O presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, recebeu o convite para colaborar com a escolha das melhores inovações para o Judiciário do CEO do evento, o advogado e escrito Ademir Picolli e designou o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Núcleo de Inovação, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro para a missão.
“Considerando as ações deste Tribunal de Justiça destinadas à disseminação de temas como transformação digital e cultural, por meio do Núcleo de Inovação, na esteira da Jornada da Inovação, cuja realização está em curso, tem-se que a participação no evento demonstra-se de grande relevância”, ponderou o presidente ao designar o juiz auxiliar como jurado.
Para o coordenador do Núcleo de Inovação do TJMT, a participação do Tribunal em um evento com iniciativa nacional, visando a construção de soluções voltadas para o Poder Judiciário é de extrema relevância e ao mesmo tempo uma oportunidade. “Para o TJMT é importante a participação em eventos dessa natureza, pois permite conhecer novas tecnologias, novos modelos de negócios, mas principalmente, possibilita a interação com outros atores do ecossistema Judiciário e de inovação, criando, assim, a possibilidade de um ambiente de colaboração que possibilita o compartilhamento de experiências e a aproximação com pessoas que estão pensando soluções para o Poder Judiciário, o que pode nos trazer a curto, médio e longo prazo iniciativas inovadoras”, avalia.
O Hackaton faz parte da edição comemorativa dos 10 anos do Processo Judicial eletrônico (PJe) que ainda conta com o evento Innovation Today, no dia 24 de setembro. A realização é uma parceria da equipe do Judiciário Exponencial em parceria com o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e a Justiça Federal do Rio Grande do Norte.
A programação conta com palestras on-line, as lives, de segunda a quarta-feira (21 a 24) que irão tratar sobre Inteligência Artificial, Dados, Inovação Tecnologia, Cloud. Sempre às 19h (horário de Brasília). Na quinta-feira (25) ocorre a abertura do Hackathon com divulgação dos Desafios às 19h e no sábado (27) o encerramento do Hackathon, às 23h59 (horário de Brasília). A divulgação dos finalistas e vencedores será no dia 1º de outubro (quinta-feira).
O evento irá propor dois desafios e irá premiar com R$ 9 mil as melhores soluções de cada um deles. Os segundos colocados de cada desafio receberá aparelhos Echo Dot (assistente virtual).