conecte-se conosco


Várzea Grande

Secretaria de Saúde reforça estratégicas de combate às arboviroses

Publicado

Conforme determinação do Ministério da Saúde, Várzea Grande terá de realizar ações concentradas em bairros com maiores incidências das doenças causadas pelo Aedes aegypti

Conforme a orientação da equipe técnica do Ministério da Saúde, o município de Várzea Grande está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, nas regiões com maior incidência de notificações de casos de arboviroses.

Os trabalhos de mobilização tiveram início pelo bairro Cristo Rei, onde os agentes (comunitários de saúde, endemias e vigilância sanitária) percorreram as principais vias destacando a importância do combate ao mosquito e de atitudes simples que podem ser realizados pelos moradores, como não deixar água parada em recipientes, de vasos de plantas, além do cuidado com a limpeza dos terrenos.

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, informa que essa estratégia de ação já estava definida antes mesmo da visita da equipe técnica do Ministério da Saúde – realizada no final de fevereiro -, e foi intensificada, a partir da orientação dos representantes do governo federal. “Estamos imbuídos nessa ação e trabalhando de forma conjunta com as secretarias de Educação, Serviços Públicos, Obras e Meio Ambiente, e todos em prol da diminuição dos casos de arboviroses no município. São ações aparentemente simples, mas que resultam em dados positivos, como uma baixa nos casos notificados de dengue, chikungunya e zika, já sentidas na última semana”, observou. Ela destacou ainda que todos os esforços estão sendo feitos para a melhoria da condição humana e de trabalho.

Além do bairro Cristo Rei, os agentes estarão, nesta semana, percorrendo também as regiões Centro Sul e Mappim.

REUNIÃO – Vários agentes de endemias atuam em bairros mais afastados da região central, e como as ações estão sendo concentradas, eles solicitaram apoio da gestão para que fossem colocados transportes para levar os trabalhadores aos locais onde deverão trabalhar nos dias definidos para o mutirão.

A prefeita Flávia Moretti (PL), juntamente com a secretária Deisi Bocalon, ouviu a solicitação e, prontamente, determinou que os trabalhadores fossem transportados até o local da ação e depois ao ponto de onde saíram.

Ficou acordado que a secretaria de Saúde estará até o final desta tarde definindo pontos em que os servidores deverão estar para poderem vir juntos para a região definida para cada ação.

A secretária Deisi Bocalon disse que esta gestão tem se esforçado para melhorar, além das estruturas físicas das unidades de saúde, também as condições humanas e de trabalho.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Várzea Grande marca presença e reforça necessidade da gestão participativa

Publicado

Junto a outros representantes mato-grossenses, Município aprofunda discussões essenciais acerca da Política Nacional de Saúde, contribuindo para o fortalecimento da atenção à saúde nos municípios

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, participou, nesta manhã (19), do 2º Congresso Cosems/MT, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT). O evento acontece no Hotel Inter Cuiabá, e tem o objetivo de promover debates essenciais sobre a Política Nacional de Saúde, com foco na gestão participativa, no Pacto Federativo e na humanização dos serviços de saúde, contribuindo para o fortalecimento da atenção à saúde nos municípios de Mato Grosso.

Para a secretária o evento é de grande relevância, pois, traz temas nacionais que visam à melhoria da qualidade da assistência, além de aportes financeiros e novas projeções para a saúde nos municípios para o ano de 2025. “Estamos reunidos com os secretários de saúde do Estado discutindo as prestações de contas e também, trazendo novidades para o nosso município”, destacou.

Segundo o presidente do Cosems/MT e Gestor de Itiquira, Flávio Alexandre dos Santos, o congresso é uma oportunidade única de debater temas relevantes. “Esse será um espaço para debates essenciais sobre a Política Nacional de Saúde, com foco na gestão participativa, no Pacto Federativo e na humanização dos serviços de saúde, contribuindo para o fortalecimento da atenção à saúde nos municípios de Mato Grosso.

COSEMS – O 2º Congresso Cosems/MT, acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de março e traz como tema central: “Um olhar acolhedor para a gestão em saúde dos municípios de MT”. A programação conta com mesas temáticas que debaterão diversos assuntos, como financiamento do SUS e o novo financiamento da atenção básica, ferramentas e dispositivos para aprimorar a organização e o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS), Rede de Atenção Psicossocial e Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, enfrentando às arboviroses e emergências em saúde pública e outros temas.

O evento terá oficinas com os temas: Planejamento do SUS para 2026-2029, Potencializando as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), Contratualização de Serviços de Saúde – fiscalização de Contratos em Âmbito Hospitalar do SUS, Sistemas de informação e faturamento (CNES, FPO, BPA, SIA e SIH) e Descentralização das ações da Vigilância Sanitária (VISA).

Paralelo ao congresso, ocorrerá a Mostra Estadual de Experiências Exitosas com a apresentação oral de 183 trabalhos selecionados, dentre 282 inscritos. As experiências foram avaliadas por uma comissão organizadora especializada, tendo como critério os resultados alcançados, aplicabilidade, sustentabilidade, alinhamento às diretrizes do SUS e caráter inovador.

O evento é organizado pelo Conselho com parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). (SES-MT).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Várzea Grande

Lucas do Chapéu do Sol é nomeado secretário de Serviços Público e Mobilidade Urbana

Publicado

Ex-titular, Gerson Scarton, segue na Pasta como subsecretário; Samir assume vaga na Câmara e deixa a SMDETT

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), publicou a nomeação do vereador licenciado Lucas Ductievicz, mais conhecido como Lucas do Chapéu do Sol (PL), como novo secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana. A nomeação de Lucas e a exoneração do ex-secretário, Gerson Scarton, estão publicadas na edição extra do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, desta quarta-feira (19).

Lucas foi eleito vereador na eleição de 2024 pelo Partido Liberal com 1717 votos. “Ele é uma pessoa de confiança, tanto que exercia o papel de líder do governo dentro da Câmara. Tenho a certeza que desempenhará bem esse novo papel como secretário. Várzea Grande só tem a ganhar”, disse a prefeita Flávia Moretti.

“Assumo essa nova missão, com a mesma determinação, agora não vou só honrar os meus votos, como também a prefeita Flávia por confiar no meu nome para assumir essa importante pasta”, disse Ductievicz.

OUTRA MUDANÇA – Já na Câmara Municipal, quem assume o posto como vereador é Samir Katumata (PL), que obteve 1196 votos. Nessa mesma edição extra está publicada a exoneração dele do cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo. “Vamos agora, assumir o posto de vereador para colaborar com os colegas vereadores e com a gestão da prefeita Flávia. Vamos juntos buscar melhorias para o nosso município e para a população várzea-grandense”, disse Samir.

Ainda não foi anunciado o substituto de Samir na SMDETT.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana