conecte-se conosco


Cuiabá

Secretário de Inclusão assegura sinalização aguardada há seis meses por escola

Publicado

O secretário de Inclusão e Acessibilidade de Cuiabá, Andrico Xavier, celebrou as melhorias na sinalização que garantiram a acessibilidade dos estudantes do Centro Estadual de Educação Inclusiva (CEEI), localizado no bairro Consil, em Cuiabá. A solicitação do serviço foi feita na semana passada e concluída nesta quinta-feira (30) pela Prefeitura de Cuiabá.

Andrico Xavier foi procurado pela comunidade escolar, que reivindicava a instalação de faixas de pedestres e a sinalização do espaço há seis meses. A direção da unidade escolar manifestou preocupação, especialmente com o retorno das aulas.

“A sinalização representa um respeito à escola bilíngue. As vans não conseguiam parar, e os alunos com deficiência auditiva não conseguem ouvir o barulho da buzina ou dos carros passando. Com a sinalização, a segurança dos alunos fica mais garantida”, afirmou o secretário.

O serviço de implantação de faixas de pedestres, sinalização indicando estacionamento regulamentado para vans escolares e colocação de placas para idosos e pessoas com deficiência foi realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

“O prefeito Abilio Brunini nos deu liberdade para essa articulação. Ele abriu as portas de outras secretarias e, em conjunto com a Semob, conseguimos realizar o serviço tão aguardado pela direção da escola. Recebemos o ofício do diretor na semana passada e, prontamente, mobilizamos a equipe e trouxemos a solução”, destacou Andrico.

O diretor Vitor Tavares Machado afirmou que os 57 alunos matriculados na unidade escolar, que atende principalmente estudantes surdos e surdos com múltiplas deficiências, iniciarão o ano letivo na próxima semana com mais segurança.

“Inclusive, temos uma aluna surda e cadeirante que precisa ter um acesso adequado, por isso solicitamos a instalação das placas de sinalização. Foram seis meses difíceis pedindo à gestão anterior, mas não fomos atendidos. Agora, essa conquista é muito significativa para a escola. As pessoas da região, especialmente aquelas que passam por essa rua, precisam entender que aqui temos uma escola diferenciada e que requer uma visão especial sobre acessibilidade”, concluiu o diretor.

#PraCegoVer

A imagem mostra o secretário de Inclusão e Acessibilidade de Cuiabá, Andrico Xavier apontando a sinalização da vaga exclusiva para pessoas com deficiência em frente ao Centro Estadual de Educação Inclusiva. Abaixo, há uma galeria que mostra as fotos do local sinalizado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Prefeito reúne secretariado, pauta economia e metas para os primeiros 100 dias

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reuniu todos os secretários municipais na manhã desta segunda-feira (10) para discutir as metas e entregas previstas para os primeiros 100 dias de gestão. O encontro, que também contou com a presença dos secretários adjuntos, teve como foco principal a organização e o planejamento estratégico das ações que serão implementadas nesse período.

Durante a reunião, Abilio cobrou um levantamento detalhado dos investimentos de todas as pastas e enfatizou a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos públicos. Segundo o prefeito, cada secretário deve atuar com responsabilidade e transparência, garantindo que os investimentos sejam bem aplicados e tragam benefícios concretos para a população cuiabana.

Outro ponto destacado pelo gestor foi a otimização da mão de obra no funcionalismo municipal. Abilio ressaltou que tanto servidores efetivos quanto comissionados e trabalhadores terceirizados devem ser melhor aproveitados, visando maior produtividade e eficiência no atendimento à população. Para ele, a reorganização interna das equipes é essencial para que os serviços públicos sejam prestados de forma ágil e eficaz.

“Precisamos ser responsáveis e trabalhar com os recursos que temos, sem onerar os cofres públicos. A prioridade é entregar resultados com eficiência e compromisso”, afirmou Abilio.

A reunião marca o início de uma gestão que será pautada pelo planejamento, rigor fiscal e compromisso com a população. As primeiras ações dos 100 dias de governo deverão ser divulgadas nos próximos dias, com foco em melhorias estruturais e aprimoramento dos serviços essenciais na capital.

#ParaCegoVer

A imagem mostra uma mesa ampla, com dezenas de secretários e secretários adjuntos da gestão municipal. Comanda a reunião o prefeito Abilio, sentado em um das cabeceiras, ao lado da vice-prefeita, coronel Vânia Rosa, que também ocupa o cargo de secretária de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Aquário Municipal recebe estudantes com deficiência intelectual e TEA

Publicado

O Aquário Municipal Justino Malheiros, administrado pela da Secretaria Municipal de Turismo, recebeu nesta segunda-feira (10) visitas agendadas de mais de 100 alunos da rede estadual, acompanhados pelo projeto CAMPI (Centro de Referência Multidisciplinar).

O espaço, que tem entrada gratuída de terça a domingo, fecha toda segunda-feira, tendo atendimento exclusivo para visitas agendadas. Roberta Borges, diretora do CAMPI, destacou que a parceria com a direção da escola permite aos alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outros transtornos do neurodesenvolvimento uma abordagem terapêutica diferenciada.

“Estivemos na semana passada aqui na Secretaria de Turismo para organizar essa visita. Hoje, a proposta é oferecer uma experiência diferente, não apenas dentro da sala de aula ou de um espaço clínico, mas aqui no aquário, junto com a equipe do Aquário Municipal. Pelo que percebo, eles gostaram muito. Todos foram bem recebidos”, ressaltou a diretora.

O estudante Marcos Vinicius, de 25 anos, ficou encantado com o tambaqui, peixe nativo da bacia do Amazonas, exposto no local. “Esse peixe é grande e bonito. Ele tem uma cor linda. Gostei de tudo! Os peixes são incríveis”, externou.

O diretor do Centro de Habilitação Profissional (CHP) Celia Rodrigues Duque, Admilson Mário de Assunção, destacou o Aquário Municipal como um ponto turístico dinâmico e lúdico, que contribui para a aprendizagem e o bem-estar dos estudantes.

“Fizemos uma parceria com a Clínica CAMPI e viemos trazê-los aqui como parte do processo de aprendizagem. Além de conhecerem um pouco da diversidade biológica do Estado, o ponto turístico de Cuiabá também se torna um espaço de lazer. Nossos alunos são todos deficientes intelectuais, então, para eles, este é um momento de diversão e socialização”, afirmou o diretor.

As crianças, adolescentes e adultos atendidos pelo Projeto recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por terapeuta ocupacional, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, musicoterapeuta, psicomotricista e fisioterapeuta. A clínica multidisciplinar, localizada em Várzea Grande, oferece 13 especialidades médicas.

Visitas agendadas

Às segundas-feiras, o atendimento no Aquário Municipal é exclusivo para visitas agendadas. O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita, conforme determinação do prefeito Abilio Brunini.

Segunda-feira (10/2) – Visitas às 9h e 14h (2 turmas)
Segunda-feira (17/02) – Visitas às 9h e 14h (2 turmas)

#PraCegoVer

A imagem mostra cinco estudantes de escola estadual em frente ao vidro do aquário municipal olhando os peixes. Outro grupo de mais de 10 alunos também apreciam as diversas espécies de peixes expostos no local. Eles usam uniformes escolares nas cores azul com faixa nas cores da bandeira de Mato Grosso, que inclui também o verde amarelo e branco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana