conecte-se conosco


Rondonópolis

Secretários de Rondonópolis participam do Encontro Nacional de Prefeitos

Publicado

Uma comitiva de secretários municipais de Rondonópolis está em Brasília (DF) participando do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que ocorre entre os dias 11 e 13 deste mês, reunindo os gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028. Ao mesmo tempo, eles representam o prefeito Cláudio Ferreira, que decidiu ficar na cidade, focado em dar celeridade em ações da gestão municipal nesse momento de situação de emergência na saúde pública e em função das chuvas.

Os secretários municipais de Rondonópolis presentes na capital federal são os de Educação, Carlos Alberto Pereira Junior; Mobilidade Urbana, Thales Tatí Gonçalves Vicente; Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Álvaro José Fachim; e Fazenda, Rane Curto; além da secretária-adjunta de Cultura, Érica Hill, e do procurador-geral adjunto, Wesley Lopes.

Ao todo, os participantes contam com mais de 170 atividades simultâneas com informações sobre diretrizes e orientações relativas aos programas do Governo Federal e recursos disponíveis; debates sobre o enfrentamento de questões climáticos e eventos extremos; direitos humanos, cidadania e a gestão local; políticas de integração e desenvolvimento regional; segurança pública; transição energética; entre outros.

O secretário Carlos Junior explica que o evento é voltado principalmente para promover uma interação entre o Governo Federal e os Municípios, especialmente concernente às possibilidades de melhor distribuição e acesso aos recursos públicos. “Na minha opinião, principalmente para Rondonópolis, que está com uma nova gestão, esse evento ajuda na tomada de consciência de como funciona a administração pública, possibilitando meios para que a nossa gestão possa oferecer melhores serviços à população”, avaliou.

A secretária Rane Curto avalia que o evento tem sido muito proveitoso, considerando os múltiplos assuntos concernentes à gestão pública em discussão, a exemplo de cidades inteligentes, captação de recursos, entre tantos outros. Cada secretário de Rondonópolis vem participando de oficinas ligadas às suas áreas de atuação. Ela ressaltou que na tarde desta terça-feira participou, por exemplo, de uma oficina sobre Parceria Público-Privada (PPPs), algo estratégico para os municípios na atualidade.

Rane Curto destaca ainda que o encontro vai ser muito importante para Rondonópolis, pois envolve secretários estratégicos da gestão, sendo possível promover networking, firmar parcerias, adquirir conhecimento. Inclusive, ela informou que já conseguiu visualizar possíveis PPPs no evento, que podem ser viabilizadas por meio de instituições como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas é coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com a participação da Associação Brasileira de Municípios e o apoio da Confederação Nacional de Municípios e da Frente Nacional de Prefeitos.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rondonópolis

Esporte realiza sorteio dos times que se enfrentam nos Jogos Escolares

Publicado

O sorteio dos times inscritos nos Jogos Escolares e Estudantis Municipais 2025 aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, montando os grupos por meio de um sistema online e garantindo mais segurança e transparência.

Estiveram presentes professores de educação física das escolas Marechal Dutra, São Leão Magno e Militar Tiradentes, convidados para confirmar a veracidade do processo, conforme informado no congresso técnico realizado no último dia 13. A tabela das disputas será divulgada até o dia 21.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer marcou a abertura dos Jogos para o sábado, 22 de março, às 16 horas no Ginásio Marechal Rondon, iniciando com o futsal. A primeira etapa são as modalidades coletivas: futsal, vôlei, basquete e handball.

No futsal masculino categoria “A” disputam 24 times e 22 na categoria “B”. No feminino são quatro times na primeira categoria e sete na segunda. Os jogos acontecem no Ginásio Marechal Rondon e na quadra da praça no bairro Coophalis. As disputas femininas e masculinas de ambas categorias ocorrem simultaneamente.

No vôlei há 16 times inscritos no masculino “A”, cinco no masculino “B”, 12 times no feminino “A” e nove times no “B”. Os jogos são na Escola Municipal Rosalino Antônio da Silva e no ginásio.
O terceiro esporte nas disputas é basquete com partidas na quadra da Coophalis, tendo sete times no masculino “A” e três no “B”; no feminino são dois times na categoria “A” e um time na “B”.

O handebol conta com cinco times no masculino “A”, e dois no “B”, e no feminino são seis times na categoria “B” e um na “A”, que se enfrentam na quadra da Coophalis e no ginásio.

O calendário define as disputas das competições coletivas entre 24 de março e 30 de abril. Na segunda etapa acontecem as disputas individuais para os atletas de badminton, xadrez, judô, atletismo, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e ginástica rítmica.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Município terá verba para pequenos reparos em unidades de saúde

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis terá, a partir de agora, uma verba destinada para manutenção das Unidades Básicas de Saúde e demais instalações da Secretaria Municipal de Saúde. O recurso será possível graças ao projeto de lei 87/2025, de autoria do Poder Executivo, que foi aprovado pela Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (19).

Na verdade, a referida verba ficará disponível com a criação do Caixa de Pequenas Despesas, o que permitirá maior agilidade e eficiência na realização de despesas de pequeno valor voltadas à manutenção predial e conservação das instalações das unidades. O recurso deve ser usado em casos incluindo a manutenção de equipamentos utilizados nas dependências do prédio; substituição de materiais de uso cotidiano, como lâmpadas, tomadas e pequenos itens; e pequenos serviços de manutenção de jardinagem ou áreas externas.

“A criação desse mecanismo possibilita a realização imediata de pequenos reparos emergenciais, sem que as unidades fiquem paralisadas e afete o atendimento à população. Dessa forma, o Caixa de Pequenas Despesas proporciona mais autonomia às unidades para atender necessidades urgentes, ao mesmo tempo em que preserva a legalidade e a transparência na aplicação dos recursos públicos”, justifica o prefeito Cláudio Ferreira.

Conforme a propositura, a operacionalização do caixa será feita por meio de cartão corporativo, conforme regulamentado via decreto, garantindo maior controle e rastreabilidade dos gastos. Nisso, todas as despesas realizadas estarão sujeitas a rigoroso acompanhamento, com prestação de contas periódica à Secretaria Municipal de Fazenda, observando-se os princípios da eficiência, economicidade e responsabilidade fiscal.

Cláudio Ferreira vislumbra que a referida medida, nesse contexto, se apresenta como de grande relevância e de impacto positivo, garantindo que os serviços essenciais de manutenção e conservação das unidades de saúde sejam realizados de forma célere e eficaz.

Com a aprovação na Câmara, o projeto segue agora para a sanção do prefeito.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana