conecte-se conosco


Cuiabá

Sugestão de pauta: Praça Alencastro ganha nesta segunda-feira (25), às 16h, ‘varal da luta’ no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, nesta segunda-feira (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a Secretaria da Mulher irá realizar um ato simbólico, ‘um varal da luta’, para a reflexão sobre a temática, que ainda mostra-se tão urgente. Só neste ano, cinco casos de feminicídio foram registrados em Cuiabá. O ato será realizado a partir das 16h, na Praça Alencastro e contará com a presença da primeira-dama, Márcia Pinheiro. A ação integra a campanha ’21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’.

A praça terá como símbolo camisetas brancas, com marcas de mãos vermelhas, e mensagens sobre a violência de gênero. O mesmo ato é realizado em Recife, sede do Instituto Banco Vermelho, que surgiu da inquietação de duas
mulheres recifenses, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que enfrentaram de perto o impacto devastador do feminicídio em suas vidas.

“É possível dar voz às mulheres silenciadas e alcançar aquelas que ainda não reconhecem a violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial que sofrem. Entendo que esse tema deve ser uma prioridade nas agendas das três esferas de governo e sempre mantive o diálogo para promover estruturas na capital que auxiliem nessa construção”, avalia a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

SERVIÇO:

Campanha: Varal de Luta
Data: 25 de novembro de 2024
Local: Praça Alencastro
Horário: A partir das 16h

 

Comentários Facebook
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá apoia campanha de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), está apoiando uma importante iniciativa da Justiça do Trabalho em Mato Grosso para conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A campanha educativa, intitulada “Juntos para evitar acidentes e doenças. Cada vida vale todo o cuidado!”, será divulgada ao longo de dezembro com mensagens estampadas nas traseiras dos ônibus. A ação faz parte do Programa Trabalho Seguro.

“Estamos muito felizes em colaborar com uma campanha que aborda um tema tão relevante. Tenho certeza de que essas mensagens impactarão as pessoas, incentivando-as a refletir sobre a importância da prevenção,” afirmou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e coordenador do Programa Trabalho Seguro em Mato Grosso, Ediandro Martins, a campanha busca despertar a consciência de que o trabalho vai além de ser uma fonte de renda. “O trabalho representa pertencimento, identidade e suporte social. A campanha convida à reflexão sobre a importância de protegermos essas dimensões da vida,” destacou.

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho apontam que, entre 2012 e 2021, os gastos com acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ultrapassaram R$ 120 bilhões no Brasil.

Sobre o Programa Trabalho Seguro

Criado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa que reúne os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) do país para implementar ações e projetos voltados à prevenção de acidentes e à promoção da saúde e segurança no ambiente laboral.

O principal objetivo do programa é reduzir o número de acidentes de trabalho no Brasil. Para isso, realiza continuamente campanhas e projetos educativos que alertam para os riscos e reforçam a importância de medidas preventivas.

A secretária Luciana Zamproni reforçou o compromisso de Cuiabá com a promoção de ambientes laborais mais seguros: “Investir em prevenção é cuidar das pessoas, reduzir riscos e construir uma cultura de segurança no trabalho. A campanha é um passo importante nesse sentido.”

Com informações da Assessoria TRT/MT

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Corpo de piloto que morreu após avião cair no Nortão é levado ao IML em Cuiabá para identificação

Publicado

por

Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: reprodução)

O corpo do piloto Cláudio de Souza Braga, que morreu após o avião agrícola de pequeno porte cair, ontem, na área de fazenda em Nova Monte Verde (486 km de Sinop), foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Cuiabá para exames de identificação oficial. Só Notícias apurou que, devido ao incêndio na aeronave, a vítima ficou carbonizada e, portanto, não é possível realizar o exame de necropapiloscopia (impressões digitais).

Para identificação oficial, será realizada a tentativa pela odontologia legal, através da arcada dentária, método de identificação humana que se baseia na comparação de dados ante-mortem (antes da morte) com dados post-mortem (após a morte). Se não for possível, será realizado um exame de DNA. Após a confirmação da identificação oficial, o corpo será liberado para os procedimentos fúnebres.

Conforme Só Notícias já informou, a aeronave caiu em área de plantio de uma fazenda em Nova Monte Verde, próximo ao trevo com a cidade de Apiacás. Com o impacto, o avião pegou fogo e ficou destruído.

A Aeronáutica, através do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), também foi comunicada para as investigações técnicas relativas às circunstâncias e possíveis causas do acidente.

Segundo o registro da Polícia Militar, testemunhas relataram que o piloto chegou à cidade há uma semana, ainda estava em treinamento e esse foi seu primeiro voo com a empresa. Nas redes sociais, familiares e colegas de profissão de Cláudio lamentaram a morte.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana