conecte-se conosco


Mato Grosso

Setasc apoia Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento na primeira edição dos “15 Anos Solidário”

Publicado

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) se fez presente na 1ª edição do projeto “15 anos Solidário”, em apoio a realização da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, que tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Ao todo, 37 debutantes participaram do baile realizado na noite deste sábado, no Centro de Eventos Antônia de Campos Maciel.

“Foi com grande alegria que recebi o convite para ser madrinha desse lindo projeto e pedi para que tudo fosse feito para que ficasse o mais maravilhoso possível, porque essas meninas merecem o melhor. Infelizmente não pude prestigiar essa festa linda, mas acompanhei tudo e vi o quanto todos estavam felizes e realizando sonhos. Parabéns a essas princessas de Nossa Senhora de Livramento”, disse a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.

O projeto “15 Anos Solidário”, com o lema “Realizando os sonhos e construindo a Cidadania”, foi direcionado para meninas que completam 15 anos em 2023, e que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único. Entre outros critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social para que as meninas participassem do projeto estão: estar matriculada na escola e possuir carteira vacinal completa.

O Baile de Debutantes é a parte final do projeto “15 Anos Solidário”, que teve a realização de oficinas com temas relacionados à valorização da autoestima, superação de paradigmas e empoderamento da mulher, oportunizando a convivência social, valorização juvenil, difusão e valorização cultural, e transformação social, além de rodas de conversa sobre comunicação não violenta, inteligência emocional e saúde mental, alimentação saudável, saúde da mulher e superexposição em redes sociais e suas consequências.

Para a participação no Baile de Debutantes, as jovens tiveram que ter ao menos 75% de presença nas atividades propostas, além de elaborar uma redação relacionada ao tema do projeto em consonância com o conhecimento adquirido nas rodas de conversa e oficinas, ao fim do projeto.

A secretária Grasi Bugalho, da Setasc, presente no evento, representando a primeira-dama Virginia Mendes, falou sobre a alegria de participar de um momento tão especial na vida das debutantes.

“Esse projeto é maravilhoso e a Secretaria Municipal de Assistência Social convidou a primeira-dama Virginia Mendes para ser madrinha do projeto e ela aceitou, e a Setasc se envolveu no processo, e em apoio ao município nós estamos aqui para realizar o fechamento com essa linda festa. Então, estou aqui para agradecer a Secretaria Municipal em nome da primeira-dama Virginia Mendes, e agradecer a cada servidor da Setasc que trabalhou para que esse evento acontecesse. E o parabéns especial a cada uma das debutantes, que Deus as abençoe e que possam fazer a diferença na vida de suas famílias“, disse.

Foto: João Reis

Para o secretário da Casa Civil, Fábio Garcia, essa é a oportunidade que o Governo do Estado tem, por meio da Setasc, e com a liderança da primeira-dama Virginia Mendes, de realizar sonhos.

“A vida é feita de momentos muito especiais e estamos aqui para oferecer para essas meninas esse momento tão especial, de ter uma festa de debutante, marcante na vida de toda jovem. E, poder participar desses momentos que serão lembrados por toda a família, realmente é uma alegria, é participar da realização de um sonho”, completou

A secretária municipal de Assistência Social, Gonçalina Santana, agradeceu o apoio tanto da primeira-dama Virginia Mendes quanto da secretária Grasi Bugalho, por meio da Setasc.

“Sem a ajuda da primeira-dama e da Setasc nós não conseguiríamos fazer esse evento, desta grandiosidade, tão lindo e tão mágico. Eu estou muito feliz, muito agradecida à primeira dama Virgínia, a secretária Grasielle Bugalho, ao nosso prefeito, ao nosso vice prefeito que ficou o tempo todo nos acompanhando, nos dando força a equipe da Assistência Social aqui de Nossa Senhora do Livramento”, ressaltou.

O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Thiago Almeida, também agradeceu ao apoio recebido pelo Governo do Estado e, principalmente, da primeira-dama Virginia Mendes.

“Nós somos agraciados por ter a Virgínia Mendes como nossa madrinha e o total apoio da Setasc e da Unaf, e dos órgãos do governo do Estado para a realização desse lindo projeto. Podemos dizer que este é um dos maiores eventos que Livramento já teve. Ficará na história”, pontuou.

O prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Silmar Gonçalves de Souza, esteve presente no evento acompanhado pela primeira-dama do município Marli Venson, e agradeceu a toda a equipe do Governo do Estado que tornou possível a realização do evento.

“Só posso agradecer a todos pela realização deste sonho, pelo empenho e pela dedicação para realizar o sonho dessas garotas maravilhosas. Que Deus as abençoe e que Nossa Senhora do Livramento estenda seu manto sagrado sobre todos vocês e suas famílias. Muita paz, muita saúde e sucesso na vida de vocês”, concluiu.

Para os pais das debutantes, a ação realizada pela Secretaria Municipal, com o apoio da Setasc e da primeira-dama Virginia Mendes, foi um presente não só para as debutantes, mas para toda a família.

Para o casal Tatiane Veloso e Emerson Salles de Arruda, pais da Emilly Vitória, a ação realizada pela Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, com o apoio do Governo de Mato Grosso é gratificante e emocionante.

“Desde o começo está tudo maravilhoso. Eu acompanhei ela desde o começo, desde que nasceu o projeto até agora. Nòs somos da zona rural e foi muito bom para nós da comunidade. Foi muito bom para as meninas e espero que continue. Eu não tive uma festa de 15 anos, então só de ver isso tudo aqui, já é muito emocionante. É a realização de um sonho dela e de toda a família”, enfatizou.

Foto: João Reis

Emocionada, Emilly Vitória falou sobre o sonho de ter uma festa de 15 anos, e que não pode realizar, mas que agora estava realizando. “Eu estou muito feliz, estou até com vontade de chorar. Foi tudo muito bom, as oficinas foram ótimas, e aqui está mais lindo ainda. Muito obrigada, primeira-dama Virginia, por realizar esse sonho. Estou muito, muito feliz”, afirmou.

O senhor José Roberto da Costa, pai da debutante Joana, ressaltou que o evento estava maravilhoso e que todos estavam de parabéns pela realização da festa.

“To muito emocionado, porque nós nunca ganhamos um aniversário dessa forma. Os pais e as mães sempre querem fazer, mas na hora não consegue. Então estamos muito agradecidos e estão todos de parabéns”, disse.

Foto: João Reis
Para a esposa do José Roberto, Juliene Marciel de Oliviera, o projeto está de parabéns. “Eu acompanhei desde o começo. Estou muito feliz por ela estar ganhando uma festa de 15 anos. Toda mãe sonha em poder dar uma festa assim para a filha. O coração está cheio de alegria”, completou.

Também estiveram presentes no evento a secretária-adjunta de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis) da Setasc, Marilene Marchese; o comandante do Grupamento Especial de Fronteira da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), tenente coronel Manoel Bugalho Neto; a presidente da Câmara dos Vereadores de Nossa Senhora do Livramento, Leila Lúcia Martins de Mello, além de outros secretários municipais, vereadores, e servidores da Setasc e Unaf.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Candidatos podem pedir isenção de taxa do concurso da Unemat até quinta-feira (14)

Publicado

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) prorrogou para quinta-feira (14.12) o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição para o concurso público da Universidade. Os interessados poderão fazer o requerimento até às 23h59, diretamente na página da Fundação Cesgranrio.

O edital de retificação foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (11), prevendo, ainda, a ampliação do direito de isenção àqueles que atuam como jurados no Tribunal do Júri.

O edital do concurso prevê 140 vagas em cadastro de reserva, com possibilidade de lotação, para técnicos administrativos de nível médio, nvel médio técnico e nível superior, em atendimento à demanda de todos os 13 câmpus e Sede Administrativa da Universidade.

Confira o novo edital aqui.

Quem pode solicitar a isenção da taxa?

Além dos candidatos que declararem e comprovarem ser doadores regulares de sangue, desempregados e trabalhadores que percebem até um salário e meio e eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso que prestarem serviços no período eleitoral, também terá direito à isenção os jurados do Tribunal do Júri.

Como solicitar?

Para solicitar a isenção, é necessário enviar a documentação comprobatória em um link disponível na página da Fundação Cesgranrio.

O doador de sangue deve apresentar documento comprobatório padronizado de sua condição, expedido por Banco de Sangue, público ou privado, autorizado pelo Poder Público, em que faz a doação, constando, no mínimo, três doações feitas até a data da publicação do edital.

Já as pessoas que se encontrame desempregadas devem apresentar a carteira de trabalho, contendo as páginas de identificação do trabalhador e de contrato de trabalho, inclusive a primeira página em branco logo após a última página que consta o último contrato de trabalho.

Os trabalhadores que recebem até um salário mínimo e meio têm que apresentar Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou cópia do último contracheque; ou, para servidores públicos, último contracheque ou declaração do setor de recursos humanos atestando o salário atual do candidato.

Os voluntários da Justiça Eleitoral têm que demonstrar a certidão expedida pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso que comprove o serviço prestado por, no mínimo, dois eventos, assim como os jurados do Tribunal do Júri devem apresentar sua comprovação, conforme previsto no edital.

O simples preenchimento dos dados necessários para a solicitação da isenção de pagamento do valor de inscrição, no período previsto, não garante ao interessado a isenção pleiteada.

Para quem tiver o pedido de isenção indeferido e para candidatos pagantes, a inscrição deverá ser efetuada até às 16h do dia 4 de janeiro de 2024, somente pela internet. No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo cargo/especialidade, unidade de lotação e cidade de realização das provas. A taxa é de R$ 80 para os cargos médio/técnico e de R$ 100 para os cargos de nível superior.

Concurso

O concurso prevê 140 vagas, com salário inicial de R$ 7.241,49, para os cargos de nível superio; R$ 4.470,43, para médio/técnico, e R$ 3.887,33, para o cargos de nível médio, sendo a carga horária de 40 horas semanais. Há reserva de vagas para Pessoas com Deficiências (PCD) e pessoas negras.

As provas serão aplicadas no dia 3 de março, nas cidades de Cáceres, Cuiabá, Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra, entre as quais o candidato poderá optar no ato da inscrição.

O concurso contará com provas objetivas para todos os cargos/especialidades, de caráter eliminatório e classificatório, bem como avaliação de títulos para os cargos de de nível superior e nível médio técnico.

Os conteúdos programáticos e pré-requisitos para cada cargo devem ser conferidos no Edital. Todas as etapas do concurso serão executadas pela Fundação Cesgranrio.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Governo de MT reforma hospitais regionais e pacientes notam melhorias: “Atendimento assim é difícil de encontrar”

Publicado

O Governo de Mato Grosso investe R$ 78,3 milhões na obra de reforma e modernização dos oito Hospitais Regionais e Estaduais geridos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Os investimentos ocorrem desde 2019 e melhorias avançam de acordo com a necessidade e disponibilidades dos espaços.

No interior do Estado, o Hospital Regional de Sorriso recebe um aporte financeiro de R$ 28,9 milhões. As melhorias na unidade beneficiam 35 municípios da região que têm o hospital como referência. No local, já foram concluídas as construções da recepção, do Pronto Atendimento (Emergência) e do setor de tomografia, além da reforma da UTI Adulto, do setor administrativo, lactário, da rouparia, cozinha, do refeitório e laboratório. Outros setores seguem em obras, como o ambulatório e a UTI neonatal. O trabalho deve avançar nos próximos meses para outros espaços da unidade de saúde.


Hospital Regional de Sorriso recebe um aporte financeiro de R$ 28,9 milhões

A paciente Eline Soares da Silva é testemunha das mudanças realizadas no Hospital Regional de Sorriso. Ela foi atendida no local antes da reforma e também depois das melhorias.

“Adorei a reforma e o novo ambiente tem mais privacidade e conforto para mães e acompanhantes. É tudo novinho e lindo para a chegada do nosso bebê, pois este é o momento mais importante para nós. Não se compara com o ambiente antigo, que era muito diferente do que vejo hoje”, relatou a paciente que teve o seu segundo filho na estrutura antiga e retornou ao local em novembro de 2023 para o parto do terceiro bebê.

Outra obra que tem deixado os pacientes satisfeitos é a do Hospital Regional de Colíder. A unidade recebe um investimento de R$ 27,8 milhões. No local, já foram realizadas a aquisição de móveis e equipamentos, a ampliação de 1,17 mil metros quadrados, a reforma de depósitos, cozinha, containers, lavanderia, guarita, casa de gás, portões e grades. O hospital é referência para cinco municípios da Região Norte mato-grossense, além da população indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó.

¿¿¿
Hospital de Colíder teve troca de móveis e equipamentos e ampliação de 1,17 mil metros quadrados

“Em 2015, quando estive aqui, era totalmente diferente. Hoje nós encontramos os quartos das enfermarias com camas e armários novos e uma cadeira confortável para descansar. As pessoas são bem-humoradas e os funcionários sempre perguntam se estamos bem. Eu, sinceramente, estou emocionada porque, nesse momento de doença, o que a gente precisa é de um atendimento assim e é difícil de encontrar. Estou muito feliz”, enfatiza a professora de Itaúba, Helen da Cruz, após ser atendida no Hospital Regional de Colíder.

Segue em andamento no hospital a reforma do pronto atendimento, refeitório e da farmácia. Ainda passarão por melhorias a Central de Material Esterilizado (CME), a cobertura geral do hospital, casa de energia, maternidade, setor de exame de imagem, entre outros setores.

A modernização da estrutura do Hospital Regional de Rondonópolis também proporcionou um atendimento de mais qualidade aos pacientes. Quem afirma isso é Vinicius de Santos Oliveira, que ficou 54 dias internado na unidade de saúde.

“Vim para cá com sintomas de AVC hemorrágico e fui atendido com agilidade até a descoberta do meu problema. Aqui fui bem recebido, bem tratado. Sou grato pelos profissionais que cuidaram de mim. A equipe está de parabéns porque um ambiente modernizado e com profissionais competentes resulta em pacientes atendidos com qualidade”, acredita Vinicius.

O Hospital Regional de Rondonópolis recebe o investimento de R$ 10 milhões em reforma e modernização. A unidade é referência para 19 municípios da região sul do estado.

Em Cáceres, o Hospital Regional recebe investimentos totalizados em R$ 9,5 milhões. O valor já possibilitou a reforma da cozinha, refeitório, troca de toda a cobertura por telhas termoacústicas e instalações de aparelhos de ar condicionado split. A obra deve progredir para a Central de Material Esterilizado, ampliação de leitos de UTI, melhorias na enfermaria de oncologia e reforma da fachada.


Hospital Regional de Sinop passa por diversas melhorias, como a construção de usina de oxigênio

Já na região norte, 14 municípios do estado têm o Hospital Regional de Sinop como referência para a média e alta complexidade em saúde. Os moradores dessas cidades acompanham de perto o andamento da obra no local, que está estimada em R$ 8,5 milhões e já ultrapassa os 90% de execução. Nos últimos quatro anos, a unidade passou por diversas melhorias, como a construção da usina de oxigênio e da caixa de gordura; a reforma da recepção; os reparos para funcionamento da Unidade Semi-intensiva (UCI) e UTI pediátrica. O trabalho deve avançar nos próximos meses para a antiga recepção e emergência da unidade; centro cirúrgico e UTI adulto do térreo.

Em Alta Floresta, a gestão aplicou R$ 5,7,2 milhões no Hospital Regional. O valor permitiu diversas modernizações, como reforma da UTI, cozinha, sala de acolhimento, ambulatório e banheiros. Para ampliar ainda mais o serviço da região, que abrange seis municípios, o Governo do Estado está construindo um novo Hospital Regional na cidade, que deve ser entregue a população a partir de 2024.

“Tivemos muitos desafios ao longo desses anos, sendo o principal deles a pandemia pela Covid-19, mas nós conseguimos enfrentar as dificuldades. Além de construirmos seis novos hospitais, trabalhamos pela transformação das unidades já existentes, para entregar uma rede hospitalar totalmente modernizada e fazer a população ter orgulho de viver em Mato Grosso”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

¿¿¿

Baixada Cuiabana

Os hospitais que atendem a Baixada Cuiabana e demais municípios que necessitam dos serviços também foram amplamente reformados. Entre eles, está o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, unidade que passou por uma reforma total em 2020 para a ampliação de 210 leitos hospitalares em 45 dias. Desde então, foram investidos R$ 24,2 milhões na estrutura.

¿¿¿

Em Cuiabá, o Hospital Estadual Santa Casa recebe um aporte financeiro de R$ 9 milhões, sendo R$ 3 milhões investidos na modernização entregue em 2019 – quando a SES passou a gerir a unidade até então filantrópica. Já em 2023, a Secretaria aplica R$ 7 milhões na reforma e modernização do Pronto Atendimento Infantil e também em readequações estruturais.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana