conecte-se conosco


Cuiabá

Semob vai atuar contra motoristas que estacionam em vagas de idosos e deficientes em supermercados e shoppings

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) começará a multar e remover veículos e motocicletas que estacionam em vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência (PCD) dentro de shoppings e supermercados na Capital. Conforme o secretário da pasta, Antenor Figueiredo, na próxima segunda-feira (1), ele se reunirá com representantes dos dois setores para começar a operação ‘Tolerância Zero’ nesses locais.

“É tolerância zero com esses motoristas e motociclistas que insistem em estacionar em vagas prioritárias. É um desrrepeito com os deficientes e idosos. É feio aos olhos da maioria da população. Então, se você tem este costume, fique esperto, a gente irá penalizá-lo para que respeitem essas pessoas”, disse o secretário.
 
Desde o início da operação que ocorreu nos estacionamentos dos parques, Centro e principais avenidas da capital, agentes de trânsito flagraram  flagraram 36 motoristas/motociclistas estacionados em vagas as quais eram prioritárias.  A operação teve início no  último dia 15 e terminou na última sexta-feira (19).  Os agentes de trânsito removeram 20 veículos. Todos os carros foram multados, mas nem todos foram removidos porque os donos dos veículos apareceram no momento em que a multa estava sendo lavrada. 
 
Estacionar em vagas reservadas aos deficientes e idosos sem credencial pode resultar na remoção do veículo, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e R$293,47 de multa.  

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Pinheiro amplia horário de funcionamento do comércio, libera cinemas e eventos sociais e corporativos

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, editou o Decreto nº 8.392, que altera as medidas voltadas para os segmentos comerciais contidas no Decreto nº 8.388, de 9 de abril de 2021. Além de ampliar o horário de funcionamento do comércio local, dentro de um escalonamento no período das 5h às 22h, o documento muda o horário do toque de recolher, que passa a vigorar das 23h às 5h. As medidas valem já a partir deste sábado e seguem em vigor até o dia 2 de maio.

Somado a isso, também a partir de hoje , está permitida a realização dos eventos sociais, corporativos, empresariais, técnicos e científicos, leilões, cinemas, museus e teatros. Para tal, é necessário respeitar o limite de 30% da capacidade máxima do local, seguindo os horários de segunda a sábado, inclusive feriados, das 9h às 20h, e domingos das 7h às 12h. Também é preciso assegurar o uso de máscara e a disponibilização de álcool 70%.

“Um gestor precisa ser sensível, solidário e manter constante diálogo com todos aqueles que ajudam no crescimento da cidade. Ouvimos diversos setores, que expõem suas dificuldades diante da pandemia. O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, também teve importante papel de articulação, se reunindo com a Abrasel e outros segmentos. Entendemos que o setor econômico foi extremamente penalizado e precisamos encontrar maneiras de fomentar a economia, respeitando as medidas de biossegurança”, explica o prefeito.

Outro ponto contido é a permissão para atividades religiosas, de forma presencial, de segunda a domingo, das 5h às 22h, observando os protocolos de distanciamento social e ainda o limite de 30% da capacidade do local. O decreto também revoga o inciso IV do art. 1º, do Decreto 8.388, que suspendia o atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos.

Veja como fica o funcionamento de cada segmento econômico:

 – As atividades econômicas do comércio em geral, varejista e atacadista, exercerão suas atividades observando o horário de funcionamento de segunda à sábado, das 8h às 18h.

– Os supermercados, padarias, açougues e congêneres, observarão o horário de funcionamento, de segunda a sábado, inclusive feriados, das 6h às 22h, e aos domingos das 6h às 12h.

– As atividades de prestação de serviços em geral, exercerão suas atividades observando o horário de funcionamento, de segunda à sábado das 8h30 às 21h.

– As lojas de conveniência localizadas em postos de combustível, funcionarão de segunda-feira à sábado, inclusive feriados, das 5h às 22h, e domingos de 5h às 12h, permitido o consumo no local desde que sentados, observadas as demais medidas previstas no art. 10 do presente decreto.

– As atividades econômicas no segmento de academias de esporte de todas as modalidades, exercerão suas atividades observado o horário de atendimento de segunda à sábado das 5h às 22h.

– As atividades econômicas de comércio varejista exercidas nos interiores dos shoppings centers e congêneres, observarão o horário de atendimento ao público de segunda à sábado das 10h às 22h, e domingos das 7h às 12h.

– As atividades econômicas de bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres, inclusive aqueles em funcionamento em shopping centers, funcionarão observando o horário de atendimento ao público de segunda-feira à sábado, inclusive feriados, das 9h às 22h e domingos, das 9h às 15h.

– A atividade de comércio de alimentos nas vias e logradouros públicos, por aqueles que possuírem a respectiva autorização para tanto emitida pelo Município, funcionarão de segunda-feira à sábado das 8h às 22h e domingos das 8h às 15h.

– Fica permitido o consumo de bebidas alcoólicas nos segmentos econômicos autorizados a funcionar, desde que realizados de forma sentada e a distribuição de mesas e cadeiras observem o distanciamento necessário.

– O funcionamento das atividades na modalidade delivery ficará autorizado somente até as 23h59, inclusive aos sábados e domingos, com exceção das farmácias e congêneres, que poderão funcionar, na modalidade delivery, sem restrição de dias e horários.

– O funcionamento de restaurantes e congêneres na modalidade take-away e drive-thru, se dará de segunda a domingo, inclusive feriados, até as 22h45.

Veja no anexo abaixo o decreto na íntegra

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeito e primeira-dama participam de missa “in memoriam” às vítimas da Covid-19

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro participou na noite desta sexta-feira (16) de uma missa realizada na Capela da Misericórdia, do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) – Dr. Leony Palma de Carvalho. A celebração religiosa, organizada pelo núcleo da primeira-dama Márcia Pinheiro, homenageou a primeira vítima da Covid-19, Nelson Antônio Ferraz, de 79 anos, e as cerca de 2.400 que faleceram em decorrência da doença, na Capital.

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que a missa é um gesto de sensibilidade, de humanização, de solidariedade, de esperança e de união. “Um ano da morte da primeira vítima da Covid-19 em Cuiabá, um ano de saudade e dor para a família enlutada e para tantas outras que perderam seus entes queridos. Mas, com fé em Deus buscamos forças e esperanças para vencer essa luta. Com essa celebração buscamos esperanças. Nós continuamos a luta diária, para vencermos essa guerra e para que o menor número de famílias possível passe por essa dor”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A primeira-dama Márcia Pinheiro reforçou a importância da fé nesse momento de pandemia e destacou a inclusão das atividades religiosas como essenciais nos decretos municipais. “O prefeito não mediu esforços para inserir as atividades religiosas como essenciais, porque ele acredita que esse momento de fé, muitas vezes, é somente o que resta para confortar milhares de famílias que perderam pais, mães, irmãos e amigos. Estarmos hoje aqui rogando a Deus por dias melhores passa uma mensagem da importância dos valores familiares e cristãos, tão presentes e fortes na sociedade cuiabana e que devem ser valorizados”, elencou.

Entre as intenções da celebração, o promotor de Justiça Célio Fúrio, 56 anos, que faleceu na manhã de ontem em São Paulo, por complicações da Covid.

Ao final da celebração religiosa, pelo Padre Elilzo, o prefeito, a primeira-dama, e o deputado federal Emanuelzinho, junto com alguns convidados, soltaram balões brancos em respeito, luto, e sinceros sentimentos às vítimas da pandemia.

O ato é um marco na gestão Emanuel Pinheiro que demonstra sensibilidade para com as pessoas, religiosidade e os valores familiares defendidos pela administração da Prefeitura de Cuiabá.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana