conecte-se conosco


Mato Grosso

TRE em Mato Grosso realiza testes em urnas eletrônicas e softwares para as próximas eleições

Publicado

O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso concluiu sua participação no 6º Simulado Nacional de Hardware, organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O evento consiste em simular uma Consulta Popular Federal, onde o objetivo é testar e identificar falhas nas urnas eletrônicas e sistemas eleitorais. Em resumo, foram utilizadas 373 urnas do TRE-MT, que correspondem a 4% do total de urnas.

Uma equipe de 16 servidores da Justiça Eleitoral de Mato Grosso formou o público eleitor. Cada colaborador se identificou biometricamente através das digitais e votou 35 vezes em cada urna eletrônica, assim, foram computados 12.186 votos. Ou seja, é como se todos os eleitores de uma cidade como Alto Araguaia tivessem se identificado biometricamente e votado.

“Neste ano, ocorrerão dois simulados, este já realizado no mês de maio e outro em outubro. Trata-se de uma ação fundamental de preparação para as eleições de 2020, para que tenhamos tempo suficiente para corrigir eventuais problemas. Neste teste, por exemplo, foram detectados e registrados oito erros no Sistema Web denominado SOS. Todos os erros foram de hardware, com diversos sintomas: falha na placa mãe, sensor biométrico, erros nos leitores de mídia, entre outros. O relatório geral de desempenho das urnas e dos sistemas utilizados serão gerados pelo TSE”, destacou Jorge Yoshiro Kimura, da Seção de Voto Informatizado do TRE.

O simulado além de identificar e informar ao Tribunal Superior Eleitoral, via sistema SOS (Sistema para ocorrências de Simulado), possíveis defeitos e inconsistências, também é uma maneira de reciclar os servidores envolvidos.

O conjunto de testes e simulações foi realizado entre os dias 13 e 27 de maio.

Redação Só Notícias (foto: divulgação)

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Menina desabafa com médicos e revela estupros do pai em MT

Publicado

por

Uma adolescente de 13 anos está acusando o próprio pai de estupro. A denúncia foi feita após ela desabafar com uma equipe médica durante consulta realizada na manhã de quarta-feira (13), em Cáceres (230 quilômetros de Cuiabá). 

Segundo informações, a mãe levou a filha para uma consulta no Posto Saúde da Família na zona rural de Cáceres depois que ela começou apresentar um comportamento diferente. 

Segundo a genitora, a menina estava triste e chorando bastante.

Durante o atendimento, a menor acabou confessando ao médico que vinha sofrendo crimes sexuais cometidos pelo pai. Ela relatou que os abusos ocorriam quando a mãe ainda era casada com ele.

O agressor dizia que a filha era bonita e que desejava ter relação sexual com ela. em um dos casos, tocou sua genitália e seu corpo, praticando o crime sexual. 

Diante dos fatos, Polícia Militar foi acionada até o posto e encaminhou a vítima e a mãe até a delegacia junto com uma equipe do Conselho Tutelar, que vai acompanha o caso junto a Polícia Civil.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Traficantes são assassinados em residência em MT

Publicado

por

Um casal de traficante, de 23 e 24 anos, foi encontrado morto em uma residência no bairro Ribeirão Bonito, na cidade de Ribeirão Cascalheira ( a 734 km de Cuiabá). O caso aconteceu na quarta-feira (13).

Reprod

casal

As vítimas foram identificadas como Karina Fernandes Andrade e Alex Messias da Silva. Conforme o boletim de ocorrência, os agentes da Polícia Militar foram  informados de que no local havia ocorrido um duplo homicídio.

Ao chegarem no local, os agentes encontraram o casal já sem vida. Não foi informado a forma como as foram assassinadas. Ambos têm passagens criminais por tráfico de drogas.

Na casa foram encontradas dois tabletes de maconha, um de pasta base de cocaína além de um simulacro de arma de fogo. Uma equipe médica foi até o local e constatou o óbito das vítimas.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) para exame de necropsia. Nenhum suspeito de ter cometido o crime foi localizado até o momento e o caso está sendo investigado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cidades

Nortão

Policial

Mais Lidas da Semana