações do feto são observadas durante a realização da morfológica e podem ser passíveis de tratamento intrauterino. Malformações devem ser triadas e as alterações no crescimento do bebê, como cardiopatias e tudo que a gente pode detectar antes do parto, é essencial para que se tenha um desfecho obstétrico satisfatório e para os primeiros atendimentos da criança”, explicou.

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon disse estar em parceria com a médica Gilda Pacheco que prontamente abraçou esse projeto. “Ela é uma ultrassonografista de renome em Cuiabá e atende em outros locais também, e veio junto conosco fazer parte desse sonho para as mãezinhas, de conhecer, ver o rosto do neném, de poder saber como está a saúde de seu bebê, e que não era feito aqui em Várzea Grande até então”.

A secretária lembrou ainda que dos ultrassons gestacionais, o morfológico é o mais caro, porque é mais detalhado, porque vê o coração, vê rim, vê todo o sistema interno do bebê, e por isso ele é bem mais demorado mesmo. “Graças a Deus tudo tem cooperado para que a gente consiga melhorar bastante a qualidade desse tipo de assistência aqui na maternidade”.

A maternidade Dr. Francisco Lutosa estará agendando para o próximo sábado, mais dez exames de ultrassom morfológico. Vale destacar que o Município tem uma demanda de 47 mulheres em idade gestacional, que estão reguladas, aguardando para a realização desse exame.

AS GESTANTES – Milena da Silva Florentino, 26 anos, está na terceira gestação e aguarda a chegada de um menino. “Estou feliz por ter sido chamada para fazer esse exame, que na rede privada tem um custo bastante elevado. Estamos percebendo que esta unidade está melhorando e isso é muito bom para nós que vivemos aqui em Várzea Grande”.

Cátia Botelho, 29 anos, também aguarda o terceiro filho e ficou surpresa com o telefonema informado da agenda do exame para este sábado. “Não esperava fazer esse exame, mas estou feliz em poder ver e saber das condições de meu bebê. Tenho duas meninas e acredito que virá mais uma menina e a torcida estava grande, por parte das outras filhas. Vamos ver se o bebê colabora para confirmarmos o sexo”.

Já Raiza Amorim, 19 anos, já tem um filho e aguardava, ansiosamente, para poder confirmar a chegada de mais um membro da família. “Estou feliz em fazer o exame e acompanhar o desenvolvimento da criança e de também certificar a vi

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Coronel Emirella Martins é nomeada e assume Chefia de Gabinete

Publicado

Depois de cumprir requisitos para promoção a coronel da Polícia Militar, após 26 anos dedicados à corporação, entra para reserva e tem legitimidade para novo cargo

Em ato publicado na edição extra do Diário Oficial do Eletrônico dos Município de Mato Grosso, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), nomeou a coronel Emirella Martins, como Chefe de Gabinete.

A legalidade do ato deriva de uma série de processos concluídos por Emirella, à frente da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Foram 26 anos e dez dias de dedicação exclusiva à segurança estadual.

Como explica, a promoção a coronel ocorreu por requerimento e foi assinada pelo governador Mauro Mendes. A transferência para reserva foi publicada na data de ontem (10) e hoje houve o ato de nomeação para o Município.

Até a finalização de todo trâmite, Emirella estava licenciada da PM e atuando de forma voluntária na prefeitura de Várzea Grande.

O ato não é retroativo a 1º de fevereiro, e sim, válido a partir 10 de fevereiro.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Sine-VG abre mais de 400 vagas e destaca a qualificação como diferencial

Publicado

Das oportunidades oferecidas, seis são destinadas a candidatos com formação superior

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Várzea Grande disponibiliza 406 vagas de emprego nesta semana, abrangendo diversas áreas e perfis profissionais. Das oportunidades oferecidas, seis são destinadas a candidatos com formação superior. As vagas contemplam tanto quem busca recolocação no mercado quanto aqueles que estão em busca do primeiro emprego.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir Bosso Katumata, a qualificação profissional pode ser um fator decisivo para a conquista de uma vaga. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a capacitação faz toda a diferença. Quem busca aprimorar suas habilidades e conhecimentos tem mais chances de se destacar no processo seletivo. Nossa meta é facilitar o acesso dos trabalhadores às oportunidades e fortalecer a economia de Várzea Grande”, afirmou.

DIVERSAS ÁREAS COM OPORTUNIDADES ABERTAS – Entre as vagas disponíveis, há oportunidades para ajudante de carga e descarga, ajudante de obras, atendente de lanchonete, auxiliar de linha de produção, operador de caixa e consultor de vendas. Para profissionais qualificados, há chances para administrador de pessoal, analista contábil, analista de recursos humanos e analista financeiro (economista). Cargos técnicos, como eletricista e mecânico de manutenção, também estão com vagas abertas.

O setor da construção civil segue aquecido, com oportunidades para carpinteiros, pedreiros, serventes de obras e pintores. Já a área de logística e transporte oferece vagas para motoristas de caminhão, motoristas entregadores e operadores de empilhadeira.

Os interessados podem se dirigir ao Centro Estadual de Cidadania, localizado no segundo piso do Várzea Grande Shopping, próximo à secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Para se candidatar, é necessário apresentar documentos de identidade civil, como RG ou CNH, além do CPF.

O gerente do Sine-VG, Fábio Campos Silva, reforça a importância de os candidatos levarem toda a documentação necessária para evitar contratempos. “Ter os documentos em mãos agiliza o processo de cadastro e encaminhamento para as entrevistas, garantindo que o candidato não perca tempo e tenha mais chances de conquistar uma vaga”, ressaltou.

Mais informações sobre as oportunidades disponíveis podem ser obtidas no posto do Sine-VG ou pelos canais oficiais da Prefeitura de Várzea Grande (www.varzeagrande.mt.gov.br e @prefvarzeagrande).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana